Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

(A)Gosto

"1. A Volta a Portugal é (com boa vontade) uma volta. Mas não é a Portugal. Talvez ao Minho e Beiras. Cada vez mais se ignora o Sul, o Alentejo e o Algarve. Coisa de somenos.
2. Há equipas ciclistas que equipam de amarelo, assim se confundindo com o camisola amarela. É como no futebol o árbitro equipar-se como os jogadores de uma equipa.
3. Gostaria de adivinhar quantos jogadores mudarão de clube até 31/8, por causa de uma estapafúrdia disposição que favorece escandalosamente os tubarões compradores e as mais endinheiradas ligas?
4. O Benfica, pela primeira vez em 108 anos, iniciou o campeonato com 14 jogadores estrangeiros. No ano passado, em Barcelos, ainda jogou Rúben Amorim, lembram-se?
5. As pré-épocas devem premiar quem melhor as inicia. Carlos Martins foi provavelmente o grande destaque do SLB. Supreendentemente não jogou contra o Braga. Diz a BOLA que jogará em Setúbal. Oxalá!
6. Ainda vamos na 1.ª jornada e já há treinadores, como o do FCP, a culpar o árbitro, por maus resultados. Mal habituado, pelos vistos...
7. Estou curioso em ver o excelente guardião Beto e essa invenção de craque chamado Rúben Micael a fazerem no Dragão o que fizeram na Luz. O primeiro a demorar eternidades a despachar a bola (e sem amarelo!) e o segundo a sorrir desde o aquecimento até ao fim do jogo como se estivesse a gozar num parque infantil.
8. Por que será que quando o FCP não está a ganhar o tempo de desconto estica para além do generoso bónus exibido pelo 4.º árbitro? Em Barcelos foram 5+2 (ou seja 16% de 45 minutos...)"

Bagão Félix, in A Bola

Crescer... nas vítórias e nas derrotas !!!



Naval 2 - 1 Benfica B

Na era do Online, é estranho este jogo não ter sido transmitido por ninguém!!!
Assim, as estatísticas dizem que rematamos mais, tivemos mais cantos... mas, começamos a perder aos 3 minutos, e ainda na 1ª parte ficamos a perder por 2-0... Marcámos perto do fim, ainda tivemos oportunidades de empatar, mas não conseguimos...
Sem o Jardel, voltámos a jogar com jogadores adaptados na zona Central da defesa, um problema que com a entrada do Ascues poderá ficar remediado... Defendo a algum tempo que o Cancelo tem um potencial enorme - antes de se ter tornado 'conhecido'!!! -, mas tem que melhorar a concentração defensiva, e hoje parece que os golos da Naval foram 'construídos' na sua zona de influência...
A Naval é uma das equipas mais experientes nesta Liga, a época passada teve quase a subir... é verdade que este ano, na 1ª jornada perdeu em casa, mas foi com o Soares Dias a marcar 3 penalty's contra, nos últimos 5 minutos!!!
Mesmo assim o pior momento do jogo poderá ter sido a lesão do Luciano Teixeira, espero que não seja grave...

PS: Deve ter sido coincidência, mas os Corruptos B em Portimão empataram ao minuto 95 numa bola que não entrou na baliza... de seguida, praticamente toda a equipa técnica do Portimonense foi expulsa!!!
Os Lagartos B, em Rio Maior receberam o Sporting da Covilhã, foram completamente dominados, os Serranos fartaram-se falhar golos, mas numa discussão entre um jogador da Covilhã e o treinador Lagarto - Oceano -, o jogador foi expulso!!! E os Lagartos em superioridade numérica venceram... E para não destoar, praticamente toda a equipa técnica do Sporting da Covilhã foi expulsa no final da partida!!!
Tão amigos que eles são...!!!

