Últimas indefectivações

sábado, 28 de agosto de 2021

Vitória na Suíça...

Kriens 24 - 31 Benfica
(12-17)

Qualificação para a Taça EHF, com a 1.ª mão a ser jogada na Suíça em Lucerna, com o Benfica a vencer e a convencer! Agora, falta a 2.ª mão na Luz, para a semana...

Com o investimento que foi feito esta época no plantel, espera-se pelo menos uma qualificação para a fase de grupos da Taça EHF.

Nota para a ausência do Hernandez que acusou positivo ao Covid! Recordo que vários jogadores do Sporting também acusaram positivo, e as duas equipas defrontaram-se a semana passada no Torneio de Viseu... Espero que nos próximos dias, não apareçam mais casos no plantel.

Derrota

Benfica 0 - 2 Sporting


Primeiro objectivo da época perdido, de forma frustrante...
O Sporting mudou de treinadora, fez uma revolução no plantel, mas o jogo foi muito parecido com outras derrotas que temos tido com elas: o Benfica mais ofensivo, a pressionar mais alto, e a desperdiçar várias oportunidades, principalmente na 1.ª parte... e o Sporting a jogar no nosso erro, nas transições rápidas! Neste caso, bastou um confronto entre a Sílvia e a Diana no início da 2.ª parte para abrir o marcador e a partir dai o Sporting ficou nas suas sete quintas!

A Nycole tem que ser sempre titular, não temos mais nenhuma jogador com as mesmas características, e numa equipa que falha tantos golos, deixar uma das melhores marcadoras de fora, não faz sentido... E neste tipo de jogos, a Christy tem que jogar, a vertente física neste tipo de jogos é muito importante...

E assim a equipa que não ganhou o Campeonato, nem a Taça, venceu a Supertaça!

Espero que este resultado não tenha interferência no jogo da Champions, com o Twente!

SL Benfica Feminino | Nova época, novas ambições


"A equipa de futebol feminino do SL Benfica está prestes a partir para a nova época com o objetivo de dar continuidade ao ciclo vitorioso que foi construindo ao longo da sua curta história.
Na sua última temporada, a equipa encarnada conquistou o primeiro campeonato nacional da sua história com uma vitória em casa do maior rival no jogo decisivo, mas a ambição daquela equipa ia mais além. Segundo a treinadora, Filipa Patão, o SL Benfica deveria chegar a um nível mais elevado e atingir um outro patamar na Europa.
Para esta nova época, a equipa não fez grandes alterações no plantel, saindo jogadoras que já pouco acrescentavam à equipa e reforçando-se com jogadoras jovens a fim de dar mais profundidade ao plantel.
A saída mais relevante acabou por se dar ainda antes do término da temporada passada. A capitã Darlene Souza contraiu uma lesão grave ainda no início da época passada, sendo que nunca mais recuperou um lugar na equipa, também por mérito das grandes exibições de Nycole e Cloé Lacasse. Ainda assim, tem um lugar na história do SL Benfica, com um registo de 137 golos marcados em 61 jogos.
Dani Nehaus foi outra das jogadoras da primeira equipa a deixar o clube. A guarda-redes internacional brasileira nunca convenceu os adeptos encarnados e acabou por perder definitivamente a titularidade após a chegada de Letícia Izidoro. Irá agora abraçar um novo desafio em Portugal, ao serviço do FC Famalicão.
Entre as restantes, destacam-se as saídas de Jolina Amani, Evy Pereira, Jassie Vasconcelos e Mariana Dantas.
Em relação a chegadas, a primeira foi a de Maria Negrão, uma jovem de apenas 17 anos que foi uma das grandes revelações da época passada ao serviço do FC Famalicão. Destaque ainda para a contratação da avançada Valéria Cantuário, internacional sub-20 canarinha, que chega ao SL Benfica após duas épocas em Espanha.
Destaque ainda para a integração das jovens Adriana Rocha, Carolina Correia, Daniela Santos, Madalina Tatar e Lara Pintassilgo, jogadoras que fizeram formação no SL Benfica e que regressam ao clube encarnado depois de na última temporada terem estado emprestadas ao SF Damaiense.
O coletivo orientado por Filipa Patão já iniciou oficialmente a temporada, tendo disputado a pré-eliminatória da Champions e derrotado o Kyriat Gat por 4-0 e o Racing FC por 7-0, partindo para a Supertaça, a realizar-se hoje, frente ao Sporting CP já com andamento competitivo.
A equipa de futebol feminino do Sport Lisboa e Benfica terá mais uma época árdua pela frente, tendo que enfrentar adversários muito fortes como o Sporting CP, o SC Braga e o FC Famalicão, clubes que mudaram de treinador e fizeram muitas alterações nos respetivos plantéis, mas que continuam a ter equipas muito competitivas e com ambições renovadas. E como diz o ditado, é difícil chegar ao topo, mas é muito mais difícil ficar lá em cima."

