Últimas indefectivações

sábado, 12 de janeiro de 2013

Suada, mas muito saborosa !!!


Benfica 25 - 24 Sporting

Jogo aos repelões, com cada equipa a ter momentos muito maus, estando vários minutos sem marcar, começou o Sporting a marcar, com 3-0, depois o Benfica, com 7-0, e por aí a fora...!!!
O Benfica atacou quase sempre mal, notou-se em excesso a paragem do Campeonato - com muitos jogadores na Selecção, ao contrário do Sporting -, mas a entrega defensiva acabou por ser determinante... Tal como nas outras modalidades - como se viu hoje no Hóquei... -, defrontar o Benfica para os jogadores Lagartos é sempre o jogo do século, e este Sporting que tem efectuado alguns jogos miseráveis esta época, fez hoje provavelmente o seu melhor jogo... portanto nada de novo!!! Em inferioridade numérica nos últimos minutos, só um Benfica com muita vontade em ser Campeão, conseguiu 'aguentar' a vantagem mínima, com Cutura a ser decisivo.
Apesar dos deméritos do ataque do Benfica, e dos méritos da defesa do Sporting, este jogo só foi equilibrado porque, mais uma vez, tivemos um duo de apitadores, possuídos pela doença do anti-benfiquismo!!! Se no início do jogo, ainda pensei que os árbitros estavam a tentar ter um critério largo, não levou muito tempo para perceber, que esse critério largo, tinha limites!!! O jogo terminou com 7 livres de 7 metros para o Sporting e 2 para o Benfica; curiosamente nas exclusões de 2 minutos o resultado foi o inverso: 7 exclusões para o Benfica e 2 para o Sporting!!!

Difícil...


Sporting 3 - 4 Benfica

Se por um lado os resultados conseguidos pelo Sporting neste regresso à primeira divisão - inclusive a cabazada que levaram dos Corruptos -, podiam antever um jogo fácil para o Benfica, nós, os Benfiquistas mais avisados, sabem que qualquer jogo com os Lagartos, em qualquer modalidade, nunca é fácil, nunca, aquela Gloriosa camisola vermelha, tem sempre um efeito 'doentio' no nosso 'querido' vizinho... hoje parece que não foi diferente!!! Mas no final o mais importante foi conseguido: os 3 pontos.

Invencibilidade perdida !!!


Benfica 84 - 93 CAB Madeira
15-17, 20-10, 18-25, 14-15, 9-9, 8-17

O CAB é o melhor plantel a seguir ao do Benfica, mas mesmo assim esta derrota não era esperada, só um 'acidente grave' podia dar neste resultado, e ele aconteceu mesmo: em 23 triplos tentados o Benfica marcou 1 !!! Não me recordo, de estatística parecida, em qualquer partida, um autêntico fenómeno!!!
É verdade que o Benfica, além dos triplos não fez um bom jogo, mostrando-se muito trapalhão no ataque, as férias Natalícias talvez expliquem alguma coisa, os continuados problemas físicos no plantel não ajudam, mas temos que jogar , muito melhor...
Este resultado tem poucas consequências, no resultado final da época, que todos desejamos, mas que pelo menos sirva de aviso...

PS: Os árbitros servem para apitar as faltas, nada mais, não devem servir para equilibrar as partidas, a tolerância que foi dada aos jogadores do CAB, principalmente no jogo interior defensivo era escusada... parece que era proibido excluir jogadores do CAB!!!

