Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Agora é a sério


"Acabou o tempo para experiências, para assimilação de processos, e para recuperação de índices físicos. Agora, há que ganhar.
É já na próxima quarta-feira que a nossa equipa entra em campo para defrontar o Spartak de Moscovo, naquele que é, desde logo, um dos mais importantes compromissos de toda a temporada. Integrar a fase de grupos da Liga dos Campeões é determinante, quer sob o ponto de vista desportivo, quer sob o ponto de vista financeiro. Mais importante ainda depois de uma época de ausência, com custos a todos os níveis. Nas últimas 16 temporadas, apenas cinco equipas estiveram mais vezes presentes na fase de grupos do que o Benfica. Aquele é, decididamente, o nosso lugar. Falhámos há um ano. Não podemos voltar a fazê-lo.
O plantel não está ainda fechado, mas tem já soluções mais do que suficientes para levar de vencida a equipa russa. Não se esperam facilidades, espera-se, sim, um Benfica determinado e bastante mais solto do que aquilo que se viu diante do Marselha, no último jogo de preparação.
Jorge Jesus saberá certamente como montar o puzzle de forma a não se deixar surpreender por um adversário que pode revelar-se traiçoeiro. E saberá também como tentar surpreender um treinador que nos conhece por dentro e fora, depois de ter sido bicampeão na Luz.
Mesmo tratando-se do primeiro jogo da temporada, é já uma final. Jogando-se a duas mãos, terá de ser encarada também com frieza e inteligência. Há que não cometer erros, e aproveitar as oportunidades. Se possível, trazer desde já uma vitória. Se não, um resultado que permita olhar para a 2.ª mão com optimismo."

Luís Fialho, in O Benfica

Encaixe de 35 milhões


"A oferta pública de subscrição de obrigações da Benfica SAD 2021-2024 foi mais uma grande vitória. As minhas primeiras palavras são de gratidão para com os 1887 investidores que subscreveram as obrigações, num claro sinal de que acreditam no Sport Lisboa e Benfica, nos seus gestores, dirigentes, funcionários e colaboradores. Aliás, os obrigacionistas são a principal fonte de financiamento da Benfica SAD. As declarações de Rui Costa dizem tudo e devem ser motivo de reflexão, pois o resultado desta operação 'demonstra a confiança nos obrigacionistas num projecto sólido e sustentado, na forma como sempre cumprimos os nossos compromissos ao longo destes anos'. É impressionante a forma como a nossa instituição tem conseguido resistir a tudo! Todos temos consciência do momento que estamos a viver. O sucesso de mais uma oferta pública de subscrição é uma resposta a todos aqueles que, sistematicamente, põem em causa o bom-nome e a reputação do maior clube português. A Benfica SAD existe há 21 anos e leva já, no seu historial, 14 anos na bolsa. Esta emissão tem uma maturidade de 3 anos e uma taxa de juro nominal bruta de 4%, esta oferta foi iniciada em 5 de Julho e seduziu 1887 investidores: 609 que subscreveram obrigações entre 2000 e 5000 euros, 473 que investiram valores entre 5005 e 10000 euros, 717 que deram ordens de subscrição entre 10005 e 50000 euros, e 88 deles com um investimento superior a 50000. Por tudo isto, a data de 26 de Julho de 2021, ficará na história do SL Benfica. Que todos saibamos olhar para este momento como mais um sinal da nossa raça, crer e ambição. Parabéns à Benfica SAD por mais um sucesso financeiro nesta colocação de obrigações, uma prática regular iniciada em 2003. São já 355 milhões de euros, incluindo esta."

