Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Árbitros, mentiras e vídeo


"Desde que alguém se lembrou de roubar correspondência privada ao Benfica, truncá-la a servi-la gora a gota no Porto Canal, parece valer tudo.
Como sabemos, seguiu-se um processo judicial por alegada violação de segredo de justiça (coisa que alguma comunicação social faz quotidiana e impunemente), alimentando horas e páginas de mistificação, procurando à força colar o Benfica a práticas de viciação desportiva.
Na semana passada, em dia escolhido a dedo, requentaram uma notícia antiga, insinuando que um árbitro, também ele escolhido a dedo, havia sido corrompido pelo Benfica. Qualquer dia levantam outra qualquer suspeita, sem provas, sem fundamentos, sem pudor, mas com o maior ruído possível, de modo a perturbar o nosso clube e tudo o que o rodeia. Como a justiça é lenta, o ruído mantém-se indefinidamente e sem margem de defesa para os visados.
Com isto criou-se um caldo comunicacional no qual qualquer árbitro se sente hoje condicionado ao apitar uma falta a favor do Benfica ou contra os seus adversários e rivais. De resto, era esse um dos principais propósitos.
Em Moreira de Cónegos, Luís Godinho - juiz que tenho por honesto, mas incompetente e permeável a pressões - ajudou o FC Porto a obter mais uma vitória, depois de consultas o vídeo e ver imagens certamente diferentes das que vimos em casa.
E até no voleibol feminino, uma idosa com falta de vista sentada numa cadeirinha e um rapazola de bandeira na mão subverteram por completo e desenrolar do dérbi de Alvalade, ao ponto de provocar algum constrangimento nos próprios comentadores da Sporting TV.
Até quando isto irá durar?"

Luís Fialho, in O Benfica

O Benfica une


" 'Eu não sou racista, mas...'
Quem nunca ouviu esta frase, que começa de mansinho com a assunção de que ser racista é mau e antissocial, mas acaba sem pudor e acusar uma pessoa ou grupo de um ou vários males do mundo?
Quanto a não querer ser racista, penso que estarmos todos de acordo, mas no que toca a exceções não podemos nem devemos ceder um milímetro que seja. O racismo não abre exceções, apenas mostra polimento onde é conveniente, para logo estalar o verniz e cometer atrocidades verbais que humilham, diminuem, excluem os nossos semelhantes, às vezes mesmo passando das palavras nos atos com consequências graves.
É tempo de parar, e isso, como quase tudo, aprende-se ao crescer, treina-se no dia a dia e entranha na nossa maneira de ser tornando-nos melhores, muito melhores pessoas. O desporto, como em muitos outros casos, é um óptimo viveiro para demolir preconceitos raciais e aproximar os diferentes, fazendo-os reconhecer e celebrar a diversidade e colher as vitórias de integração plena. É assim no futebol do mais baixo ao mais alto nível, e por isso um grande clube como o Benfica pode, e quer, contribuir ativamente para a erradicação do racismo. Doutro modo não poderia ser neste Benfica que une!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"0
Que não é zero, mas nulo na diferença entre Benf9ica e Ajax para a segunda mão. A 2.ª parte foi excelente, e tivemos oportunidades claras para conseguirmos a reviravolta no marcador. A eliminatória está em aberto, e só precisamos de que este nulo termine em pelo menos 1 a nosso favor. Acredito que vamos passar!

6
Segundo o GoalPoint, Rafa criou 6 ocasiões, uma delas flagrante, frente ao Ajax. Que grande exibição, especialmente no segundo tempo, obrigando Ten Hag, o treinador adversário, a substituir Blind por Tagliafico no lado esquerdo da defesa para tentar parar Rafa e evitar assim a eventual derrota;

11
O Benfica é campeão nacional de atletismo em pista coberta pela 11.ª vez, a 9.ª nas últimas 11 temporadas;

12
Henrique Araújo marcou pelo 2.º jogo consecutivo pela B e passou a ocupar a posição cimeira dos goleadores da II Liga, com 12 golos. Mas, nestes 3-0 ao Farense, é o 3.º golo, uma obra de arte de Fabinho, que dificilmente será esquecido;

