Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Está mesmo ali... ao virar da esquina !!!


Marítimo 1 - 2 Benfica

Pronto, já passei para o Clube dos Optimistas !!! Foi sofrido: só podia ser sofrido... é o nosso fado!!! A equipa está cansada, a ansiedade típica destes momentos também não ajuda, mas hoje tivemos uma entrada na 2.ª parte, de um grupo que quer mesmo ser Campeão... Imagino o discurso do JJ ao intervalo, deve ter sido daqueles com 'bolinha'... os festejos no final da partida, são perfeitamente legítimos, e denotam o trabalho de balneário feito por toda a estrutura, não permitindo que os jogadores se deixassem distrair por outros objectivos.

Aceito a explicação do Jesus, sobre as razões da fraca 1.ª parte - ansiedade, após o penalty -, os adeptos têm normalmente memória curta, mas eu não me esqueço das muitas dificuldades que tivemos nas últimas duas caminhadas para o título, com o Trap e com o Jesus, mesmo contra aqueles adversários que se pensaria serem fáceis, os jogos foram sempre muito complicados (a excepção foi o Olhanense na Luz em 2010, com a expulsão do Delson logo no início da partida).

O Lima com os ferros, e o árbitro com os penalty's que ficaram por marcar, podiam ter oferecido, aos nossos corações, um final de partida, mais descansado, mas assim soube melhor (ou não?)!!!

Temos duas finais: os jogos em casa com o Estoril e o Moreirense são suficientes, se tudo correr bem, e estivermos em Amesterdão na final da Liga Europa, o jogo no antro da Corrupção, será imediatamente antes da final, sendo assim, terá que ser um jogo de gestão - se o Nacional na Choupana, fizer uma graçinha, será de gestão total!!! -, não existe espaço para excessos de confiança, temos que dar tudo dentro do campo, mas temos que ser inteligentes, e frios nas decisões.

O apelo do Jesus para o jogo Quinta-feira com o Fenerbahçe é para ser levado a sério - Catedral lotada, algo que eu infelizmente, duvido !! Os Turcos descansaram praticamente toda a equipa este fim-de-semana. Só o Cristian jogou, todos os outros titulares na 1.ª mão, não foram titulares no jogo do Campeonato (excepto os castigados para a Luz), além disso jogaram no Domingo; nós temos somente 70 horas de preparação... Vamos ter provavelmente o Nico, o Melga e o Tacuara mais folgados, mas só com muito apoio, sem quaisquer reservas, poderemos aspirar à remontada!!! Nunca esquecendo  que a Liga Europa é um brinde, um extra, o objectivo principal será sempre o jogo com o Estoril - que com uma ajudinha divina, poderá ser mesmo a noite da Festa!!!


Do jogo do título a outros títulos...

"A semana que passou espelhou bem a matéria (inerte) de que são feitos os órgãos da dita justiça do futebol português. Se dúvidas houvessem...

Jogo do título, esta noite, no Funchal. Dificilmente os jogadores do Benfica deixarão de sentir a pressão do momento e esse factor será mais inibidor para a sua prestação do que os minutos acumulados ao longo da época e o facto de estarem a meio de uma meia-final europeia. Além da gestão física do plantel - Gaitán ficou em Lisboa - Jorge Jesus deverá apontar baterias à condição psicológica, para que a camisola não pese toneladas e as botas não pareçam carregadas de chumbo.

CEGOS, SURDOS E MUDOS
A semana que passou foi um fartar de vilanagem de pressão sobre o árbitro do jogo de hoje, no Funchal, entre Marítimo e Benfica. Foram os leões da Almirante Reis a agitar o espantalho da arbitragem? Não. Foram os da Luz a escolher essa via? Também não. Foi o Sporting, na sequência do derby? A resposta volta a ser negativa, de Alvalade apenas saiu a legítima defesa das posições verdes e brancas. Mas o ruído foi imenso, só equiparável ao temeroso silêncio da organização de classe aos árbitros, sempre pronta, contra outros protagonistas, a defender os seus; e, muito pior, por parte dos órgãos de alegada justiça do futebol português, que mostraram a matéria (inerte) de que são feitos.

