Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de março de 2023

O III sarau de Ginástica do Benfica


"Quatro horas de ecletismo encarnado colocaram em evidência os valores educativos do Benfica no desporto nacional

Os saraus do Benfica foram iniciados em 1951, com o objetivo de promover as suas classes de ginástica, sendo um momento alto de celebração do ecletismo do Clube. O sucesso foi tal, que este evento passou a constar no calendário das festividades encarnadas, enchendo a cada ano com alegria e brilho o recinto do Pavilhão dos Desportos. Em 1954, o Glorioso celebrava os seus 50 anos, um marco único na sua história que a secção de ginástica, encabeçada por António Mendes de Carvalho, não quis deixar passar despercebido.
No dia 8 de Maio, perante um Pavilhão dos Desportos repleto de vibrante público ovacionado a cada momento todos os intervenientes, realizou-se em ambiente de verdadeira apoteose o III Sarau do Benfica. O programa arrancou com uma enorme parada de 500 atletas com as suas camisolas rubras, imprimindo uma imagem cromática ao recinto, encabeçada pela ginasta Maria de Lourdes Prata Dias segurando a bandeira do Benfica. Todas as secções do Clube estiveram representadas, envergando os seus guiões, enquanto grupos de crianças formavam as iniciais SLB.
Após o Hino do Benfica, o presidente Joaquim Ferreira Bogalho pronunciou breves palavras alusivas ao ato e recebeu por entre vibrantes aclamações dois pequenos ginastas que, em representação da secção, entregaram um donativo correspondente a 3 toneladas de cimento. Da parada, surgiram depois em destaque os maratonistas José Araújo, Claudino Martins e Armando Silva, efusivamente homenageados por um grupo de benfiquistas.
Seguiu-se uma demonstração das múltiplas classes de ginástica, na qual as mais diversas faixas etárias efectuaram exercícios de saltos de mesa alemã, pinos, rodas e mortais. Edite Cruz, a valorosa patinadora de mérito internacional, marcou presença abrilhantando a festa com dois números de fantasia, um swing e um pasodoble que arrancou da extasiada assistência muitos 'olés'.
Na segunda parte desta grandiosa festa, Carlos Figueira, Azevedo Gomes, David Cohen e Pedro Vasconcelos, consagrados campeões nacionais de ténis, fizeram uma demonstração a pares. Apesar de o recinto não oferecer as melhores condições para o efeito, a partida decorreu com bastante interesse, tendo a dupla Pedro Vasconcelos/Azevedo Gomes vencido por 6-2.
A festa terminou com a disputa da Taça Sarau de Ginástica em hóquei em patins, colocando frente a frente as reservas do Benfica e do Grupo Desportivo da Mundet. Num desafio muito disputado, o adversário não conseguiu impor-se como desejava face à superioridade técnica dos encarnados, acabando derrotado por 7-2. No final do encontro, Justino Pinheiro Machado entregou o troféu à equipa do Benfica, para gáudio do público ali presente.
Para saber mais sobre esta e outras histórias da modalidade, visite a área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

