Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Antevisão...

Lanças...

Define (outra vez) Cebolinha


" 'É provavelmente porque de Everton se esperava desequilíbrio em forma de “Folclore”. Os dribles estonteantes que em tempo o mundo assistiu com a camisola da “canarinha” estarão bem presentes entre todos quanto esperavam mais de Cebolinha. O problema é que Everton evoluiu para um jogador diferente. É mais um definidor que um desequilibrador. E os primeiros têm naturalmente mais valor – Para se perceber a distinção, insira Rafa na segunda categoria. Everton tornou-se um jogador eficiente mesmo que não espetacular. Recebe bem, percebe os momentos de acelerar ou refrear ímpetos ofensivos e sobretudo, no último terço define com muita qualidade. A percentagem de lances com sucesso em que participa é naturalmente muito superior a praticamente todos os jogadores da liga em Portugal. Se há espaço para acelerar e condições para ser perigoso, se vai nos pés de Everton… provavelmente levará mesmo perigo.'

in Lateral Esquerdo"

SL Benfica | 5 dérbis na Luz que marcaram este século


"SL Benfica e Sporting CP prometem mais um dérbi escaldante, naquela que é a 33ª jornada da Primeira Liga. Se do lado do Sporting CP as coisas já estão resolvidas nas contas pelo título de campeão nacional, o SL Benfica ainda joga na expectativa de alcançar o FC Porto no segundo lugar da Primeira Liga de modo a entrar diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Este embate é um dos mais importantes do futebol português e também um dos mais antigos: o primeiro jogo entre SL Benfica – então Sport Lisboa – e Sporting CP jogou-se em dezembro de 1907, num jogo onde os verde e brancos levaram a melhor por 1-2. Desde esse ano que já foram jogados 310 clássicos entre águias e leões.
Historicamente, no Estádio da Luz, já foram disputados 149 dérbis, sendo que os encarnados lideram com um registo de 83 vitórias (56%) contra as 32 do Sporting CP (21%). Foram contabilizados ainda 34 empates entre ambas as equipas neste reduto.
No entanto, qualquer jogo entre estas duas equipas é sempre memorável e o Bola na Rede destaca aqueles que são os cinco dérbis jogados no Estádio da Luz que mais marcaram este século.

1. SL Benfica 1 – 0 Sporting CP (2004/2005) – Este dérbi de 2005 foi um dos mais marcantes, mas também polémicos, deste século. Foi marcante dada a importância que este teve para o campeonato nacional, até porque estes três pontos dos encarnados foram cruciais para se afastarem dos leões na tabela classificativa. No entanto, o jogo ficou para sempre marcado pela polémica que envolveu o golo de Luisão, que é “acusado” de fazer falta sobre o guarda-redes Ricardo quando cabeceia a bola para dentro da baliza.

2. SL Benfica 4 – 3 Sporting CP (2013/2014) – Um fantástico jogo de futebol que teve sete golos, 65 mil adeptos e muito espetáculo. O encontro foi uma das eliminatórias da Taça de Portugal dessa época desportiva, mas o grande herói foi paraguaio: Óscar Cardozo.
O avançado sul-americano marcou um hattrick em pouco mais de meia hora, mas viu o jogo ir para prolongamento. Nessa fase do jogo, o golo decisivo pertenceu a Luisão que decidiu a partida, de cabeça, aos 97 minutos.

3. SL Benfica 0 – 3 Sporting CP (2015/2016) – Este é sem dúvida um dos dérbis, no Estádio da Luz, mais marcantes dos últimos anos. O jogo decorreu em outubro de 2015, três meses depois de Jorge Jesus deixar o SL Benfica e ingressar no Sporting CP, numa das contratações mais polémicas deste século.
Este jogo foi ainda mais marcante porque foi a segunda vitória do técnico português frente aos encarnados em pouco mais de dez semanas – a primeira ocorreu na Supertaça Cândido Oliveira, com a vitória dos leões por 1-0.

