Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Gostei...

Benfica 2 - 0 Leixões

Jogo mais agradável daquilo que eu estava à espera!!! Com poucas paragens, com intensidade, com os jogadores a tentarem jogar rápido, e nem a chuva resfriou os ânimos!!! Notou-se alguma falta de entrosamento em alguns momentos, treinar não é mesma coisa do que jogar, e alguns destes jogadores, têm jogado pouco, mas a atitude foi a correcta...
Ao contrário dos Corruptos e do Sporting, o Benfica efectuou um revolução completa no onze, com vários pretendentes a conquistarem mais minutos, e talvez por isso, notou-se vontade em agradar em praticamente todos...!!! Ao Benfica só faltou algum discernimento no último passe... mas a equipa merecia o 2.º golo muito mais cedo. Vitória indiscutível, que pecou por escassa... apesar da boa réplica do Leixões, que não fez anti-jogo, e tentou sempre sair rapidamente para o ataque...
Parabéns ao Cavaleiro pelo 1.º golo como sénior - golo obtido a jogar no meio, na posição de 2.º ponta-de-lança!!! -, já merecia...
Em sentido contrário o Artur está mesmo com pouca confiança, aquele erro na 1.ª parte é prova disso... com o relvado a escorregar, é mais fácil fazer aquilo do que se pode imaginar (quem já foi guarda-redes pode comprovar isso mesmo), mas...

Com esta vitória estamos nas Meias-finais da Taça da Liga, o último jogo com Gil será mais um jogo para rodar o plantel e dar oportunidades aos menos utilizados. Gostava de ver o André Gomes e o Bernardo a jogar.

Matic

Existem sempre várias maneiras de interpretar as coisas: é razoável dizer que o Matic vai fazer falta nas últimas 15 jornadas, mas também se pode afirmar que a 'não venda' do Matic no Verão, permitiu ao Benfica ter o Sérvio, 15 jornadas a mais, do que seria normal... e isso só não aconteceu devido ao irrealista sonho de uma Final da Champions na Luz com o Benfica!!!
Também não gostei da saída neste momento, nunca gosto quando os jogadores mostram desejo de sair do Benfica. Como Benfiquista, tenho dificuldade em aceitar isso... mas dentro das circunstâncias, acaba por expectável...
Agora, mais do que entrar nas novelas dos profissionais das críticas, o mais importante é discutir as soluções no plantel... parece óbvio que ninguém será contratado para o lugar.
O Fejsa será a opção lógica, logo a seguir temos o Amorim e depois o André Gomes (tendo em conta o curriculum do André Almeida com o Jesus, não me parece que seja opção para esta posição). Existem vários problemas com estas soluções: o Fejsa e o Amorim têm um historial de lesões que não me deixam descansado; se o Fejsa defensivamente, num dia bom, é até melhor que o Matic, com a bola nos pés, é muito inferior... se fosse possível juntar no mesmo jogador o Fejsa e o Amorim, o problema estava resolvido, mas isso não é possível; o André Gomes que potencialmente, é aquele que mais se aproxima do Matic, tanto fisicamente como tecnicamente, falta-lhe, ainda, mentalidade competitiva...
O Matic na sua despedida deu um 'empurrãozinho' ao André Gomes, que eu gostei de ler, mas para isso se tornar realidade, o André tem que mudar a atitude algo displicente que demonstra defensivamente, e não pode perder a bola em zonas proibidas como costuma fazer. Ambas estas situações, dependem essencialmente, da cabecinha!!!

O sucesso desta 2.ª volta vai muito passar, pela opção do Jesus, na escolha do jogador para esta posição. Como se viu com o Arouca o Fejsa, nesse tipo de jogos é desnecessário (mas com o Nacional na Choupana para a Taça da Liga, já resultou). Saber quais jogos (ou os momentos dos jogos) onde o Benfica precisa de um '6' mais defensivo, ou um jogador mais de posse de bola, será o dilema do Jesus.