Os bons costumes da Cochinchina

"O presidente do FC Porto diz que não sabe porque foi o presidente do Benfica à Alemanha pedir desculpa. A gente explica-lhe: pedir desculpa é acto de nobreza

COM uma semana de atraso, o presidente do Benfica fez o que devia. Foi à Alemanha pedir desculpa ao presidente do Fortuna de Dusserdorf e ao presidente da Federação alemã pelo incidente entre Luisão e o árbitro Fischer.
E como o jogo não chegou ao fim, por abandono do árbitro com ou sem «comoção cerebral», como preferirem, adianta a imprensa que Luís Filipe Vieira terá ido à Alemanha também para devolver o cachet cobrado pelo Benfica pela sua presença no desgraçado jogo.
O comportamento do presidente do Benfica honra o clube, honra-o a ele, ainda que tenha demorado a seguir viagem, e honra também Luisão e todos os jogadores do Benfica porque ficaram a saber que o presidente dá a cara por eles e pede desculpa por eles quando não se comportam como lhes é, certamente, recomendado.
O mundo não é perfeito, já sabíamos. Há quem goste de cenas de empurrões aos árbitros e há até quem veja nessas práticas uma escola de sucessos. Delinquentes e gente com má formação há em todos os clubes, não é?
Depois de ir ao estrangeiro provar que o Benfica é um clube de bem e quem a delinquência não é a bandeira mais vibrante da nossa história e que a impunidade jamais será um distintivo que nos faça crer que somos melhores e mais espertos do que os demais, depois disto tudo, ainda o presidente do Benfica viajava no avião de regresso a Lisboa e já o presidente do FC Porto perorava sobre o assunto.
«Não sei porque é que foi a correr entregar o dinheiro e pedir desculpa», disse.
A imprensa publicitou o comentário do presidente do FC Porto que não mereceu maior revelância nem mais psicanálise do que mil outros já ensaiados e debitados por Pinto da Costa sobre a vida do rival. Mais do mesmo, disseram todos. Mas não é assim.
Atente-se, uma vez mais, nas palavras do presidente do FC Porto:
«Não sei porque é que foi a correr entregar o dinheiro e pedir desculpa.»
Com todo o respeito pelo FC Porto, um grande clube que, ao contrário do que se possa supor não nasceu há trinta anos e tem uma longa, bonita e honrosa história pré-Pinto da Costa, nunca o presidente do FC Porto disse nada de tão gravemente preocupante como o que afirmou a propósito da expedição à Alemanha do seu homólogo do Benfica.
Não sabe porque é que Vieira foi a correr pedir desculpas?
Não sabe porque é que Vieira foi a correr entregar o dinheiro?
Incrível, para mais tratando-se de um dirigente com muitos e muitos anos de experiência e de vida. Acreditará piamente Pinto da Costa que os actos não têm consequências? Permanece insondável o que o leva a ver as coisas por esse prisma tão ligeiro e peculiar num adulto quando até às crianças se ensina, desde a tenra idade, que os actos têm sempre consequências e que saber pedir desculpa é o primeiro passo de entrada numa vida em sociedade.
Se é verdade que Pinto da Costa não sabe porque é que Vieira foi à Alemanha pedir desculpa e devolver o dinheiro, também é verdade que qualquer escuteiro de 12 anos lhe pode explicar.
O presidente do Benfica foi pedir desculpa ao presidente da Federação alemã e ao presidente do Fortuna de Dusseldorf porque um jogador do Benfica, o capitão, sem senso nem parcimónia, derrubou um árbitro no decorrer de um amigável entre o Benfica e o Fortuna de Dusseldorf e o jogo não chegou ao fim.
O presidente do Benfica foi pedir desculpa porque para o Benfica, um grande clube que também tem uma história pré-Vieira, não é motivo de orgulho nem atirar com árbitros, nem atira-lhes com botas ou peças de fruta, nem persegui-los pelo campo fora.
E, por isso mesmo, o pedido de desculpas de Luís Filipe Vieira é mais do que justificado, ainda que tardio. Óptimo teria sido que o presidente do Benfica tivesse ido à Alemanha mesma a correr, como disse Pinto da Costa. Ou seja, logo no dia seguinte ao episódio Luisão.
O presidente do FC Porto disse também não saber porque foi o presidente do Benfica «a correr entregar o dinheiro» ao presidente do Fortuna de Dusseldorf.
Incrível, outra vez. É que entra pelos olhos dentro que cabendo ao Benfica a responsabilidade pela interrupção do jogo para que fora contratado não podia, de maneira alguma, ter veleidades de receber o cachet por inteiro. De outra maneira era vigarice. Ou não é assim?
Mas em que Cochinchina, em que mundo é que vive o senhor Pinto da Costa onde as coisas se passam de maneira tão diferente? Que mundo é esse, tão diferente dos padrões da desejável normalidade, onde, aparentemente, é impossível um dirigente pedir desculpa a quem quer que seja sem lhe caírem aos pés os galões?
Como resolveria o presidente do FC Porto o caso se o dito caso lhe dissesse respeito?
Não havia desculpas para ninguém? Não devolveria o guito?
Com um cafezinho ao árbitro é que não ia a lado nenhum, certamente.