4. SL Benfica 2 – 0 Sporting CP (2012/2013) – O dérbi de 2013 foi palco de um dos melhores golos que o Estádio da Luz já assistiu. Decorria o minuto 75 quando Gaitán, Sálvio e Lima protagonizaram uma jogada brilhante que culminou com o golo do avançado brasileiro. O resultado não foi determinante para a classificação final visto que os encarnados tinham uma enorme vantagem para os leões, mas fica para a história pelo momento intemporal de Lima.

5. SL Benfica 2 – 0 Sporting CP (2013/2014) – Um jogo marcado por grandes golos do SL Benfica, mas também pela importância do resultado para o que viria a ser o título encarnado. O jogo decorreu na terceira jornada da segunda volta da Primeira Liga 2013/2014 e permitiu ao clube da Luz aumentar a distância para o Sporting CP, que acabou no segundo lugar a seis pontos do SL Benfica."

Dérbi | Os 5 jogadores do SL Benfica mais decisivos no século XXI


"Sporting CP e SL Benfica são os protagonistas do principal dérbi do país. Nos jogos entre ambos estão anos de história, de nervos, de sonhos, de tristezas, de grandes alegrias e de grandes jogos. Da mesma forma que não se fazem omeletes sem ovos, também não se fazem grandes jogos sem grandes jogadores. Posto isto, neste artigo, vamos referir cinco jogadores do SL Benfica que foram absolutamente preponderantes nos dérbis, nos últimos anos.

1. Óscar Cardozo Na altura em que Cardozo jogava no SL Benfica, eu ainda era bastante novo e estava numa fase em que acreditava em monstros e bichos papões. Muito honestamente, penso que Cardozo foi o principal responsável por isso. Cada jogo, cada golo, muitos deles vindos daquele pé esquerdo que tantos pesadelos nos causou. No campeonato, o Sporting CP foi a vítima preferida do uruguaio, tendo feito 12 golos em 18 jogos. Na Taça, fica na memória o hat-trick, num jogo de loucos, em 2013.

2. Luisão Capitão e peça chave durante anos no onze encarnado. 25 jogos contra os leões e quatro golos, um deles, à semelhança de Mitroglou, tirou o pão da boca aos leões e deu vantagem aos encarnados, que acabaria por ser decisiva na conquista do campeonato de 2005. Sempre foi um osso de roer e um patrão na defensiva encarnada.

3. Pablo Aimar Outro jogador que encantava como Gaitán. Reconheci e reconheço a sua classe, tenho admiração e respeito pelo jogador e muita vontade que tivesse vestido a verde e branca em vez da encarnada (acho que este é um dos melhores, senão o melhor, elogio que se pode dar a um jogador rival). Jogou nove vezes frente ao Sporting CP e venceu em sete ocasiões, o que demonstra a importância da sua presença em campo.

4. Kostas Mitroglou Esteve cá pouco tempo, mas foi tempo suficiente para se tornar inesquecível, pelos piores motivos, para quem é sportinguista. Para a Primeira Liga, contra o Sporting CP, jogou três partidas, perdeu uma, empatou outra e também venceu uma. Números pouco relevantes para um jogador que designo de “decisivo”. No entanto, se bem se recordam, com um único golo marcado aos leões, para o campeonato, roubou um título ao Sporting CP e entregou-o ao SL Benfica.

5. Nico Gaitán A prova que é possível admirar jogadores que atuam em clubes rivais. Jogava com cola nas duas batutas que tinha no lugar dos pés. Quando representou o SL Benfica, esteve numa fase em que a equipa encarnada era superior à formação verde e branca e, por essa mesma razão, venceu várias partidas frente ao rival da segunda circular e protagonizou vários lances que ficaram na história dos dérbis, sendo o principal, muito provavelmente, o lance do 2-0, na Luz, em 2013."

Com/Sem... !!!


"Sem público na 33ª jornada (sábado, 15/05).
Com público na 34ª jornada (quarta, 19/05).
Sem público na Final da Taça de Portugal (domingo, 23/05).
Com público na Final da Liga dos Campeões (sábado, 29/05).
Para além de ser uma medida que não valoriza a verdade desportiva (o que é que isso interessa em Portugal?), só se pode concluir que os Benfiquistas são o maior perigo para a propagação do vírus."

Modalidades: Basquetebol...

Tóquio #12: Pedro Portela...

Fever Pitch - João & Nolé... Portunhol!