20
Vlachodimos ascendeu à 20.ª posição dos jogadores com mais jogos pelo Benfica (81, incluindo particulares) neste estádio da Luz, a par de Fejsa e Rubem Amorim;

41
Rafa assistiu Taarabt para golo no Bessa e tornou-se no 4.º, pelo Benfica, com mais assistências nas últimas 10 temporadas. Leva 16 nesta época;

47
Grimaldo igualou José Luís em número de 'jogos oficiais' (238) pela primeira equipa do Benfica e é agora o 47.ª neste ranking;

55
Rafa chegou aos 219 'jogos oficiais' pelo Benfica, juntando-se a Guilherme Espírito Santo na 55.ª posição dos futebolistas com mais jogos pela equipa de honra benfiquista em competições oficiais;

100
Weigl cumpriu o 100.ª 'jogo oficial0 de águia ao peito no Bessa."

João Tomaz, in O Benfica

Nélson Veríssimo | Limpar a casa e entregar as chaves?


"Acreditas que Nélson Veríssimo tem capacidade para estar ao comando dos encarnados? “Nélson Veríssimo, não sei se te deram as condições que te prometeram ou se nem te prometeram nada, mas infelizmente, só o teu benfiquismo não é suficiente. Limpa a casa e entrega as chaves”.
Foram estas palavras que Francisco Benitez proferiu logo após o término do SL Benfica – Boavista FC, que terminou empatado a duas bolas, depois das águias terem estado a vencer por dois a zero. Não sendo novo que Benitez é uma voz crítica ativa do atual momento do SL Benfica, é novo este ataque ao timoneiro da equipa de futebol.
Francisco Benitez foi o derrotado das eleições de outubro em que Rui Costa ganhou com larga vantagem, – 85% dos votos – naquele que foi o maior ato eleitoral da história do clube encarnado.
Desde aí que tem sido um acérrimo critico da gestão do atual presidente. Benitez queria, ao contrário de Rui Costa, por exemplo, que a SAD fosse composta só por homens do futebol. Esteve contra a contratação de Jorge Jesus e, pelos vistos, também não gostou da promoção de Nélson Veríssimo.
Numa análise mais profunda a estas palavras, e tendo em conta muitas outras já proferidas por ele, percebe-se que Benitez está a usar Veríssimo como bode expiatório para atacar a direção.
Ao dizer “não sei se te deram as condições que te prometeram ou se nem te prometeram nada” está claramente a especular que terá havida falta de apoio ao atual treinador. Obviamente a comparar com o enorme investimento por parte de Luís Filipe Vieira aquando a chegada de Jorge Jesus.
Concordo com Benitez, em relação à incapacidade de Nélson Veríssimo para dirigir uma equipa à deriva, como a do SL Benfica, mas discordo quanto à falta de apoio por parte de Rui Costa. O plantel das águias tem valor suficiente para fazer mais, muito mais, sem ter de recorrer novamente ao mercado, e Veríssimo já mostrou que o Seixal é solução recorrente sempre que achar que a equipa precisa.

Nélson Veríssimo 🇵🇹 desde que assumiu o comando técnico do Benfica
10 👕 Jogos
4 ✅ Vitórias
3 🤝 Empates
3 ❌ Derrotas
pic.twitter.com/rauzSzgGWc — Mercado a Mexer (@imatemynameis1) February 18, 2022

Eu vejo estes constantes desabafos via Twitter, como uma espécie de frustração verbalizada por um ex-candidato a presidente do SL Benfica que já foi derrotado por duas vezes.
Primeiro em 2020, quando desistiu e uniu-se à maior oposição de Vieira, Noronha Lopes. E depois já em 2021, quando Vieira abandona o cargo e Benitez é vencido categoricamente por uma das maiores lendas do futebol das águias.
O Movimento Servir o Benfica, que Francisco Benitez encabeça, veio para ficar. Numa altura em que o clube da Luz atravessa uma das suas maiores crises desde 2003, os adeptos e sócios estão atentos e preocupados com o seu clube. Não sendo por acaso que as duas últimas eleições tenham sido as mais concorridas da história do maior clube português."

