Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

A Lei de Murphy

Mauro Xavier, in Record

A (Di)Magia dos predestinados


"As claques nos topos norte e sul de um Bessa muito bem composto calaram-se (pela primeira vez desde o início do jogo) em segundos de suspense ao minuto 22 da partida que levou o atual campeão nacional a casa dos axadrezados, no Porto. Uma péssima abordagem individual do central Chidozie permitiu a Rafa percorrer quase todo o meio campo do Boavista com a bola bem controlada e a uma velocidade estonteante, como já nos habituou, e na cara do guarda redes João Gonçalves colocou a bola à mercê do colega de vermelho à sua direita que calmamente encostou para o fundo das redes, num daqueles golos que dá vontade de dizer, em conversa no café – “até a minha avó marcava este”.
Quando digo a minha avó talvez entre aqui nalgum exagero, mas arrisco seriamente afirmar que qualquer jogador do plantel encarnado marcaria este golo. Qual é o tema aqui – não era qualquer jogador que estava lá, mas sim Angel Di Maria. É daquelas magias que parecem só acontecer aos que tem o dom do futebol na ponta dos pés. Podia ser o avançado Musa a aparecer naquele lugar, podia ser Aursnes que ocupava uma posição idêntica à de Di Maria, mas do lado oposto do onze inicial. Não foi nenhum deles, foi o atual campeão do mundo, ex Juventus, a fazer o segundo golo em dois jogos oficiais neste seu regresso a Portugal, confirmando que vem para acrescentar, e muito, não só à sua equipa mas também ao campeonato.
Óbvio que as circunstâncias favoreciam o seu aparecimento naquele local, passo a explicar – tanto em bolas paradas como em quase todos os momentos em que a equipa do Benfica se monta para o momento de organização defensiva, Di Maria que aparece inicialmente na ficha de jogo encostado ao lado direito do ataque, fica como um dos dois homens da primeira linha de pressão. Efetivamente, em momentos de organização ofensiva, parte maioritariamente da direita nas suas intervenções em jogo, mas no que toca ao momento defensivo, acaba por ser mais um avançado do que um extremo/ala. Isto pode ser explicado por uma dupla razão, a meu ver: Não só o técnico do Benfica permite que o argentino não se desgaste tanto fisicamente em deveres defensivos como ainda possibilita que seja um dos prediletos em momentos de lançar o contra golpe, estando mais fresco para acelerar nestas situações.

Este posicionamento de Di Maria levanta, no entanto, duas questões:
1. Se é verdade que faz todo o sentido ele se juntar à linha da frente em organização defensiva, quem deve ocupar o corredor direito nestas missões? Se for Rafa, que foi o que aconteceu no Bessa a maioria das vezes, o Benfica perde provavelmente o único jogador do plantel que desenrola ataques rápidos melhor que Di Maria. No entanto se for o clássico 9, no caso deste jogo Musa, fica a ideia de que o jogador não dispõe das capacidades necessárias para bem desempenhar a função. Há a hipótese João Mário que pode, à semelhança de Aursnes, ter um papel interessante neste 11, libertando os dois “malabaristas” na frente.
2. Ora, se a ideia é libertar Di Maria de funções defensivas, e com a saída de Gonçalo Ramos, a equipa encarnada não perde muita agressividade no primeiro momento de pressão? Di Maria não consegue nem de perto impor a capacidade de pressão do avançado agora transferido para o PSG, e mesmo Rafa tem alguma dificuldade de timing neste momento crucial do jogo. Ficam por responder…

O jogo acabou por nem correr de feição a Di Maria, o que confirma a teoria de que os predestinados não precisam estar bem para ser decisivos (golos/assistências/jogadas chave). Acabou por ser o escolhido para sair após a expulsão de Musa e apesar do golo, pouco mais apareceu na partida. Já Rafa mostrou que, apesar de não ter a carreira do colega de equipa, tem também muita magia nos pés e foi sempre o elemento mais do Benfica nesta noite de verão na cidade invicta.
Ao minuto 90+13 de uma partida emocionante, Bozenik fez de Rafa e correu meio campo com a bola controlada e na cara de Vlachodimos selou uma vitória triunfal do Boavista. Com dois golos e uma belíssima exibição, o jogador esloveno de 23 anos procura tornar a sua audácia em magia, sendo que esta pode ser a sua época de transformação. Tem características muito interessantes para explodir na liga portuguesa, com uma excelente capacidade física aliando força e velocidade a capacidade de finalização interessante. Predestinado? Não está ao alcance de todos – mas foi um belo início Bozenik. Homem do jogo e jogador a atentar nos próximos tempos!"

