Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Orgulho e saudade

"Em Amesterdão, perdi no relvado, eu sei. Mas, goleei nas bancadas. Eu senti. Perdi o jogo. Mas, o Benfica foi lutador, corajoso e empenhado!

(...)
2. Estive em Amesterdão. Como milhares de benfiquistas. De todas as partes da Europa. E estive ao vivo, como nas últimas finais em que o Benfica participou. Em todas elas, parti com grande entusiasmo e fervor. Nesta, regressei com um verdadeiro sabor amargo. Mas, com um imenso orgulho benfiquista. Perdi no relvado, eu sei. Mas, goleei nas bancadas. Eu senti. Perdi o jogo. Mas, o Benfica revelou-se uma equipa lutadora, corajosa e empenhada. Como a generalidade dos comentadores europeus reconheceu. Os jogadores e Jorge Jesus mereceram os aplausos no final e merecem, hoje, ao final da tarde, uma saudação prolongada. As bancadas da Arena de Amesterdão estremeceram com os nossos cânticos e com a nossa fé. Os homens e as mulheres do futebol europeu ficaram convencidos, eu escutei, e de vez, que o Benfica é «mais do que um clube». É uma instituição, é uma força colectiva que enche estádios e que provoca audiências televisivas impressionantes. E o futebol de hoje, esta indústria do futebol, combina a pujança real dos adeptos com a força dos números televisivos. Mostrámos, assim, em Amesterdão, a força da nação benfiquista. Antes, durante e após o jogo. E com esperança e com visão estratégica, voltaremos, brevemente, a uma final europeia. Com a vontade de a conquistarmos. Mas, com a certeza que, de novo, honraremos o Benfica e o futebol português!
(...)"

Fernando Seara, in A Bola

A base está montada

"Terminou mais um campeonato e o FC Porto voltou a fazer a festa. Impressionante a colheita de títulos dos dragões no passado recente, conquistando assim a plena hegemonia a nível nacional.
Mas se na época passada já se falou mais em demérito do Benfica do que mérito dos dragões, então esta temporada as coisas ganham outros contornos. Isto porque as águias conseguiram, através de bom futebol e de grandes exibições, criar todas as condições necessárias para reconquistarem a Liga Portuguesa e acabam por perdê-la num empate em casa frente ao Estoril. Sim, porque por muito que se fale do golo de Kelvin no último minuto, foi frente à equipa canarinha que os encarnados acabaram por entregar o título ao rival da Invicta.
Aprender com os erros e reflectir no que aconteceu é mais do que obrigatório. Há motivos para tristeza, claro que há. Mas também há razões para o universo benfiquista estar optimista e perceber que não se deve fazer soar o alarme. A base está construída, Jorge Jesus é um treinador do melhor que há em Portugal e, com alicerces tão fiáveis, é impossível não encarar o futuro com optimismo  E pelo que se tem visto nos últimos dias, os próprios adeptos do Benfica percebem que não é com uma limpeza ou com o desmontar da estrutura, como acontecia sempre que os resultados desportivos não eram os esperados, que a equipa terá sucesso no futuro. As mentalidades para os lados da Luz mudaram. Manifestações de carinho como se viram depois dos jogos com o FC Porto, Chelsea e Moreirense são um sinal claro de que existe um Benfica unido e ciente de que a única forma de voltar aos sucessos é continuar com este projecto e com Jorge Jesus ao leme do emblema lisboeta. Só faz sentido que assim seja.
Do campeonato que ontem terminou sobram ainda mais algumas notas. Desde logo o Sporting, que efectuou uma época tão irregular que só podia mesmo terminar na pior classificação de sempre. E parece-me que não será com mais uma mudança radical que tudo irá melhorar. Pela positiva, nota para o Paços de Ferreira, claro, que realizou uma época impensável, mas também para o Estoril, que veio da 2.ª Liga directamente para a Europa. Paulo Fonseca e Marco Silva mostraram mais uma vez que Portugal está recheado de bons treinadores. Já o Beira-Mar e o Moreirense despediram-se do convívio dos grandes. É difícil falar de justiça nestes casos, mas, pelo que vi ao longo da época, a equipa de Moreira de Cónegos não estava no lote das duas piores do campeonato."

Formação...

