Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

London calling !!!

Chelsea B 0 - 3 Benfica B
Gonçalves, Carvalho, Dias


Boa vitória em Londres, com uma equipa repleta de jovens, alguns Juniores (os 3 marcadores são Juniores!!!)... Em mais um festival do Renato.
Duas vitórias em dois jogos, a caminho da próxima fase...

Agora, com estas competições pelo meio (Premier League International Cup e UEFA Youth League), os jogos da II Liga ficam mais difíceis. Na Segunda, no Seixal, às 18h temos o Benfica B - Feirense.

Os senhores e os garotos

"Hoje a bola volta a saltar em Barcelos. É Taça de Portugal, mas ainda bem que voltamos a ter futebol dentro das quatro linhas. Fora do terreno de jogo, o nível não podia descer mais e, por isso, nada melhor que ver futebol a sério para relativizar a selvajaria fora dos relvados. Pode dar share televisivo, vender jornais, animar as hostes menos dotadas intelectualmente, mas, sinceramente, quando se fizer o balanço, são menos os que gostam do jogo. Ignorar segue sendo a forma mais sublime de mostrar a diferença.
Esta segunda-feira, almocei no Wish com vários amigos, portistas na maioria, um dos quais é dos maiores portistas que conheço (impossível gostar mais do FC Porto), meu amigo há 20 anos. No final deu-me uma camisola do Benfica, porque o filho é benfiquista e queria umas assinaturas dos jogadores encarnados na camisola. Quando o amor ao clube não subverte as regras do civismo, quando os patamares não se misturam nem confundem nota-se a diferença. É por isso que há senhores e há garotos.
É por isso que rapidamente o futebol deve excluir os garotos.
A Selecção Nacional conseguiu o apuramento, prosseguindo as goleadas por um golo de diferença, mas o Benfica ficou sem um lateral-direito que nos faz muita falta. Nélson Semedo e o Benfica são os grandes derrotados da deslocação à Sérvia. Numa altura em que André Almeida e Samaris juntos no meio-campo ajudavam, e muito, a subida de qualidade e equilíbrio do jogo do Benfica, esta lesão constituiu mais uma dor de cabeça para Rui Vitória.
Na ambição de voltar a ganhar a Taça de Portugal não há margem para erro logo frente ao Vianense. A deslocação a Istambul, em altura de convulsão política e social na Turquia, será mais um teste às nossas capacidades europeias mas logo, em Barcelos, o jogo é mais decisivo e importante para quem quer vencer a Taça."

Sílvio Cervan, in A Bola

Nunca se viu nada assim...

"O silêncio com que o Benfica tem respondido às declarações de Bruno de Carvalho não significa nem aceitação, muito menos conformismo, relativamente ao que está diariamente a acontecer. Luís Filipe Vieira disse, há uma semana, que o clube da Luz saberia defender o seu bom nome e as cenas que se seguem nesta novela vão ter os tribunais por palco. Os encarnados estão a coligir matéria que sustente um processo judicial contra o Sporting - já que Bruno de Carvalho tem falado sempre na qualidade de presidente da agremiação de Alvalade - e durante o mês de Novembro deve dar entrada no tribunal uma acção contra os leões, que visa o ressarcimento por danos reputacionais de que o Benfica se diz vítima. Não tenho memória de uma tão acentuada degradação de relações entre os eternos rivais como a que se vive hoje. Nem consigo recordar uma situação em que se torne tão difícil o regresso à normalidade. As feridas são profundas, têm um cariz pessoal, e não irão sarar sem deixar cicatrizes irreversíveis. Bruno de Carvalho, há dois anos e meio na presidência dos leões, trouxe consigo uma estratégia de confrontação permanente, visando inimigos internos e externos. A reputação dos ex-presidentes do Sporting dos últimos 25 anos foi colocada em xeque e não é crível para ninguém que Bruno de Carvalho venha a fazer as pazes com essa parte da vida do clube. Para fora, o líder dos leões já foi protagonista de uma guerra como FC Porto e está agora embrenhado numa luta sem quartel com o Benfica. Poder-se-á dizer que foi a forma que escolheu para se afirmar internamente e transportar o Sporting, externamente, para um patamar de relevância mais elevado. Com que rostos? O futuro encarregar-se-á de responder. Com uma certeza, desde já: nada será como dantes..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Primeiro, os grandes

