Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de março de 2021

Vitoria em Sines...

Leões 1 - 4 Benfica

Não foi fácil, não jogámos o nosso melhor, mas numa partida muito física, conseguimos o mais importante: a qualificação para as meias-finais!

Destaco o regresso do Henmi, algo que será importante para a rotação, pois fazer 3 jogos, em 3 dias não é fácil... e com as ausências do Tayebi e do Jacaré (além dos guarda-redes) todos são precisos para marcar golos!!!

Como não podia deixar de ser, mais um jogo contra os Leões de Porto Salvo, e mais uma demonstração dum ódio visceral ao Benfica! Não se compreende, como alguns vão ficando mais velhos, mas não mudam nada... pelo contrário! A azia no final foi descomunal e aparentemente até tivemos sorte não haver mais um jogador do Benfica na lista de lesionados... Inacreditável!

Amanhã temos a meia-final com o Modicus!

Agenda...

Em busca de dois troféus


"Neste fim de semana os holofotes estão direcionados para o futsal, em que as nossas equipas masculina e feminina disputam, em Sines, a Taça da Liga.
Nos homens, o adversário, nos quartos de final, é o Leões de Porto Salvo, com partida agendada para hoje, às 21h00. Caso vençamos, defrontaremos o Modicus, que ontem bateu o Viseu 2001, no sábado, também às 21h00. A final da competição será realizada no domingo. Esta é a sexta edição da prova, tendo as últimas três sido conquistadas pelo nosso Benfica.
Nas mulheres, a nossa equipa pretende dar continuidade ao pleno de triunfos conseguido na presente temporada e, assim, conquistar mais um troféu. O jogo das meias-finais será disputado amanhã, às 13h30, com o Santa Luzia, e a final será realizada no domingo frente ao vencedor do encontro entre Nun'Álvares e Quinta dos Lombos.
Também a nossa equipa masculina de voleibol terá um desafio importantíssimo no sábado, às 19h00, na Luz. Depois do brilhante desempenho ante o Sporting, eliminando os leões em apenas três jogos nas meias-finais do play-off do Campeonato Nacional, o nosso opositor na final trata-se da Fonte do Bastardo.
Esta é uma reedição das finais de 2011, 2014 e 2015 e 2016, com dois triunfos para cada lado. Ao longo da época tem predominado o equilíbrio entre as equipas. Nos quatro encontros, vencemos dois e perdemos dois, todos os resultados se cifraram em 3-1. Após o primeiro jogo, seguir-se-ão dois nos Açores no próximo fim de semana. Caso sejam necessários, o quarto encontro será na Luz e o quinto de novo na Ilha Terceira.
No basquetebol haverá igualmente um jogo decisivo. Será com a Oliveirense, em Oliveira de Azeméis, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal (sábado, 18h30).
Haverá ainda muito mais Benfica para ver e apoiar. No futebol, a equipa B jogará com o Cova da Piedade (domingo, 16h00) e a equipa feminina receberá o Clube Albergaria (sábado às 15h00). No andebol (sábado, 15h00) seremos anfitriões do AA Avanca. No hóquei teremos a deslocação ao reduto do HC Braga (domingo, 15h00). E finalmente, as nossas hoquistas defrontarão o CA Feira na Luz (domingo, 18h00) e as nossas basquetebolistas terão uma jornada dupla: sábado em Guimarães, frente ao Vitória (15h00), e domingo, no Barreiro, ante o Galitos (15h00).
Força, Benfica!

P.S.: Apesar da insistência do jornal "Record", o Sport Lisboa e Benfica reitera que não estão em curso quaisquer negociações para a contratação de Diego Costa. O foco da estrutura profissional de futebol está unicamente direcionado para vencer as remanescentes 10 partidas do Campeonato e a final da Taça de Portugal."

Prejudicados


"O recorde já fora estabelecido ao completarmos as primeiras 20 jornadas do campeonato sem qualquer grande penalidade assinalada a nosso favor. Desde então continuamos sem penáltis, apesar de, por duas vezes, graças ao VAR, os festejos pelo protopenálti inédito se terem revelado extemporâneos.
O Benfica tem razões de queixa neste domínio, embora estes dois últimos casos não devam ser acrescentados ao rol da crítica. Aceita-se ambas as decisões, e a honestidade intelectual é uma marca do benfiquismo. Não clamamos, sem razão para tal como outros fazem, por isto ou aquilo da arbitragem. No entanto, não podemos, verificando-se uma óbvia tendência de prejuízo à verdade desportiva, 'comer e calar', como diz o povo.
Objectivamente, temos sido prejudicados ao longo da época. Bastaria, por exemplo, que tivessem sido assinalados os penáltis evidentes em Moreira de Cónegos, Faro e na Luz, com o V. Guimarães, para que, se concretizados, estivéssemos agora a 7 pontos da liderança. E outros casos houve anteriormente.
Julgo que se deve aceitar o erro no futebol, mesmo com a utilização do VAR. O que é inadmissível, porém, são os erros tendenciosos. Em 2020/21, a extrema dificuldade em se assinalar penáltis a favor do Benfica só encontra paralelo na recorrente facilidade com que não concedidos ao FC Porto e na ocasional boa vontade em lances favoráveis ao Sporting.
Claro que o Benfica poderia e deveria ter-se exibido sempre ao nível do que tem feito nas últimas jornadas e fizera na entrada do campeonato, com justa margem de tolerância para o período em que muitos jogadores sofreram de covid e demoraram a recuperar. Mas bastariam boas arbitragens, e a pontuação seria outra, não podendo este facto ser escamoteado."