Esta semana além do título de Campeão nos Juniores, do até agora perfeito curriculum dos Juvenis, do bom final de época dos Iniciados, do título Distrital dos Benjamins B, dos títulos Distritais, em semanas anteriores, dos Infantis A, e de outros escalões das Escolinhas... este fim-de-semana três equipas do Benfica foram ao estrangeiro participar em 3 torneios Internacionais, e venceram todos!!!
Os Juvenis B no Torneio Saint Andrez-lez: batendo na final o Valência por 1-0.
Os Infantis A no Torneio Le Bredyfoot Challenge: batendo na final o Cannes por 3-0. 
Os Benjamins no Torneio do Luxemburgo: batendo na final o Metz por 3-0.


A derrota é uma doença...

"1. «A derrota é uma doença que só a vitória cura», escreveu um dia Mário Filho, o grande jornalista brasileiro que deu nome ao Maracanã. Sabem os emotivos, os sanguíneos, mais do que todos os outros, quanto tal frase é verdadeira. A derrota mina a confiança, trai os sentimentos, acarreta o desespero. Provoca uma profunda melancolia, que não sai de dentro, não sai, não sai...
Há vários anos que os adeptos do Benfica vivem nesta encruzilhada que bifurca entre o carreiro da depressão e a estrada da euforia. Ou pior: a estrada larga da euforia tem teimosamente desaguado no carreiro estreito da depressão. Para estes estados de alma, sabem-no os racionais, nunca há indicações a seguir. Cada um (ou todos em conjunto) terá de escolher o seu próprio caminho. Às vezes, encontrar motivos de alegria na tristeza é o primeiro passo para deixar de encontrar motivos de tristeza na alegria. Sob o risco de estarem sobre Lisboa dias bonitos e não lhes servirem para nada...

2. Cinismo é uma palavra que, com o tempo, perdeu a sua verdade. De gente de desapego material, os cínicos passaram a ser pessoas sem vergonha, indiferentes ao sofrimento alheio. Uma corrente de filósofos defende que o étimo da palavra vem de kynós, o termo grego para cão. Alguns dos cínicos dos tempos de hoje fazem com que muitos de nós abracem sem escrúpulos esta versão. Quando o teu pior inimigo se aproveita da tua desgraça para gritar aos quatros ventos que deseja a tua imediata felicidade, está certamente a ser cínico. Ou cão, se quiser-mos. Também aqui cabe a cada um escolher o seu caminho. Há muito, muito tempo, que escolhi o meu."

Afonso de Melo, in O Benfica

Objectivamente (mãos na cabeça!!!)

"O Campeonato trouxe a todos os benfiquistas uma profunda desilusão, apesar de ainda não ter terminado, e poucos gostam de falar disso. É um pesadelo que ainda não passou. Para muitos ainda é difícil pensar como foi possível perder aquele jogo. Pela forma como começou - com um golo a nosso favor - e pela foram como terminou com um momento de sorte incrível para o nosso adversário!
Não vou, claro, analisar o jogo, nem as suas peripécias técnico-tácticas que pouco interessam agora. Mas gostaria de sublinhar a forma como os benfiquistas souberam digerir este desaire tão inoportuno como injusto e a grande mágoa que fica registada na memória de alguns adeptos que, por morarem longe de Portugal, ainda sofrem mais por via da solidão que têm de suportar quando precisam de algum conforto.
Vou contar-vos uma história verídica de um benfiquista cabo-verdiano de uma pequena localidade da Ilha do Sal, chamada Hortelã, que não suportou ouvir o relato do segundo golo do Porto e saiu aos gritos para a rua com as mãos na cabeça, atormentando a vizinhança que julgava ter acontecido alguma desgraça na família. Este senhor de idade sofreu horrores com aquela derrota e não deverá esquecer mais este dia. Os seus vizinhos também não e penso que são atitudes destas que devem levar todos os representantes do Glorioso a levarem ao limite todo o seu esforço e concentração de modo a impedir que mais desgraças destas possam acontecer!
Agora vêm aí outras finais. A festa do Jamor está a ser preparada com todos os pormenores e a Nação Benfiquista quer estar na rua para comemorar. É a verdadeira festa do povo e o povo é o Benfica! Não podemos facilitar!"