"Hoje vamos a Barcelos jogar com o Vianense. E seria uma falta de respeito estar a perder tempo a falar do próximo jogo do Campeonato, já que ainda faltam nove dias e, pela frente, ainda temos mais um encontro para a Liga dos Campeões. É assim com as equipas grandes, há sempre muitos motivos de distracção, tal a quantidade de provas em que participam. Bem sei que há mais de duas semanas (há quase 110 anos, para ser mais preciso) que os adeptos da segunda maior equipa de Lisboa acordam, vivem e adormecem a pensar no SL Benfica, mas tenham calma. Escusa o seu presidente de andar carregado com fotocópias, fazer conferências de imprensa, comunicados, inventar histórias, lançar pedras para obras que não avançam ou processar adeptos que não pensam como ele. Não vale a pena, não leva troco. A resposta é dada sempre em campo. Desde 1904 que é assim.
Concentremo-nos pois nas equipas importantes, como o Vianense, fundado em 1898 e que disputa o Campeonato Nacional de Seniores. É muito positivo que o Bicampeão Nacional vá ao Norte. O estádio vai estar cheio, os Benfiquistas da região não vão faltar à chamada e a festa fora do campo parece estar garantida. Para que aconteça também no relvado é preciso seriedade e respeito pelo adversário de um escalão inferior. E se o SL Benfica quer voltar ao Jamor tem que ganhar todos os jogos. Conto com isso. Só depois virá a terceira jornada da Liga dos Campeões, com a difícil viagem à Turquia. Uma vitória em Istambul é um passo decisivo para conquistar um lugar na próxima fase, mas só se pode pensar nisso depois de passar o exame da Taça.
Quanto ao que vem depois, não perdem pela demora."

Ricardo Santos, in O Benfica

O farol

"Bem fez Luís Filipe Vieira, nos discursos proferidos na semana passada, em recomendar que não liguemos ao ruído e que nos concentremos no Benfica. Tem toda a razão!
Afinal de contas, que credibilidade se poderá dar a alguém que faz do anti-benfiquismo um dos seus grandes trunfos na tentativa de arregimentar os seus e, possivelmente, de desviar a atenção de temas nebulosos relacionados com a gestão do seu clube?
Mas o Benfica, mais que a Némesis, acaba por ser, também, o farol daquela gente. Só assim se compreendem afirmações como "Só estamos a 28 mil Sócios do Benfica" ou "Só temos menos um milhão de adeptos que o Benfica". Além de que são inverdades, desmentidas por diversos estudos e pelo registo dos associados de ambos os clubes (32 mil de diferença e o SLB não ofereceu a possibilidade a antigos Sócios com quotas em atraso de retomarem o pagamento das mesmas, congelando aquelas que ficaram por pagar, só perdendo antiguidade).
O problema deles é que o SLB, enquanto farol, não os ilumina, pelo contrário ofusca-os de tão brilhante e poderosa que é a sua luz, emanada pela quantidade e qualidade ímpares de adeptos, palmarés invejável, prestígio granjeado mundialmente, credibilidade por todos reconhecida e capacidade de inovação, investimento e captação de parceiros comerciais. Enfim, por tudo o que lutamos dia-a-dia, sem qualquer necessidade de ter os rivais no centro do nosso discurso, e pela verdade dos números, infinitamente mais forte que qualquer demagogia barata, populismo bacoco ou ódio de estimação, próprios de quem, à falta de melhores argumentos, com isso revela somente o seu complexo de inferioridade."

João Tomaz, in O Benfica

Futebol fantasma

"O adiamento do União-Benfica levanta questões subjacentes que, mais tarde ou mais cedo, terão de ser objecto de reflexão profunda.
Na origem do caso está a inexistência de um estádio com condições para um clube disputar os seus jogos, problema que já se colocou esta temporada em Tondela e em Arouca.
Diga-se que estes e outros clubes da primeira liga, além de não terem estruturas, também não têm... adeptos. Ou seja, são realidades mais ou menos fantasma, que, suponho, apenas servem para satisfazer caciquismos locais sem qualquer expressão popular. São inexistências desportivas, cujo lugar jamais poderia ser num Campeonato altamente profissionalizado. Conheço razoavelmente a realidade de pequenos clubes e de pequenas cidades, e intriga-me como se financiam os Moreirenses, os Aroucas, os Uniões e os Tondelas. Não sei como pequenos municípios, ou mesmo freguesias, com pompa, mas sem circunstância, alimentam clubes de primeira divisão, recheados de jogadores estrangeiros, sem bancadas, sem sócios, nem adeptos. Também é estranho que a região autónoma da Madeira (cuja beleza tanto admiro, e cujas gentes muito prezo) mantenha três clubes (!!!) no principal Campeonato. Recordo, por exemplo, que o Algarve está à margem do Futebol maior, para não falar em todo o interior do país, ou até nos Açores.
Se queremos um Campeonato equilibrado, competitivo, espectacular, e com estádios cheios, este não é o caminho. Com metade dos clubes, estruturas à altura, e paixão nas bancadas (e já agora, também com ordenados em dia), o Futebol português poderia atingir o nível que merece. Haja bom senso para tal."