28 de Março


Excelente momento


"“Jogar à Benfica” trata-se de um conceito vago, passível das mais variadas interpretações. Mas há características coincidentes entre elas, nomeadamente a procura do golo frenética e incessante desde o início do jogo e a agressividade permanente nas tentativas de recuperação da bola. Muitas acrescentam ainda a classe, a inteligência futebolística e a superior qualidade técnica em cada toque na bola. E, invariavelmente, que a aplicação destas resulte numa vitória.
Tudo isto fez o Benfica ante o Vitória de Guimarães. Estava 3-0 à meia hora de jogo, uma vantagem assente numa exibição de gala de uma equipa evidentemente insaciável. À Benfica, portanto. E com o bónus, no dia seguinte, de ver a vantagem já de si alargada na liderança do campeonato aumentar mais dois pontos. O mundo, às vezes, faz sentido.
Um aparte: não deixou de ser curioso observar a panóplia de manifestações de desejos travestidas de análises quanto ao embate do Benfica com o Vitória de Guimarães. Foi-nos lembrado até à exaustão que fôra precisamente com este adversário que o Benfica havia perdido pontos no campeonato pela primeira vez e que a sequência de oito vitórias consecutivas anterior à partida se dera com adversários de menor monta. E ainda a ausência de Aursnes, subsistindo, diziam eles, a dúvida quanto à capacidade da equipa de se adaptar a ela. Foram obrigados a enfiar a viola no saco e eu sorrio.
Tudo está muito bem encaminhado para que o Benfica regresse ao título nacional, estando bem interiorizado no seio do clube que nada está ainda conquistado. E, por isso, não surpreende a berraria em praça pública de responsáveis portistas.
Diz o treinador que não houve investimento. Contrapõe o presidente que houve. E até houve mesmo: de acordo com o relatório e contas da sad portista chegou a cerca de 45 milhões de euros.
Se é muito ou pouco, depende da perspectiva. Por exemplo, para clubes como Braga, Casa Pia, Estoril, Gil Vicente, Rio Ave ou Santa Clara, aqueles que, além do Benfica, impediram o FC Porto de vencer na presente edição do campeonato, é um montante impensável. E o maior problema é outro: com menos do que os tais 45 milhões de euros, o Benfica adquiriu os passes de Aursnes, Enzo e Neres, demonstrando cabalmente que, com competência, esse valor ainda dá para qualquer coisa.
Melhor mesmo será que cada um vá para seu lado. O treinador para um qualquer clube estrangeiro e os membros da administração da sad portista para a sala de reuniões, obviamente com o propósito de rever em alta os seus próprios ordenados e prémios, tarefa à qual se dedicam, normalmente, com zelo, proatividade e generosidade.

P.S.: O Benfica tem hipóteses reais de chegar à final da Liga dos Campeões e tentar vencer a prova, o que não significa que seja fácil de o conseguir. Pelo contrário, é tremendamente complicado. Mas a equipa do Benfica conquistou com inegável mérito o direito a sonhar e esse é o primeiro passo. Eu acredito!"

João Tomaz, in O Benfica

Venha daí essa pausa maravilhosa


"Já aqui registei várias vezes o meu aborrecimento durante as pausas para jogos das selecções. Porém, devo dizer que pausas para jogos das selecções com o Benfica na liderança do campeonato em cima de uma distância de 10 pontos para o 2.º classificado são extremamente bem-vindas. Se a isto somar a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões, então posso afirmar que, com esta interrupção internacional, não estou a entrar num estado de aborrecimento, mas, sim, num estado de nirvana.
Assisti ao sorteio da Liga dos Campeões como se estivesse a assistir a um vídeo de casamento. Entusiasmado pelo que já se tinha passado, motivado pelo que se poderá passar dali para a frente, porém consciente de que há sempre margem para um triste final antecipado. Bem, com uma pequena diferença: ainda não participei em nenhum matrimónio onde desejasse mais um final feliz em comparação com o final que desejo para o Benfica nesta Liga dos Campeões. Gosto muito dos meus queridos amigos Pedro e da Catarina, mas já comi e bebi bem no dia da festa. Se daqui para a frente vão continuar felizes e unidos, é-me um pouco indiferente quando comparado com a vontade de ver o Otamendi em Istambul a levantar a orelhuda.
O resultado do sorteio foi, digamos, simpático. Não tenho problema em reconhecer que, quando fiz zoom in com os meus próprios olhos através da televisão e percebi que Alintop tinha acabado de colocar o Benfica emparelhado com o AC Milan e o Nápoles, soltei um grito de satisfação. Não se trata de desvalorizar os adversários Trata-se, isso, sim, de acreditar que este Benfica tem valor para discutir uma eliminatória a duas mãos com qualquer equipa italiana. Sonha, Glorioso!"

