Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Preparados


"Ponto final no ciclo de preparação para a nova temporada, cujo início se reveste de dificuldade acrescida em torno da participação na 3.ª eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Estão agendados três desafios na primeira semana de competição. O jogo de estreia será em Moscovo, no dia 4, relativo à primeira mão da eliminatória disputada com o Spartak, seguido do desafio em Moreira de Cónegos (dia 7) no pontapé de saída do Campeonato Nacional e da receção ao Spartak, no dia 10.
Desde que foram iniciados os trabalhos no passado dia 25 de junho, a nossa equipa tem-se vindo a preparar afincada e intensamente, norteada pelo objetivo de entrar com o pé direito na temporada, que se sabe exigente, como o é sempre face às aspirações de um clube com a grandeza do Benfica.
O balanço é francamente positivo, com o plantel a dar importantes sinais de estabilidade. Jorge Jesus, em declarações após o término da derradeira partida de preparação com o Marselha, deu conta da sua satisfação com o desempenho da equipa nos últimos dois jogos, frente a adversários difíceis como o são Lille, campeão francês, e o já referido Marselha, habitualmente um dos melhores emblemas franceses e muito reforçado neste defeso.
O nosso treinador elogia ainda o trabalho desenvolvido pela equipa ao longo da pré-época e, quanto ao embate com o Spartak, o qual considera um adversário "forte", realça que o Benfica terá mais uma semana de preparação e que haverá tempo para "trabalhar com o objetivo que temos para esse jogo".
Noutra latitude, esta manhã acompanhámos o invulgar abandono precoce de Telma Monteiro de uma competição internacional.
É da mais elementar justiça que dirijamos uma palavra de apoio e carinho para a nossa magnífica judoca, eliminada dos Jogos Olímpicos no ponto de ouro, ao fim de quase dez minutos de combate da 2.ª eliminatória, após ter vencido na estreia da presente edição da prova por ippon.
A saída prematura do certame por parte da melhor judoca portuguesa de sempre não deslustra a extraordinária carreira de Telma Monteiro, bronze em 2016, no Rio de Janeiro, e múltipla medalhada em Campeonatos do Mundo e da Europa e Jogos Europeus.
Estamos convictos de que Telma Monteiro continuará a dar muitas alegrias aos portugueses, os benfiquistas certamente com particular carinho. É uma verdadeira campeã, trata-se de uma atleta com uma carreira ímpar a quem sempre lhe foi reconhecida excelsa competência e inigualável capacidade de superação. Obrigado, Telma!"

Emissão de obrigações: SAD arrecada 35 milhões de euros


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD atingiu o objetivo proposto ao alcançar os 35 milhões de euros com a emissão obrigacionista 2021-2024.

Segundo a informação divulgada pela Euronext Lisboa e publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nesta segunda-feira, 1887 investidores adquiriram as obrigações da SAD do Benfica, registando-se uma procura total de 35,179 milhões de euros.
A Oferta Pública de Subscrição, que tinha um valor nominal de cinco euros por obrigação, garantia uma taxa de juro bruta de 4%. A maturidade desta operação ocorre dentro de três anos, a 28 de julho de 2024."