TESTE AOS SPORTINGUISTAS
Bruno de Carvalho decidiu o rumo que o Sporting vai seguir. A obediência ao orçamento será rígida, os cortes surge, inevitáveis, o emagrecimento dos quadros é um processo já em curso e todas as modalidades verão diminuídos os recursos na próxima temporada. De uma maneira geral, o presidente do Sporting colhe um apoio muito alargado dos adeptos, que percebem a necessidade deste emagrecimento. Porém, na próxima época, se perante menores meios houver piores resultados, no futebol e nas restantes modalidades, os adeptos devem, creio, manter a racionalidade que agora faz com que apoiem o presidente. E é aí que reside o grande teste...

VIVER NA IGNORÂNCIA

Faltam três jogos para terminar a Liga Zon Sagres, há meia dúzia de clubes em risco de descer de divisão e não se sabe como será o processo de despromoções, se há ou não liguilha, se estamos, ou não, a caminho de um alargamento. É mau de mais para ser verdade!


O REGRESSO DOS HISTÓRICOS
Desportivo de Chavez, Académica de Viseu (bem vindo interior!) e Sporting Farense, três emblemas com pergaminhos no escalão principal do nosso futebol, estão de volta às competições profissionais. Clubes com raízes fundas nas sociedades onde se inserem, espero que tenham aprendido com os erros do passado, que intensifiquem as relações com as cidades a que pertencem e que, em termos financeiros, não dêem passos maiores que a perna.

ONZE semanas depois, onde para a polícia?
«O computador portátil de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, também foi furtado no assalto à sede do organismo»
A BOLA, 14 de Fevereiro de 2013
Recapitulemos: Há mais de ONZE semanas a sede da FPF foi assaltada, pensava-se que só tinham sido roubados dois computadores, do oitavo andar, mas o portátil do presidente dos árbitros, no sexto andar, também desapareceu. O ladrão, de cara destapada, foi caçado pela vídeo vigilância. Deixou um rasto de sangue e impressões digitais. E nada?

(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Dérbi... no Porto!

"1. Nunca mais esquecerei este Benfica-Sporting. Pelo triunfo, pelo extraordinário 2.º golo e... pelas circunstâncias em que vi o jogo, no Porto, onde motivos pessoais me levaram a estar! Uma vez que encontrei a Casa do Benfica fechada, fui obrigado a escolher um café para ver o jogo. Optei por ficar na esplanada, longe da televisão e com um vidro a separar. Queria estar mais isolado, num ambiente que pensava altamente adverso. Não gostei nada dos primeiros minutos. Os jogadores do Sporting pareciam estar a fazer o jogo da sua vida e a equipa dominava.
Depois, fomos equilibrado a partida, mas nada do que eu esperava: contava com um jogo apenas de ataque, quanto muito com uns contra-ataques adversários. Até que surgiu o primeiro grande momento: golo de Sálvio e... uma parte do café a rejubilar! Afinal, não estava ali sozinho!
Voltei a não gostar do início da 2.ª parte (embora o Sporting nunca tivesse criado verdadeiro perigo) e continuei muito preocupado (este era um dos encontros decisivos, no qual não poderíamos perder pontos). Mas, entretanto, surgiu a fenomenal jogada do 2.º golo. Metade da sala rejubilou e eu não conseguiu conter também a minha alegria. A vitória (difícil) estava consumada. O Benfica não jogou bem, o Sporting esteve muitos furos acima do que vem fazendo. E eu confirmei que no Porto há muitos e bons benfiquistas, bem mais que portistas em Lisboa. Foi hora e meia de alguma contenção, muito sofrimento e a grande alegria de ver mais uma 'final' ganha. A próxima - mais uma vez decisiva - será 2.ª feira, no Funchal.

2. Muito se queixaram os sportinguistas (e os portistas...) da arbitragem de João Capela. Não podem falar. Basta consultarem a Liga da Verdade do insuspeito Record. O Sporting tem sido largamente beneficiado pelas arbitragens neste Campeonato. O FC Porto não tem razões de queixa. E, antes do jogo de domingo o Benfica viu serem-lhe usurpados quatro pontos. Estaríamos ainda mais perto do título sem erros da arbitragem.

3. Casagrande, ex-jogador do FC Porto, admitiu publicamente que se dopou no FC Porto. E, pelos vistos, não era o único. Nada que surpreenda, num clube onde tudo valia...

