Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Lixívia VI

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica............ 16 ( 0) = 16
Braga............... 11 (-2) = 13
Corruptos........ 12 (+2) = 10
Sporting............ 10 (+1) = 9

Estará realmente alguma coisa coisa a mudar no Tugão?! Expulsam-se (bem) adversários do Benfica; não se marcam penaty's que não existem contra o Benfica...; até se expulsam alguns jogadores dos Corruptos (bem expulsos); não se inventam penalty's a favor dos Corruptos... Tudo isto é estranho, muito estranho...!!! Quando personagens macabras como Lourenços Pintos aparecem nos jornais clamando por arbitragens isentas de erros... é porque alguma coisa de muito 'grave' se está a passar!!! Imaginem os capangas do Al Capone no auge do seu reinado de terror (e altamente lucrativo, de contrabando de bebidas alcoólicas), virem publicamente criticar a Lei Seca imposta pelo Governo Federal!!! Vamos ficar atentos, para verificar se é Sol de pouca dura, ou se é para continuar...!!!

No Estoril, tivemos no geral uma boa arbitragem. No essencial manteve o critério. Cometeu erros, principalmente disciplinarmente... perdoou vários amarelos aos canarinhos: Filipe Gonçalves e Sebá principalmente... Tecnicamente, deixou jogar.
No penalty pedido pelos Anti's, é um lance normal, onde o Kléber tenta aproveitar-se do contacto... o Jardel foi algo ingénuo, e pôs-se a jeito... mas felizmente o árbitro não estava para ali virado!!! No resto do jogo houve vários lances parecidos, e nunca foi marcada falta: existe um sobre o Talisca ainda na 1.ª parte, que deu um contra-ataque perigoso ao Estoril; e no 1.º golo do Benfica, o Kléber tentou ludibriar o árbitro na mesma forma, deixando-se cair para trás...
A expulsão do canarinho Uruguaio, é óbvia. Dizem que o Enzo 'sacou' o amarelo, mas eu pergunto ao contrário: se o Enzo, após aquele 'carrinho' negligente, não fizesse o que fez, não estaria a ser burro?!!!
No 2.º golo do Estoril, o Kuca joga a bola com a Mão no início do lance, mas pareceu-me não intencional...
É normal as equipas do Couceiro perderem com o Benfica, mas também é normal ver o Couceiro no banco contra o Benfica com uma garra pouco vista!!! Transmitindo aos jogadores níveis de motivação raros...!!! Dito isto, só digo que este jogo serviu também - mais uma vez -, para demonstrar a anedota da luta anti-Doping no futebol em Portugal!!! Estou curioso para ver qual será o próximo jogo que o Kléber vai jogar, e de que forma ele irá fazê-lo...!!!
Tal como fiz na crónica do jogo, não posso deixar de fazer referência à forma abjecta como o narrador da PoskosTV, comentou o jogo, com destaque para a azia no 1.º golo do Benfica: a forma quase desesperada, como ele apelou aos jogadores do Estoril, para que na próxima jogada idêntica, darem porrada no Talisca... em vez de elogiar o Baiano... é do mais nojento que ultimamente ouvi PorkosTV !!! Como normalmente desligo o som, as outras asneiras passam-me ao lado, mas como assisti a este jogo num espaço público, desta vez fui obrigado a aturá-los!!!

O Basco continua a empatar, e continua a chorar as arbitragens... cheira-me que não vai aquecer a cadeira, se por um lado espero que lá fique por muitos anos, por outro lado, seria bom sinal, ir pregar para outra freguesia...!!! No meio da propaganda houve dois lances no clássico duvidosos:
1 - Quaresma se calhar merecia o vermelho... o amarelo soube a pouco!!!
2 - No lance do suposto penalty, mesmo após várias repetições não fiquei com uma opinião definitiva. Pois tenho duvidas se a bola raspa no 'pneu' do Maurício, antes de lhe bater no braço...!!! Apesar de achar que este é daqueles lances que em velocidade normal, parece não existir falta, já que o toque de calcanhar acaba por surpreender o defesa Lagarto.
Houve outros erros, como o fora-de-jogo num dos últimos lances da partida, que o Tello fez o o favor de desperdiçar...!!! Mas, os dois lances mais importantes foram os dois que eu relevei... Como durante o jogo, fiquei com a impressão que o critério foi igual para as duas equipas, dou o benefício da duvida ao Olarápio!!!
ADENDA: Depois de rever as imagens dos tais dois lances mais 'duvidosos' decidi alterar a minha opinião!!! A falta do Quaresma é para vermelho, ele além de dar um pontapé com uma perna, pisa o pé de apoio do Nani...; em relação ao penalty, admito que continuo com dúvidas, mas para dividir o 'mal pelas aldeias'!!!

Em Braga, o Bruno Esteves teve mais uma arbitragem horrível...!!! Começou com a expulsão do Boateng aos 10 minutos: existe contacto do braço com a cara, mas é um contacto perfeitamente normal... Infelizmente nos últimos anos, a opinião pública desportiva, tentou transformar estes lances (todos) em Vermelho directo, o que é um erro... Os jogadores tem braços, e não podem jogar sem eles!!!
O outro grande erro foi o golo anulado ao André Pinto. Na repetição não vejo qualquer falta... até pode ter existido, mas na televisão não parece. Até parece que são os dois Vila-condenses que chocam um no outro!!!
No penalty do Ukra, dou-lhe o beneficio da dúvida... O Ukra foi imprudente, não me parece que tivesse intenção, mas acabou por levantar ligeiramente o braço, aumentando a volumetria. E era fácil, perceber o que o jogador do Braga ia fazer...