Soualiho Meité | O cadeado de Jesus para o miolo


"O Sport Lisboa e Benfica tem aproveitado a abertura de mercado para reforçar o seu plantel com o intuito de atacar a nova temporada. Recentemente aterrou em Lisboa Soualiho Meité, médio centro de 27 anos proveniente do Torino FC, ainda que na temporada transata tenha jogado pelo AC Milan.
Internacional pelas camadas jovens gaulesas, Meité chega à Luz para o miolo encarnado, podendo atuar tanto na posição “6” como na posição “8”, pese embora não tenha uma qualidade de excelência ema ambas. Não deixando de ser um bom jogador, chega para terrenos ocupados por Weigl e João Mário/Pizzi, respetivamente, e será difícil ganhar um lugar no onze inicial.
Meité chega, creio, para ser médio defensivo e é um jogador de passada larga, que recupera a sua posição defensiva rapidamente e com capacidade de se impor fisicamente. No entanto, tem um concorrente a altura no plantel, um jogador que foi, inclusive, um dos melhores do Sport Lisboa e Benfica na temporada passada.
Quando comparado a Weigl, Meité é claramente inferior em posse e com pior capacidade de decisão no transição para o plano ofensivo, até porque tem mais dificuldade em jogar sob pressão e em espaços curtos. Em terrenos mais subidos, o médio peca pela falta de criatividade no último terço.
Julgo que a contratação de Meité não faz muito sentido quando se tem Florentino no plantel. E se era uma alternativa a Al Musrati, fica muito a desejar. João Mário parece ser a opção de Jorge Jesus para a posição “8” e a alternativa passará sempre por Pizzi ou Taarabt e nunca por Meité, daí considerar a vinda do ex-Torino FC desnecessária.
Contudo, há uma alternativa que coloca Meité como uma contratação viável e seria apenas se o SL Benfica pretender jogar com um meio-campo a três. Num esquema tático 4x3x3, com Weigl e Meité a jogar nas costas de João Mário, a equipa teria mais soluções defensivas, mas colocariam outros problemas para o técnico encarnado, tais como o elevado número de jogadores disponíveis para a frente de ataque que ficariam sem espaço.
Jogadores como Chiquinho e até mesmo Waldschmidt, que não são pontas de lança, mas sim segundo avançados, ficariam sem lugar na equipa e não teriam grandes hipóteses para jogar. Também Haris Seferovic, Rodrigo Pinho, Darwin Nunez, Carlos Vinícius e Gonçalo Ramos estariam todos a lutar por um lugar, o que não se torna viável.
Um meio-campo a três poderia funcionar, até porque daria continuidade ao esquema tático utilizado na formação e que traria mais facilidade de adaptação aos jovens que sobem à primeira equipa encarnada, no entanto, quando analisados os jogadores que estão na equipa principal, torna-se praticamente impossível implementar-se este modelo de jogo.
Falou-se, durante muito tempo, do interesse do Sport Lisboa e Benfica em Al Musrati, do Sporting Clube de Braga e se Soualiho Meité chegou como seu substituto, os encarnados ficaram claramente a perder. O líbio é muito mais jogador, para além de ter como vantagem o conhecimento que tem pela Primeira Liga."

Benfica After 90 - End of Pre-Season...

Corre Rafa, Corre


"O pouco Benfica que houve na noite de ontem foi de inteira responsabilidade de Rafa Silva – com um jogo tão desligado, as correrias do extremo encarnado podem ser um ponto de salvação. Só em Transição Ofensiva – passagem do momento defensivo para o ofensivo – o Benfica desequilibrou. Se no primeiro lance, Rafa resolve de forma brilhante no primeiro momento da transição, descobrindo Taarabt na frente, no segundo é o combinar de movimentos diferentes que arrastam defesas e geram o espaço onde Rafa entrou."

Luisão...

1, 1 teste


"Segue a pré temporada encarnada no mesmo ritmo pouco entusiasmante com que “passeou” pela época passada. Em ataque posicional, carece de maior qualidade quer de combinações coletivas, quer de capacidade individual – Ter nos quatro homens da frente, Pizzi, Rafa, Ramos e Taarabt é desde logo sinal de que apenas um terá capacidade de desequilíbrio. Se a tal juntarmos laterais sem a velocidade de deslocamento que tantas vezes faz a diferença no corredor lateral, facilmente se conclui que para criar será preciso algo de extraordinário.
Como que a prová-lo, foram as duas arrancadas de Speedy Rafa que abanaram o jogo do Benfica – Sofreu penalty e marcou o golo que viria a ser anulado.