Pedro Soares, in O Benfica

Sim, nós podemos


"O sonho de voltar a ser campeão europeu faz parte da identidade de qualquer benfiquista. Foi isso que nos legaram as gerações antigas. Foi isso que nos deixou o grande Eusébio.
Infelizmente, o futebol moderno afastou-nos dessa possibilidade. A acumulação de dinheiro e de talento nos principais campeonatos do continente atirou clubes históricos como o Benfica para fora da engrenagem. Como noutros aspectos da vida, no futebol também se acentuou a clivagem entre centro e periferia: os ricos são cada vez mais ricos, os restantes vivem como podem. Discutir títulos com 'tubarões'? Só por milagre.
Ora, nos últimos trinta anos (e desconfio de que também nos próximos trinta), nunca como agora podemos olhar para o quadro da Champions League, olhar para a equipa do Benfica, e pensar que é possível chegar à final. Falta 'apenas' ganhar uma espécie de Coppa de Itália para estarmos em Istambul. Eis-nos perante uma oportunidade histórica que, não sendo fácil de concretizar, está longe de ser uma mera fantasia.
Quando um sorteio vai ao encontro daquilo que desejamos, a tendência natural é para algum triunfalismo. Espero que o parágrafo anterior não seja lido como tal.
Estamos nos quartos-de-final da Champions, onde figura a nata do futebol, onde não há adversários dóceis. Será redundante lembrar que o Inter dispõe de um orçamento muitíssimo mais elevado que o nosso, tem porventura o melhor plantel de Itália, e é um clube com pedigree europeu. De resto, nunca lhe ganhámos. E só depois de ultrapassar este adversário podemos pensar nos seguintes.
Precisamos de muito suor, e também de uma boa dose de sorte, para escrever história. O caminho é estreito, mas existe. A fé? Essa é do tamanho da Europa."

Luís Fialho, in O Benfica

Tanto Benfica...


"É talvez esta a melhor forma de exprimir o que significa para os benfiquistas a antiga sede do Sport Lisboa e Benfica. Foi ali que desde 1934 gerações consecutivas de benfiquistas se dirigiam para viver quotidianamente o Clube. Do pagamento de quotas à celebração de momentos únicos na caminhada secular do Benfica, aquelas paredes testemunharam muito do que fomos e somos hoje. Por isso não há um único benfiquista que fale da Rua Jardim do Regedor sem um sorriso de sentida nostalgia, mas não é apenas aos benfiquistas que pertence aquele espaço mítico, pois é certo que a chama benfiquista, o emblema de esquina e o colorido da vida clubística fizeram dela um lugar único, património e identidade da cidade de Lisboa.
Em 2010, o Sport Lisboa e Benfica deu àquele edifício simbólico o melhor dos destinos fazendo dele património fundacional com que criou o instituiu a Fundação Benfica e honrou da melhor forma a matriz humana que nos caracteriza a todos desde 1904. Existe por isso uma responsabilidade para com a história e a mística do Benfica que importa celebrar e cultivar, garantido a preservação dos seus principais valores patrimoniais e culturais para o futuro, como é o caso de projeto que agora se inicia para dar uma vida e devolver utilidade social ao edifício."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"9
O Benfica chega à pausa do campeonato para as seleções com uma série de 9 vitórias consecutivas, a mais longa em 2022/23;

10
Pontos de vantagem sobre o 2º classificado a 9 jornadas do fim;

17
Gonçalo Ramos marcou e isolou-se na liderança isolada dos melhores marcadores do campeonato com 16 golos, mas logo depois João Mário bisou e regressou ao topo da lista dos goleadores, agora com 17 golos. Em todas as competições oficiais, Gonçalo Ramos é o máximo concretizador da equipa com 24, secundado por João Mário, com 23. Nas finalizações de golos, João Mário é o mais participativo, com 35 (23 golos + 12 assistências), seguido por Gonçalo Ramos, com 29 (24+5) e Neres, com 25 (12+13);

24
Gonçalo Ramos leva 24 golos, todos de bola corrida, quando faltam jogar, pelo menos, 11 jogos na temporada. Desde 1990/91, só os seguintes jogadores marcaram mais, excluindo através de grandes penalidades, numa só temporada: 29 (Jonas – 2014/15, 2015/16 e 2017/18); 28 (Cardozo – 2009/10; Darwin – 2021/22); 27 (Seferovic – 2018/19); 26 (Nuno Gomes – 1998/99; Lima – 2012/13); 25 (Cardozo – 2012/13; Seferovic – 2020/21, Mitroglou – 2016/17);

36
Com a estreia de Cher N’dour, subiu para 36 o número de jogadores utilizados por Roger Schmidt em competições oficiais, 11 dos quais da formação do Benfica; 42 Rafa passou a ser, a par de Jacinto Marques, Silvino e Valadas, o 42º com mais jogos em competições oficiais pelo Benfica (263 jogos);