Benfica vence Sporting em Alcochete – O triunfo dos baixinhos


"Três jornadas volvidas no Nacional de Sub 19 e o Benfica lidera com nove pontos. Mais oito que o Sporting, adversário de hoje em Alcochete.
O mais fascinante da geração encarnada é a (não) dimensão física do seu sector intermédio. Puro Talento de João Neves, Diogo Prioste, Nuno Felix e Hugo Felix, a armada “baixinha” do Seixal.
Todos nascidos em 2004, são puro talento na gestão do ritmo do jogo. Energéticos, inteligentes e técnicos.
João Neves, foi interior e dos seus pés nasceram os ataques mais prometedores. Difícil perceber-lhe erro técnico. Define sempre bem com qualidade técnica e visão de jogo. Há que o seguir de perto tamanha é a sua qualidade.
Diogo Prioste, o outro interior é como um “relógio suiço”. Dá seguimento a cada bola que lhe passa pelos pés com máxima eficiência e eficácia. Não perde a posse, não erra passes e decide sempre a preceito. Não tem a criatividade de Neves ou Felix, mas contribui para o carrossel da posse encarnada com a velocidade das suas decisões.
Nuno Felix foi o “seis” e prima / primou por encontrar sempre espaço e forma de receber a bola para ligar o jogo com os homens da frente. Uma orientação para o jogo notável que lhe permite dar fluidez aos ataques da sua equipa. Guarda a bola, roda sobre os opositores, não se atemoriza e entrega sempre com qualidade máxima.
Hugo Felix é puro talento. Partiu da posição de extremo, mas sempre com olhos e pés no corredor central. A qualidade do seu passe e os argumentos individuais que lhe permitem sair da pressão dos oponentes são marca de quem com a sua criatividade e acerto técnico pode decidir um jogo a qualquer momento. Os seus livres diretos são “açúcar”."

1071 distinguidos


"Neste fim de semana de intensa atividade desportiva, temos um dos momentos cimeiros, a cada ano, da vida associativa benfiquista. É já amanhã, dia 26, que serão entregues os Anéis de Platina e os Emblemas de Dedicação, num total de 1071 Sócios distinguidos! E temos uma nota final para mais uma decisão do Conselho de Disciplina que causa perplexidade.

1
O Sport Lisboa e Benfica é tão forte quanto a força da sua massa associativa. A vitalidade e a militância dos sócios benfiquistas, sem paralelo no nosso país e caso raro no mundo, é o principal fator de diferenciação do nosso Benfica. É, por isso, da mais elementar justiça que haja da parte do Clube o justo reconhecimento e distinção da importância e relevância dos seus Sócios, simbolicamente demonstrado, todos os anos, pela realização da cerimónia de entrega dos Anéis de Platina e os Emblemas de Dedicação.
Em 2022 são 1071 os Sócios agraciados. Serão entregues 38 Anéis de Platina, 347 Emblemas de Ouro e 686 Emblemas de Prata pelos, respetivamente, 75, 50 e 25 anos de vínculo associativo ao Clube. A lista pode ser consultada na edição desta semana do Jornal O Benfica e no Site Oficial.

2
A agenda desportiva para os próximos dias está muito preenchida. E começa já hoje à tarde, com um dérbi nos Sub-19, em Alcochete, às 15h00. Três horas depois, a nossa equipa B joga em Chaves. À noite (21h00), em Loulé, a nossa equipa de futsal disputa, com o Braga, os quartos de final da Taça da Liga.
No sábado destacamos as meias-finais da Taça da Liga de futsal (feminino) às 11h00 com a Novasemente e, nos masculinos, caso nos apuremos, a meia-final da Taça da Liga de futsal frente ao FC Azeméis (21h00).
No domingo, temos o Benfica – Vitória de Guimarães às 18h00 no Estádio da Luz e, no Benfica Campus às 13h00, o desafio importante para as contas do título frente ao Famalicão em futebol (feminino).
Entre muitos outros jogos, realçamos a possibilidade de conquista de dois troféus no futsal, mas para tal há que chegar às finais, e os dérbis com o Sporting, em Alcochete, nos Sub-17 (16h00) e no Benfica Campus, às 11h00, em Sub-15.