Antevisão...

Calendário Champions!


14 setembro - Terça - Dínamo Kiev-Benfica
29 setembro - Quarta - Benfica-Barcelona
20 outubro - Quarta - Benfica-Bayern
2 novembro - Terça - Bayern-Benfica
23 novembro Terça - Barcelona-Benfica
8 dezembro - Quarta - Benfica-Dínamo Kiev

Cada ano que passa o calendário da Champions, pós-Sorteio, leva cada vez mais mais tempo a ser anunciado! E normalmente quem se lixa são os 'mercados' mais fracos!
O Grupo E do Benfica, em condições normais iria jogar a 1.ª jornada, à Quarta-feira, mas aparentemente, as 'negociações' alteraram as datas, e o Benfica foi prejudicado!

A 'pior' data, é mesmo a 1.ª jornada da Champions, onde vamos a Kiev, a uma Terça-feira. Sendo que na jornada anterior vamos a São Miguel... e como na semana anterior existe compromissos de selecções, o jogo não pode ser antecipado para a Sexta, terá que ser Sábado e mesmo assim arriscámos a jogar com o Santa Clara, sem os Internacionais sul-americanos... porque a FIFA, resolveu permitir 3 jogos nesta janela!!! Inacreditável...
Existem movimentações de várias Ligas para não permitir esta situação, mas o Benfica devia fazer tudo para adiar esta partida!

Nota para os 3 jogos na Luz: serão todos à Quarta-feira...

1.ª jornada, em Kiev, a uma Terça: Santa Clara na véspera, provavelmente ao Sábado, e Boavista em casa a seguir...
2.ª jornada, na Luz com o Barça, a uma Quarta: temos deslocação a Guimarães no fim-de-semana anterior, e Portimonense em casa, a seguir...
3.ª jornada, na Luz com o Bayern a uma Quarta: jogo da Taça na véspera, e Vizela a seguir, provavelmente no Domingo!
4.ª jornada, na Alemanha, a uma Terça: na Amoreira com o Estoril antes da viagem à Alemanha, e deslocação a Braga logo a seguir...
5.ª jornada, em Barcelona, a uma Terça: mais um jogo da Taça de Portugal na véspera, e jogo em Leiria com a B Sad logo a seguir.
6.ª jornada, na Luz, com o Dínamo, a uma Quarta: dérbi com o Sporting na véspera, provavelmente ao Sábado, e deslocação a Famalicão a seguir, provavelmente ao Domingo.

Portanto o principal problema está mesmo na 1.ª jornada da Champions, com o jogo nos Açores.
A 4.ª jornada, com o jogo em Munique, e logo a seguir ir a Braga também preocupa! E a minha experiência diz-me que os jogos pôs-Champions são os 'piores' do ponto de vista físico (mas aqui o Braga também terá jogo da Liga Europa), nos jogos pré-Champions, é essencialmente uma questão de concentração e não pensar no jogo da Champions que virá alguns dias depois...