Onda...


"A última vez que o Benfica perdeu no arranque do campeonato (foi há 10 anos), foi campeão no final. Há que criar a onda encarnada no apoio à equipa. Somos nós a vitamina que dá força ao clube. Unidos somos mais fortes! 🔴⚪🦅"

🔴 PALHAÇADA MAIS QUE VERGONHOSA 🔴


"Não há mais adjetivos para classificar o futebol em Portugal. Nem o Conselho de Disciplina da FPF. Mais um espetáculo degradante proporcionado por aqueles que se alvoram de defensores de um futebol com verdade desportiva.
Uma palhaçada... Depois admiram-se de ninguém querer a nossa Liga nas tv's lá fora.
Depois de 24 expulsões, apenas presente por ter um castigo em suspenso, mais do que reincidente.... UM!! - repito - UM JOGO de castigo!!
Com este castigo nem venham mais falar que Schimdt se recusou a sair de campo, depois de ser expulso. Que circo... 🎪
Só falta dizerem que os 23 dias são para cumprir numa data FIFA!!"

Futebol português não tem emenda!


"1 JOGO JÁ CUMPRIDO EM MOREIRA, ONDE FOI AO BALNEÁRIO NO INTERVALO! Ainda tiveram a lata de comparar a cena que protagonizou em Aveiro com o caso de Schmidt na Alemanha.
Há anos o Conselho de Disciplina decidiu dois castigos de Sérgio Conceição: um em oito ou dez meses, outro em dois; num levou 10 dias de suspensão, no outro 30. Pois foi tudo feito de tal forma que cumpriu os 40 dias no defeso! Denunciei isto na Sporttv à época, posso precisar tudo melhor consultando os meus arquivos.
Quando Taarabt levou jogos mais dias, fizeram de tal forma que os dias valeram 3 jogos. Ao todo cumpriu 5. Outro caso que estarei em condições de vos dar pormenores. O castigo do Taarabt até saiu excecionalmente numa 6a feira para apanhar mais fins de semana.
Sobre a ida ao balneário, deixo o comentário de um amigo que foi delegado da Liga: "Uma vergonha. Fui delegado da liga e uma das funções era precisamente um dos delegados ao jogo estar atento a quem entrava no balneário no início, intervalo e fim. Fazem o que querem deste futebol lusitano."
A ver vamos quando Sérgio Conceição cumpre os 23 dias de castigo. Com recursos e demais truques, provavelmente numa data FIFA.
Depois queixam-se que o homem reincide. Parabéns ao Conselho de Disciplina!!!"

1 + 23 dias...!!!


"Um jogo de suspensão é gozar com a cara de todos. Deplorável. O futebol português está moribundo. Parabéns ao Conselho de Disciplina por se ostentar como um dos pilares da podridão do Sistema com orgulho e sem qualquer pudor. Nojento! É isto que queremos promover, Liga Portugal?"

BTV: Redes...

Benfica After 90 - Week 1 - Fantasy League...

RND - 45 minutos...

5 minutos: Diário...

Águia: Diário...

RND - Soares: Era Só Isto...

Terceiro Anel: Diário...

A Verdade do Tadeia - Flash - Braga...

A Verdade do Tadeia 2024/08 - O futuro da Liga saudita

Mata-Mata S01E02 - Supertaça, primeira jornada da Liga Betclic, CR7, Neymar, João Félix e perguntas IG

Chuveirinho #36 - Benfica do céu ao Inferno

Zero: 4.ª à grande...

Zero: Ataque Rápido - S04E10

Zero: Negócio Fechado #13 - Raúl...

Leonor, excerto...

105x68, excerto...

Terça, excerto...

Total, excerto...