João Diogo, in O Benfica

Renovar ou fiscalizar a sério

"Este ano de 2013 é marcado pela resposta da Secretaria de Estado do Desporto aos requerimentos de renovação do estatuto de utilidade pública desportiva (UPD) das federações desportivas. A UPD é o instrumento legal que (em conjunto com a prévia concessão de “mera utilidade pública”) confere às federações a competência para o exercício exclusivo dos poderes (de regulamentação e de disciplina) e deveres nas respectivas modalidades, enquanto associações privadas que exercem poderes públicos de autoridade.
Essa UPD vigora pelo período correspondente a um ciclo olímpico. Neste esquema, o Regime Jurídico das Federações obriga a que estas solicitem a renovação da UPD “no decurso do ano de realização dos Jogos Olímpicos de Verão”. Isto é, de quatro em quatro anos, as federações têm de assumir a iniciativa e demonstrar que são “cumpridoras” dos pressupostos de atribuição da “capacidade” para desempenharem em nome do Estado a regulação e a organização das modalidades.
Muitas das federações passaram o crivo – com despachos de renovação com efeitos reportados a 1 de janeiro de 2013 – e várias outras estão em dificuldades para obter o “aval” do Estado. E, em geral, protestam contra este sistema de renovação quadrienal. É legítimo o protesto, desde que reconheçam que estão sujeitas a “prestar contas” ao Estado. De facto, a renovação é o reverso da desresponsabilização do Estado. Se quem representa o Estado percebesse que está onerado com um dever de fiscalização permanente e ininterrupta do “exercício dos poderes públicos” – por ex., nos órgãos jurisdicionais e nos órgãos de arbitragem – e do “cumprimento das regras legais de organização e funcionamento internos” – por ex., nas incompatibilidades para se ser membro dos órgãos federativos –, a renovação não faria sentido. Ao invés, os órgãos federativos saberiam que estavam continuamente sujeitos a avaliação e que poderiam perder, temporariamente ou definitivamente, a UPD. Por isso se justifica um outro sistema: (1) circunstâncias de “fiscalização imperativa” oficiosa; (2) estabelecimento de “fiscalização provocada”, através da denúncia de ilegalidades, irregularidades e incumprimentos, devidamente enquadrada pela lei; (3) desenvolvimento das condições e efeitos da suspensão e extinção da UPD, nomeadamente na relação com a utilização dos dinheiros públicos.
Os protestos podem dar o mote para 2013 assinalar a possibilidade de um novo sistema: mais simples, mais transparente e com mais responsabilidade para quem fiscaliza e quem é fiscalizado!"

Lá estarei...

"1. Embora muito céptico quanto à possibilidade de sermos Campeões (os deuses viraram-nos as costas e até o SC Braga facilitou, não obrigando o Paços a pontuar na última jornada...), não deixarei de estar no domingo no meu lugar no Estádio para agradecer à equipa tudo o que de bom fez esta época (independentemente do resultado da Final da Liga Europa, que não conheço na altura em que escrevo) e manifestar-lhe a minha confiança para a Final da Taça de Portugal. Inacreditável a forma como perdemos (se perdemos) este Campeonato. Desde logo porque fomos até ao fim na Liga Europa - sem o desgaste acumulado teríamos ganho ao Estoril.
Depois, pelas oportunidades perdidas (nomeadamente na fase inicial do jogo) nessa partida que foi decisiva. Finalmente, como perdemos no Porto, já nos descontos e quando parecia termos o jogo controlado. É uma derrota que custa muito a 'engolir'.
Resta-nos agora esperar que a equipa do Paços de Ferreira faça aquilo que lhe compete, apesar da semana de festa que naturalmente teve: que defronte o FC Porto como se de um jogo decisivo se tratasse... o que não é fácil. E, claro que façamos a nossa parte, encarando o jogo com o Moreirense como se tivéssemos empatado no Porto. Lá estarei...

2. Curioso. Pinto da Costa, que esteve tanto tempo sem falar, voltou a ter voz a seguir ao empate do Benfica com o Estoril. No passado fim-de-semana falou pelo menos em três ocasiões. E até disse que gostaria que o Benfica ganhasse a Liga Europa. Como se alguém acreditasse...

3. Finalmente, somos Campeões Nacionais de Voleibol. Ou, duplamente Campeões! E se há males que vêm por bem, este talvez seja um bom exemplo. Com este triunfo categórico, o Benfica mostrou, sem margem para dúvidas, que é a melhor equipa nacional e a única que merecia o título. Apesar das tristes figuras que os responsáveis espinhenses andaram a fazer durante a semana, querendo ganhar de qualquer forma um jogo que perderam.
O Voleibol já é Campeão, o Basquetebol já está na final, o Andebol regressou ao primeiro lugar. Vamos a isto..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Vitória justa; desfecho frustrante; final bem esclarecedor da realidade do desporto português !!!