3
Chamamos também a atenção para o derradeiro dia de votação para os Galardões Cosme Damião. Os registados no Site Oficial podem votar até às 19h04 de hoje, dia 25. E recomendamos a leitura da peça publicada no Site Oficial acerca da entrevista concedida à CBS Sports por Pedro Marques, diretor técnico do Benfica Campus.

4
Consideramos inenarrável e repudiamos veementemente o acórdão do Conselho de Disciplina sobre o caso decorrido após o jogo entre as equipas B de Benfica e FC Porto em maio passado.
A argumentação usada para reduzir a uma tentativa o que, aos olhos de todos, foi evidentemente uma agressão é ridícula.
Diz o Conselho de Disciplina que, não havendo dolo, a agressão não passa de uma tentativa. Ou seja, é como quem diz que até houve agressão, mas sem consequências, logo a agressão, que de facto aconteceu, ficou-se pela tentativa. É demasiado contorcionismo para atenuar um ato inaceitável.
Este caso é só mais um a comprovar que o Benfica teve razão ao pedir a dissolução deste Conselho de Disciplina."

Modalidades #74 - Semanada...

Visão Vermelha - Benfica à Benfica - Rui Gomes da Silva

Injusto...

Benfica 0 - 0 Rio Ave


Com a aposta nos Juniores, os sub-23 ficaram desfalcados, mesmo assim, hoje, mereciamos mais... O Rio Ave, no 2.º tempo, também criou perigo, mas fomos superiores, e tentámos sempre jogar à bola... O melhor em campo, acabou por ser o guarda-redes do Rio Ave!

Dois golos anulados (o 1.º muito duvidoso), um penalty descarado, e muitos cartões perdoados ao adversário...

O 1.º lugar está mais complicado...

Como o Benfica e Gonçalo Ramos tiraram a bola ao Ajax


"O jogo que colocou frente a frente dois históricos do futebol mundial veio mostrar na globalidade um Benfica melhor do que tem estado ultimamente e um Ajax menos dominador do que o habitual. Podemos sempre alegar que tem que ver com uma questão de uma equipa tentar superar uma crise através da motivação que um jogo de champions dá ao plantel ou que a outra não esteve tão inspirada. Contudo, é redutor ver o jogo apenas do ponto de vista psicológico e emocional.
O jogo de Gonçalo Ramos foi destacado tanto através da TV como através de vários meios de comunicação social. Principalmente na segunda parte o jovem português cresceu e apareceu muito mais vezes em situação de podemos alvejar a balizar ou definir jogadas em favor dos seus colegas. Contudo, houve todo um jogo sem bola que Gonçalo Ramos trouxe na exibição de ontem. Todo um jogo que foi fulcral para que o Benfica conseguisse suster o Ajax e até em certos períodos ficar por cima do jogo.
O Ajax é uma equipa conhecida pelo bom futebol que pratica e pelos vários golos que marca, especialmente na liga dos Países Baixos. O domínio que exerce sobre os seus adversários advém também de uma posse de bola constante durante todo o jogo. A equipa sente-se confortável a jogar em organização ofensiva e com percentagens de posse de bola elevadas. Tudo começa no seu médio defensivo que vem receber aos centrais e distribui a partir daí. Edson Álvarez é um 6 que joga com o número 4 nas costas. É um jogador com pulmão, capaz de cobrir uma boa área do campo sempre que a sua equipa está balanceada no ataque e acima de tudo, funciona como um pendulo dá as coberturas e apoios aos médios mais criativos.
Nélson Veríssimo entregou a missão a Ramos de fazer com que Edson não pudesse receber. Isto iria deixar o Benfica numa posição favorável porque se Edson não recebe, a construção do Ajax não é tão eficiente e muitas das bolas teriam de ser batidas na frente. Na segunda parte, melhorou ainda mais esse procedimento e o Ajax passou por dificuldades para sair do seu meio campo defensivo durante um largo período.
Além disso, Gonçalo Ramos ainda tirou Edson do corredor central várias vezes fazendo com que houvesse espaço para se jogar em frente área neerlandesa."