68
Convertendo para três pontos as vitórias em todas as épocas, só em 1972/73 (73 pontos) o Benfica conseguiu, ao fim de 25 jogos, melhor pontuação no campeonato do que os atuais 68 (que só conseguira em 1962/63);

100
Gilberto chegou aos 100 “jogos oficiais” pelo Benfica."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. Campeão do mundo, capitão, líder! Otamendi é capa e destaque principal desta edição do jornal O Benfica, rosto de uma ambição e responsabilidade que a equipa assumiu desde o primeiro minuto nesta temporada. Uma imensa ambição de devolver o título aos benfiquistas a par da responsabilidade de, envergando a braçadeira de capitão, ajudar a manter todo um grupo ligado na competitividade, na intensidade e no foco que tanta diferença têm feito esta época. É um privilégio podermos dar palco às palavras de Otamendi, numa mão-cheia de declarações para reter e relembrar, à Benfica!

2. Entre vários conteúdos de referência, nota para um raio-X ao próximo adversário do Benfica na Liga dos Campeões. O Inter de Milão deixou para trás o Barcelona na fase de grupos, relegando-o para a Liga Europa, e eliminou nos oitavos-de-final o ainda campeão português, Fica um levantamento quanto ao trajeto que tem feito nesta temporada, bem como um olhar mais aprofundado relativamente às várias opções de que Inzaghi dispõe no plantel. É o arranque para esses dois embates que se aproximam e prometem encher os benfiquistas de orgulho.

3. O tricampeonato feminino passa pela Luz. Mais um dérbi, onde o Benfica quer vincar a sua superioridade e a sua dimensão europeia, num trajeto de crescimento afirmação do futebol feminino sem paralelo com outra equipa em Portugal. Ao longo da semana acompanhámos a preparação das Inspiradoras num exclusivo que aqui trazemos aos nossos leitores. Todos à Luz, no domingo, para mais uma grande jornada à Benfica.

4. Morreu Rui Nabeiro, um dos maiores empresários que Portugal viu nascer. Construiu uma marca global, nunca perdendo de vista as suas raízes e Campo Maior, o que enriquece ainda mais um trajeto de extrema singularidade. Um exemplo de liderança, e inspiração para todos, relevado ainda mais pelo seu humanismo e permanente sentido de responsabilidade social.
Sócio 4696, emblema de ouro com mais de 50 anos de dedicação ao Clube, dele nos despedimos com saudade e com presença institucional do Sport Lisboa e Benfica numa última e bonita homenagem na Igreja da sua terra natal. Até sempre, Comendador."

Pedro Pinto, in O Benfica

Os pés pelas mãos...


"As notícias da última semana dão conta de que se realizaram buscas as contas dos árbitros e jogadores subornados pelo Benfica, de modo a perceber que transferências bancárias haviam sido realizadas.
Esta semana começa com a notícias que César Boaventura fazia subornos a jogadores - uns lesionados, outros que fizeram a exibição de uma vida - pagos em dinheiro vivo (falam até em 800 mil euros em notas de 500 euros), num processo cujo a não participação e envolvimento do SL Benfica, já foi provado e até arquivado.
Portanto, recebiam por transferência bancária algo que o Boaventura pagava em dinheiro vivo.
Hilariante!! É o desnorte completo. Já metem os pés pelas mãos.
Entretanto, a verdadeira notícia ficou por contar...

P.S: é curioso esta notícia sair dias antes do jogo do SL Benfica vs Rio Ave...🤔"

Foram só 19 vezes que os mesmos de sempre já falaram neste “novo caso” que saiu hoje. Já dá para rir esta merda!🤣





"O Benfica está em condições de não precisar de se apurar para mais nenhuma Liga dos Campeões se fizer o que tem de ser feito e agir judicialmente contra esta teia montada pela Aliança do Altis. Indemnizações milionárias ao Estado e aos grupos de Comunicação envolvidos nesta brincadeira nojenta são já o mínimo que a Direção do Benfica tem de reivindicar. Repetimos: é o mínimo que tem de ser feito! Ou vai ter que ser Mattamouros a voltar que defender o Benfica publicamente e indicar o caminho a ser seguido?"

