Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cadomblé do Vata

"1. João Félix foi muito massacrado com faltas, mas tem que aprender a não reagir aos agressores... com um árbitro a sério, aquela bolada que mandou no pé esquerdo do Ilori aos 64 minutos, podia-lhe ter custado a expulsão.
2. O resultado é curto mas de qualquer forma, vamos para a segunda mão em vantagem... para os sportinguistas fica é a esperança de ainda poderem ser o tomba gigante da Taça de Portugal 18/19.
3. Entendo que haja Benfiquistas altamente desiludidos com o golo verde e branco, mas pensem bem... se depois dos 2-4, hoje ficassem a zeros, os lagartos eram bem capazes de ir contratar um treinador a sério.
4. Gosto muito do Sálvio, mas no actual Benfica parece um peixe fora de água... já me começo a mentalizar que no final da época nos vamos despedir da Maga... do Toto.
5. Em 2 jogos, entre Raphinha e Luiz Phellype somaram-se 1 remate e zero golos... é o chamado "ataque de ph neutro"."

Benfiquismo (MLXXXVIII)

Ex-Seixal !!!
Antigo Lar dos Jogadores...

Vermelhão: Quando a alegria 'sabe a pouco'!!!

Benfica 2 - 1 Sporting


Ganhámos o jogo, mas perdemos a oportunidade de 'matar' definitivamente a eliminatória! Não estava à espera de um jogo parecido, com o 'banho' de bola do último domingo, estava à espera de um jogo mais equilibrado, com a Lagartada na retranca, e foi mesmo isso que aconteceu...
Mas tenho que começar por um factor aparentemente pouco importante: a alegria!!! Nas bancadas, e dentro do campo! A confiança está de volta... na bancada, e lá dentro; o espírito de união (que sempre foi forte) está ainda mais forte. Nota-se que os jogadores estão felizes, e comprometidos solidariamente uns com os outros... Aquilo que o Bruno Lage designou pela reconquista dos adeptos, está conseguido... Agora, temos que manter a 'onda'!!!
O Keizer acabou por usar uma estratégia de 'pré-época', acabou por fazer maior rotação no onze titular, meteu uma equipa mais posicional de marcha atrás de início, praticamente sem qualquer plano ofensivo; e depois nos últimos minutos, acabou por colocar em campo os 'mais' titulares (e rápidos), quando o jogo estava 'partido' e o Benfica, estava mais desgastado... Com a agravante do Benfica ter 'queimado' uma substituição com a lesão do Jardel...!!!
O Benfica fez pouca rotação, e por isso mesmo, voltámos a ter problemas em controlar o jogo nos últimos minutos! Na minha opinião a entrada do Salvio, foi mal conseguida, principalmente, porque obrigou o Pizzi a mudar de flanco... O Rafa não me parece a 100%, recordo que foi substituído, no jogo com o Boavista... mas havia outras soluções: se o Zivko mostrou pouca atitude com o Boavista, mas ainda havia o Krovi ou mesmo o Cervi... e o Pizzi jogaria sempre na Direita.
Outra variável importante é o facto deste jogo ser a '1.ª parte' de uma eliminatória de dois jogos (um aborto competitivo na minha opinião, esta opção das Meias-Finais a duas mãos, só para a FPF ganhar mais uns trocos com as transmissões televisivas... ainda por cima com 55 dias entre os dois jogos, é um absurdo!!!), e se o jogo do passado domingo, era uma 'Final' para as duas equipas, tendo em conta as ambições de ambos os Clubes em serem Campeões, hoje não era... a decisão seria sempre em Abril... E por isso mesmo, ambas as equipas tiveram uma atitude menos agressiva!!!
Sendo que os Lagartos 'exageraram' jogando claramente para o nulo... apresentando um plano de jogo tão pouco ofensivo, fazendo inveja à maioria das 'pequenas' equipas do Tugão quando jogam na Luz!!!
Mas de todas as variáveis, aquela que acabou por condicionar ainda mais o jogo do Benfica, foi o Godinho!!! Absolutamente vergonhosa arbitragem... Completamente premeditada...!!! O Amarelo inicial ao Ilori foi somente para disfarçar, a partir daquele momento, valeu tudo... O Félix levou porrada de cima abaixo, foi pisado várias vezes e ainda levou Amarelo por protestos... quanto aos Lagartos, fartaram-se de protestar e o cartão ficou sempre no bolso!
Além das agressões, e faltas perto da área dos Lagartos que ficaram por marcar... foi no meio-campo, onde o Godinho conseguiu 'travar' o Benfica. Os jogadores do Benfica sentiram que não podiam 'ganhar' duelos... praticamente todos os duelos ganhos pelo Benfica, davam falta... Então na 1.ª parte, foi quase a 100%!!!
Se já havia algum cansaço acumulado, se já havia alguma intenção em não arriscar tanto... com este critério, o Benfica acabou por desistir de pressionar alto, em vários momentos do jogo, dando oportunidade aos Lagartos para respirar... De longe o melhor 'trinco' do Sporting, foi o apitadeiro!!! Fartou-se de 'recuperar' bolas!!!
No meio disto tudo, voltámos a sair do jogo, com a sensação que podiamos ter goleado... Mais uma vitória que acaba por 'saber a pouco'!!!