Pedro Guerra, in O Benfica

Um dia de sonho


"A tribuna presidencial do Estádio da Luz estava plena de cor e alegria com os jovens das selecções de futsal do projecto Para ti Se não faltares!, que se sentavam incrédulos nas mesas VIP que os aguardavam. O ambiente negro e metal da tribuna reforçava o carácter exclusivo e requinte do evento da recepção destes jovens de eleição. Lá fora, o vermelho explodia sob o sol na imensidão das bancadas, realçando as papoilas saltitantes que enchiam as mesas postas de gala em sua honra. Um vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica juntava-se ao grupo na mesa central e fazia as honras da casa enaltecendo os resultados escolares e desportivos destes jovens e o valor que os benfiquistas atribuem aos valores do trabalho, da superação e da conquista.
Em tempo de pandemia não se pôde prolongar pela semana o estágio de futsal, mas e equipa técnica da modalidade esteve representada ao melhor nível e proporcionou aos jovens dois treinos de alta qualidade e intensidade, daqueles de encher a alma e fazer sonhar.
Não se pôde, é certo, fazer tudo como tradicionalmente até há dois anos, mas reinventou-se o modelo, e o resultado foi uma jornada memorável, um dia inesquecível que perdurará para a vida na memória destes jovens extraordinários. Parabéns pelo vosso trabalho e pelo prémio tão bem merecido!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4



"2
Telma Monteiro foi eliminado dos Jogos Olímpicos ao 2.º combate. Não estamos habituados à ausência da Telma nas fases derradeiras das provas, e, por isso, surpreendeu-nos e desiludiu-nos. Mérito para a extraordinária judoca, cuja carreira ímpar, recheada de sucesso, é justamente admirada e elogiada. Regressará mais forte!

4
... de Agosto será o dia do pontapé de saída, para o Benfica, das competições oficiais na presente temporada e logo com um embate em Moscovo a contar para as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Ao longo da pré-época a equipa foi dando sinais de que estará pronta para o desafio, parecendo-me que apresenta já índices de organização defensiva assinaláveis, uma das pechas em parte da época transacta;

8
Está de parabéns o Museu Benfica - Cosme Damião pelo 8.º aniversário no passado dia 26. Nunca é de mais relembrar a qualidade excepcional do nosso museu, recorrentemente premiado.

98
Pizzi voltou a marcar um golo, desta feita ao Marselha, e ficou apenas a um de Magnusson (27.º) e Jorge Tavares (28.º) no ranking dos goleadores, benfiquistas em todos os jogos. É o 33.º com mais jogos (361);

204
Rafa passou a ser o 90.º com mais jogos, incluindo particulares, pela equipa de honra do Benfica. Superou Jonas e está a 1 de César Brito;

1887
Investidores no empréstimo obrigacionista emitido pela Benfica SAD, cuja conclusão ficou marcada pelo sucesso, com o montante pedido a ser plenamente satisfeito. Mesmo no actual contexto, quer económico (do país), quer institucional (do clube), quer institucional (do clube), a Benfica, SAD voltou a merecer a confiança plena do mercado, algo que FC Porto e Sporting não conseguiram em tempos recentes. Vale mesmo a pena cumprir sempre as obrigações assumidas!"

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - Objectivo cumprido.
O sucesso da emissão do empréstimo obrigacionista da Benfica, SAD expressa a enorme convicção dos investidores na solidez do Sport Lisboa e Benfica e nos predicados da sua gestão.
Quase 2000 investidores depositaram a sua confiança, e o seu dinheiro, 35 milhões de euros, num trajecto que tem primado por ser de referência no que toca ao cumprimento das responsabilidades da SAD. Assim tem sido no que toca à obtenção de resultados e ao reembolso de empréstimos anteriores, ao contrário do que já aconteceu em casos rivais.

2 - O contexto era indubitavelmente desafiante: em plena pandemia, com uma visível contratação do volume de receitas no setor do futebol, a par de um momento de transição na condução dos destinos do próprio Clube - com eleições previstas até ao final do ano - e uma taxa de juro mais baixa face aos concorrentes. A adesão correspondeu às expectativas e ultrapassou o volume oferecido, obrigando a rateio. Confiança, solidez, estabilidade.