Organização Defensiva no Meio Campo Ofensivo – HxH

A incapacidade para ser perigoso com bola, para dominar o jogo em posse é óbvia e um problema que não se resolverá fazendo o mesmo e utilizando os mesmos jogadores.
Cada vez mais notória é a forma como os encarnados procuram defender sempre que a bola se encontra no meio campo adversário – Homem a Homem a campo todo, que permitiu somar algumas recuperações da posse, mas que faz também consentir vários momentos em que a sua linha defensiva fica exposta e obrigada a defender espaços largos com pouca relação numérica. Beneficia de ter centrais de grande categoria. Porventura, o ponto mais forte de todo o conjunto encarnado.
Sem qualidade desequilibradora na frente – O Benfica precisa que Everton rubrique uma temporada de excelência para poder encurtar distâncias para os dois rivais – o jogo no Estádio da Luz foi arrastando-se numa toada pouco veloz, pouco criativa e como tal, sem lances de perigo.
Ao golo de Pizzi de penalty, respondeu Payet num lance genial, mas que voltou a colocar bem patentes as dificuldades que Grimaldo tem no 1×1 defensivo.

5x4x1 que se transforma em 3x4x3 com a projecção de laterais e alas

No segundo período, Jorge Jesus experimentou um sistema que provavelmente passará a plano A com o tempo. Porque permite utilizar os três centrais – Eles que são provavelmente as três mais valias de toda a equipa. Todavia, apesar da qualidade que ganha na ligação para o ataque – onde Lucas é tremendo, perde em presença na frente. Pizzi define com categoria na fase da finalização, mas em tudo o que seja criar, sem espaço perde tempo e é ineficiente e ineficaz. Gil Dias não tem nível defensivo para um clube da dimensão do Benfica, e ofensivamente jogando de pé trocado, deixa o seu jogo muito previsível – Muito tem sentido a ausência de Diogo Gonçalves no corredor direito.
O jogo encarnado continua lento, previsível, e preocupante. Talvez o caminho seja mesmo o de assegurar competência defensiva e construir o seu jogo a partir daí, à semelhança do que fez o actual campeão nacional.

Figuras:
Rafa Silva – Sempre esporadicamente, mas é das iniciativas individuais de Rafa que vive todo o ataque do Benfica;
Gonçalo Ramos – A passada larga que se torna eficaz não apenas na chegada à frente com bola, mas também nos momentos de pressão, e a confiança que denota agora também fora das zonas de finalização tornam Gonçalo uma possível primeira opção muito forte para o ataque encarnado. Contudo, não é um criador, e precisa que o alimentem;
Lucas – Otamendi – Vertonghen – A qualidade do passe vertical ou para o lateral, expresso na forma tensa como batem a bola e rasgam linhas adversárias é uma tremenda mais valia, num trio que ainda traz presença forte nas bolas paradas, e imponência no duelo defensivo. Mas, precisam também eles que na frente haja qualidade para receber e jogar em zonas de criação."

Vermelhão: último ensaio...

Benfica 1 - 1 Marselha


Último jogo antes do início oficial da época, desta vez não vencemos, não até foi um jogo com uma intensidade interessante para o habitual das pré-épocas, com um adversário muito motivado, a ajudar! Não foi bonito, nem muito bem jogado, mas deu para observar algumas coisas:
- a 'tentativa' de meter o Otamendi a jogar em 442 (para mim não dá...)!
- a dupla João Mário/Taarabt a pensar no jogo de Moscovo....
- o regresso dos 3 Centrais no 2.º tempo, para deixar a dúvida no ar, se vamos jogar assim, ou com uma linha de 4 em Moscovo!
- sem o reforço francês, continuamos a demonstrar falta de capacidade física na pressão...
- opções estratégicas, desta partida, claramente condicionadas pelo jogo com o Spartak... umas para 'testar' outras para dificultar a 'observação' do adversário!
Diga-se ainda que neste momento o Everton(da seleção) e o Darwin fazem muito falta... Foi pena Meite não ter minutos hoje! O Gedson merecia mais minutos.... no lugar do Pizzi!
Sem o Digi e o Almeidinhos, estamos dependentes do Gilberto...