Últimas indefectivações

domingo, 29 de março de 2020

Cadomblé do Vata (Rennie em casa...!!!)



"Taça dos Clubes Vencedores das Taças - Quartos de Final - 2a Mão -15/03/1994 - Estádio Ulrich-Haberland
Bayer Leverkusen 4 - 4 SL Benfica 
1. Quando o árbitro escocês apitou para o final do jogo, estava 4-4... entretanto, enquanto escrevo isto, podem já ter sido marcados mais 2 ou 3 golos.
2. Ser eliminado depois de um jogo destes, deve dar uma azia do caraças... felizmente foi o Bayer a ir de vela... ao menos têm Rennie à borla.
3. A biqueira do pé direito do Kulkov é foda? Não sei, perguntem ao Franco.
4. Só vou festejar o apuramento para as meias finais, depois da UEFA homologar este jogo... tenho medo que entretanto alguém repare que o SLB disputou os 2 jogos em casa.
5. Numa noite de rigoroso inverno norte europeu, o guardião alemão jogou de calças e o guarda redes cabo verdiano de calções... dento das 4 linhas, a lógica é menos certeira do que as primeiras 8 tentativas de golo do Isaías."

Não vá.Telefone! - Samaris

Que jogos devo rever nesta quarentena? Bayer Leverkusen 4-4 SL Benfica



"Um jogo que terminou empatado não seria, à primeira vista, um daqueles para recordar. Mas o famoso “4-4 com o Leverkusen” não é apenas um empate e não é apenas um jogo. É daqueles que ficam na história do clube, uma epopeia além-fronteiras, que se juntou a outras tantas noites europeias “à Benfica”. Após um empate a um golo na Luz no jogo da primeira mão, as águias estiveram a perder por 2-0 em Leverkusen mas acabaram por dar a volta ao jogo e à eliminatória com uma exibição de raça e muito querer, traduzida num imprevisível e improvável empate 4-4.
Vamos então ao filme do jogo. Estamos no dia 15 de Março de 1994, no estádio Ulrich-Haberland, em Leverkusen. Segunda mão dos quartos-de-final da extinta Taça das Taças. Na primeira mão, no estádio da Luz, empate a um com golos de Markus Happe para os alemães e de Isaías para os encarnados.
A cronologia dos golos nesta fria noite de Março é a seguinte: Ulf Kristen marca primeiro para os alemães à passagem do 24º minuto e Bernd Schuster (sim, esse mesmo) aumenta a vantagem para 2-0 aos 58’. O Benfica não demora a reagir e reduz no minuto seguinte num remate fantástico de Abel Xavier, após assistência primorosa de Rui Costa.
Ainda o Bayer se está a refazer do golo sofrido e já o Benfica empata o jogo. Canto teleguiado de Rui Costa e João Pinto antecipa-se à defesa alemã, cabeceando com oportunismo e fazendo o 2-2 ainda com meia hora de jogo pela frente.
Com este resultado, o Benfica está na frente da eliminatória pela regra dos golos fora, o que faz com que o Bayer se lance com tudo para o ataque em busca do golo que permita virar o tabuleiro a seu favor. A recta final do jogo é electrizante, como o comprova a marcha do marcador: aos 78’, Kulkov faz o 3-2 e coloca o Benfica a vencer pela primeira vez esta noite, concluindo um contra-ataque rápido após (mais um) grande passe de Rui Costa.
Por esta altura já as águias sentem que têm o pássaro na mão mas a verdade é que quase o deixam fugir em apenas dois minutos. Kristen bisa no jogo aos 80’ e Pavel Hapal coloca o marcador em 4-3 a favor dos alemães aos 82’.
Com este resultado, o Benfica está fora da Taça das Taças. Mas os encarnados ainda tinham uma palavra a dizer nesta eliminatória e, a cinco minutos do fim, João Pinto coloca Kulkov na cara do golo, com o russo a bisar no jogo e a colocar o placar num improvável 4-4.
Até final, o Benfica tranca os caminhos para a sua baliza e festeja a passagem à ronda seguinte com os cerca de dez mil portugueses presentes no Ulrich-Haberland. O empate 4-4 permite ao Benfica seguir para as meias-finais da Taça das Taças, onde cai aos pés do Parma FC de Gianfranco Zola, Tomas Brolin e Faustino Asprilla.