Começou o pré-jogo com o Rio Ave!


"Não meto as mãos no fogo por ninguém, muito menos pelo senhor César Boaventura, mas tanto que haveria para escrever sobre: [1] o timing da notícia, requentada, os jogadores envolvidos e o que já se passou com estes em tribunais; [2] a SAD do Benfica ter sido ilibada neste processo e isso não ter destaque nas notícias; [3] César Boaventura ter sido acusado de tentar comprar e não de ter comprado jogadores, o que é muito diferente; [4] esta ser a notícia perfeita para camuflar a sentença do processo dos emails, que era para ter saído ontem e foi adiada para 12 de maio, por razões que indiciam problemas acrescidos para os acusados. A nossa melhor resposta a tudo isto vai ser uma...
... ONDA VERMELHA EM VILA DO CONDE!"

BFA: Benfica...

Balanço dos jogadores emprestados pelo Benfica


"Tendo uma formação reputada a nível mundial, os jogadores formados no Benfica Campus estão sempre com vários holofotes sobre si. O Benfica tem alguns jogadores emprestados nesta época a clubes da Primeira Liga, sendo que havendo uns com maior destaque que outros, estão aqui algumas opções para o futuro do Benfica.
Começando por aqueles que se têm destacado menos, Sandro Cruz cumpre a sua primeira época completa na Primeira Liga depois de Nelson Veríssimo o ter feito estrear-se pela equipa principal encarnada na última temporada. O lateral-esquerdo de 21 anos conseguiu superar um longo calvário de lesões, conseguindo realizar exibições bastante sólidas na formação secundária dos encarnados.
No entanto, o seu empréstimo ao GD Chaves não tem corrido de feição ao jogador de ascendência angolana. Sandro Cruz não tem sido opção regular para o treinador Vítor Campelos. Sendo suplente do moçambicano Bruno Langa, Sandro Cruz tem até ao momento 13 jogos disputados pelo conjunto flaviense.
Passando do continente para as ilhas, Rafael Brito foi emprestado ao CS Marítimo, podendo assim estrear-se na Primeira Liga. Porém, a época não tem corrido de feição ao clube insular, indo já no terceiro treinador na temporada, o que também tem atrapalhado a integração do jogador na equipa, levando apenas 14 jogos na temporada até ao momento.
Paulo Bernardo estreou-se pela equipa principal do Benfica na época passada, mas não conseguiu mostrar o seu valor. Depois de na primeira metade desta época pouco ou nada ter contado para as opções de Roger Schmidt, Paulo Bernardo seria emprestado ao Paços de Ferreira, que também tem tido uma época difícil. 
O médio internacional sub-21 levou algum tempo a ser opção para o treinador César Peixoto, visto que precisava de ganhar ritmo competitivo. Mas assim que entrou na equipa titular, nunca mais de lá saiu, tendo acrescentado qualidade à equipa dos castores. Leva um golo e uma assistência em cinco jogos e é um jogador que precisa de competir de uma forma contínua a este nível.
Tomás Araújo tem sido um dos maiores destaques da Primeira Liga na segunda metade da época. Depois de estranhamente, não ter sido opção regular para Ivo Vieira nos primeiros três meses da época, o defesa-central entrou no onze titular da equipa gilista com Daniel Sousa ao leme e tem sobressaído pela qualidade que demonstra com e sem bola, tendo sido eleito o segundo melhor defesa do campeonato no último mês. Apesar da forte concorrência na posição, Tomás Araújo é um nome a ter em conta para a próxima época.
Tiago Gouveia tem sido o maior destaque entre os jogadores emprestados na Primeira Liga. O extremo de 21 anos tem sido figura de proa num Estoril-Praia que também tem realizado uma época decepcionante, ao marcar cinco golos e fazer cinco assistências na temporada pelo clube da Amoreira. A sua presença no plantel encarnado na próxima época é praticamente certa."

Centralização tardia

José Manuel Delgado, in A Bola

3x4x3, excerto...

A Verdade do Tadeia #774 - As contas do título

Segunda, excerto...

Entrevista: Gilberto...