Benfica 3 - 1 Moreirense

A caminho da Catedral, afirmei ao meu parceiro de viagem, que os Corruptos iam vencer, seguramente, e o golo (ou golos) iam ser irregulares!!! Não, não sou bruxo, mas já tenho muitos anos disto!!! São cerca de 35 anos, a assistir a roubos e afins... Esta última jornada pelo menos poderá servir para mostrar a quem quiser, como se ganha em Portugal. Quem quiser entreter-se a descobrir erros, falhas, desconcentrações, limitações, ou outra coisa qualquer, no Benfica.,tentando explicar a derrota no Campeonato, pode o fazer. Não terá a minha colaboração. Já dei para esse peditório. Só relembro, que todas as equipas cometem erros, todos os jogadores cometem erros, todas as direcções cometem erros, ninguém acerta sempre, ninguém vence sempre... excepto uma determinada organização criminosa que continua a controlar o desporto Português. Tudo aquilo que eles tocam, transforma-se em merda. Tudo. Exigir que o Benfica vença os 30 jogos do Campeonato, é absurdo. Exigir perfeição durante 10 meses de competição é ridículo. Ninguém, nenhuma equipa, em qualquer modalidade, em nenhum país, o consegue fazer. Esperar que o Benfica seja no mínimo 15 pontos melhor que os Corruptos, para depois vencer o Campeonato por 1 ponto de diferença, é canalha. Tentar vender a ideia que neste Campeonato as arbitragens tiveram melhor, e o Benfica até foi beneficiado pelo Capela, portanto não pode falar, é asqueroso...
Num Campeonato decidido por um penalty/expulsão inventado na última jornada, onde a equipa que venceu o Campeonato, passou 1/3 dos jogos a jogar Basquetebol na sua área(!!!), a mesma equipa que sofreu um penalty (sem qualquer influência no resultado dessa partida), somente um penalty, em 30 jogos, a mesma equipa que em 30 jogos teve dois jogadores expulsos, em ambos os casos sem qualquer influência nos resultados das partidas (a 1.ª ao minuto 89 quando ganhava 2-0, a 2.ª na última jornada quando ganhava 2-0 e o adversário também já tinha tido um jogador expulso!!!), a mesma equipa que em mais de metade das partidas, não tem adversários reais, já que ou através dos treinadores 'amigos', ou através dos presidentes 'amigos', ou até através dos jogadores 'amigos', transforma os seus jogos, em verdadeiros treinos, como aconteceu recentemente na Choupana (basta comparar com a atitude que o mesmo Nacional teve quando da deslocação do Benfica à Choupana), a mesma equipa que num momento da temporada com uma carga física muita grande adiou um jogo desrespeitando todos os regulamentos da competição, com a colaboração de um árbitro Corrupto, de um Clube 'amigo', e de uma Federação 'amiga'... Como é que é possível exigir, ao Benfica, ou qualquer outro Clube, derrotar todos estes obstáculos?!!!
O Benfica de Jesus, fez hoje 77 pontos, mais um do que em 2010 quando fomos Campeões. Sofremos os mesmos 20 golos, e só ficámos a 3 golos, da marca de 2010 !!! Esta foi uma das melhores épocas de sempre do Benfica!!! O rácio jogos/vitórias/pontos é um dos melhores de sempre!!! E mesmo assim não deu... contra uma equipa treinada por um medíocre, com 3 ou 4 bons jogadores, mas com um plantel curto, desequilibrado  mal construído, inclusive com dois inválidos no plantel !!! O nosso ranking da UEFA dos últimos 4 anos (6.º lugar) é bem ilustrativo da qualidade que atingimos na era Jesus, mas quando traduzimos esta realidade para os títulos internos, temos 1 Campeoanto, e 3 Taças da Liga, enquanto os outros, que estão atrás de nós no ranking da UEFA vão acumulando títulos pifíos, comprados em casas de alterne... Estou agora na expectativa, se alguém irá considerar este título como o Campeonato do Miguel...!!!



