Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de maio de 2013

Avisos

Tal como antevi, a novela Jesus já está a levar demasiado tempo. A decisão já devia estar tomada (qualquer que ela seja), aliás a decisão já devia ter sido tomada, a meio da época. Eu sei que A Bola costuma ser usada como mensageiro das más notícias, sempre que as Direcções do Benfica, querem tomar decisões controversas, espero que o título de hoje, seja somente mais uma especulação jornaleira.
Deixo um aviso: se a SAD do Benfica, julga, que trocar de treinador agora, é fundamental para criar uma nova onda de entusiasmo, que permita vender, com sucesso, a subscrição da Benfica TV, neste Verão. Se o critério for esse, então vão para o caralho...!!!

Quem pensa que o problema do Benfica é o treinador, anda mesmo muito distraído. Por isso concordo, em parte, com o que o Pedro Simões escreveu. Aquilo que neste momento a SAD do Benfica devia estar a discutir, é o reforço, efectivo, do plantel para a próxima época. Já foram anunciados vários jogadores (nenhum confirmado oficialmente pelo Benfica), mas para as posições que necessitam desesperadamente de opções válidas, não existe nenhum sussurro!!! Precisamos de um Defesa Esquerdo titular; precisamos de um Defesa Central que esteja ao nível do Garay e do Luisão; e precisamos de um Médio-Centro ao nível do Matic e do Enzo, de preferência com características mais defensivas (recordo-me que em 2010/2011 sempre que o Jesus queria segurar um resultado, metia o Airton ao lado do Javi. Substituição que resultou quase sempre, este ano não houve nenhuma opção válida... o Roderick para mim é uma não opção!!!). Estas três posições são fundamentais. Ao mesmo tempo, devemos considerar INTRANSFERÍVEIS o Garay, o Matic e o Cardozo. Com o Luisão a caminhar para a reforma, o Garay não pode sair agora. O anunciado Mitrovic, sem o conhecer, não me oferece garantias, nem sei se será para a equipa B. Como já seria esperado a reacção a quente do Cardozo já está a ser aproveitada para destabilizar: o futuro do Jesus no Benfica, não está dependente da vontade dos jogadores; o nosso melhor marcador não pode estar à venda, muito menos por causa de um suposto caso disciplinar, ao contrário do que o Rascord deseja!!!
Como não são lírico, reconheço a necessidade do Benfica em vender jogadores, para equilibrar o orçamento, e ir pagando a dívida acumulada. Creio que os jogadores com 'melhor' mercado, e que mais facilmente podem ser substituídos na equipa, são o Gaitán e o Rodrigo.

Numa temporada que leva 11 meses, o Benfica esteve muito bem durante 10 meses e meio!!! A bipolaridade tem limites (e por isso concordo com o Sérgio), não acredito que os jogadores e o treinador que nos tanto orgulhou em Amesterdão - apesar da tristeza da derrota -, duas semanas depois, seja o maldito... Quem não reconhecer o crescimento futebolístico do Benfica, na última época, só pode ser cego. Sim, falhámos nas decisões, com uma equipa desgastada, com azares normais de um jogo de futebol, e com arbitragens vergonhosas - 2 golos decisivos em fora-de-jogo, penalty em Paços... -, aquilo que nos devia estar a preocupar, não é recomeçar tudo de novo, ou apostar no escuro mais uma vez, aquilo que nos devia preocupar era como evitar voltar a fraquejar, nas últimas duas semanas da temporada... E com humildade reconhecer, que este Benfica, mesmo sem títulos, é o mais forte desde do Eriksson. Estar sempre a repetir frases feitas, sobre as conquistas do Benfica no passado - anos 50, 60, 70 e 80 -, é bom para o ego, mas não ajuda a ganhar jogos nos dias que correm. O futebol é diferente, e principalmente o contexto Corrupto é outro... O Benfica nesta época foi efectivamente a melhor equipa nacional. O Benfica nas últimas 4 épocas foi efectivamente a melhor equipa nacional. O ranking da UEFA é um indicador precioso (e as arbitragens na UEFA também não são perfeitas, longe disso, mas mesmo assim a diferença é assinalável... O reforço do plantel, a contratação do melhor treinador do Mundo (seja o Jesus ou outro qualquer), não nos garante o título, nós não compramos títulos, mas garante que o Benfica esteja na luta, até ao último segundo, tal como tivemos esta época. Isto não é mostrar satisfação com os 2.ºs lugares, no Benfica a vitória é a única ambição, mas não podemos continuar a viver de sonhos irreais... com o perigo, de em todos os finais de época, entrarmos num período de suicídio assistido.