Recorde estabelecido


"A grande afluência de espectadores ao Estádio da Luz para assistir ao Benfica – Sporting na vertente feminina de futebol estabeleceu um novo recorde em Portugal, pulverizando o anterior. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
Estiveram 27 221 adeptos na Luz, numa tarde em que a nossa equipa feminina de futebol, ante o Sporting, tudo fez para ganhar, mas foi infeliz (0-1), não conseguindo traduzir em golos o volume ofensivo bem mais acentuado.
O ambiente nas bancadas foi extraordinário, com fervoroso apoio às Inspiradoras, que bem merecem e lideram o Campeonato com nove pontos de avanço, quando estão por disputar cinco jornadas.

2
Filipa Patão considera que, no primeiro desaire da temporada nas competições domésticas, "faltou mais calma e equilíbrio". "O ambiente tem um impacto positivo, mas também de ansiedade para que o golo surja. Não conseguimos vencer a ansiedade, nem o facto de o Sporting vir defender e baixar as linhas. Os adeptos foram magníficos. Só tenho pena de não agradecer da melhor forma a todos que cá estiveram", afirma a treinadora.
Ana Vitória deu voz à frustração do plantel: "Odeio perder com esta camisola, estou revoltada, e os adeptos, que proporcionaram este recorde, não mereciam isto. Queríamos oferecer-lhes um resultado positivo."
Veja o resumo do jogo e as melhores imagens no Site Oficial.

3
Roger Schmidt, ao Der Spiegel, numa entrevista que pode ver no BPlay ou no Site Oficial: "O Benfica é o expoente máximo do futebol. Historicamente, e em termos de dimensão, é muito especial. Não houve ninguém a comprar este clube por 4 mil milhões de euros, e a injetar dinheiro aqui de repente. É um clube em que as pessoas poupam todos os meses para poder ir ao estádio. É um clube que tem de vender jogadores para poder funcionar. É um clube com 20 modalidades diferentes e toda a gente acompanha com paixão essas modalidades. É isto que queria dizer: o Benfica sente-se ao fim de um tempo."

4
Estamos na final do Campeonato de voleibol. No terceiro jogo das meias-finais com o Leixões, terceira vitória benfiquista, por 3-0, e passagem carimbada.
Marcel Matz fez o rescaldo da partida e da eliminatória: "Chegámos fortes para tentar sermos campeões, mais uma vez. Temos sempre o carinho dos adeptos, que gostam desta equipa de voleibol, com valores que se identificam com os valores do Benfica."

5
Houve mais Benfica em campo ao longo do fim de semana e pode saber todos os resultados, bem como aceder às reportagens e resumos, aqui. Realçamos o pleno de triunfos das equipas seniores das modalidades de pavilhão, tanto masculinas como femininas.

6
Magnífico desempenho dos canoístas do Benfica no Campeonato Nacional de fundo. Fernando Pimenta venceu, pela 15.ª vez consecutiva, em K1 5000. Na mesma prova, João Ribeiro conquistou o bronze. Teresa Portela revalidou o título. E João Duarte é o campeão Sub-23."

E a Bola de Prata vai para…


"Gonçalo Ramos e João Mário, dois jogadores do Benfica, são os principais candidatos ao título de melhor marcador do campeonato.