Força da Tática | SL Benfica, é desta que o meio campo está encontrado?


"O que achaste da exibição dos encarnados frente ao AFC Ajax?

Na opinião de Nélson Veríssimo, o SL Benfica realizou ontem o melhor jogo desde que este assumiu o leme da equipa. A opinião é generalizada… foi mesmo o melhor jogo do SL Benfica com Nélson Veríssimo. Porém, tirando períodos da segunda parte, ainda longe daquilo que é necessário para competir na luta por títulos.
Desde o arranque da época que o SL Benfica, seja com Jorge Jesus, seja com Nélson Veríssimo, tem tido dificuldades em encontrar um onze base.
Com Jesus, parecia que a dúvida era nos elementos do ataque, já com Veríssimo parece que a questão se prende com centro do meio campo. Já por aqui passou João Mário e Paulo Bernardo, mas ultimamente tem sido Taarabt a assumir o lugar.
Contra o Ajax, poder-se-ia pensar que o treinador dos encarnados iria jogar de forma mais conservadora e abdicar do marroquino em favor de Paulo Bernardo ou João Mário. Contudo, a aposta foi na continuidade de Adel no meio campo e, se calhar, contra o que seria de esperar, este foi dos melhores jogadores em campo.
Taarabt, com a sua capacidade única de quebrar linhas de pressão em condução, vem trazer uma ligação entre setores que nem sempre existe no jogo encarnado. No jogo com o Ajax, Adel juntou à sua habilidade técnica a novidade de bem defender e a capacidade de ter em Gravenberch uma referência individual que raramente deixou escapar.
Com isto, limitou o camisola oito do Ajax durante grande parte do jogo e várias vezes conseguiu sair de espaços apertados e iniciar transições ofensivas que deixaram a equipa neerlandesa desequilibrada.
Não esteve sozinho. Pode parecer que Weigl esteve fora do jogo, mas não. O alemão esteve mais limitado a bloquear a entrada de bola em Berghuis e a verdade é que o reforço do Ajax não conseguiu fazer um jogo ao seu nível habitual, principalmente na segunda parte.
O SL Benfica desenhou um triangulo ao contrário do que costuma fazer na Primeira Liga, metendo Weigl e Adel lado a lado e Gonçalo Ramos uns metros à frente.
Na liga interna, o SL Benfica por hábito deixa Weigl sozinho com Adel e Ramos à sua frente devido a passar a maior parte do tempo no meio campo ofensivo, mas neste jogo em específico o centro do campo foi desenhado de forma a encaixar de forma perfeita no meio campo da equipa dos Países Baixos.
Weigl encostou em Berghuis, Taarabt em Gravenberch e Ramos em Edson Álvarez. E com isto o SL Benfica conseguiu que o Ajax não tivesse a posse de bola a que está habituado.
Podemos considerar que o Ajax esteve desinspirado, o que em parte pode ser verdade, no entanto, há que atribuir mérito à preparação do jogo por parte de Nélson Veríssimo que percebeu que o adversário efetivamente marca muitos golos e joga um futebol agradável mas que isso se deve a ter sempre muito tempo a bola em seu poder.
O SL Benfica soube roubar parte do ouro ao adversário e com isso as maiores estrelas adversárias não brilharam. Será este um meio campo para manter?"

O Cantinho Benfiquista #95 - Amsterdam Awaits Us

Falar Benfica #51

Lanças... Rubricas...