Luís Fialho, in O Benfica

Bruno o ilusionista de Alvalade

"Mais cedo ou mais tarde as crianças apercebem-se do modo de agir dos ilusionistas. Ou seja, estes fazem com que se olhe para uma mão enquanto tudo se passa na outra. Posto isto, olho para Bruno de Carvalho (um homem claramente obcecado pelo Benfica e com um claro complexo de inferioridade) como um ilusionista que começou agora a actuar em festas para crianças de três anos que topam imediatamente que os seus truques são mal feitos e que começam a apupar o ilusionista. Claro está que existem sempre meia dúzia de crianças (neste caso adeptos do Sporting) que ficam com os olhos presos na mão que o ilusionista tanto abana acreditando nos seus poderes mágicos.
Transpondo o mundo da ilusão para o mundo do futebol e fazendo de Bruno de Carvalho o ilusionista de Alvalade só o vejo a abanar a mão direita para que todas as pessoas não tirem os olhos dela. E faz isto sempre na esperança de que as pessoas não se apercebam daquilo que está a acontecer na sua mão esquerda. Vamos por partes...
"Olhem aqui na minha mão direita a camisola e os almoços que o Benfica oferece aos árbitros, assistentes e observadores. Olhem, olhem, olhem", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda está um processo em que um vice presidente do Sporting (em funções) mandatou outra pessoa para depositar dois mil euros na conta de um árbitro assistente.
"Olhem aqui na minha mão direita o pedido para que o Benfica desça de divisão. Olhem, olhem, olhem", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda está a eventualidade de o Sporting ser despromovido para outra divisão.
"Olhem aqui na minha mão direita o processo ridículo do Benfica ao Jorge Jesus", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda está o processo a Marco Silva com base na roupa e numa reunião que ele próprio desmarcou (sem que o assuma) acusando o treinador de faltar à mesma. Nesta mão está ainda a justificação do homem que depositou os dois mil euros na conta do assistente Cardinal. "Pensava que estava a depositar o dinheiro na conta do circo Cardinali para pagar um leão numa jaula".
"Olhem aqui na minha mão direita eu a dizer que o Benfica deve dinheiro. Olhem, olhem, olhem", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda estão empresários - por exemplo de Carrillo e de Capel – a dizer que existem dívidas em Alvalade e valores por liquidar.
"Olhem aqui na minha mão direita a azia do Benfica por ter perdido a Supertaça. Olhem, olhem, olhem", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda está a ausência da Champions, que significa um adeus a pelo menos 14 milhões de euros e a eventualidade de pagar muitos milhões à Doyen. Nesta mão está também o facto de o seu ordenado passar para o dobro.
"Olhem aqui na minha mão direita eu a gabar-me de inflacionar o preço de Mitroglou. Olhem, olhem, olhem", diz o ilusionista de Alvalade. Enquanto na mão esquerda está um contrato milionário com um treinador que foi para o clube do seu coração e que passou a ganhar prémios que não ganhava no Benfica passando ainda para o dobro a maioria dos prémios que auferia no Benfica. Já para não falar no aumento salarial.
Estes são apenas alguns exemplos da magia que Bruno de Carvalho tenta fazer. Olhar para a mão direita é uma opção. Olhar para as duas e saber fazer uma leitura é igualmente uma opção. E cada qual faz o que quer. E quando se acusa o Benfica de querer atirar areia para os olhos dos benfiquistas era capaz de não ser mal pensado analisar as manobras de Bruno de Carvalho e dos pedregulhos que arremessa para cima dos adeptos não só para que não vejam a realidade mas para que fiquem atordoados e sem reagir à dureza da mesma.
PS - Só mais uma coisa que isto já vai muito longo. Já chega desta coisa do Bruno de Carvalho dizer o que bem entende e depois afirmar que tem de ser o Benfica a defender-se. Quem acusa é que tem de provar a acusação que faz. Assim é que funcionam as coisas."

Bruno Seruca, in Facebook
PS: O Bruno Seruca chama-lhe ilusionista, eu sou um bocadinho mais realista: psicopata, bipolar, mentiroso... Muito sinceramente, acho que a minha visão, está mais perto da realidade...