PS1: Fala-se noutras vendas, espero bem que não sejam verdade. Neste momento mais alterações na equipa, com o Cardozo e o Salvio ainda fora de combate, podem ser mesmo fatais. O negócio Rodrigo, Garay e Neto, que se fala. Em Junho? Assino por baixo... Agora? Não.

PS2: O Hélder Conduto deu a sua opinião da Benfica TV. Como não criticou a venda, passou imediatamente a ser odiado, por aqueles que o elogiram quando entrevistou o Vieira no início da temporada!!!

Original Video- More videos at TinyPic

Eusébio, 2 - FCP, 0 (e CR7)

"No domingo o Benfica alinhou com Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio, Eusébio e Eusébio. Aos 82 m saiu Eusébio e entrou Eusébio e aos 85 m saiu Eusébio e entrou Eusébio. Os golos foram apontados por Eusébio aos 13 m que bisou aos 53 m. Uma tarde de Eusébio. Puro. Espiritual. Memorial. Aparte uns poucos energúmenos, todos respeitaram o minuto de silêncio. O jogo foi intenso num ambiente de magia, homenagem e competição leal. Os jogadores honraram o Rei.
Agora na dianteira, o Benfica vai perder jogadores fundamentais. Matic, sobretudo. Percebo a necessidade financeira, mas tenho dificuldade em entender ter que ser em Janeiro, diante de 15 jornadas decisivas. Matic (ou outros) já nem sequer podem jogar na Champions. No ano passado saíram Bruno César e Nolito. E, embora menos influentes, que falta fizeram (mais o primeiro) num fim de temporada desgastante em todas as frentes?
Volto ao jogo e ouço todas as teorizações sobre a arbitragem. Alguns fazendo até a contabilidade de um FCP mais prejudicado que o Benfica! Ponho-me a pensar o que seria se Jackson tivesse marcado aos 45 m, quando estava fora-de-jogo. Ou na jogada de andebol de Mangala que além de penalty poderia ter visto amarelo ou até vermelho. Certo que Danilo não deveria ter sido expulso e que o árbitro apitou (mal) na jogada em que Jackson se isolava, todavia no momento em que a bola ia no ar e muito antes de lhe chegar aos pés.
Parabéns Cristiano Ronaldo! Merecidíssimo e um orgulho para Portugal. Comovente o modo como agradeceu. Eusébio e Cristiano em conjunto. Está tudo dito."

Bagão Félix, in A Bola

Eusébio da Silva Ferreira

"P'ra todo o sempre! Somos tão pequeninos, mas tão grandes, que tu conseguiste a proeza de ligar dois continentes, que afinal têm uma língua comum e identificam-se em tantas coisas.

Em 1961 vieste para o Sport Lisboa e Benfica e demoraste 30 horas para chegar. Quem diria que essas 30 horas se tornariam em anos de sucesso!
Desde lições de humildade, genialidade, grandeza, traços esculturais e divinos, tudo se transformou numa simbiose entre ti e o Benfica e o Benfica e tu. Portugal e tu e tu e Portugal. O Mundo e tu e tu e o Mundo.


Como se diz hoje na juventude perdida, 'estavas muito à frente' naquela época!
Consciência de ter ver jogar nos primeiros anos da minha existência que distam de 1963, não tenho! Mas a palavra, os gestos, a mística passada pelo meu Pai e pela minha Mãe, foi mais que suficiente para apreender a diferença entre a realidade vivida e o sonho!