4. Louvável a posição dos novos responsáveis do Sporting, que responderam positivamente ao convite do Benfica e estiveram no camarote. Nada que ver com a triste actuação de Godinho Lopes na época passada."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Desfaçatez e pressão

"Era sabido. Terminado vitoriosamente o jogo, frente ao Sporting, começaram a ser disparados mísseis falaciosos com origem no Porto. Vale tudo, mesmo tudo. Até vale uma refeição do presidente, Luís Filipe Vieira, com personalidades políticas, denúncia feita por alguém que sempre teve, ele sim, relações promiscuas com dirigentes partidários.
Vale tudo, mesmo tudo. Com um descaramento indecoroso, vale acusações a um árbitro que, melhor ou pior, não esteve envolvido no famigerado Apito Dourado. De resto, o mesmo juiz que expulsou Aimar, na pretérita temporada, num episódio passível de crítica. De resto, um auxiliar que validou, também recentemente, um golo irregular, na Luz, ao FC Porto.
O problema é o próximo jogo na Madeira. O Benfica vai jogar frente ao Marítimo? Vai, mas também vai jogar contra todos os seus detractores. A partida deve ser decisiva no atinente à conquista do título nacional. Com todo o cinismo, quem até se permitiu dar CONSELHOS MATRIMONIAIS a árbitros, virou virgem, virou coisa imaculada. O Benfica está preparado. A pressão é brutal, mas o coletivo está preparado, bem preparado. E os adeptos sabem o que está em causa, sabem que há quem tudo faça, nestas horas que antecedem o embate, para viciar o resultado, para obstar ao triunfo vermelho. São métodos do passado, desse passado que inquinou a Verdade Desportiva, que adulterou resultados, classificações, troféus.
Vamos ganhar na Madeira, vamos dar um passo agigantado rumo ao título. Estamos UNIDOS nesse propósito. Enquanto isso, o desplante continua. As falsas virgens mugem, nós queremos e vamos ganhar. Também contra a prostituição futebolística."

João Malheiro, in O Benfica

Pátio das Cantigas

"Sempre que o Benfica se aproxima da conquista de um Campeonato, logo ouvimos os sons cacofónicos de uma orquestra que procura desvalorizar méritos, encontrar desculpas, e produzir ruídos. Tais ruídos não passam de arrotos causados por uma difícil digestão. Mas, de tão intensos, acabam por deixar que o embuste tome o lugar da realidade, num espaço mediático onde - graças a alianças nada santas - a proporção de forças surge quase sempre invertida face ao enorme peso popular do nosso Clube.
Foi assim em 2005, a propósito de um jogo disputado no Algarve. Foi assim em 2010, quando, no túnel da Luz, os agressores foram convertidos em vítimas, e a verdade convertida em mentira. Voltou a verificar-se o mesmo após o Dérbi do passado fim-de-semana, o qual deixou o FC Porto mais longe de alcançar o único objectivo que lhe resta na temporada, e o Sporting apeado daquela que seria a única ocasião capaz de proporcionar alegria aos seus adeptos (a de nos atrapalhar na corrida ao título).
Desde as bancadas do estádio, assistiu-se a um bom espectáculo, a um excelente golo (na primeira parte), e ao mais belo lance de toda a época futebolística nacional (na segunda). Viu-se também um Sporting motivado - o que não é notícia quando joga contra o seu invejado vizinho -, e feliz por ter evitado uma temida goleada. Presenciou-se uma vitória justa da melhor equipa, e uma arbitragem que, desde o primeiro instante, dentro e fora das áreas, dos dois lados do campo, adoptou um critério largo e equitativo, contribuindo para a fluidez do jogo como poucas vezes se vê em Portugal.
Cometeu erros? No estádio não dei por eles, embora a televisão demonstre um ou outro. Ficaram penáltis por marcar? Dentro do critério seguido pelo juiz, apenas um lance, aos 88 minutos, parece deixar dúvidas. Foi uma arbitragem perfeita? Não. Foi uma boa arbitragem? Sim.
A razão para tanto barulho é pois a mesma de sempre: a dificuldade em engolir os sucessos do Benfica, e em travar uma onda que nos vai tornando imparáveis."

Luís Fialho, in O Benfica