3 - Cumprido o primeiro objectivo, importa ressaltar, tal como foi definido pelos órgãos sociais, que outros estão também em marcha e seguindo o curso traçado. A preparação da nova época, quer no futebol, quer nas modalidades, prossegue com o rigor e ambição que nos fazem acreditar numa época de títulos, como os benfiquistas tanto anseiam. Depois de João Mário, Meite. Nas modalidades, depois de Diogo Gameiro, agora Pablo Álvarez. Chema dá nesta edição do jornal O Benfica expressão ao que queremos para o que aí vem. Venham os jogos!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Análise à pré-época de Rui Vitória | SL Benfica


"Rui Vitória prometera voltar à ação aos microfones do Canal 11, já depois de ser protagonista de um ‘Sagrado Balneário’ e de cumprir as vezes de outros enquanto comentador no ‘Futebol Total’.
Depois da aventura nas Arábias e do ano sabático, a Europa reabriu portas para o Professor: da Rússia veio chamativo interesse do Spartak Moscovo, segundo classificado da última edição da Premier League local.
A 14 de Junho era apresentado perante 42 jornalistas, um recorde em termos de apresentações de treinador na Rússia. À semelhança do SL Benfica, o clube do povo – ou Narodnaya komanda – a devida alcunha na língua dominante para lá dos Cárpatos.
Um desafio à medida do técnico português, primeiramente um gestor de homens antes de um competente tacticista, alguém apropriado para lidar com a pressão de grandes multidões e gerir recorrentes carrosséis emocionais, como tão bem soube fazer na Luz. Pelo menos enquanto o deixaram.
Numa pré-época que não começou bem, com a primeira vitória a surgir apenas ao terceiro jogo, os destaques centram-se na aposta continuada no 4-2-3-1, já imagem de marca das suas ideias. Fruto do início precoce de temporada – o Spartak já se estreou na Liga, no passado dia 25 -, os treinos começaram muito mais cedo do que é habitual no Sul da Europa, onde os campeonatos não têm a pausa invernal.
Ainda antes de entrar julho, já Rui Vitória seguia com um plantel de 24 jogadores para a Áustria, num estágio onde foi possível atestar capacidades contra três equipas: Neftci, habitual campeão do Azerbaijão; NK Bravo, quinto classificado da Liga Eslovena anterior e Sibenik, sexto classificado da última Liga Croata.
Sem poder ainda contar com sete importante elementos do plantel principal por força dos compromissos de seleções (Dzhikiya, Zobnin e Sobolev integraram a comitiva russa, Alex Král a checa, Quincy Promes foi selecionado para os Países Baixos, Jordan Lársson foi escolhido pelos suecos e Ezequiel Ponce permanece ainda com os olímpicos argentinos), foram entregues importantes minutos a elementos mais novos da equipa, que assimilaram conceitos e deram provas de real valia futebolística.
Entre os mais destacados estão Gaponov, central de 23 anos que aproveitou a ausência do capitão Dzhikyia para acumular minutos (seis jogos a titular), ou Umyarov, o trinco nascido em 2000 que parte na “pole position” para a titularidade na parelha de meio-campo.
No regresso à pátria mãe, o rendimento do conjunto aumentou significativamente, sendo as goleadas em catadupa sinal claro das boas dinâmicas imprimidas pela equipa técnica: no Torneio de Moscovo, três jogos, 14 golos marcados e um sofrido.
Quatro bolas sem resposta a Sochi e Rubin Kazan, cinco ao Khimki – tudo opositores na Premier League, que deixavam antever inicio prometedor, numa primeira jornada que seria jogada frente aos segundos mencionados: que acabou em derrota pela margem mínima (0-1), injusta para a maioria das avaliações.
Há muito futebol neste Spartak de Rui Vitória, uma equipa que aposta muito da sua época no duplo confronto frente ao SL Benfica de Jorge Jesus, numa competição na qual não atinge a fase de grupos desde… 2017-18.