LUÍS FILIPE VIEIRA jantou secretamente com José Eduardo Moniz e o secretismo foi tal que no dia seguinte havia fotografias nos jornais. Há três anos, a hipótese de uma candidatura de José Eduardo Moniz suscitou grande e efémero entusiasmo entre alguns benfiquistas decididamente menos afectos à obra do presidente em exercício. A coisa pôs-se até feia entre Vieira e Moniz e não foram nada suaves as acusações trocadas entre os dois na altura.
Tudo isso, espera-se, deve ter sido ultrapassado neste jantar secreto de terça-feira porque é precisamente para isso que o secretismo também serve. Para as conciliações em público serem em voz baixa. E como são os dois benfiquistas decerto que pediram desculpa um ao outro, como mandam as boas regras de conduta.
E pronto. Está resolvido o assunto, vai uma aposta? José Eduardo Moniz não se candidatará contra Vieira em Outubro. Mas o progresso não fica por aqui. Com um bocado de jeito, Moniz ainda vai a votos, mas na lista de Luís Filipe Vieira, num cargo que possa ser considerado como um desafio irrecusável por qualquer escuteiro de 12 anos.
A situação não deixaria de ser curiosa sobretudo porque muitos benfiquistas acreditam que o próximo triénio será o do tão anunciado combate final contra Joaquim Oliveira e a sua Olivedesportos. E, nesse combate específico, a peça Moniz estava a fazer muita falta. Ou não estava? A seu tempo se verá.

NINGUÉM foi a jogo com a Sport TV e a estação de Joaquim Oliveira vai transmitir todos os jogos do Campeonato Nacional em sinal fechado. É assim que se apresenta a situação no arranque da temporada. Futebol na televisão é a pagar. A não ser que venha por aí um ministro plenipotenciário que obrigue a RTP a gastar os seus últimos milhões e a dar uma mãozinha à Sport TV na despesa. Chama-se a isto dividir o bem pelas aldeias. O importante é o serviço público. E trocos são trocos. No mundo da bola não há cá troikas a mandar na gente.

PRIMEIRA jornada completa com um número imenso de empates. Não houve grandes casos de arbitragens, o que se saúda. Só no jogo da Luz entre o Benfica e o Braga é que um árbitro conseguiu estragar o panorama geral invalidando um golo limpo ao Benfica e expulsando indevidamente um jogador do Braga. Como estas coisas sempre acontecem e tocam a todos, não vamos entrar em desatinos com o assunto. Espera-se apenas que a próxima má arbitragem não calhe outra vez ao Benfica. É só confiar nas estatísticas e na sorte. Felizmente que ninguém responsável do Benfica se pôs a criticar o árbitro e o sistema. Grande fair-play porque aquele golinho valia mais 2 pontos. Mas ninguém atirou com o árbitro ao chão. Nem ninguém se zangou com o pobre do Melgarejo. Não houve escândalo na Luz, ainda bem. Assim sendo, ficou só e desacompanhado o único escândalo da primeira jornada, lamentavelmente e dissecado até ao pormenor nos dias seguintes por eminentes teóricos. O escândalo foi este: o Gil Vicente, imagine-se, jogou todo fechado com o FC Porto e, assim, obviamente, não facilitou nem um bocadinho a missão dos campeões nacionais. E no fim nem sequer pediram desculpa."

Leonor Pinhão, in A Bola