No meio disto tudo só vamos ter uma semana com 1 jogo (véspera do Benfica - Sporting), de resto 2 jogos por semana, pois temos as 3 jornadas da Taça da Liga no meio dos compromissos da Champions!

Derrota...

Casa Pia 4 - 2 Benfica B


Primeira derrota da época, num jogo onde fomos inferiores, nunca estivemos 'equilibrados', nunca acertámos nas marcações a meio-campo, permitimos sempre a saída de bola fácil do Casa Pia, com os Laterais sempre 'abertos'!!!
Entre os jogadores que foram emprestados, os que estão lesionados e os que estão de fora devido a alguns positivos com Covid, ficámos sem mais de meia-equipa, em relação à 1.ª jornada: Soares, Ferreira, Álvaro, Brito, Duk, Fabinho... mais o Vukotic e o Tiago Aráujo emprestados! E ao intervalo o Tomás Araújo também teve que sair... São demasiadas contrariedades!

Uma nota positiva para o Pedro Ganchas, fez um grande jogo. Os outros Centrais tem mais 'imprensa', mesmo dentro dos Benfiquistas, mas o Ganchas tem feito grandes exibições, e hoje é o esteio desta defesa...

Linhas...


"Na última jornada, ficámos completamente incrédulos com o que vimos em Barcelos. Assistimos a um escândalo sem precedentes, sem que ninguém tivesse metido na agenda mediática o tema! Aliás, isto tem um motivo: a agenda mediática é toda controlada pelo Calor da Noite e Cashball de há 4 anos para cá, altura em que Luis Filipe Vieira abdicou de servir o Benfica por estar a ser coagido.
Vocês viram bem as imagens do Gil Vicente-Benfica no 1ºgolo do Benfica? O VAR deu o Lucas Veríssimo como em jogo apenas por 2cm! A imagem a olho nu vê-se perfeitamente que o homem está em jogo pelo menos meio metro! Muito mas mesmo muito grave! O VAR era António Nobre, um lagarto fanático promovido a Internacional há 2 ou 3 anos por Fontelas.

Desta vez foram longe demais. O Benfica tinha um jogo fulcral passados 3 dias e só assim compreendemos o silêncio perante esta situação. No entanto, acabado o jogo em Eindhoven, o Benfica deveria ter marcado uma conferência de imprensa a denunciar o tema e a exigir medidas ou isto passa a valer tudo. TUDO!

O lagarto António Nobre conseguiu esticar as linhas até aos 2cm, tivemos sorte não ter dado para mais!
Não se percebe que o Benfica não reaja a esta situação gravíssima! Aliás, isto era motivo para dar estas imagens a uma empresa especializada para demonstrarem cabalmente que não foram 2cm a distância que colocou em jogo Lucas Veríssimo. Seria a prova provada que alguns VAR´s andam a manipular imagens conforme as suas orientações clubísticas (e que, por exemplo, o golo sofrido pelo Calor da Noite em Famalicão ao cair do pano nunca estaria fora de jogo 20cm conforme indicado pelo VAR André Narciso).
Não se percebe este silêncio. Isto vai ter novos capítulos, e se desta vez nos safámos e conseguimos ganhar o jogo, em próximas vezes poderemos não ter essa sorte.
Está alguém em casa, Rui Costa?"

David Luiz de volta a Portugal – O que esperar

"Os últimos dias têm sido marcados pela incessante notícia de que David Luiz poderá estar de volta a Portugal.
Aos trinta e quatro anos e após uma carreira toda ela ao mais alto nível – 8 anos de Premier League intercalados com 3 no Paris SG – enfrentando várias vezes por semana jogos de natureza competitiva sobejamente superior à da realidade nacional, e adversários incrivelmente mais conceituados – que lhe forçaram erros – David está preparado para jogar sem grande dificuldade numa Liga que lhe permite muito mais tempo para decidir e executar.

