Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Um ano decisivo? (tão decisivo como todos os outros)

"Temos de estar unidos, tal como estiveram os adeptos e a equipa. Ganharemos se não deixarmos que as divisões deem frutos.

ANO DECISIVO?
No início de cada época vamos tendo esperanças bem contraditórias: para os que acabaram de ganhar tudo começa com o receio de podermos não vir a ser tão competentes como o ano passado, neste caso para nós, BENFICA, como nos dois anos anteriores. Para quem perdeu o ano passado (ou para - como é o caso de um dos nossos competidores directos - para quem tudo perdeu nas duas últimas épocas) reacende-se a esperança, a fé de «este ano é que é». Frase, aliás, que outro dos nossos competidores directos bem conhece (para esses, é sempre este ano, até a matemática os aconselhar a começar a fazer contas para o próximo ano, e para o próximo, e para o próximo, e assim sucessivamente).
Para nós, será, como sempre, um ano decisivo, porque ao BENFICA se exige, sempre, que ganhe. E se se exige sempre, mais se exige quando se passou de tempos de reconstrução para tempos de resultados desportivos! Só assim se pode compreender a referência de Luís Filipe Vieira a «dores de crescimento». Ele será o primeiro, de entre nós, a saber conciliar o crescimento com mudança de paradigma, a conciliar formação com vitórias, a fazer coincidir (Rui) Vitória com (Tri) Campeão. Porque ser do Benfica voltou outra vez a ser incompatível com o conjugar do verbo perder.

MEIO E NÃO FIM
Ter medo da mudança é incompatível com a essência do BENFICA. Mas assumir a mudança como objectivo final será tão grave como prescindir da aposta na formação para mais facilmente podermos voltar a repetir as vitórias.
Lembro-me dos tempos em que as campanhas eleitorais no BENFICA se faziam em volta de quem seria mais fiel ao modelo do Ajax, na formação. Esse tempo passou, como aliás passou a hegemonia do futebol do Ajax na Europa, prova de que o recurso à formação, em exclusivo e como objectivo (em vez de ser um meio para atingir um fim), não nos levará onde queremos.
Sempre defendi a formação, não como um fim em si, mas antes como meio para, reduzindo os custos, podermos continuar a ganhar tudo! Tenho a certeza de que, finalmente, todas as jovens promessas made in Seixal serão devidamente valorizadas e aproveitadas pela actual equipa técnica, embora saiba que o recurso à formação não resolve todos os problemas na construção de uma equipa.
Depois, definido o objectivo (ganhar, sempre), encontrado um dos instrumentos para que isso aconteça (a formação), teremos de continuar a ter, ainda, a disponibilidade para, lá fora, encontrar cada vez menos - os que podem encaixar neste modelo de custos adaptados à realidade portuguesa, sem continuar a deixar de ter toda a ambição do Mundo.
E fazendo, como tem vindo a acontecer, que a passagem de cada jogador pelo BENFICA - seja ele da formação ou não - possa representar uma referência de estabilidade depois da adaptação, e de continuidade por cada vez mais e mais anos.

A VANTAGEM DOS OUTROS
Sabemos que este ano (mais ainda do que nos anteriores) todos nos quererão derrotar. Temos de estar atentos! Aos outros dois basta que nós não ganhemos. Isso daria o título de campeão a um deles e alegria (como se fosse campeão) ao outro.
Indistintamente, reconheçamos, porque eles tem mais inveja de nós do que gostam deles. Eu quero ganhar, sendo-me indiferente quem possa ganhar que não eu. Os outros querem que eu perca. Têm, por isso, uma vantagem: são, sempre o foram, dois contra um.
É verdade, mas, neste ano, as coisas - como se vê por uma entrevista de alguém de outro clube que perde metade da mesma a falar do BENFICA - vão exigir mais de nós!
Teremos de estar unidos, como estiveram os adeptos com a equipa nos últimos jogos, porque só unidos e sem criarmos divisões entre nós seremos capazes de ganhar.
Deixemos de lado ambições ou ódios pessoais, interesses ou leituras divergentes (embora muito respeitáveis e, algumas delas, a darem muito que pensar), candidaturas para o momento em que devam aparecer, discussões sobre o futuro quando o futuro estiver em discussão. O presente, esse é que tem de ser construído de vitórias. Porque, neste 2 contra 1, ganharemos se não deixarmos que as divisões comecem a dar frutos.

EXEMPLOS EM CAMPO
Sendo assim, este ano será tão decisivo como todos os outros. Temos, por isso, de ganhar! Com uma mudança estrutural? É a vida! Com uma aposta redobrada na formação? O futuro a isso obriga! Com menos aquisições e menos vendas? Sempre o defendi!
Mas isso também obrigará a duplicar, triplicar «a raça, o querer e a ambição» à BENFICA. Luisão (desde 2003/04), Gaitán e Salvio (desde 2010/11), André Almeida (desde 2011/12) ou, até mesmo, Jardel (desde 2012/13) têm de ser exemplos a seguir, com muitos anos de permanência no Clube, para que possam ir transmitindo não só o que significa ganhar, mas o que temos de fazer para ganhar dentro de campo!
A par disso, uma enorme abertura - de todos os que temos responsabilidades no BENFICA - para combater a conflitualidade com que nos vão atacar, sem virar a cara, e sem temer a desestabilização a que será conduzida a arbitragem, ao arrepio do que era exigido aos seus dirigentes, porque parecem servir uma estratégia que não é a sua, nem nada ter a ver com os interesse da arbitragem. Para tudo deveremos estar preparados. Não o fazer será meio caminho andado para perder. E eu quero, nós queremos ganhar! 123... TRICAMPEÕES outra vez!

SE EU FOSSE...
...DIRIGENTE DA APAF
Não saberia responder a quem me questionasse sobre as razões desta guerra surda contra tudo e contra todos.
Não saberia responder a quem me perguntasse se as minhas posições serviam outros interesses que não os dos árbitros.
Não saberia responder se confrontado com as razões de contestação dos critérios de avaliação e ponderação de exames técnicos e físicos se esses mesmos critérios fossem aplicados a todos os árbitros. 
Não saberia responder se me indicassem que, com base nessa contestação, há candidaturas ao próximo Conselho de Arbitragem, só porque isso convirá a um certo clube.
Não saberia responder, porque responder a cada uma dessas perguntas, se calhar, seria já pedir demasiado de mim.

...DIRIGENTE DA ARBITRAGEM DA UEFA
Ria-me das propostas de sorteio dos árbitros em detrimento da nomeação que existe em todo o Mundo, que alguns querem em Portugal!
Ria-me das greves aos exames, por razões de ponderação, que os árbitros fizeram em Portugal!
Ria-me da guerra pelo vídeo-árbitro, agora inventada para ocupar espaço mediático, para disfarçar derrotas ou justificar assessorias de imprensa mais ou menos veladas, que alguns querem em Portugal!
Ria-me do ridículo desta última ideia porque, sabe bem quem o defende, tal só é possível quando a jogada termina nesse momento e isso implique o reinício do jogo (como no ténis, no futebol americano ou, em determinadas circunstâncias, no râguebi), que alguns querem em Portugal!
Ria-me... até os avisar que, se não se deixam de brincadeiras, a UEFA deixará de levar a arbitragem portuguesa a sério."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Actualidades...

Uma pequena resenha aos temas do momento:
- Jonas é a prova de que não é preciso estar muitos anos no Benfica para perceber, o que é o Benfica. Neste caso, todos sabemos que o Jonas teve propostas muito melhores. Mas sempre disse (e cumpriu) que queria ficar no Benfica. Obviamente, não fica com um ordenado de 'miséria', mas fica...
- Salvio foi novamente operado, como estava previsto. Agora, é trabalhar... e esperar pelo regresso a 100%.
- O Benfica anunciou os resultados consolidados do último exercício, com um lucro de 7,1 milhões de euros, e uma significativa redução do passivo... Mantendo os resultados operacionais bem positivos, e sem 'trapalhadas' contabilísticas!!! A analise, mas pormenorizada fica para mais tarde...
- Nas modalidades, o Hóquei em Patins já conhece os nossos adversários na Liga Europeia: Bassano, Vic, Merignac.
- Já não é novidade, mas eu não anunciei aqui, a 'troca' de Centrais no Voleibol. O Brasileiro Rogério decidiu terminar a carreira, o Benfica não ficou quieto, e contratou o Internacional Canadiano Justin Duff... Provavelmente ficámos mais bem servidos!!! Dustin Schneider, nosso antigo jogador Canadiano acabou por ser importante em mais esta contratação surpresa...
- No Basket, a saída do Goran Nogic foi a notícia mais relevante dos últimos dias. Depois de muitos anos na Formação do Benfica, tornando o Benfica na melhor Formação Portuguesa, com muitos títulos, e com muitos jogadores espalhados por quase todas as equipas da Liga, o Goran optou por um novo desafio. Obrigado e até à próxima...!!!
- Para finalizar as loiras histéricas online, ficaram ofendidas com os €5 que o Clube pede, pelo novo Cartão de Sócio. Apetece-me escrever algumas coisas, mas muito sinceramente não tenho paciência, assim, e porque é mais fácil, 'Roubo' a Capa do «Às vezes sai todos os dias», do BnR B, que resume muito bem (como é habitual) a minha raiva!!!
PS: Já agora, amanhã é para ganhar, com 90 minutos à Benfica!!!

A pequena aldeia do futebol


"Ainda se está por perceber como é que Benfica, Sporting e FC Porto partilham tantas vezes a cobiça pelos mesmos jogadores. A história das contratações dos três grandes está cheia de casos de reforços que foram 'desviados' do seu percurso original por um interesse comum seguramente potenciado pela tremenda rivalidade que existe entre eles.
Os motivos não estarão, por certo, exclusivamente relacionados com a ânsia de tentar "passar a perna" ao rival. Há, obviamente, razões acrescidas que colocam os clubes na pista de jogadores que podem ser bons negócios. A pequena aldeia do futebol já não consegue esconder muitos segredos e Benfica, FC Porto e Sporting dedicam especial atenção a mercados que são trabalhados por especialistas ao melhor estilo dos garimpeiros.
O argentino Franco Cervi é o último exemplo de uma luta travada neste caso, entre Benfica e Sporting. Começou por ser dado como alvo dos leões, chegou mesmo a ser classificado como mais do que isso, mas a verdade é que vai acabar na Luz, depois de os encarnados terem sido mais incisivos na concretização do negócio.
A novidade desta história é a assunção por parte do Sporting que este jogador, Cervi, não deveria ter escapado e que tal desenlace foi motivo suficiente para afastar do pelouro das contratações um administrador da SAD. A medida pode ter duas leituras que até serão complementares: é a prova de que a cultura de exigência no Sporting não poupa os mais altos responsáveis e/ou uma forma de justificar a Jesus o fracasso de uma contratação que estaria entre as mais desejadas pelo treinador leonino."

Peitos há muitos, sua palerma!

"A polémica rebentou por causa de uma inovação nas camisolas do Manchester United postas à venda, passando a haver modelos para homens e para mulheres.
Tudo reside na profundidade do bico em V da gola concebido pela Adidas. Nos homens, platonicamente, mais perto do pescoço. Nas mulheres, sensualmente, mais perto do peito.
As adeptas estão divididas. Umas acusam esta ideia de sexismo e discriminação. Outros aplaudem-na. Barafustam as primeiras porque o modelo «obriga» as mulheres a mostrar parte dos dotes peitoriais. Replicam as segundas, reprovando os anteriores e únicos modelos masculinos, em que «parecia que era a camisola que as levava e não elas que levavam a camisola». Uma das mais críticas disse que «seria estranho usar uma roupa tão 'reveladora'. Não consigo relaxar e pular no estádio». São as que levam a questão a peito, porque estão de peito feito. Ao invés, outra internauta escreveu: «Amei o novo modelo. Celebremos as diferenças! É uma boa mudança, já que me sinto estrangulada por camisolas. As reclamações são das meninas que não têm peito para as preencher». E outra adiantou: «Numa hora, criticam quem as censura por mostrar o corpo, e noutra hora, condenam inovações que lhes valorizam o corpo». São as que, do fundo do peito, consideram a Adidas um amigo de peito. Alegam, ainda, que o novo modelo não é obrigatório, podendo optar pelo masculino. Por falar em masculino, os homens, menos dados a filosofias, estão felizes com a inovação. «O que é de gosto regala o peito», diz o ovo.
Já agora, será que a expressão da gíria «peitudo e raçudo» será posta em causa?"

Bagão Félix, in A Bola