FK Spartak Moscovo 1-2 Neftchi (29 de junho) – Derrota inesperada num jogo de muitas mexidas, como é habitual nesta fase.
O primeiro onze de Rui Vitória ao leme do FK Spartak Moscovo: Maksimenko; Eschenko, Gigot, Kutepov e Ayrton; Timofeev e Hendrix; Glushenkov, Ignatov e Mirzov; Melkadze.

FK Spartak Moscovo 2-2 NK Bravo (2 de julho) – Frente aos eslovenos, Moses e Bakaev emendaram prontamente a desvantagem trazida do intervalo e o segundo golo adversário surge já numa fase de descompressão (84’).
O onze titular: Rebrov; Rasskazov, Gigot, Gaponov e Ayrton; Umyarov e Hendrix; Moses, Bakaev e Mirzov; Melkadze.

FK Spartak Moscovo 4-2 Sibenik (5 de julho) – A despedida do estágio austríaco marcou-se por uma vitória confortável frente aos croatas. A reter o golaço de Ignatov, jovem de 21 anos que já havia finalizado frente ao Neftchi. Além dele marcaram Victor Moses, Hendrix e Glushenkov.
O onze: Selikhov; Rasskazov, Gigot, Gaponov, Ayrton; Umyarov e Hendrix; Moses, Bakaev e Mirzov; Melkadze.

FK Spartak Moscovo 4-0 Sochi (11 de julho) – Foi à lei da bomba que Bakaev, Sobolev e Moses construíram a goleada. O 2-0 registado ao intervalo, autoria do primeiro e de Mirzov, consolidou o natural domínio moscovita.
Os eleitos para iniciar a partida: Maksimenko; Rassakazov, Gigot, Gaponov e Ayrton; Umyarov e Hendrix; Bakaev, Ignatov e Mirzov; Melkadze.

FK Spartak Moscovo 4-0 Rubin Kazan (14 de julho) – Sobolev a justificar estatuto no seio do conjunto e a explicar o porquê dos 4,5M€ pagos ao Krylia Sovetov – o ponta-de-lança russo, presente no Euro 2020 e principal alternativa a Dzyuba, será uma das principais ameaças à baliza encarnada. O onze: Selikhov; Rasskazov, Gigot, Gaponov e Ayrton; Umyarov, Hendrix; Moses, Bakaev e Mirzov; Melkadze.

FK Spartak Moscovo 5-1 Khimki (18 de julho) – Num onze já muito próximo daquele que iria estrear a equipa na Premier League, na derrota em casa do Rubin (1-0), a goleada gerou-se pelos tentos de Gigot, Sobolev, Larsson, Kutepov e Melkadze.
Foram a jogo os regressados dos compromissos internacionais, numa tentativa de aprimorar os últimos detalhes da preparação: Maksimenko; Rasskazov, Gigot, Dzhikiya e Ayrton; Umyarov e Zobnin; Moses, Larsson e Quincy Promes; Sobolev.

Será este, em princípio, o onze mais forte às ordens de Rui Vitória e algo muito próximo a isto que esperará o SL Benfica na Otkritie Arena no próximo dia três de agosto. Moses, com quatro golos, e Sobolev, com três, foram os homens em maior destaque na pré-temporada russa.
Gigot, central francês, foi o titularíssimo, iniciando todos os encontros, assim como o lateral esquerdo brasileiro Ayrton; Umyarov e Hendrix, com cinco jogos, aproveitaram as ausências de Alex Král e Zobnin; Bakaev, Mirzov e Melkadze foram acumulando minutos enquanto os prováveis titulares Jordan Larsson, Quincy e Sobolev ganhavam ritmo.
Antes do reencontro com o seu SL Benfica, Rui Vitória terá oportunidade de somar os primeiros pontos na Liga num confronto frente ao Krylia Sovetov, hoje (30 de julho), em Samara."

