Últimas indefectivações

domingo, 21 de março de 2021

Reviravolta no Seixal...

Benfica B 2 - 1 Leixões


Jogo de luta, que acabou por valer pelos golos...


Vitória em Ponte Rol...

Torrense 1 - 7 Benfica


Jogo fácil, com algumas estreias...

Péssimo...

Oliveirense 94 - 81 Benfica
31-17, 23-20, 23-17, 17-27


O resultado final não reflete o que se passou em Oliveira de Azeméis, o jogo esteve sempre mais perto dos 30 pontos de desvantagem do que dos 10...!!! Equipa completamente desligada...

Subir um degrau


"Hoje temos a oportunidade de ascender ao terceiro lugar da classificação e queremos aproveitá-la. No contexto em que estamos inseridos, a Liga NOS tem de ser encarada jogo a jogo, procurando sempre a vitória para só no final fazermos as contas.
Acontece que o nosso adversário desta noite se trata do Braga, que tem vindo a fazer uma boa temporada – é o atual terceiro classificado do Campeonato, foi finalista da Taça da Liga, passou a fase de grupos da Liga Europa e tem encontro marcado com o Benfica na final da Taça de Portugal – e soma mais dois pontos que a nossa equipa até ao momento. Um triunfo em Braga deixar-nos-á na terceira posição, permitir-nos-á continuar a depender de nós próprios para chegarmos ao segundo posto e, então, percebermos que possibilidades teremos ainda de lutar pelo título.
Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Benfica e Braga, enalteceu a temporada dos bracarenses e relembrou que o Braga tem sido capaz, desde já há alguns anos, de se intrometer na luta dos chamados "três grandes". Na opinião do nosso treinador, "vamos encontrar uma equipa forte, tal como o Benfica é".
Têm sido notórias as melhorias graduais da nossa equipa desde que os muitos casos de covid no seio do plantel foram debelados, com repercussões a nível exibicional e também nos resultados. Os quatro triunfos consecutivos, sem conceder qualquer golo aos adversários, patenteiam o percurso ascendente verificado.
Porém, a equipa do Braga, muito elogiada pela generalidade dos analistas em função do desempenho e da qualidade de jogo apresentada, estará certamente apostada em contrariar as nossas pretensões. Caberá ao Benfica demonstrar que já estão reunidas as condições para se superiorizar no desafio desta noite.
"Acreditamos que temos muita qualidade e estamos muito confiantes, e a subida dessa confiança tem que ver com os últimos resultados. Temos vindo a melhorar de jogo para jogo. Temos de demonstrar isso em Braga", afirmou Jorge Jesus.
As expectativas, pelo poderio de ambas as equipas, são muito elevadas para o jogo desta noite. A nós resta-nos apoiar a nossa e reafirmar a elevada confiança que sentimos na sua capacidade para trazer os três pontos de Braga.
De Todos Um, o Benfica!

P.S.: São várias as equipas do Benfica a entrarem em ação hoje. Destacamos a partida de voleibol, na Luz, às 18h00, ante o Sporting, a terceira da meia-final do play-off. Em caso de triunfo, garantiremos a presença na final."

Benfica News, in SL Benfica

Naming do estádio


"A discussão do naming do estádio é apaixonante, embora 'Estádio da Luz' nem sequer exista, mas sim 'Estádio do Sport Lisboa e Benfica', o que não é despiciendo, pois o nome afectivo sempre prevaleceu em detrimento da designação oficial, o que continuará a ser sempre o caso entre os benfiquistas mais militantes.
Este tema recrudesceu com o anúncio, nesta semana, de uma parceria comercial exclusiva entre o Sport Lisboa e Benfica e a WME Sports, a agência de representação desportiva e entretenimento líder a nível mundial, para a angariação de um patrocinador para o estádio e para o Benfica Campus. Logo surgiram alguns benfiquistas a rasgarem as vestes, proclamando aos céus angústias de mais variada espécie, algumas delas eivadas de anacronismo e grosseiro conservadorismo.
Já se vê, portanto, que sou a fazer do naming do estádio - um passo que me parece óbvio na exploração comercial da marca Benfica - contra o pagamento de um montante avultado, naturalmente.
Esta possibilidade, a concretizar-se, nem sequer será novidade no Clube. Há as bancadas do estádio, o Benfica Campus já foi o Caixa Futebol Campus, e temos o Paivlhão Fidelidade (assim como há houve o Pavilhão EDP). E esta é uma prática já há muito implantada no desporto a nível global, até ao hiperconservador mundo do futebol, não me parecendo que os clubes empreendedores neste domínio tenham sido assolados por crises identitárias ou desportivas.
Acompanhar os tempos é essencial. A concorrência, hoje, não se limita às esferas desportiva e associativa; também se nota, e muito, no âmbito comercial. E aqui fica um truismo, mas que convém ser relembrado: quando maior for a nossa capacidade de gerar receitas comerciais, mais perto estaremos de conquistar títulos."