Modernidade e parcerias comerciais

"A transferência de Izmaylov do Sporting para o FC Porto foi o assunto da semana. Temem os sportinguistas mais prudentes que o russo, qual Lázaro da bola, ressuscite na Invicta e lhes venha a atirar estrondosamente à cara a incompetência do departamento clínico que têm por casa ou, pior ainda, a incompetência do departamento jurídico que também têm por casa.
Izmaylov, entretanto, fez a sua primeira aparição pública como jogador do FC Porto na noite de quarta-feira no Dragão assistindo da bancada ao jogo a contar para a Taça da Liga com o Vitória de Setúbal.
No momento em que o seu ex-companheiro João Moutinho apontou com sucesso a grande penalidade que haveria de dar o triunfo ao FC Porto, Izmaylov foi filmado pelas câmaras da TVI a festejar o golo. A boa notícia para os sportinguistas que levam estas coisas a sério é que, em boa verdade, Izmaylov mal celebrou o golo de Moutinho. Limitou-se a receber distraidamente uma palmadinha na mão que lhe foi fornecida por um funcionário do seu novo clube sem esboçar uma emoção sequer, um sorriso, qualquer coisa. Poderá vir a curar-se de todos os seus males mas, nas primeiras impressões, pode-se concluir que de Alvalade para o Dragão o pequeno russo manteve a mesma cara de pau de sempre. Que sirva de consolo.
Estas modernas parcerias comerciais entre clubes grandes são sempre bem-vindas porque fornecem aos adeptos e à crítica vastíssimos motivos de interesse e garantem à competição momentos de inesperado suspense. O Benfica, por exemplo, tem com o Real Madrid uma espécie de parceria em tudo semelhante à que, desde há anos, vem unindo o Sporting e o FC Porto. Atente-se nas trocas comerciais entre os da Luz e os do Santiago Bernabéu:
De Madrid para Lisboa já viajaram jogadores como Javi Garcia, Rodrigo e Garay enquanto de Lisboa para Madrid já foi fornecida ao campeão espanhol em título uma asa esquerda completa, constituída por Fábio Coentrão e Di Maria. E se a dita asa se encontra hoje desactivada esse já não é um problema do Benfica. Importantes são as boas relações entre os clubes. As parcerias entre grandes são desejáveis. Sobretudo quando vivem em países diferentes e não competem pelos mesmos objectivos. Não vá o diabo tecê-las.

ERRAR É HUMANO
Chama-se a isto puxar dos galões
Não há penalti sem senão. Para os adeptos, obviamente. Ou se gosta, ou se não gosta. O penalti que deu a vitória tangencial ao FC Porto no jogo com o Vitória de Setúbal é um bom exemplo. Gostaram os da casa entendendo que Nelson Pedroso derrubou Sebá sem margem para dúvidas. Não gostaram os visitantes para quem Pedroso se limitou a ganhar a posição ao avançado do FC Porto sem nada mais fazer que pudesse derrubar Sebá. Mas o árbitro apitou e pronto.
Ser árbitro é esta vida de convívio permanente com o agrado e com o desagrado. E, como em todos os sectores profissionais, há árbitros que convivem melhor e outros que convivem pior com o mundo em redor. O melhor árbitro português da actualidade é, por inerência do posto que ocupa, o que melhor convive com o agrado e com o desagrado do público em geral. Por isso é o melhor. Quando pressente qualquer tipo de ameaça mundana ou climatérica ao desenrolar ordeiro do jogo mete o apito no bolso e dá o assunto por encerrado. Aconteceu assim em Setúbal na noite chuvosa da visita do FC Porto e ia acontecendo assim em Guimarães, no jogo com a Naval para a Taça da Liga, quando Proença reparou que o policiamento do estádio deixava muito a desejar e ameaçou não apitar. Chama-se a isto puxar dos galões.

POSTIVO
Gaitán com arte
Andava “desparecido” há meses um dos melhores artistas que mora na Luz. Regressou para um momento de alto nível, marcando de calcanhar o primeiro golo do Benfica no Estoril.
Cristiano vingou-se
O número 7 do Real Madrid resolveu a eliminatória com o Celta de Vigo, para a Taça do Rei, com um sonoro “hat-trick”. A Bola de Ouro foi para Lionel Messi e o português vingou-se em golos.
Bebé em cheio
Alex Ferguson mandou-o para Vila do Conde ganhar ritmo e jogos. E Bebé correspondeu marcando ao serviço do Rio Ave o golo que valeu a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga.