Primeira parte totalmente nossa, mesmo com ritmo mais baixo do que tem sido habitual... Nos primeiros minutos do 2.º tempo, notou-se que o Sporting 'subiu' um pouco, mas respondemos muito bem com 30 minutos muito bons, onde podíamos ter marcado vários... os Lagartos nos minutos a seguir ao golo do Félix ficaram desorientados!!! Mas não marcámos... e acabámos por sofrer! E até terminámos com algumas dificuldades lá atrás...!!!
O Félix, voltou a ser uma das figuras do jogo... tecnicamente já está a nível diferente de todos os outros!!! E ainda destacou-se pelas agressões que sofreu, a do Acuña era para Vermelho directo!!! E também assustou com aquela 'aterragem' falhada após salto aparatoso!!!
Mas para mim o melhor em campo foi o Gabriel... grande jogo, e mesmo nos últimos minutos, ainda tinha carga na bateria... Essencial na forma rápida como mudamos de flanco, os passes tensos, marcam a diferença... E defensivamente está muito bem nos duelos!
O Lage no final 'apontou' com razão, que toda a equipa, incluindo o Samaris e o Gabriel, acabaram por 'entusiasmar-se' demasiado na parte final... e em vez de baixarem um pouco, continuamos a tentar subir linhas, e no golo dos Lagartos abrimos um 'buraco' muito grande entre-linhas!!!
Outro bom jogo do Pizzi... até que ficou de rastos!!! Outro enorme jogo do Seferovic, só faltou o golo desta vez... mas esteve muito bem... Está a melhorar enormidades nos combinações 'longe' da área!!!
Mas o grande 'destaque' da noite tem que ir para a estreia do Ferro!!! Com o Conti lesionado, e agora com os problemas do Jardel, a dupla que tantos anos jogou na Formação junta, voltou: Dias, Ferro!!! Entrou com alguma 'vergonha' mas foi ganhando confiança, e na 2.ª parte já jogou na antecipação... Se o problema do Jardel for grave, o sucesso próximo do Benfica, vai muito depender da adaptação do Ferro à titularidade!!!
Mais um grande jogo do Rúben... O Grimaldo ficou 'coxo' com o Pizzi pela frente, demorou algum tempo a saírem as combinações...
Voltando ao apitadeiro: Acuña e Bruno Gaspar tiveram entradas para Vermelho directo, agressões ao Félix e ao Salvio respectivamente; para mim o Diaby também deveria levar Vermelho no final, a joelhada na cara do Svilar foi propositada e extremamente perigosa; Gudelj e Bruno Fernandes continuam a saga de faltas consecutivas sem cartões...
Os penalty's pedidos pelos lagartos não existem: no lance com o Almeida é o Acuña que promove o contacto... até o Godinho acertou nesta!!! No lance do Diaby o Cervi toca na bola e o Belga deixa-se cair...; na falta sobre o Svilar, o Bas Dost não joga a bola e salta para cima do Svilar, falta em qualquer lado do campo...; no penalty sobre o Grimaldo, em condições normais, diria que não houve 'tomates' tanto por parte do Godinho, como do VAR Sousa, mas infelizmente o caso é mais grave: foi de propósito!!! A forma como o Godinho correu para o local, onde o Coates começa a agarrar o Grimaldo (fora da área), prova a premeditação, ele sabe como toda a gente sabe, que os agarrões são assinalados onde terminam e não onde começam...!!!
Mas mesmo assim o lance mais 'decisivo' do jogo (na eliminatória), foi a falta do Cervi sobre o piscineiro Fernandes: para mim não houve falta, existe uma 'travagem' uma mudança de direcção, e um jogador que se deixou cair, e 'sacou' uma falta... Mas mesmo assumindo que houve falta, em nome da equidade comparem com as 5 ou 6 faltas não assinaladas sobre jogadores do Benfica perto da área dos Lagartos, principalmente sobre o Félix?!!!
Agora, só em Abril a Taça de Portugal voltará! Até lá temos o Campeonato (o mais importante) e a Liga Europa. Vamos de 4 dias de preparação para o jogo com o Nacional, sem viagens pelo meio: um luxo!!! Já o tinha dito no final do jogo de domingo: é fundamental o regresso do Jonas e do Fejsa, a equipa tem que 'rodar' os titulares... A incapacidade de controlar as partidas nos últimos minutos, deve-se muito à falta de opções, em algumas posições... Em relação aos 'extremos', é obrigatório alguns jogadores subirem de forma. A começar pelo Salvio, mas também o Cervi... Teoricamente, o melhor substituto do Pizzi (falso ala...) é o Krovi... mas precisa de minutos! O Zivko, se ficou chateado quando perdeu a titularidade, e agora ficou amuado, só tem que acordar para a vida...!!! O plantel é curto, todos têm dar tudo, em todos os momentos, nos jogos e nos treinos...!!!
Nos últimos foi tornado público a situação grave de saúde o nosso Chalana! Bruno Lage, dedicou a vitória de hoje, ao nosso mágico... muito provavelmente, o segundo maior de sempre, atrás do King!!! Com uma carreira atribulada, e com tantas lesões, 'só' faltava uma doença terrível nos últimos anos de vida...!!! Força Chalana...

Só...!!!

Torrense 0 - 7 Benfica
Rebelo, Evy, Vitória(2), Yasmim, Geyse(2)


O estranho foi mesmo a Darlene não ter marcado golos!!!