João Tomaz, in O Benfica

Notícias exemplares


"Se calhar, passou-vos despercebido, mas a principal equipa feminina de hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica foi ao Pavilhão João Rocha, na zona do Campo Grande, em Lisboa, golear a equipa do Sporting CP por 1-6. Tirando os meios do SLB, a notícia não teve grande divulgação na comunicação social portuguesa. A vitória que dá o comando do campeonato ao Benfica foi ainda mais desprezada do que a conquista da Taça de Portugal de basquetebol feminino pelas atletas do Glorioso - parabéns a todas e um abraço ao treinador Eugénio Rodrigues.
Curiosamente, em Novembro do ano passado, foi notícia a derrota das mulheres do hóquei encarnado frente ao mesmo adversário. Isto porque, depois de sete anos vitoriosos (desde a época 2012/13), o SLB tinha voltado a perder (2-4 com o Sporting CP) em competições internas.
Depois da meia dúzia do passado fim de semana, a equipa de hóquei feminina é líder do campeonato nacional e tem um jogo a menos do que as 2.ªs classificadas. O feito não teve destaque, mas, como gosto sempre de olhar para o corpo meio cheio, até fico contente. Prefiro que o Benfica seja notícia por não ganhar. É sinal de que são tão poucos os desaires, que só isso motiva a criação de títulos como 'derrota histórica' quando se perde um dérbi. Os benfiquistas, os desportistas, quem segue a actualidade das modalidades, está atento ao percurso das nossas várias equipas, masculinas e femininas. Por isso, realço: o hóquei feminino do SL Benfica ganhou 6-1 ao Sporting CP. E quando isso já nem é notícia, é porque estamos perante uma das melhores equipas da história do nosso clube."

Ricardo Santos, in O Benfica

A que horas passa o próximo Diogo Gonçalves?


"O leitor conhece aqueles jogos de corridas de carros que permitem activar um efeito chamado Nitro, disparando a viatura para uma velocidade supersónica? Estou desconfiado de que alguém no Seixal encomendou umas valentes doses de óxido nitroso. Alguém cujo nome começa em Diogo acaba em Gonçalves. O rapaz tem percorrido a ala direita como se a namorada lhe tivesse ligado a avisar de que os pais acabaram de sair e ficou sozinha em casa. O que não é muito correcto da parte dos senhores, afinal ainda estamos em confinamento, mas não é esse o tema central da crónica. A progressão do Diogo Gonçalves é uma agradável surpresa que vem confirmar o potencial há muito evidenciado. Está perfeitamente a tempo de explodir e ser uma mais-valia na equipa do Benfica. Apesar de jogar do outro lado do campo, tem algumas características que me fazem lembrar o Fábio Coentrão. Embala à velocidade do vento, desenha um par de olhos na bola antes de fazer um cruzamento e foi recuado de extremo para lateral pelo Jorge Jesus. Se não trocar as embalagens de Nitro por embalagens de Marlboro, é capaz de ter pela frente uns valentes anos de sucesso. A jogar com esta qualidade, claro que ninguém espera ver o Diogo chegar aos 30 com a mesma pujança pulmonar de um reformado de 95 anos e a fazer juras de amor a clubes de cores deselegantes. Não. O Diogo nem sequer precisa de se declarar ao Benfica, basta ver o álbum de fotografias de quando tinha 10 anos para ver que já se veste muito bem desde pequenino. Agora, tem levado para dentro do relvado a dinâmica que tanta falta fazia a esta equipa. É doloroso não estar na bancada, mas, ao ver o Diogo com esta alma, consigo estar um bocadinho mais sossegado."