PÉROLA
“Jesualdo é o mestre do 4x3x3”, Jorge Jesus
Inesperadas mas sempre bem-vindas estas cordialidades entre o treinador do Benfica e o recém-empossado treinador do Sporting. Dirão as más-línguas que o elogio a Jesualdo Ferreira é também uma “alfinetada” a Vítor Pereira, treinador do FC Porto. Em Portugal as homenagens são sempre contra alguém."

A caminho da revalidação do 'caneco' !!!


Benfica 5 - 2 Modicus

Jogo sempre controlado, apesar das muitas ausências, o Benfica, demonstrou muita superioridade... Com as coisas a correram mal no Campeonato, a Taça de Portugal poderá ser uma boa oportunidade para recuperar ânimo...

Mais complicado, do que o esperado...


Marítimo 0 - 3 Benfica
29-31, 17-25, 19-25

Vitória por 3 secos, apesar de no 1.º e no 3.º Set's, o Benfica ter sido obrigado a recuperações, depois de ter estado com desvantagens relativamente grandes....!!!

A torre da águia...


Em exibição já este Domingo (amanhã)!

Benfica melhor

"Escrevo sem conhecer o nome do árbitro de domingo. Facto que deveria ser irrelevante numa competição de futebol séria. Quem arbitrar deve fazê-lo honestamente. Assim resta-me 'sonhar' que assim seja.
O Benfica está bem e, sem euforias deslocadas da realidade, parece ser equipa que assimilou a ideia de jogo do seu treinador, e esta é excelente. Jorge Jesus, independentemente do que venha a conseguir esta época, devolveu o gosto de ver bom futebol aos benfiquistas. O Benfica joga bem, por vezes muito bem. Contra o Estoril foram 70 minutos de um grande Benfica e, na Taça da Liga, contra a Académica foi o necessário para carimbar a passagem.
Do outro lado estará uma equipa equilibrada, mais forte hoje do que quando jogava para um jogador. O facto de gostar do jogo do Benfica não me limita a reconhecer o adversário como colectivamente competente e equilibrado. Mesmo antes de o ver jogar com a camisola do FC Porto, não tenho dúvidas de que Izmailov foi uma bela aquisição que só no Kosovo em guerra não jogava.
O Benfica tem que respeitar o FC Porto, mas não deve ter nenhum receio. Até hoje ganhou os jogos todos deste campeonato, e só erros de Soares Dias e Xistra conseguiram arrancar empates numa campanha sem mácula. Benfica e FC Porto são as duas únicas equipas que aspiram com realismo ao título, e o Benfica tem vindo a jogar melhor.
O SC Braga pode na Taça ou Taça da Liga fazer uma surpresa mas não numa maratona consistente de 30 jornadas. À qualidade colectiva de jogo e categoria individual de muitos jogadores do Benfica quero ver acrescentada uma indomável vontade de ganhar no domingo. Ganhar domingo e quinta-feira dava ao Benfica a possibilidade de fazer a sua melhor época de sempre dos últimos 20 anos.
É muito difícil mas é possível. Eu, tradicionalmente pessimista, desta vez acredito. Não pelo que temo, mas pelo que vejo. E vejo o Benfica a jogar muito bem."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS1: É preciso muito cuidado na conferência de imprensa do Jesus, em não responder à letra, às provocações de hoje do Vitinho Corrupto... não vale a pena dar 'armas' aos Corruptos!!! A resposta tem que ser dada dentro do campo.

PS2: As declarações do Balboa também são interessantes... digo à muito tempo, que qualquer coxo, nos Corruptos, rapidamente é considerado um grande jogador!!! O Balboa seria só mais um...!!!

PS3: O João Ferreira não faz parte do grupinho dos Frutados, mas tem passado os últimos anos, a tentar convencer o resto do Mundo e arredores, que não favorece o Benfica, e por isso, é sempre perigoso...!!!