Estabilidade e ambição


"Vinte dias após Rui Costa ter assumido a liderança do Sport Lisboa e Benfica, o agora Presidente concedeu uma importante e esclarecedora entrevista em que foram abordados os mais relevantes temas da atualidade benfiquista.
Ficou evidente o elevado sentido de responsabilidade na base da decisão da Direção do Clube que levou Rui Costa a assumir o cargo de Presidente na sequência da detenção e demissão de Luís Filipe Vieira. A garantia da estabilidade institucional era fulcral naquele momento. Rui Costa considera mesmo que "o mais fácil era não ter assumido a responsabilidade naquele dia". "Se não o fizesse, era a maior cobardia que fazia aos Benfiquistas e a mim próprio", vincou.
Decorria então a emissão do empréstimo obrigacionista, cuja realização plena era considerada essencial e foi posteriormente concretizada, estavam também em curso diversas negociações com futebolistas e atletas de outras modalidades no âmbito da ultimação dos vários plantéis para a nova temporada, e era necessário assegurar a gestão corrente do Clube.
Acrescia ainda a proximidade do início da nova temporada futebolística, com a disputa da 3.ª eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Rui Costa considera que "um clube com esta dimensão não pode estar fora desta competição" e explicou que "em termos financeiros é importantíssimo estar na Liga dos Campeões, mas, acima de tudo, é importantíssimo em termos desportivos", acrescentando que a dimensão europeia do Benfica resulta na convicção de que "não podemos pôr a parte financeira à frente da parte desportiva".
Assim, neste momento, importa sobretudo manter o foco na estabilidade e na perseguição das vitórias desportivas, agora e ao longo da época.
Outra das questões abordadas teve a ver com o objetivo de transparência que norteia o trabalho desta Direção e o seu pedido de realização de uma auditoria.
Rui Costa confessou que se sentiu "perplexo" no dia da notícia da detenção de Luís Filipe Vieira e esperançoso de que, "quer para ele e para o Benfica, o processo não passe disto", ressalvando que, não obstante toda a obra feita e as relações pessoais, "ninguém está acima do Benfica". Para Rui Costa, "tudo o que seja feito no Benfica deve ser com a máxima transparência para os sócios e adeptos", acrescentando que é a sua "primeira premissa enquanto Presidente do Benfica". 
Estas são as prioridades imediatas, sendo que logo chegará o tempo de se promover o debate interno e perspetivar o futuro a médio/longo prazo, sabendo-se que a Direção já anunciou publicamente, e Rui Costa reiterou-o ontem na entrevista, que até final do ano haverá eleições.
Agora, o tempo é de vencer no campo."

Transição Defensiva – SL Benfica vs Marseille


"O momento da perda é seguramente aquele que obrigará a maior esforço físico ao longo de todo um jogo. Seja para reagir de forma rápida – sendo por isso obrigatório, mudar o chip (começa no cérebro) e a velocidade de deslocamento para tentar defender o lance antes do adversário assumir posicionamentos ofensivos – É mais fácil recuperar a posse enquanto opositores ainda estão juntos (porque estavam a defender), seja para assegurar uma recuperação defensiva eficaz. O propósito da recuperação é trazer ajuda para os elementos que ficaram atrás da linha da bola e que enfrentam a dificuldade de defender um espaço largo com poucos jogadores.
No Benfica vs Marseille, uma perda de Weigl por pressão – Quando é por pressão, o jogador fica eliminado! obrigou a esforço redobrado de toda a equipa. Também por estarem decorridos apenas 10 minutos, a resposta foi muito positiva."

Competências !!!


"6/03 - TAD anula cartão amarelo a jogador do Sporting;
29/07 - TAD: "não tem competência para decidir sobre a resolução de questões emergentes da aplicação das normas técnicas e disciplinares diretamente respeitantes à prática da própria competição desportiva"

E é isto de quem prometeu juízes.
O "todos temos de ajudar o Sporting Clube de Portugal", continua a ditar lei em Portugal."