Últimas indefectivações

domingo, 9 de novembro de 2014

Sofrimento...

Nacional 1 - 2 Benfica

Mais um ciclo de jogos complicados ultrapassado, com mais um vitória sofrida. Entre o jogo de Braga, e este da Choupana, sempre a jogar 2 vezes por semana, não tivemos um único jogo fácil. Ao contrário da 2.ª parte da época anterior, também não efectuamos uma rotação pronunciada, entre os jogos internos e os jogos Europeus. Uma coisa é defrontar equipas que também estão desgastadas pelos jogos Europeus, outra coisa é defrontar equipas como o Braga e o Nacional, que têm normalmente 7 a 9 dias de preparação. E hoje foi visível, a diferença na disponibilidade física... 

Começamos mal, não é todos os dias que se sofre um golo no 1.º minuto, mas soubemos reagir rapidamente... Com alguma ajuda do guarda-redes do Nacional, marcámos dois golos, e demos a volta marcador... Mas o jogo nunca foi fácil, o Nacional jogava duro, tentava aproveitar as transições rápidas, o Júlio César foi obrigado a mais uma grande defesa... mas o Salvio, com um bocadinho de mais calma, podia ter feito o 1-3.
Além do défice físico, notava-se que faltava gente no meio-campo do Benfica, onde o Enzo tinha que fazer quase tudo, já que o Talisca tem muitas dificuldades na marcação. No 2.º tempo com a entrada do Samaris para o lugar do Lima, a equipa não melhorou muito. Mesmo que o treinador mandasse a equipa para a frente, o subconsciente dos jogadores não queria arriscar, afinal estávamos em vantagem... É verdade que o Nacional nesta fase foi superior, e que o Benfica atacou muito pouco na 2.ª parte, mas o Júlio César também não teve muito trabalho...
Acabou por ser um jogo calculista, que podia ter corrido mal... mas repito, a maior parte das equipas que participam nas competições Europeias, demonstraram dificuldades neste fim-de-semana nos seus respectivos campeonatos. No nosso caso, os problemas que temos no plantel, acabam por ser amplificados nestas situações...

Apesar do golo sofrido no 1.º minuto, o Júlio César foi dos jogadores mais importantes na Choupana. Só fez mais uma grande defesa, numa jogada parecida com o golo, mas a tranquilidade que transmite, aos colegas, acaba por intimidar os adversários, por isso é que na 2.ª parte os remates do Nacional, nem acertaram na baliza...!!!
Mas se tiver que escolher o melhor Benfiquista em campo, tenho que indicar o Enzo Pérez. Não fez uma exibição folclórica, mas foi de uma entrega incrível... Isto numa altura onde mais uma vez, é presença diária nos jornais... Com pouca ajuda, acaba por ter que fazer o trabalho dele, e o dos outros...
O jogo ficou marcado por um fora-de-jogo mal assinalado ao Nacional, que daria muito provavelmente golo (o Júlio César não se fez a lance...). Depois da patranhice da semana passada, vamos ter Circo outra vez. A agressividade do Nacional, durante todo o jogo, foi mais uma vez premiada pelo árbitro: como é que o Ghazal e o Boubacar chegaram ao fim do jogo sem amarelos, é mistério... Ainda por cima com um árbitro que até costuma mostrar cartões a torto e a direito!!! Mas o critério disciplinar, que permitiu ao Nacional impor uma intensidade ao jogo, que o Benfica não conseguiu acompanhar, disso, ninguém irá falar...

Agora vamos para mais uma paragem para jogos das Selecções. São duas semanas, com um jogo para a Taça de Portugal no regresso, na Luz, com o Moreirense, e depois mais uma deslocação complicada a Coimbra. Espero que ninguém se lesione nas Selecções, e espero que pelo menos o Sílvio regresse à competição. Com o André Almeida deslocado para a esquerda, ficamos mais fracos em 2 posições: defesa-esquerdo, e meio-campo. Porque ficamos sem alternativas defensivas para a posição 6 no banco. Hoje por exemplo, com o André no banco, tenho a certeza que teria sido uma alternativa... Também será importante a recuperação do Ola John ou do Sulejmani, pois o Salvio e Nico têm feito os jogos todos...

Remontada em Belém...

Belenenses 2 - 5 Benfica

Jogo muito difícil, com muitos remates do Benfica, alguns desperdiçados, outros defendidos por mais um guarda-redes 'possuído' (normalmente é assim contra o Benfica)!!! Tivemos a perder por 2-0, mas antes do intervalo reduzimos para 2-1.
No 2.º tempo, só deu Benfica, mesmo assim o empate levou algum tempo. Quando finalmente empatámos, apostámos no 5x4, e desta vez correu bem!!! Finalmente conseguimos marcar um golo em 5x4 !!! Pouco depois, os ladrões dos árbitros finalmente marcaram a 6.ª falta ao Belenenses, e como já nos habituou o Patias: não falhou... Nos últimos segundos, ainda marcámos mais um!!!
Independentemente das boas ou más exibições da equipa, ou ainda das dificuldades em cada jogo, é notória a evolução da equipa... o Joel Rocha, está a conseguir mudar - para melhor -, o 'funcionamento' da equipa. E até ao play-off ainda teremos tempo, para ficarmos ainda mais fortes.

Nulo

Chaves 0 - 0 Benfica B

Este foi um daqueles jogos, onde podemos afirmar claramente, que o resultado foi melhor que a exibição. O Chaves foi superior, mais agressivo na recuperação de bola, e atacou muito... O Benfica não conseguiu ter a bola, a dupla Rúben Pinto, João Teixeira foi curta... se calhar, um dos jogadores mais criticados (João Amorim), fez falta no 11 titular...!!!
Mas este Benfica, soube manter a calma. Parece-me uma equipa mais adulta... também é preciso saber defender, quando ofensivamente as coisas não saem bem. O ano passado, provavelmente, num jogo destes, teríamos perdido por vários...!!!
No último minuto, houve um lance polémico na área do Benfica. O árbitro podia ter marcado penalty, o Varela pôs-se a jeito, mas felizmente não marcou... na repetição é visível que é o avançado do Chaves, que esticou a perna direita, à procura do contacto, o Varela quando reparou que não ia chegar à bola, tentou recolher os braços. Mas o árbitro só não marcou, porque a queda foi muito mal dada...!!!

Varela; Semedo, Cardoso, Lindelof, Rebocho; Pinto, Teixeira (Andrade, 79'); Costa, Menga (Amorim, 66'), Guedes (Rochinha, 90'); Fonte.