Anexos:
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Cosme, Prejudicados, Sem influência no resultado
2.ª-Boavista(f), V(1-0), Marco Ferreira, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Setúbal(f), V(0-5), Capela, Nada a assinalar
5.ª-Moreirense(c), V(3-1), Luís Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Estoril(f), V(2-3), Vasco Santos, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Académica(f), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
2.ª-Arouca(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (2-0), Sem influência resultado
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Belenenses(c), E(1-1), Cosme Machado, Nada a assinalar
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-4), Beneficiados, (1-4), Sem influência no resultado
6.ª-Corruptos(c), E(1-1), Benquerença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-0), Mota, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4.ª-Guimarães(f), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
5.ª-Boavista(c), E(0-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
6.ª-Sporting(f), (1-1), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Braga
1.ª-Boavista(c), V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-0)?!, Impossível contabilizar
2.ª-Moreirense(f), E(0-0), Paixão, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Estoril(c), V(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), D(1-0), Proença, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(f) E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Bruno Esteves, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

As Contas

"As Contas  de 2013/14 trazem à colação vários elementos e obrigam a diversas reflexões. Desde logo, a noção importantíssima de equilíbrio que percorre toda a contabilidade benfiquista e que parece estar ainda muito longe da prática dos nossos adversários directos ao título. Efectivamente, ao aumento dos valores do passivo, corresponde um aumento do activo. Isto significa que os capitais próprios são positivos. Ou, por outras palavras, as contas estão em ordem, são credíveis e todos os compromissos do Benfica são perfeitamente cumpríveis. Ao mesmo tempo, merece destaque evidente o valor global da instituição Benfica que, juntando a facturação do clube e da SAD, ultrapassa o valor de 200 milhões de euros. Ora, é a primeira vez que um clube em Portugal ultrapassa esta barreira em termos de proveitos consolidados.
É esta relação proveitos-custos que torna a contabilidade benfiquista como um grande lição para os restantes clubes em Portugal, habituados à lógica do empurrão do passivo financeiro para um futuro incerto e indeterminado. Na verdade, o aumento dos custos do Benfica não desvia a linha do respectivo aumento das receitas, denotando assim aquele equilíbrio contabilístico mágico que é uma obra monumental do Luís Filipe Vieira.
Merecem ainda destaque o aumento exponencial das receitas televisivas e o impacto financeiro da BTV, Mantendo a mesma estrutura de custos, a BTV conseguiu proveitos na ordem dos 28,1 milhões de euros, premiando a aposta num canal multifacetado. A BTV é a cara verdadeira da supremacia benfiquista, pois só uma marca poderosíssima poderia conseguir um impacto financeiro da sua televisão muito acima de Chelsea ou o Barcelona. Ora, é esta relação-compromisso-vontade dos sócios, em Portugal e no estrangeiro, que representa a medida do sucesso da BTV... e do Benfica."

André Ventura, in O Benfica

Guiados pela justiça

"Seria difícil estabelecer um nexo de causalidade entre a liderança isolada do Benfica na classificação do Campeonato, e a maravilhosa atitude dos benfiquistas nos últimos minutos do jogo com o Zenit para a Liga dos Campeões. Mas uma coisa sucedeu à outra, como que premiando o trabalho, o esforço, a fé e o sentido de comunhão que haviam sido demonstrados dias antes, e constituem parte integrante da nossa matriz identitária.
O que se viu na partida internacional foi belo, e incomum em estádios portugueses. Algumas mentes mais empedernidas desdenharam daqueles aplausos, confundindo a satisfação por um resultado (e nenhum de nós saiu satisfeito da Luz nessa noite), com o reconhecimento do trabalho de profissionais que, perante múltiplas contrariedades, lutaram até à última gota de suor por um desfecho mais feliz. Participar naquele momento foi algo que me orgulhou enquanto benfiquista, enquanto apaixonado do futebol, e até enquanto português.
Como tantas vezes acontece, no futebol e na vida, justiça seguiu os seus próprios caminhos: no domingo, uma conjugação de resultados favoráveis guindou o Benfica à liderança da tabela classificativa, algo que afaga a moral da equipa e dos adeptos, e constitui precioso estímulo para os compromissos vindouros. Vencer o Moreirense não foi tarefa fácil. Em primeiro lugar devido à organização colectiva que o conjunto minhoto apresentou, um segundo lugar devido ao anti-jogo que cedo começou a praticar, e em terceiro a um certo adormecimento do Benfica ao longo da primeira parte - o qual poderá ter a ver com o desgaste físico e anímico da partida anterior, mas que deverá servir de aviso para uma equipa que tem na conquista do Bi-Campeonato a sua grande prioridade.
Nos próximos dias, mais um duplo compromisso. E mais um desafio à concentração competitiva da nossa equipa. Todo o grupo de trabalho estará certamente desperto para a importância do jogo de Leverkusen. É muito importante que se mantenha ainda mais desperto para o jogo com o Estoril."

Luís Fialho, in O Benfica