Onzes Iniciais e Substituições
Bayer Leverkusen: Dirk Heinen, Foda, Christian Worns, Markus Happe, Lupescu, Tolkmitt (Fischer, 66’), Pavel Hapal, Ralf Becker (Paulo Sérgio, 66’), Bernd Schuster, Andreas Thom e Ulf Kristen.
SL Benfica: Neno, Abel Xavier, Hélder, William, Kulkov, Vítor Paneira, Stefan Schwarz, Rui Costa (Hernâni, 85’), João Vieira Pinto, Yuran (Rui Águas, 89’) e Isaías."

O legado de Jorge Jesus no Benfica

"São dias estranhos os que vivemos. Isolados, escondidos, assustados...e no final unidos numa guerra dura contra um inimigo invisível. No espaço de uma semana as nossas vidas mudaram 180º graus e entrámos numa espécie de "3ª guerra mundial" de consequências imprevisíveis. Nas outras guerras seríamos enviados para uma terra desconhecida com uma arma na mão e o coração na outra. Nesta pedem-nos que fiquemos momentaneamente em casa, sentados no sofá a engordar e a ver séries. Se queremos salvar-nos a nós e ao próximo, é o melhor que podemos fazer. E o futebol? Parou, estagnou, quebrou. Dizia-se que era "a coisa mais importante das coisas menos importantes", mas neste momento nem isso é. Só que o bichinho está cá sempre...no meio de "mitigações", "distâncias sociais", "achatamentos de curva", várias vezes vem à cabeça...e o futebol? Quando voltará ninguém sabe, por isso sobra olhar para trás. Recordar, reviver, relembrar.
Em conversas com amigos por whatsapp, skype e demais plataformas, há um assunto sempre polémico ao qual fujo sempre um pouco, mas porque não falar agora dele? Sim, ele mesmo. A figura. A personagem. The one and only: Jorge Jesus. Figura que ainda hoje, cinco anos depois de ter saído, divide o Benfica e os Benfiquistas. O legado dele foi bom? Devia ter continuado? Tem perdão a saída para o Sporting e as declarações que teve? Deve voltar? Sim, sim, talvez, talvez. Explanemos os argumentos de quem está terminantemente contra:
"Jorge Jesus esteve 6 anos no Benfica e só ganhou 3 campeonatos!" - E quantos campeonatos venceu o nosso Glorioso no passado recente antes de ele chegar? Em 15 anos...um título. Foi neste cenário dantesco que Jorge Jesus entrou e disse que íamos jogar o dobro e o dobro se calhar era pouco. Venceu também 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga e 1 Supertaça. Levou o clube a duas finais da Liga Europa. Jogávamos todos os anos futebol de altíssima qualidade. E quanto ao "3 em 6"...Sven Göran Eriksson, indiscutivelmente um dos grandes treinadores da História do clube venceu 3 em 5. Taças de Portugal? 1 em 5. Finais europeias? Levou o clube a duas, também as perdeu. E é um grande! Um dos maiores! E Guardiola? Alguém duvida que é o melhor treinador da actualidade? Em 4 anos no City vence "apenas" 2 campeonatos. Já nem vou aos títulos de Klopp, também ele porventura o melhor treinador do mundo. Um treinador não pode ser só definido pelos títulos.
"Jorge Jesus teve sempre grandes equipas e grandes investimentos" - E o rival não teve? Recordo: os 3 campeonatos que Jesus perdeu (um deles porque aconteceu Kelvin caído do céu) foi para um FC Porto que nesses 3 anos, em 90 jornadas perdeu 1 jogo! Fez dois campeonatos invictos! Era o FC Porto de Hulk, Falcão, Lucho, Moutinho, James Rodriguez...um clube que só em dois laterais (Alex Sandro e Danilo) chegou a gastar 26 milhões de euros (em 2011!). O Benfica também investiu forte e feio, embora talvez não tanto como o FC Porto, mas e então? Isso faz um treinador menor? Guardiola e Klopp quanto dinheiro já gastaram em jogadores no City e Liverpool? Mérito dou eu a treinadores que exigem reforços e grandes equipas e não colegas como Rui Vitória ou Bruno Lage que aceitam o que a "estrutura" lhes dá, sem agitar as águas.