Pedro Soares, in O Benfica

Benfica de salto alto


"O desporto feminino tem crescido exponencialmente, e tem pela frente enorme margem para crescer - até um dia, inevitavelmente, encontrar o justo paralelismo com o seu parceiro masculino.
Num mundo que busca, muito justamente, a igualdade entre homens e mulheres, não duvido de que num futuro não muito longínquo praticamente todas as modalidades tenham, entre sectores masculinos e feminino, idêntico mediatismo, idênticas receitas e idênticos salários. Há um longo caminho a percorrer, mas o sentido é esse.
Como em quase tudo o resto, também entre as mulheres o Benfica está à frente do seu tempo, e do tempo dos seus rivais. Somos o único clube português que disputa as cinco principais modalidades de pavilhão no sector feminino, e em todas elas estamos na luta pelos respectivos títulos.
A vitória na Taça de Portugal em basquetebol, por ser a primeira grande conquista da secção, teve um sabor especial. É verdade que já havíamos conquistado a Taça Vítor Hugo, mas uma Taça de Portugal tem outro impacto. Se no hóquei em patins e no futsal já éramos amplamente dominadores, no básquete vínhamos encontrado algumas dificuldades para chegar aos primeiros lugares e aos momentos de decisão. Começamos a ganhar, e em breve estou certo de que também o andebol, e depois o voleibol, nos darão idênticas alegrias. Isto sem falar no futebol, que também luta pelo título, e já nesta semana disputou mais uma final (a da Taça da Liga, cujo resultado desconheço no momento em que escrevo estas linhas), e sem esquecer que a única medalhada portuguesa nas últimas olimpíadas também é mulher e também é do Benfica."

Luís Fialho, in O Benfica

Jogar à Benfica!


"A nossa principal equipa de basquetebol feminino deu um verdadeiro recital na arte de bem jogar e de entrega total ao jogo. Orientadas pelo exigente Eugénio Rodrigues e capitaneadas pela excepcional Joana Soeiro, as nossas jogadoras foram autênticas guerreiras e mereceram a conquista da Taça de Portugal. Quer no jogo da meia-final, frente à favorita e líder do campeonato, a União Sportiva, quer na final, frente ao V. Guimarães, assistimos a dois grandes jogos. Organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol e pelo Sport Lisboa e Benfica, a 57.ª edição da Taça de Portugal foi um verdadeiro hino à modalidade. Frente à União Sportiva, o Benfica liderou até ao intervalo, mas as açorianas acreditaram até ao fim, e o jogo foi para prolongamento, que justamente vencemos. Na meia-final, ficou bem patente a classe de Joana Soeiro, Laura Ferreira, Mariana Carvalho, Marta Martins, Mariana Silva e da poderosa dupla norte-americana Japonica James e Altia Anderson. Para a final, Eugénio Rodrigues preparou uma equipa ainda mais explosiva, que jogou à Benfica, sempre com o pé no acelerador. São exibições como estas que nos fazem vibrar. As prestações de todas as jogadoras foram fantásticas! Um treinador que tem uma capitã com a fibra de Joana Soeiro, uma extrema com a classe de Laura Ferreira, duas bases com a consistência de Mariana Carvalho e Marta Martins, dois fabulosos postes como James e Anderson, a juventude e irreverência de Ana Barreto, e uma Mariana Silva endiabrada, só pode pensar no triunfo. O nosso treinador, que vencera todas as últimas competições internas ao serviço do Olivais FC, merece uma referência pela competência, irreverência, experiência e benfiquismo."

Pedro Guerra, in O Benfica

Mais que futebol


"Mais, muito mais, que futebol é a mensagem sentida dos clubes europeus para os cidadãos que vibram com a bola a correr nos campos e que sentem, cada vez mais, que a energia que os une aos clubes é um património colectivo de pertença que faz parte da sua vida plena. Na verdade, há muito que o futebol mostra que, ao juntar multidões e acender-lhes paixões sem paralelo, também desperta verdadeiros fenómenos de empatia e correntes de solidariedade como talvez, nenhuma outra actividade humana.
É assim, em escala modesta, nos clubes pequenos. É assim, em grande escala, nos grandes, e é também assi, em enorme escala, nos enormes, como o Benfica. Nós sabemos (e sentimos) bem que assim é porque estamos perto do coração dos benfiquistas e da sua generosidade e orgulho neste modo de ser Benfica. Todos os dias testemunhamos a prova provada disso e invariavelmente vemos, no dia seguinte, a renovação do carinho e da acção solidária em prol de todos nós que acreditamos numa sociedade mais justa. É por isso oportuna a iniciativa da European Football for Development Network que lembra a toda a Europa que nos clubes dignos da paixão dos adeptos há mais, muito mais, que futebol."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
Primeira Taça de Portugal conquistada pelo Benfica no basquetebol feminino depois, de na temporada passada, temos vencido o primeiro troféu ao mais alto nível, a Taça Vítor Hugo. O regresso à actividade é recente e assentou na formação. Em 2 épocas, subimos da terceira à primeira divisão. Em poucos anos, já lutamos por todos os títulos;

2
Diogo Gonçalves fez 2 assistências para golo no desafio com o Boavista, sendo o 7.º do plantel, na presente temporada, a bisar neste capítulo do jogo. Os anteriores foram Darwin (duas vezes), Everton, Grimaldo, Nuno Tavares, Pedrinho e Pizzi;