O jogo com o Moreirense, era um jogo perigoso: o Benfica ainda estava em descompressão em relação à final de Amesterdão, e o Moreirense estava na luta pela permanência. Mas para minha surpresa, o Moreirense entrou no jogo para empatar, a queimar tempo sempre que possível... é verdade que até criaram algum perigo, mas quase sempre em foras-de-jogo não assinalados pelo fiscal frutado!!! Mesmo assim, e jogando algo lento, o Benfica criou as melhores oportunidades... mas já perto do intervalo, num lance onde o Luisão ficou a protestar com o árbitro, o Moreirense marcou o livre rapidamente, e a defesa do Benfica ficou descompensada - é curioso que quando o Benfica tenta bater estes livres, junto da área adversária desta forma, os árbitros nunca deixam!!!
Notou-se que fisicamente alguns jogadores do Benfica não estiveram bem: o Matic, o Cardozo, o Lima, o Salvio e o Enzo... O Ola voltou a entrar trapalhão, mas foi dos pés do Holandês que saíram as nossas melhores jogadas, mas o modelo defensivo do Moreirense, obrigava que o Ola John saísse da 'linha' e ocupasse terrenos mais centrais, e isso, é algo que o Ola ainda não sabe fazer... por isso mesmo a entrada do Gaitán ao intervalo foi decisiva.
Depois de todas as juras de amor, durante a semana, entre adeptos, jogadores, e treinadores, era óbvio que mesmo sabendo da palhaçada que se estava a passar em Paços, o Benfica tinha que reagir, e tinha que dar uma alegria aos Benfiquistas (uma alegria platónica diga-se!!!)... e não foi preciso, esperar muito, nem foi preciso acelerar muito... mais uma excelente combinação Cardozo/Gaitán/Cardozo e o Benfica empatou... o 2.º golo era uma questão de tempo, é verdade que as 2 bola nos postes, um escandaloso falhanço do Cardozo, a cruzamento do Enzo, ainda nos fez recordar as histórias dos bruxos, das bruxas e dos bruxedos, mas o Lima descansou o pessoal...!!!
Agora, é descansar, e preparar com tempo a final do Jamor. Vamos ter 7 dias para preparar o jogo, algo raro esta época, nota-se uma natural quebra física em praticamente todos os jogadores, o Vitória vai estar super-motivado, o relvado do Jamor costuma facilitar quem defende, mas se tudo correr naturalmente os jogadores do Benfica, podem oferecer ao universo Benfiquista, o título, que todos nós merecemos. Não é um título de compensação, porque nada poderá compensar a perca do Campeonato e da Liga Europa, mas também não é um título desprezível, bem pelo contrário... a história do Benfica, passou e passa pelo Jamor. Não vencer a Taça seria o cumulo da crueldade, mas para isso é preciso jogar melhor que hoje, com mais força, com mais velocidade, e sem medos ou traumas... o Benfica merece.

Só mais uma !!!


Benfica 94 - 62 Académica
21-11, 22-12, 27-18, 24-21

Tal como tinha dito ontem, o jogo de hoje, foi mesmo mais fácil. O Benfica teve muito melhor ofensivamente - até os triplos entraram, algo raro!!! -, e a Académica apresentou-se desgastada, e algo desmoralizada após o excelente esforço de ontem, ter sido 'desperdiçado' com o cesto do Betinho no último segundo.
Mais uma vez o Dunn teve espectacular. Afirmo hoje, pela primeira vez, sem margem para dúvidas: o Dunn é ainda melhor que o Ted Scott!!! Durante a época teve muitos problemas físicos, andou algo escondido, mas nos Play-off's, tem estado magnifico, assumindo o jogo, com penetrações, triplos, e com uma excelente atitude defensiva. Grande jogador.
Ontem, pedi mais ajuda na concretização, não pode ser só o Dunn e o Betinho a marcar os pontos todos, a resposta não foi o que eu esperava, só o Gentry 'acordou', os outros continuaram discretos - o Elvis exagerou!!! -, mas o mais importante, é a vitória colectiva. E a defender assim, vamos com certeza ganhar o jogo 3, mesmo com um ataque muitas vezes trapalhão, onde as individualidades decidem...

Juvenis - 3.ª jornada - Fase Final

Romário Baldé

Braga 1 - 3 Benfica

Vitória esperada, liderança mantida, e esperança no título reforçada. Numa semana onde vários jogadores (Juvenis de 1.º ano) foram obrigados a jogar dois jogos, particulares, pela Selecção: Guga, Sanches...!!! Felizmente, a equipa não se ressentiu, e garantiu os 3 pontos. Fim da 1.ª volta com 3 jogos, e 3 vitórias, sendo que agora na 2.º volta temos dois jogos no Seixal: Sporting e Braga. A vantagem é toda nossa... temos equipa para vencer todos os jogos, inclusive no antro da Corrupção!!! Depois do título de Juniores, se conseguirmos juntar o de Juvenis, o Caixa Futebol Campus fará mais uma vez história... O caminho traçado, está a dar resultados...

Benfica........9
Corruptos......6
Sporting.......3
Braga...........0