A capacidade para progredir em posse tornam-o um alvo apetecível para os sistemas de três centrais, onde poderá não só galgar metros livres quando adversários são atraídos ao corredor oposto, como surgir em cobertura ofensiva a ligar os corredores. Também nas bolas paradas poderá e deverá ser um elemento diferenciador.
Depois de 9 anos nos
big six de Inglaterra intercalados com dois em Paris, somando (praticamente) sempre 30 ou mais jogos por temporada, David Luiz poderá voltar à Liga para ser figura, naturalmente."

Falar Benfica #25 - PSV, Gil...

Grande Benfica!


"Não em parece exagero apelidar de épica a noite em Eindhoven. Estivemos 64 minutos reduzidos a 10, sendo que o jogador em falta foi tão-só Lucas Veríssimo, um habitual esteio da nossa defesa, e o seu substituto natural nesta partida era Vertonghen, convocado após regresso de lesão, frente a um fortíssimo PSV, uma máquina de futebol ofensivo que nos 8 jogos anteriormente disputados já marcara 22 golos.
Os nossos jogadores foram brilhantes! Inexcedíveis no empenho, superiormente organizados, inabaláveis na adversidade, hiperconscientes da necessidade de entreajuda, a magníficos executantes da estratégia defensiva implementada por Jorge Jesus. Foram sobretudo extraordinariamente competitivos, personificaram a mística benfiquista, e melhor elogio não se lhes pode prestar.
Estamos apurados para a fase de grupos da Liga dos Campeões pela 11.ª vez nas últimas 12 temporadas, confirmando a ideia de que o desaire da época passada se tratou de um acidente sob a circunstância inédita da disputa num só jogo, e fora de portas, do playoff de acesso a esta fase da prova.
Desde o início da temporada que a equipa tem patenteado mentalidade competitiva fortíssima. Eindhoven fi apenas mais um exemplo, o mais emblemático, é certo, dessa característica essencial para os grupos que se querem bem-sucedidos. Em todos os jogos, sem excepção, notou-se sede vitória, e nada houve a apontar, em momento algum, à sua atitude.
Com este espírito de grupo, focados no cumprimento dos objectivos, estaremos sempre mais próximos dos triunfos. Frente ao PSV, como em Moreira de Cónegos, ficou demonstrado que esta é uma equipa à Benfica! Que assim continue. Como disse Weigl após a partida em Eindhoven, 'todos juntos'!"

João Tomaz, in O Benfica

Os mesmo de sempre


"Está interessante este início de campeonato. Ao primeiro empate de um candidato ao título, vem tudo ao de cima. Falo dos mesmos de sempre, claro, o clube que se imagina nacional, mas nem na cidade onde foi fundado consegue a maioria das simpatias. Daqueles que foram a correr inscrever-se no cartão de adepto para fazer boa figura junto do professor incompetente e, afinal, portam-se como aquilo que são: repetentes e sem grandes capacidades de aprendizagem. Enquanto lhes foi permitido somar três pontos, falaram da qualidade de jogo e do grupo 'coeso'. Quando empataram na Madeira - resultado justo em função do que mostraram -, a culpa foi do batatal. E os opinadores foram atrás do logro, deixando para segundo plano jogo jogado. Já pouco se fala de futebol jogado.
Os nove minutos de descontos não chegaram, nem os mergulhos para a piscina ou a ira e o desespero quando viram que, afinal, há árbitros que não apitam sempre a seu favor. Passaram toda a esta semana a chorar e a troçar galhardetes com o presidente do CS Marítimo, mas a fatura já está a ser preparada. Só precisamos de ter calma e continuar a fazer o nosso trabalho, mas atentos. É que, neste fim de semana, recebemos o Tondela na Catedral, e cheira-me que vem aí matéria para análise. Se não for já, aguardem pela viagem do Glorioso aos Açores. O mundo pode ter mudado, e com ele a forma de comunicar, mas no futebol português sabemos sempre com o que contar quando se fala de FC Porto. O modus operandi é o mesmo há 40 anos: protestar, chorar, coagir e indignar-se, como se já não soubéssemos todos o que a casa asta. Os patos continuarão a cair na cilada."