60
Com um bis pela segunda jornada consecutiva (o quinto na temporada, o máximo pessoal foram 6 em 2018/19), Seferovic chegou aos 60 golos de águia ao peito em competições oficiais. É o 38.º melhor de sempre. No campeonato nacional ocupa agora a 33.ª posição do ranking dos melhores goleadores benfiquistas, com 45 golos. Não é marcador de grandes penalidades (o que em 2020/21 se torna irrelevante);

82
As nossas equipas femininas de futsal e hóquei em patins deram passos importantíssimos para a revalidação dos respectivos títulos, com triunfos nas visitas aos concorrentes directos. Assinala-se os 82 'jogos oficiais' consecutivos sem conhecermos a derrota no futsal;

126,94
Seferovic marcou 17 'golos oficiais' na presente temporada, estando a 10 do seu melhor registo no Benfica, obtido em 2018/19. Nessa temporada marcou 0,53 golos por jogo, ao passo que na presente leva 0,47. No entanto, se atendermos aos minutos de utilização por golo, Seferovic tem melhor registo em 2020/21 do que em 2018/19: 126,94 vs. 141,11 (inclui tempos adicionais: em ambas as temporadas, os jogos tiveram uma duração média a rondar os 96 minutos)."

João Tomás, in O Benfica

Coincidências!


"- Clube propriedade de um credor do Calor da Noite, que por sua vez será um beneficiário direto da saúde financeira do Calor da Noite caso entrem diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões
- 2 autogolos, sendo o primeiro o pior disfarce de sempre de um defesa a fazer de conta que foi por acaso
- Um árbitro adepto do Calor da Noite, que só tem feito merda atrás de merda de forma escandalosa de há um ano para cá, sempre a beneficiar o Calor da Noite e roubar o Benfica, sabendo que está perto do limite de idade de 45 anos. Este Rui Costa foi o mesmo árbitro do Portimonense-Calor da Noite do ano passado em que marcou um penalti a favor do seu clube por bola no peito e deu 10 minutos de compensação até o Calor da Noite marcar. É o mesmo árbitro que anda a amarelar o Otamendi em simulações do adversário. É o mesmo árbitro que anda a deixar passar cortes com a mão dentro da área em jogos do Benfica, como se viu há poucas jornadas contra o Nacional. Quantas mais nomeações vai Fontelas dar a um gajo que anda a roubar já sem vergonha nenhuma na cara?
- Sérgio Conceição. Perdemos as palavras para descrever tamanho escroque. Um verdadeiro porco, um escarro de ser humano. Quantas expulsões mais vai acumular até levar um castigo exemplar e que permita a toda a gente em Portugal ver o futebol de forma sã?
- Luis Vieira, esse, continua calado. Um grande Presidente!"

Mais um dia normal!!!


"- Clube adversário, através do seu proprietário, que financia a sua tesouraria;
- Recusa em escrever nas camisolas 《Racismo Não》;
- Dois autogolos do adversário; . Provocações e arruaça do seu treinador;
- Penálti contra por marcar aos 93'
Haverá mais FC Porto do que isto?"

Update:


""Ao mesmo tempo que o FC Porto vai jogar os quartos de final da melhor é mais difícil competição do mundo, tem de jogar contra 11 titulares. Depois venham reclamar “vitórias do futebol português.”
Assunto resolvido. Dois titulares - um deles (Allano) de forma inexplicável - a serem expulsos no jogo de hoje frente ao CD Tondela, que os tira do próximo jogo no Dragão. Não bastam os 12 penáltis. Todas as ajudas contam!"

FC Porto pede, FC Porto tem


"Duas expulsões ao Santa Clara em apenas dois minutos (80 e 82, respectivamente), sendo uma das quais absolutamente inenarrável, retiram Allano e Fábio Cardoso do jogo diante o FC Porto na próxima jornada, antecedendo o Chelsea FC.
Como se isto não fosse suficientemente escandaloso, minutos depois, no jogo entre o Portimonense SC - FC Porto, os azuis e brancos obtêm a vitória através de dois autogolos da equipa adversária e um penálti perdoado ao cair do pano - que presumivelmente daria o empate - já em tempo de compensação.
Restam poucos adjetivos para qualificar a vergonha que é o FC Porto e os métodos que, reiteradamente, utiliza para coagir, condicionar e pressionar as instâncias desportivas.
Infelizmente, tudo lhes é permitido. E oferecido."

Uma Semana do Melhor...

Fever Pitch - João & Patrick... França!