João Tomaz, in O Benfica

Isso é que vai ser viajar...


"Até ao último dia de Março, seis jogadores da equipa principal de futebol do SL Benfica estão a dar a volta à Europa, com dois saltinhos ao Norte de África. Um luxo, nos tempos que correm, com tantas fronteiras fechadas e tamanha limitação de movimentos. É a paragem para os jogos das selecções nacionais, daí estas viagens a que Rafa, Gonçalo amos, Vertonghen, Odysseas, Seferovic e Taarabt estarão 'obrigados'.
Rafa foi um dos escolhidos pelo selecionador português Fernando Santos para integrar a comitiva que esteve, na quarta-feira, em Turim para defrontar o Azerbaijão. Amanhã, a equipa de Portugal estará em Belgrado para jogar com a Sérvia e, na próxima terça, no Luxemburgo, para disputar o último dos três jogos de qualificação para o Mundial 2002.
Também a contar para o Mundial, o defesa-central Jan Vertonghen vai dividir-se entre o seu país natal e a República Checa. Depois de já ter recebido o País de Gales, vai amanhã a Praga, na Chéquia, para defrontar a selecção local, antes de regressar a Leuven para encontrar a Bielorrússia.
A Suíça de Haris Seferovic jogou na quinta-feira em Sófia, com a Bulgária, e no domingo vai receber a Lituânia em St. Gallen. Para dia 31, também em casa, será a vez da Finlândia, mas como jogo de preparação, e não de apuramento, para o Mundial. Quanto ao guarda-redes Odysseas Vlachodimos, terá dois jogos a sério (qualificação para o Catar) e um de preparação. Ontem esteve em Granada para jogar com a Espanha, e no domingo estará em Salónica para receber as Honduras. No dia 31, Odysseas vai jogar para a qualificação com a Geórgia, no Estádio Toumba, em Salónica. Gonçalo Ramos, ao serviço da selecção sub-21, jogou ontem com a Croácia, deixando Inglaterra e Suíça para os dias 28 e 31. Todos estes encontros decorrem na Eslovénia.
No Norte de África contem com Adel Taarabt a jogar para uma competição diferente: a Taça das Nações Africanas. Marrocos jogo os dois últimos encontros de qualificação hoje (na Mauritânia) e na próxima terça-feira, em casa, na capital Rabat, com o Burundi. Uma dúzia de países para os seis representantes do plantel encarnado. Que regressem felizes com os resultados e as exibições. Voltem rápido, ainda há muito para disputar e ganhar por cá."

Ricardo Santos, in O Benfica

Ainda não é o triplo, mas já é quase o dobro


"Assim está bem, Benfica. Quem te viu e quem te vê. Parece que alguém clicou num interruptor que estava perdido no balneário, e a chama da equipa voltou a ganhar vida. A bola circula com qualidade, há criatividade no ataque, solidez na defesa, e o Seferovic já concretiza oportunidades sem precisar de 15 tentativas. Tudo está melhor. Embora esteja a perder algumas horas de sono, porque agora já não adormeço durante os jogos, sei que fico acordado por um motivo que vale a pena. Quem pode dormir durante boa parte dos 90 minutos é o Helton Leite. Com a frente da baliza vigiada pelo Otamendi, pelo Vertonghen e pelo Lucas Veríssimo, até poderia ser o maestro Victorino d'Almeida a calçar as luvas, e eu continuaria sossegado. Se o Jorge Jesus tivesse contratado estes três quando treinava o Sporting, aquela terrível confusão em Alcochete teria sido evitada. Mas teriam de ter contratos de trabalho para a categoria de segurança. Duvido muito de que os 50 delinquentes que invadiram a Academia conseguissem furar uma linha protegida por este trio imponente. Malandros, de vez em quando têm ciúmes de ver o Helton a repousar lá atrás, obrigam-no a interromper a soneca, e o guarda-redes brasileiro lá tem de encher a baliza e oferecer o corpo à bola como se o estivesse a oferecer a uma jovem donzela, bonita e sensual. O Helton tem uma coragem gigante. A enfrentar assim os remates dos adversários, se um dia destes tem um azar, é possível que fique impossibilitado de agendar actividades radicais com jovens donzelas, sejam elas sensuais ou não. É por isso que nas peladinhas com amigos eu dispenso ir à baliza."