Ricardo Santos, in O Benfica

Champions: estar ou não estar, eis a questão


"Estimado leitor, dê-me só um segundo antes de começar a escrever a mensagem desta semana. Venho já. Só mais um pouco... muito bem, está feito! Sabe, não me dava jeito estar a escrever no computador com o coração nas mãos, então fui guardá-lo ali no congelador, até porque não me convém que se estrague. O PSV-Benfica começa daqui a poucas horas, e já não sei o que mais posso fazer para me acalmar. Roubei uma embalagem de calmantes à minha mãe, mas isto não deve ser grande coisa. Já tomei 18 comprimidos e, mesmo assim, não consigo para de pensar nos vários onzes titulares possíveis, onde até já me passou pela cabeça uma linha de cinco centrais, com Vertonghen, Morato, Helton Leite, Otamendi e Lucas Veríssimo, o que talvez explique o facto de eu nunca ter seguido a carreira de treinador.
Para o leitor, é fácil. Hoje é sexta-feira e já teve tempo de celebrar a qualificação ou colocar uma corda à volta do pescoço. No entanto, aqui o Pedrinho ainda não faz ideia se ao final da noite estará a cantarolar ou a escrever o testamento. Encontro-me naquela sensação de incógnita agoniante, até porque, se for o caso de haver mais uma época sem ouvir o hino da Champions no Estádio da Luz, então fico sem saber a quem deixar a PS5.
Não vale a pena bater sempre na mesma tecla: o lugar do Benfica é na Liga dos Campeões. Quando fica fora, então a conclusão só pode ser uma: algo de errado não está certo. Portanto, qualquer capa desta edição do jornal O Benfica que não seja com os nossos jogadores em festa será uma desilusão. Caso contrário, não sei se valerá a pena ir buscar o coração de novo ao congelador."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"No universo profissional como na esfera social/pessoal, há separações que são, sobretudo, demandas de novos caminhos e oportunidades. De vida, de carreira, de gestão, sem amarguras nem terceiras leituras. Soluções limpas e racionais, por exemplo, como aquela que, conciliando interesses desportivos e financeiros, recentemente encerrou a ligação de Pedrinho ao Sport Lisboa e Benfica, redundando o episódio na transferência do jogador para o Shakhtar. Mas depois, para muitos, tem de haver o ónus, esse malandro de unhas laminadas que se entretém a arranhar-nos a pele.
Até há meia dúzia de meses, o esquerdino merecia da Crítica o rótulo de flop, de aposta falhada na Luz. Mudou-se para a equipa de Donetsk, marcou um golo ao minuto 19 do Mónaco - Shakhtar, no playoff da Liga dos Campeões, num lance pincelado com algumas das suas valias técnicas, e os comentários sucedâneos conduziram-no às estrelas, num foguetão movido a elogios inauditos. Simultaneamente, na apreciação, o Benfica, era colocado em xeque. O 'ónus', claro. Nova camisola, diferentes impressões ou apreciações. Mistérios, ou talvez não.
O futebol, onde a felicidade nas escolhas e nas performances nem sempre é exata como a matemática tem destes 'encantos'. Podíamos recordar Gabriel Barbosa, que em 2017/18 marcou um golo e alinhou apenas em cinco jogos de águia ao peito. Regressado ao Brasil (cedido num primeiro momento, pelo Inter, onde também não se afirmou), voltou a ser Gabigol, com mais de uma centena de golos com as cores do Santos e do Flamengo, até à data. Outro 'ónus' que esvoaçou no éter.
Chegado a este ponto, abraço Jonas e também Salvio, exemplos, entre muitos outros elegíveis de como as circunstâncias, os contextos e as novas rotas alteram, transformam e/ou robustecem currículos. Em diferentes momentos, ambos saíram de Espanha e atravessaram a fronteira para escreverem obras completas no Benfica e serem campeões com histórias, como os conhecemos. 'Ónus', aqui, lá está, só aquele que coube em bónus."