"Jorge Jesus não apostava nas camadas jovens. O projecto do Seixal ia morrer" - É verdade. Jesus cometeu muitos erros no Benfica (David Luiz a defesa esquerdo no Dragão...ainda hoje me arrepio com isso!) e um deles foi esse. Não ver o talento de Bernardo Silva é inexplicável. Tal como Cancelo ou talvez Gonçalo Guedes. Não vejo muitos mais jogadores desse tempo no Seixal que ele tenha desperdiçado. E acredito que com tempo ele ia acabar por potenciar esses jogadores, tal como potenciou outros. Quem eleva o jogo de Matic ou Enzo Pérez, não ia fazer igual a Lindelof ou Renato Sanches?
"Jorge Jesus saiu do Benfica para o Sporting!" - É verdade. E bem o "odiei" por isso durante algum tempo, principalmente naquele campeonato 15/16. Mas passado algum tempo, depois da poeira assentar...de quem foi a culpa? Cada vez mais percebi que foi a "estrutura" que o expulsou e não o contrário. Exactamente porque queriam um treinador fácil de manejar e que prometesse maior aposta nas camadas jovens.
"Jorge Jesus não é Benfiquista e é um sacana!" - Também é verdade. Teve atitudes deploráveis, a maior de todas o "safanão" que deu ao Sr. Shéu. Essa é muito difícil de perdoar! O Sr. Shéu (nunca consigo escrever só "Shéu") é uma lenda do nosso clube e merece ser tratado com a maior das vénias. 50 anos a servir o clube! Nem Vale e Azevedo ousou tocar nesse Benfiquista com B grande. Mas acredito que Jesus tenha pedido desculpa e o Sr. Shéu, como grande pessoa que é, tenha aceite. Mas ok, Jesus não é puro...não é um Toni. Não é Benfiquista. Não é um cavalheiro. Isso bloqueia-lhe o regresso ao clube? Quem acha que sim, já olhou mais para cima? Para o Presidente dos últimos 16 anos? Está ali um cavalheirismo e um Benfiquismo intocáveis? Se aceitamos um, porque não aceitamos o outro?
"O ciclo de Jorge Jesus no Benfica acabou. Não deve regressar" - Não e talvez. Na minha opinião, deixar sair Jesus do Benfica foi um erro histórico. Não desastroso, porque o Benfica é tão grande em Portugal que vários treinadores o podem fazer campeão, mas acredito plenamente que se tem tornado num Alex Ferguson nacional neste momento tínhamos vencido tanto ou mais do que vencemos e a nossa hegemonia seria bem mais clara. Porto e Sporting estariam muito para trás. Deve regressar? Aqui está a minha grande dúvida. Que o clube ia melhorar muito o futebol jogado, não duvido. Mas ele ganhou tantos anti-corpos entre os nossos adeptos que não sei como seria após o primeiro empate ou derrota. Como iria o estádio da Luz reagir? E sim...ele é um sacana. E desrespeitou o Sr. Shéu. E foi para o Sporting. E normalmente regressos nunca correm tão bem como a primeira vez. E a primeira vez já não foi perfeita.
Como todas as grandes figuras, Jorge Jesus é polémico. É polémico no Benfica, é polémico no Sporting e se ficar lá mais tempo, talvez também no Flamengo venha a ser polémico. Mas Jesus é já uma figura enorme no futebol Português. Alias...bom, o mundo virou bananas, portanto vou arriscar dizer isto, o que tenho a perder? Foi Jorge Jesus quem destronou Pinto da Costa. Pronto, está dito. Se alguém destruiu a hegemonia do Porto, se alguém quebrou a dinâmica esmagadora de Pinto da Costa (mesmo que momentaneamente, o futuro o dirá) foi Jorge Jesus. Ok e a idade do decano presidente Portista também contribuiu. E Vieira tem os seus méritos. Mas o Benfica muito deve a Jesus. E Jesus muito deve ao Benfica. Depois do divórcio, deviam voltar a casar-se? Talvez sim. Talvez não. A polémica continua e não fui eu que a resolvi neste artigo."

Benfica de Quarentena #19 - Simões

Fever Pitch #35 - Séries de Futebol...

Comunidade Vida e Paz...

Não vá. Telefone!

Benfiquismo (MCDLXXXVI)

Mais uma...