Pedro Soares, in O Benfica

Liga Covid


"Quando, há umas semanas, Jorge Jesus justificou os maus resultados do Benfica com o surto de covid-19, muitos torceram o nariz insinuando tratar-se de desculpas de mau perdedor. Ouviram-se buzinões, viram-se tarjas, e programas televisivos intermináveis onde cada um disparava os seus palpites para a crise.
A verdade é que os números estão a dar inteira razão ao técnico encarnado.
Em meados de Janeiro, após empatar no Estádio do Dragão, o Benfica posicionou-se a 4 pontos do 1.º lugar. Com mais de meio campeonato por disputar, estava tudo em aberto na luta pelo título. E foi então, na sequência dessa partida, que o vírus atacou praticamente todo o plantel, em circunstâncias que mereciam ser apuradas.
Seguiu-se o período negro: com mais de uma dezena de jogadores doentes ou em recuperação a dada altura sem treinadores disponíveis, e perante um calendário sobrecarregado, o Benfica colapsou. Quatro empates e uma derrota deixaram a equipa a 15 pontos da liderança, e praticamente fora da corrida.
Com a situação sanitária normalizada, à medida que os índices físicos recuperaram, voltaram também as vitórias. Quatro consecutivas na Liga, e uma Taça de Portugal, todas sem sofrer golos. Estamos agora a 13 pontos.
Se fosse possível isolar as seis jornadas covid, contabilizando somente as restantes, o Benfica estaria a 2 pontos do Sporting e a depender exclusivamente de si para ser campeão.
Factos são factos, e se dúvidas houvesse a exibição realizada em Braga confirmou que a este Benfica não faltou vontade, nem qualidade. Faltou saúde e também alguma sorte."

Luís Fialho, in O Benfica

Os Galardões


"Eis que chegou um dos momentos mais aguardados do ano - os nomeados para os Galardões Cosme Damião, no âmbito do 117.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. Confesso que é um dos momentos que mais aprecio, por se tratar do balanço da época que passou. Como é habitual, são 6 as categorias e 31 os candidatos em votação. Tive a vontade de votar em todos, porque todos eles foram brilhantes. Como isso não é possível, aqui vão as minhas escolhas. Quando à revelação futebol, escolhi Diogo Gonçalves, um dos melhores produtos da nossa academia. Mas os outros 5 também mereciam vencer - Ana Vitória, Gonçalo Ramos, Nuno Tavares e Tomás Tavares. Quanto à revelação nas modalidades, dos 5 em votação escolhi Marta Martins, do basquetebol feminino. Mas a Daniela Ferreira, o Etson Barros, o Gabriel Calvancanti e o Jacaré também mereciam. Quanto à modalidade, escolhi o atletismo pelo decacampeonato. Se bem que o futsal, feminino e masculino, o voleibol, feminino e masculino, e a equipa masculina de hóquei em patins também merecessem. Quanto ao atleta de alta competição, optei pelo Rapha, do voleibol masculino. Mas gostaria de ter votado na Ana Catarina, no Betinho, no Lucas Ordoñez, no Petar Djordjic e no Vasco Vilaça. Quanto ao treinador do ano, a minha escolha foi óbvia - Pedro Rocha, o treinador de atletismo que nos deixou após o decacampeonato. Um homem a quem devemos a hegemonia na modalidade. Gostaria de poder voltar em Marcel Matz, Nuno Brites e Pedro Henriques. Quanto ao futebolista do ano, ter de escolher entre Pizzi, Rafa, Taarabt e Weigl é muito ingrato. Pelo que optei pelo género feminion - Cloé Lacasse, a nossa fantástica canadiana, verdadeira matadora, uma atleta completa.
Não se esqueça de votar, no site oficial do SL Benfica, até ao próximo dia 28 de Março."