João Sanches, in O Benfica

Almeida Lab


"Foi uma longa via-sacra que André Almeida teve de percorrer após a fatídica tarde de 18 de Outubro de 2020, em Vila do Conde. Ao minuto 14 do jogo com o Rio Ave, ficou no chão, e percebemos a gravidade da lesão. Gilberto substituiu-o, e, no final da partida, Jorge Jesus sentenciou que a paragem seria longa. Infelizmente, a previsão do nosso treinador e os exames clínicos confirmaram - rotura de dois ligamentos, o cruzado anterior e o lateral interno. Operado no dia 31 de Outubro pelo nosso cirurgião e diretor do Departamento Médico, Ricardo Antunes, a partir desse dia foi impressionante a resiliência do defesa. Sem nunca desistir, cumpriu as directivas do Benfica Lab, um departamento conhecido pela excelência e pelo cariz inovador. Graças à competência, dedicação e abnegação de cinco grandes profissionais, André Almeida pode regressar em pleno para somar mais títulos aos 12 conquistados. Além de Ricardo Antunes, há que destacar um quarteto-maravilha: Telmo Firmino, Pedro Barreiras, Tiago Vaz e Márcio Sampaio. Telmo Firmino e Pedro Barreiras são dois fisioterapeutas com provas dadas. A dedicação e competência de ambos são conhecidas por muitos atletas de várias modalidades. Tiago Vaz é um fisiologista talentoso e incansável. Márcio Sampaio teve uma dupla função - como recuperador e como preparador físico. Foi graças a este quinteto de luxo, que a BTV irá mostrar, em breve, que André Almeida voltou a sorrir e fez os benfiquistas saudarem a sua entrada em campo, ao minuto 66, no passado dia 14 de Agosto, frente ao Arouca. Foram 24 minutos, na Luz, frente ao PSV. Mais os 32 minutos, em Barcelos, com o Gil Vicente e os 30, em Eindhoven. Ou seja, 104 minutos à Benfica."

Pedro Guerra, in O Benfica

3.º anel


"Se há coisa que predomina, ainda, nas equipas femininas de futebol, é o talento. A dimensão física não está tão desenvolvida como nas equipas masculinas, e o talento emerge como factor crítico de sucesso desportivo.
A equipa feminina de futebol do Benfica é um alfobre riquíssimo de talento. De qualidade, inata e desenvolvida. E, claro, de andamento que permite a esse talento sobressair ainda mais.
Depois existe o modelo e um sistema que se adaptam ao talento existente em vez de se lhe imporem, muitas vezes mascarando um processo colectivo de iniciativas individuais.
A forma como o Benfica despachou duas equipas com um ranking superior na UEFA, na primeira ronda de acesso à Champions, com 11 golos marcados e nenhum sofrido, é o maior atestado de eficácia e de qualidade de uma equipa que ainda está a meio do objectivo de qualificação.
Mas está claro que o Benfica, as suas jogadoras e a sua treinadora precisam desse desafio europeu para continuar a evoluir. E se a Federação Portuguesa de Futebol partilhar esse desejo de evolução, reconhecerá a importância desse apuramento para o crescimento do futebol feminino. Porque o Benfica vai elevar ainda mais o nível do seu jogo, o que obrigará outras equipas a investir, em conhecimento, na área do treino e da evolução das suas jogadoras, para acompanhar a subida de patamar da equipa benfiquista."

José Marinho, in O Benfica