Como já escrevi, o momento decisivo da época, foi a não qualificação para os Oitavos-de-final da Champions. A Liga Europa enfraqueceu-nos internamente (e o Jesus avisou... e foi gozado e insultado por muitos!!!). O ciclo de 4 jogos: Turquia, Barreiros, Fernabaçhe na Luz, e o Estoril, foi-nos fatal. E se antes o Jesus tinha rodado a equipa, nestes 4 jogos, principalmente nos últimos 2, não fez praticamente nenhuma rotação. É isso que é preciso alterar para o ano: em primeiro lugar garantir um dos dois primeiros lugares no grupo da Champions; e em segundo lugar garantir que temos opções válidas para todas as posições. E para isso não podemos voltar a vender jogadores, nas últimas horas da janela de transferências. Internamente deverá ser colocado um limite temporal para as principais vendas. Por exemplo, 31 Julho, a partir desta data, não podemos vender jogadores importantes. Para dar tempo, em caso de necessidade, de serem substituídos. Mesmo que isto signifique perder alguns milhões no braço de ferro das negociações.

Talvez, só os Benfiquistas Cornos Manso, me conseguem irritar ainda mais, do que toda esta novela!!! Vir defender que aquilo que os Corruptos têm, é cultura de vitória, e que aquilo que falta ao Benfica, é exactamente a tal cultura de vitória... e que o Apito Dourado e afins, são teorias da conspiração, é um insulto ao Benfica. Esta gente devia ser proibida de falar ou escrever em nome do Benfica. Esta gente merece perder todos os títulos nos próximos 100 anos, e ser enrrabada a sangue-frio ao mesmo tempo!!!
O diagnóstico do Gauchos é perfeito. Os problemas principais do Benfica, são por ordem de importância: Arbitragens, Disciplina/Justiça (desportiva e civil), Comunicação Social. Os temas em cima da mesa, nas reuniões SAD deviam ser estes. A estratégia passa por um ataque cerrado a estas estruturas. Se existe um acordo, entre Vieira e Fernando Gomes, que obriga o Benfica a manter o silêncio, já devia ter sido renunciado à muito tempo. O erro político que o Benfica cometeu (denunciado por mim desde do início), já devia ter sido rectificado. Continuar a discutir treinadores e mesmo jogadores é absurdo, e contraproducente... Se alguém pensa, que por vir um dos treinadores da moda, promovidos pelos jornaleiros avençados, vai resolver algum problema, podem tirar o cavalinho da chuva...
É aqui que discordo, com alguns comentários (do Pedro por exemplo). É óbvio que o Jesus não é insubstituível, mas no actual cenário externo (Corruptos) e interno (Finanças), a troca de treinadores no Benfica, será muito prejudicial... E se o Jesus, ficando, não teria margem de erro, qualquer outro treinador que possa vir, também não terá...

Hordas e ordeiros

"1. Diz o povo, na sua proclamada infinita sabedoria, que as gentes do Porto são ordeiras e hospitaleiras. Sempre duvidei de infinitas sabedorias, sejam elas do povo ou do Presidente da República. Ano após ano após ano, hordas de ordeiros lançam-se como os hunos de Átila sobre aqueles que têm a desgraça de serem obrigados, pela regra dos calendários desportivos, a demandar a cidade das tripas enfarinhadas. Ao contrário do que acontece com as visitas portistas à capital, sempre sublinhadas com um passeiozinho vivificante no Parque Eduardo VII, ai do atrevido que caia no erro de meter o nariz de fora da janela do autocarro - voam pedras e garrafas, blocos de cimento, pedaços de viadutos. As autoridades, tal como o nome indica, autorizam. É para isso que existem. Deter, identificar, autuar, levantar processos não faz parte da sua competência. Limitam-se a olhar, entretidos, o voar dos calhaus. É mais do que certo que este adjectivo hospitaleiro vem de hospital...
2. Hordas de ordeiros atacaram barbaramente dois jornalistas da Antena 1 que saiam do Estádio das Antas. Tal como sempre acontece, as autoridades autorizaram. A barbaridade passará, mais dia menos dia, a fazer parte da lamentável lista de agressões a jornalistas perpetradas no Estádio das Antas de há 30 anos a esta parte. Lamentou o ordeiro clube a incidência? Apresentou desculpas às vítimas? Não. Não faz parte da sua cultura ordeira... Razão tinha o árbitro, Vítor Correia, quando dizia que desde que vira um porco andar de bicicleta acreditava em tudo. Imaginem se ele tivesse visto um a bailar..."

Afonso de Melo, in O Benfica