Algures no tempo, recordo em consciência de te ver jogar a primeira vez. Para mim, já eras um mito vivo!
Mas para um miúdo que ouviu falar dos feitos que fizeste a partir de 1961 neste País à beira-mar plantado, com o desempenho que tiveste em 1966, ter o privilégio de recordar após este tempo todo, os teus três golos na final do Jamor contra o Sporting, é realmente porque és imortal! O teu terceiro golo de livre directo a quatro minutos do fim do prolongamento, deixaram-me encantado no meio de 45000 espectadores!
E na época de 1972/1973, quando o Benfica defrontou o Sporting no Estádio da Luz, eu lá estava para ver os teus quatro golos. Já estavas no firmamento há muito tempo!
Os miúdos da Rua, da minha Rua, gritavam pelo teu nome e jogavam à bola num 'campo' inclinado, tentando imitar-te nos teus remates! Mas a debalde o faziam porque Eusébio só havia um! Eras tu!
As tardes de Domingo no Estádio da Luz eram a minha casa e em 1976, ingressei nos Iniciados do Benfica, vindo dos Infantis do Mister Biri, porque tinha interiorizado um clube que hoje ainda amo e tu tinhas criado a vontade de jogar Futebol aos Portugueses.
É evidente, que mesmo que não tivesse o problema que Deus me deu numa vista, jamais teria sido um jogador de Futebol que sequer chegasse aos teus calcanhares!
Mas o Benfica e tu, para mim, passaram a ser só um! Durante muitos anos tive de me fazer à vida e nunca pensei que um dia me desses a honra de poderes ir ao meu casamento - é certo o meu segundo, que também não deu certo, mas por culpa minha -, mas que bastou ter a tua presença para nunca mais o poder esquecer!
Que melhor prenda se pode pedir?
Guardo religiosamente um fotografia tua, com a minha mãe e o meu pai, também ambos já partidos deste Mundo!
Conhece-ti pessoalmente uns meses antes desse evento graças aos meus aos meus amigos de longa data, Carlos Pereira Cruz, Marina Cruz, teus compadres e teus grandes amigos durante uma vida inteira. Foi, obviamente, na Adega da Tia Matilde!
Mas eu imaginaria lá que o meu ídolo um dia pudesse estar sentado à mesa comigo e falar sobre os seus feitos e sobretudo do Benfica? E que pudesse ir a um casamento meu?
A tua simplicidade era corrosiva. A tua humildade e, ao mesmo tempo, Mística, enchiam o ar de eprfume. Respirava-se Eusébio e respirava-se o Benfica!
Como sabes, nunca foi muito de andar nos eventos sociais. Tranquiliza-me o facto de existires, simbolizares o Benfica, teres voltado novamente a ter o teu lugar na História do Clube, ter surgido uma Direcção que ressuscitou a cultura e a sua história.
Claro que em bom rigor tu não precisavas de ser preservado, porque te evidenciavas a ti próprio! Mas esta vida é madrasta e todos acabamos por fazer o caminho de todos os seres humanos.
Um dia sou surpreendido com a notícia da tua morte. Sinceramente, nunca tinha pensado nisso como uma perspectiva real! Falava nisso nos meus comentários, mas nunca senti isso! Para mim era sempre uma lenda viva!
Mas há um dia em que tudo acaba e partimos para outro lado qualquer que só saboreamos quando isso nos acontecer.
Ficam duas emoções muito diferentes! Ao ver a homenagem que te fizeram no Estádio da Luz, percebi que existirás sempre em nós! E que o Benfica é uma instituição que trata bem os seus! E que organização fabulosa que em tão pouco tempo se construiu para te homenagear!

As pessoas que espectacularmente trabalham nessa organização merecerão o teu carinho para o resto da vida. Porque, para todos nós, tu sempre existirás!
A outra emoção, é aquela que sentimos quando estamos mais sozinhos e realistas! Não te vou poder ver mais! E cada vez que olhava para ti, só via juventude, genialidade e Benfica!
Aqui chegado já me custa escrever mais.

Não sou ingénuo ao ponto de acreditar no Menino Jesus e julgar que tudo será vitorioso daqui para a frente em tua homenagem. Que os Benfiquistas vão saber ficar unidos na diferença! Mas há algo que todo e qualquer benfiquista te quererá dedicar, porque tu para todos nós és, e será sempre, eterno.
Oxalá todos os benfiquistas saibam e façam erguer bem alto o teu nome e realizem a tua vontade!
Tu, entretanto, descansa para todo o sempre e observa como nos movemos! E vai-te rindo, ou melhor, sorrindo!
E hás-de ir para o Panteão porque é aí que pertences!
Obrigado por tudo Eusébio! Até sempre!

(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica