Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Manobras circenses

"Não pensem os benfiquistas que as manobras circenses em curso visam apenas distrair as massas adeptas rivais dos inêxitos e das frustrações em que estão mergulhadas. Os últimos anos foram excelentes para nós, mas esta overdose de êxito encarnado provocou proporcional depressão, ira e frustração nos adversários. Ora adversários deprimidos, irados e frustrados podem não ser adversários lógicos, mas serão sempre adversários perigosos. Podem não ter treinador mas têm microfone, podem não ter jogadores mas têm imprensa, podem até não ter fio de jogo, mas vão sempre ter jogadas. Temos que ter nível, ter calma, mas sobretudo ter uma competência transcendente no campo.
A nossa superioridade tem que ser esmagadora dentro das quatro linhas para vencermos. A história já provou que só em campo os poderemos vencer. Esta época, dos vinte pontos que perdemos no campeonato, 11 foram com erros directos de arbitragem em nosso prejuízo (Setúbal nos dois jogos, Boavista em casa, Sporting em Alvalade, etc, etc). Sem erros teríamos ganho com mais de 15 pontos de vantagem, e não nos queixamos. Temos que ser muito fortes, que mostrar união, competência e a lucidez de não responder sempre que alguém sai do manicómio aos berros.
Vender bem e pouco, comprar com inegável qualidade, e apresentar uma equipa para responder em campo ao ruído é a melhor profilaxia. Temos que fazer uma grande equipa, daquelas que nos dá orgulho e prazer em ver jogar. Essa é a melhor resposta, a única resposta ao nível do Sport Lisboa e Benfica, e assim continuar a gritar pelos nossos estádios: «E para o ano há mais!» A grande resposta terá que ser, uma equipa enorme!
E logo pelas 19h também há basquetebol na Luz!"

Sílvio Cervan, in A Bola

Está quase!

"O Sport Lisboa e Benfica é tão grande e bem-sucedido, que, nesta altura do ano, não há fim-de-semana em que não celebremos conquistas: Bicampeões nacionais de Iniciados de Futebol, bicampeões de Juniores de Andebol e vencedores da Taça de Portugal de Hóquei em Patins (feminino). Está a ser uma grande temporada para o nosso clube, que se espera vir a ser ainda melhor!
Refiro-me, hoje em particular, ao basquetebol e ao Basquetebol e ao Hóquei em Patins.
Na bola ao cesto, apesar de uma ou outra derrota inesperada ao longa da época, a verdade é que, excepção feita à Supertaça ao jogo inaugural do ano desportivo, temos estado muito bem nos momentos decisivos. A vantagem de 2-0 na final do play-off, conseguida em duas partidas disputadas no pavilhão do FC Porto, deixa-nos a somente a uma vitória do título. Caso a consigamos obter, será mais uma excelente temporada, entre tantas na gloriosa história do nosso clube na modalidade, a que acrescentaremos o título de campeão nacional aos triunfos da Taça de Portugal e da Taça da Liga.
No Hóquei apesar da derrota sofrida no Porto (com queixas de arbitragem, refira-se), conseguimos pelo menos preservar a liderança, ao garantir a vantagem caso terminemos empatados na classificação com o FC Porto. Faltam duas jornadas, ambas complicadas, mas a nossa equipa já provou ter competência e atitude para superar as dificuldades, o que me deixa optimista.

P.S. No primeiro jogo da final do campeonato de Basquetebol, notei a presença do nosso ex-jogador de Andebol António Areia. Como desde que ingressou no FC Porto, os portistas passaram de crónicos vencedores a recorrentes perdedores, mais acreditei ainda que sairíamos vitoriosos do Dragão Caixa."

João Tomaz, in O Benfica

Festival de Papagaios

"Agora que a época futebolística acabou, vamos assistir a uma mudança de estratégia por parte dos perdedores. Se, durante a temporada, houve um choro compulsivo por tudo e por nada - erros de arbitragem, tratamento pela comunicação social, queixinhas à Liga e à Federação - agora começou aquele período em que eles são campeões: a pré-época.
Já começamos a ver contratações 'cirúrgicas', festejos exagerados de conquistas no futebol feminino e ténis de mesa (que tentam esconder os fracassos desportivos e financeiros da equipa principal de futebol) e até já os vemos a prometer uma época de conquistas sem igual. Nada de novo para os lados do eterno terceiro classificado.
Pensava eu, no entanto, que pelo menos os comentadores com ligações ao universo verde e branco fossem aproveitar o defeso - pela palavra do jargão futebolístico - para descansar o neurónio, mas não. Enganei-me. Numa rápida pesquisa pela agenda de Junho, vejo que, no fim deste mês, a 24 e 25 de Junho, ali para os lados de Alcochete, vai haver competição à séria entre eles. É a 15.ª edição do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete. Diz a notícia que vai reunir os melhores praticantes da modalidade. Ah, não... enganei-me novamente. Parece que esta prova é mesmo de papagaios, mas de papel, com demonstrações de acrobacias, voos sincronizados, exposições e atelieres de aprendizagem. Fica então o meu pedido de desculpa a quem vai estar na Praia dos Moinhos a competir.
Não os outros papagaios, lançados ao vento para dizer ámen ao dono ou simplesmente para dizer mal do SL Benfica. É que até a campanha com o Banco Alimentar contra a Fome esses papagaios foram capazes de criticar..."

Ricardo Santos, in O Benfica

Operacionais

"As conclusões do relatório financeiro da prestigiada consultora KPMG provam mais uma vez, que o Sport Lisboa e Benfica é a mais poderosa e profissional organização desportiva do País. Na lista dos 32 clubes europeus mais valorizados em 2016, o Glorioso figura no 23.º lugar, com uma avaliação comercial de 340 milhões de euros.
De 2015 para 2016 crescemos quase 20 por cento. Se esta posição neste ranking nos enche de orgulho, o que dizer acerca do facto de o SL Benfica ser o clube europeu que dá mais lucro? Quem ler com olhos de ver o estudo conclui que o Benfica é o clube que tem maior lucro relativamente às receitas que gera. Ou seja, por cada 100 milhões de euros em receita, incluindo a alienação dos passes de atletas, registámos 30 milhões de lucros. Em termos de resultados operacionais, batemos clubes como Tottenham, At. Madrid, Sevilha, Schalke 04, At.Bilbao, Lyon, Leicester, Manchester United e Borussia Dortmund.
Como explicar este verdadeiro milagre? Como explicar o facto se sermos o único clube português a figurar nesta lista? Domingos Soares de Oliveira, administrador-executivo da SAD, revelou o segredo ao jogar A Bola: 'Temos feito um esforço  no sentido de fazer crescer as receitas de forma mais rápida do que aquilo que são os custos operacionais'.
Domingos Soares de Oliveira deixou-nos ainda sinais de esperança para o futuro, ao sublinhar que os novos projectos que estão a ser desenvolvidos, quer a nível internacional, quer ao nível do digital, produzirão resultados significativos no espaço dos próximos 5 anos. Ou seja, em 2022 a marca Benfica e a SAD valerão ainda mais."

Pedro Guerra, in O Benfica

Sensibilidade e bom sendo

"Um erro (rapidamente resolvido) na contratação de um jogador de Voleibol, levantou uma questão bastante pertinente nestes tempos em que o desporto já pouco se compraz com amores a camisolas. 
De facto, seria hoje fantasioso defender que qualquer profissional vestindo circunstancialmente as nossas cores, tivesse de se assumir como benfiquista desde pequenino. Há inúmeros casos - no futebol e nas restantes modalidades - de grandes jogadores, admirados por todos nós, que nasceram com simpatias diferentes. Ao invés, Vítor Baía, Moutinho, Figo, Futre, Paulo Bento ou Fernando Santos, entre outros, são exemplos de figuras que gostavam do Benfica na infância, e acabaram por servir, com todo o profissionalismo, os nossos rivais directos. Não é isto, obviamente, que está em causa.
Não podemos exigir simpatias. Temos, porém, de exigir respeito. E quanto a respeito, como quanto a seriedade, não se abrem excepções.
Todo o desporto profissional é alicerçado nos adeptos. Sem eles não haveria quotização, bilheteira, televisão ou patrocínios. Não haveria nada.
Sem adeptos, CR7 jogaria, anónimo, com os amigos nas ruas do Funchal. Seria o melhor da rua, mas não ganhava um cêntimo. São os adeptos, e apenas eles, que pagam toda a máquina de distribuição de dinheiro em que se transformou o desporto profissional. Têm, por isso, de ser respeitados, sob pena de nada mais fazer sentido.
É preciso, pois, algum cuidado para que situações deste tipo não se repitam. Não são boas para ninguém – desde logo para os próprios atletas. Neste caso concreto, o bom senso acabou por imperar. Fica a lição para o futuro."

Luís Fialho, in O Benfica

Umas contas da concorrência-prodígio

"Foram publicadas no pretérito dia 5 de Junho de 2017 as contas de uma SAD da concorrência. Nesse relatório publicado, é mencionado que foram alcançados resultados positivos no montante de 35 089 milhares de euros.
Até que poderia ser, tendo em atenção a alienação de dois jogadores, por valores bastante razoáveis. Mas mesmo assim...
Compulsando de forma rápida a Demonstração de Resultados por Natureza, verificamos que os resultados operacionais das transacções com jogadores foi positivo de 52 025 milhares de euros. Compulsando as notas 8 e 9, anexas às Demonstrações Financeiras, chegamos à conclusão, numa análise muito rápida, de que apenas tem vendas de jogadores. Gastos com aquisições não há.
Chegamos então à conclusão de que, entre 1 de Julho de 2016 e 31 de Dezembro de 2016, a Sporting SAD não comprou jogadores, nem gastou um cêntimo com a sua aquisição.
Vamos aguardar pelos desenvolvimentos para efectuarmos uma análise completa e minuciosa sobre este prodígio. Conseguir comprar jogadores sem pagar um cêntimo.
Oxála as contas da Sporting SGPS SA consigam abarcar estes valores todos!
(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica

Alvorada... com o Manteigas !!!

A culpa é do Benfica vs. 36780352 !!!

A culpa é do Benfica vs. 29949838 !!!

A culpa é do Benfica vs. 19332073 !!!

Fake News III

"Para as pessoas que gostam de comentar sobre o alegado poder que o Benfica tem na comunicação social, está aqui um belo exemplo. Um canal nacional, no caso a SIC Notícias através de um seu jornalista que recentemente participou numa espécie de orgia informativa com um presidente de clube, achou por bem replicar uma compilação de dados que uma suspeitissima página no facebook, de cujos autores não se conhece a identidade, realizou sobre os jogos do Benfica apitados pelo grupo dos oito e os não apitados.
E no auge deste macabro exercício de jornalismo, acontece o mais chocante...que é o jornalista reconhecer que os dados não foram validados. Eu explico...alem da fonte ser suspeitissima, o que vem em todos os manuais de bom jornalismo é que se confirmem e validem as informações antes mesmo de serem divulgadas. O Benfica manda mesmo nisto tudo."
"


"QUALQUER COISA GATE!
Amigos paroquianos. Está quase na hora da missa do galo. Recebi esta homilia por email e nele se revela toda a verdade sobre o Novo Testamento Arbitral. Antes de ir pregar a outra freguesia gostaria que algum de vós reencaminhasse o seu teor para um jornal desportivo interessado em fazer primeiras paginas com estatísticas manipuladoras ou para algum canal de televisão interessado em informação não validada. Então, com a vossa licença...cá está o Apito Escondido com o Rabo de fora..
PS: Desculpem o nome pouco católico.

«Jorge Sousa foi o árbitro mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas: 
Benfica ganhou 58% dos pontos em disputa com Jorge Sousa (contra 81% com os restantes árbitros) 
Porto ganhou 75% dos pontos em disputa com Jorge Sousa
Artur Soares Dias foi o segundo mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas: 
Benfica ganhou 68% dos pontos em disputa com Artur Soares Dias (contra 81% com os restantes árbitros) Porto ganhou 74% dos pontos em disputa com Artur Soares Dias
Carlos Xistra foi o terceiro mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas. 
Benfica ganhou 64% dos pontos em disputa com Carlos Xistra (contra 81% com os restantes árbitros) 
Porto ganhou 83% dos pontos em disputa com Carlos Xistra»


"Os últimos dias tem sido reveladores da hipocrisia que reina em Portugal no meio desportivo e até jornalístico. Quando foi denunciada a cartilha do Benfica e o seu conteúdo, especialistas isentos como Rui Santos deixaram-se chocar pelo conteúdo e pela sua alegada baixeza, ignorando o crime que esteve na origem da sua divulgação. Recentemente foi tristemente divulgado um off do presidente do Sporting com uma dezena e meia de jornalistas e ao mesmo Rui Santos e outros especialistas já não chocou a alegada baixeza do seu conteúdo mas sim a preocupante revelação da conversa. Este é apenas um de vários exemplos da decência jornalística que temos, actualmente e da hipocrisia de uma estrategia levada a cabo por dois departamentos de comunicação e seus pagens com o objetivo de denegrir o Benfica e as suas conquistas. Mas há mais...e o dia é longo. Como diz o outro há mais material e está bem guardado."


PS: Independentemente do que dizem os manuais de relações públicas e boas práticas de gestão comunicacional, eu muito sinceramente não compreendo como é que o Benfica continua a ter relações normais com jornaleiros e avençados deste tipo...!!!
Mais do que a 'divulgação' do sabujo Marques, o 'copy/paste' que foi feito por praticamente todos os jornais, e televisões é absolutamente nojento... Aparentemente nem leram os e-mail's!!!

Benfiquismo (CDXCIV)

Festa na neve...

Aquecimento... com Pesos Pesados !!!