Pedro Guerra, in O Benfica

O racismo é uma injustiça e um desperdício


"Uma injustiça porque pessoas, famílias, comunidades, etnias inteiras até, são sujeitas à discriminação e ao sofrimento sem que disponham de qualquer hipótese de corrigir a situação que os origina. Como se a condição se exclusão ou de inferioridade forçada que as sufoca e subjuga fosse uma fatalidade contraída á nascença, sem hipótese de desagravo, sem quartel e sem perdão.
Um desperdício porque as comunidades que excluem, dividem, perseguem com base na cor ou noutro atributo da diferença, mais não fazem que enfraquecer-se a si próprias perante as outras. Perdem coesão, abrem fissuras e erguem muros contra as suas próprias premissas de que 'união faz a força'. Condenam talentos à exclusão e a uma espécie de subvida que não lhes permite revelar-se ou desenvolver-se para bem de todos, e com isso perdem também porque se desqualificam e diminuem.
A história está cheia de exemplos contraditórios que mostram supostos 'raças superiores', dominantes, a serem confrontadas com sucessos e superações de homens e mulheres que consideravam inferiores, por vezes devendo-lhes a cura de doenças arrasadoras, por outras vezes de avanços da tecnologia, por vezes, ainda, as vitórias desportivas que os prestigiam.
Por isso, quando o racismo recua, recuam também as injustiças e avançam as sociedades para benefício de todos!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"5
Com a conquista da Taça da Liga pela nossa equipa feminina de futebol, são já 5 os troféus conquistados pelo Benfica na 3.ª época de actividade nesta vertente do futebol.

22
Com 1 golo e 1 assistência conseguidos em Braga, Seferovic passou a liderar o ranking benfiquista, nesta época, destes dois itens estatísticos combinados (18+4). Seguem-se Darwin, com 20 (12+8), Pizzi 16 (13+3), Rafa 15 (8-7), e Waldschmidt 12 (9+3).

46
Golos de Seferovic no campeonato. Os 6 golos marcados nas últimas 4 jornadas (marcou em todas) permitiram-lhe ascender à 33.ª posição (em igualdade com o 32.º Francisco Rodrigues) dos goleadores benfiquistas na principal competição nacional. Considerando todas as competições oficiais, totaliza 61 tentos, tantos quanto Reinaldo, o 37.º no ranking.

47
Incluindo os golos assinados em jogos particulares, Rafa chegou aos 47 de águia ao peito (73.º no ranking dos goleadores) e igualou o registo de Iaúca (-105 jogos), Salvador (-56) e Gaitán (-108). Marcou 45 em competições oficiais, sendo o 51.º melhor de sempre do Benfica.

347
Jogos de Pizzi pelo Benfica, incluindo particulares. Igualou José Torres e é o 33.º com mais jogos. Trata-se de um registo notável, ainda mais por ser em 7 temporadas apenas. Todos os atletas com mais jogos que Pizzi foram utilizados em mais temporadas que o transmontano. Só 2 desses 32 em menos de 10 épocas (Maxi Pereira, 8; Carlos Manuel, 9).

536
Minutos passados (incluindo tempos adicionais) desde que o Benfica sofreu o último golo na Liga NOS (em Moreira de Cónegos, de grande penalidade), superando os 519 minutos incólumes da 28.ª à 34.ª jornadas em 2014/15 (também 5 jogos a nulo). Agora, o anterior melhor registo aconteceu também em 2014/15, com o total de 847 minutos sem conceder golos a adversários."

João Tomaz, in O Benfica

Tóquio #6: Ana Cabecinha...

Desmentido


"O Sport Lisboa e Benfica desmente que estejam em curso quaisquer negociações para a contratação do avançado Diego Costa. O Clube reitera que até ao final da temporada o foco da sua estrutura profissional de futebol está unicamente direcionado para vencer as remanescentes 10 partidas do Campeonato e a final da Taça de Portugal."

A espuma dos dias!!!


"No passado sábado, em Portimão, Sérgio Coação protagonizou a trigésima quinta infração disciplinar da carreira, vigésima quinta enquanto treinador do Calor da Noite.
Porque o número de incidentes protagonizado pelo treinador que na história do futebol português beneficiou de mais erros de arbitragem tem dimensão olímpica conseguimos perceber o seguinte:
As trinta e cinco infrações disciplinares valeram-lhe 168 dias de suspensão: 23 dias enquanto treinador do FC Porto, e 145 dias enquanto treinador de outros clubes.
Assim, feitas as contas, verifica-se que a média de dias de suspensão do treinador mais indisciplinado da liga, enquanto treinador do Calor da Noite é de 0.92 dias e de 14,5 dias enquanto treinador de outros clubes.
Sendo certo que as 25 infrações cometidas por Sérgio, enquanto treinado do Calor da Noite, foram posteriores às 10 cometidas enquanto treinador de outros clubes, a reincidência é factual e ultra reincidente, sendo que dos orgãos de disciplina não saiu ainda um único e mísero jogo de castigo e torna os números das suspensões de dias enquanto treinador do Calor da Noite ainda mais nojento e pornográfico.
E esta, hein?"

Penalty para o Porto!!!

Lanças...

O Cantinho Benfiquista #43 - Braga...