Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Contas...

105x68...

Leonor...

Fechar a 2.ª volta como os melhores


"As circunstâncias não alteram a abordagem aos jogos, todos são para ganhar e os interesses do coletivo sobrepõem-se sempre aos individuais.
Assim, hoje, em Guimarães, conforme salientou Jorge Jesus, a regra mantém-se: "As minhas decisões e opções são em função da responsabilidade que temos de jogar sempre para ganhar e tentar dar espetáculo."
Em caso de vitória no reduto vimaranense, somaremos mais um triunfo aos 11 conseguidos nas últimas 13 jornadas, perfazendo a melhor segunda volta entre todos os participantes na Liga NOS.
Foi notório o crescimento da equipa nesta fase da época, o qual se deve, de acordo com o nosso treinador, "ao facto de termos tido mais tempo para trabalhar" depois de ultrapassados os problemas, o que possibilitou "intensidades altas, com mais minutos e mais horas semanais, e passar melhor as ideias" da equipa técnica aos jogadores.
Nesta última jornada, está ainda por decidir a atribuição do título de melhor marcador da prova. Seferovic lidera o ranking de goleadores em igualdade com Pedro Gonçalves, do Sporting.
O nosso avançado parte à frente na corrida por ter disputado menos minutos (critério de desempate), porém o jogador do Sporting, quando entrar em campo esta noite, já saberá o que Seferovic conseguiu fazer em Guimarães, o que poderá ser vantajoso para Pedro Gonçalves.
Jorge Jesus referiu, sobre este aspeto, que "o mais importante são os objetivos coletivos, não são os individuais", acrescentando, no entanto, que "tendo em conta que o único objetivo coletivo para este jogo é a vitória, podemos incluir o objetivo individual e ajudar o Seferovic a ser o melhor marcador do Campeonato Nacional".
Estão lançados os dados, restando-nos desejar que possamos assistir a um grande espetáculo e que, no fim, a vitória sorria para as nossas cores.
De Todos Um, o Benfica!"

Cadomblé do Vata


"1. Os vice presidentes do SLB, Jaime Antunes e Varandas Fernandes têm estado muito activos nos últimos dias, contrariando as teorias de que a actual direcção não respeita nada dos estatutos… pelo menos a alínea “na ausência do Presidente, mandam os vices” está a ser cumprida à risca.
2. Para Rui Santos, uma das razões que justifica a presença de adeptos ingleses da final da Champions é o facto dos fãs do Chelsea virem de zonas ricas… fica assim explicado porque é que os sportinguista puderam festejar o título nacional aos magotes e os benfiquistas nem uma manifestaçãozinha de fim de semana tiveram autorização para realizar.
3. A presença de adeptos na final europeia da Invicta tem sido tema na última semana, com as autoridades a garantirem que estão preparadas para o momento… não quero fazer aqui papel de sabichão, mas o MAI, A DGS e a PSP sabem que (felizmente) estão a chegar diariamente a Faro, dezenas de aviões provenientes da ilha britânica, certo?
4. No Record surge hoje a confirmação de que Frederico Varandas está a ponderar muito seriamente e quase de certeza que vai mesmo se tudo correr bem e não acontecer um imponderável porque pensou muito nisto e esperem só para ver que vai se recandidatar à presidência do Sporting… isto de ganhar títulos é fenomenal, mas só se sabe que um gajo é feito daquela massa de presidente desportivo, quando lança o suspense de uma recandidatura óbvia.
5. Na América do Sul, o River Plate, devido a um surto de covid, só tem 10 jogadores disponíveis para a próxima jornada da Taça dos Libertadores e como nenhum é guarda redes, o Enzo Pérez vai jogar à baliza, mesmo lesionado… os argentinos ainda pediram o adiamento do jogo, mas a CONMEBOL respondeu que só aceitava se os Milionários lhe emprestassem o Diogo Gonçalves."

'El Angolazo' pela mão do Benfica


"Na primeira viagem olímpica do basquetebol angolano, dois benfiquistas fizeram parte da equipa

No verão de 1992, José Carlos Guimarães e Jean-Jaques foram chamados pela sua terra natal para os Jogos Olímpicos de Barcelona. Foi uma tripla estreia, pois nenhum tinha participado numa prova olímpica, tal como o basquetebol angolano.
O país, campeão africano, foi o quinto a representar o continente-berço no basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos, sendo a única seleção africana a fazê-lo entre 1992 e 2008.
O sorteio deu-lhe como adversários a Croácia, a Alemanha, o Brasil, a Espanha e os Estados Unidos da América, com quem calhou jogar na primeira jornada. O basquetebol norte-americano estava nos píncaros na década de 90 com a dream team, onde figuravam Magic Johnson e Michael Jordan.
Embora tenham perdido por 116-48, os angolanos foram aplaudidos pelo 'seu forte espírito'. Para eles, foi 'um sonho', segundo Guimarães: 'Um dia vou poder dizer aos miúdos: e joguei contra o Magic Johnson!'
Na jornada seguinte, Angola perdeu pela diferença mínima frente à Alemanha (63-64) e vinha a ser 'motivo de chacota da imprensa espanhola'. Os espanhóis manifestavam que Angola 'praticava um básquete primitivo' e que só ali estava 'porque era obrigatória a presença de representantes de todos os continentes'.
Num autêntico plor twist, Angola derrotou a Espanha por 83-63, fenómeno que ficou conhecido como 'el Angolazo'! Jean-Jaques e Guimarães foram os melhores marcadores da partida, encestando 22 e 18 pontos respectivamente. Juntos, semearam o escândalo no país anfitrião, que ficou fora da corrida às medalhas. Para os espanhóis 'foi o fim': consideram o basquetebol espanhol um lixo ao mesmo tempo que condescendiam perante os angolanos, pois perder contra uma selecção com três profissionais era 'más cómico que trágico'. Os 'veinte puntos de venguenza' valeram 'uma humilhação espanhola'.
Na fase de grupos, Angola acabou à frente de Espanha. Na lua pela 9.ª posição, bateram ainda a selecção Chinesa (79-69). Terminaram a prova em 10.º lugar nos Jogos Olímpicos, depois de sofrerem a desforra espanhola (75-78), num jogo que Jean-Jaques afirmou não ter sido 'de basquetebol', mas sim de futebol americano'.
Os jornais falavam dos atletas angolanos 'como se tratasse de ganhadores olímpicos', ofuscando, por vezes 'os basquetebolistas americanos'. Com Guimarães e Jean-Jaques no comando, 'dignificaram o nome do seu país e da modalidade', contando com 'honras especiais de primeira página', entre os melhores do mundo.
No Museu Benfica - Cosme Damião, pode saber mais sobre as estrelas da dream team do Benfica na área 4 - Momentos Únicos."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Galardões Cosme Damião - 2021

O Cantinho Benfiquista #54 - Halted The Invincibles

Visão Vermelha S2E33 - Sporting...

Porque quer o Benfica um novo “miolo” em uma imagem


"Sem agressividade – Não no sentido de bater nas canelas dos adversários – mas na velocidade a que se fecham os espaços vitais, e no ganho dos duelos na nossa zona, não apenas não se recupera a posse para se poder assumir o jogo – Seja aproveitando espaços pós recuperação contra atacando, seja se estes fecharem, assumir ataque posicional, como ainda se chega tarde para defender e evitar que o adversário marque.
Mesmo com a atenuante de um derby que nada definia, em terras do meio campo do campeão nacional (Palhinha – João Mário), alguma vez este espaço estaria aberto?"

Modalidades #47: Semanada...

Chama...

Fever Pitch - João & Juanjo... Itália!

Fever Pitch - João & João... Espanha!