Foi já no século passado, mais precisamente em 1991, a última vez que um jogador português do SL Benfica foi distinguido como o melhor marcador do Campeonato Nacional. Rui Águas conseguiu esse feito, marcando 25 golos, na temporada em que os encarnados se sagraram campeões nacionais. Passados 32 anos, o filme pode vir a repetir-se, mas desta vez, com atores diferentes.
O SL Benfica lidera a Primeira Liga com uma margem confortável de 10 pontos sobre o FC Porto, e na lista de melhores marcadores da competição, há dois jogadores que se têm destacado, por estarem com a pontaria afinada na hora de rematar à baliza. Falamos, claro está, de Gonçalo Ramos e de João Mário, dupla responsável por 33 dos 66 golos marcados pelas águias no campeonato. O mesmo é dizer que metade dos tentos foram da autoria dos dois internacionais lusos.
João Mário ocupa a primeira posição da lista dos melhores marcadores do campeonato, com 17 golos, e está a realizar a sua melhor temporada de sempre. O médio de 30 anos marca, assiste, ataca, defende e está com a sua confiança em alta. Todo este sucesso individual em muito se deve à vinda de Roger Schmidt para a Luz, treinador que gosta de jogar ao ataque, e talvez por isso, o rendimento do número 20 encarnado seja superior comparativamente a anos anteriores. É ele quem tem a responsabilidade de marcar as grandes penalidades e isso foi também um boost que lhe permitiu estar atualmente isolado no topo dos artilheiros.
Logo a seguir, surge Gonçalo Ramos com menos um golo que o seu companheiro de equipa, e por ser avançado, tem mais probabilidade de vir a ser coroado como o rei dos marcadores. O “feiticeiro” de Olhão explodiu esta temporada e está a tornar-se num verdadeiro matador, de tal forma, que já chamou a atenção dos grandes clubes europeus, que já o querem levar no verão. Marca de todas as maneiras e feitios mas, ao contrário de João Mário, não costuma ser ele a converter os penáltis, o que pode tornar este duelo ainda mais interessante, que será disputado taco a taco.
No entanto, é bom lembrar que existem outros candidatos à Bola de Prata, troféu que distingue o melhor artilheiro da Liga. Logo atrás de João Mário e de Gonçalo Ramos, surgem Mehdi Taremi (FC Porto) e Fran Navarro (Gil Vicente FC), ambos com 13 golos, e ainda Pedro Gonçalves (Sporting CP), com 12. Estes são os seus principais rivais, mas a cada jornada que passa, vai ficando cada vez mais evidente que a luta pela Bola de Prata será entre os dois atletas encarnados. Uma rivalidade saudável dentro de casa que o SL Benfica não se importará qual deles seja o vencedor."

Os pés bem assentes na terra…ou não?


"Por vezes, sonhar alto faz bem, não custa nada, mas, e quando nem tudo é possível? Numa época onde o SL Benfica é uma das melhores equipas a nível mundial a praticar futebol, estando nos quartos de final da Champions, no lado teoricamente favorável da competição, e com dez pontos de avanço sobre o segundo classificado no campeonato nacional, todo o envolvimento em que as águias se encontram parece, por vezes, um sonho.
Este envolvimento quase utópico tem permitido a todos sonhar com um final de época paradisíaco, lá bem no topo da Europa, quase sem ter vista para o solo que se pisa de momento.
Num mundo hipotético onde apenas um desfecho feliz é possível, qual seria o cenário preferível para os benfiquistas: a conquista do campeonato, que já é difícil de fugir, com a eliminação na Champions a saber a pouco, ou, a conquista da tão desejada liga milionária mas a catastrófica perda do campeonato, depois de um tão longo caminho percorrido? Com o que é que os adeptos das águias se contentavam mais?
A verdade é que o Benfica já não vive na realidade da glória europeia desde os anos 60 e são poucos aqueles que tiveram essas vivências e ainda se encontram na atualidade para contar as histórias que puderam experienciar. Depois desses tão ilustres anos, quando os encarnados tiveram oportunidades de voltar ao esplendor europeu, o desfecho nunca foi o mais feliz, para desgosto de muitos.
Por isso, em pleno século XXI, num mundo onde o futebol se encontra infetado pelo dinheiro e a história se coloca em segundo plano, a conquista da liga dos milhões seria conquistar muito mais que um troféu. O caminho que as águias têm percorrido lá fora ao longo da temporada tem encantado milhares e milhares, não só pela forma como a equipa joga mas também por aquilo que significa.
Um clube que nunca alterou os seus valores perante uma sociedade desportivamente financiada, mas que mesmo assim continua a lutar ao lado dos grandes tubarões internacionais. Acreditar nessa possibilidade não é irreal, e continuar a fazê-lo só impulsiona as hipóteses da mesma.
Por outro lado, a afirmação no futebol nacional tem vindo a escapar nas últimas épocas, tendo o último campeonato ter sido conquistado em 2019, o que não vai de encontro com as expectativas de um clube como o Benfica, dos adeptos e da normalidade do mesmo. A conquista do 38 é algo fervorosamente ambicionado por todos aqueles que apoiam o clube e este ano a vitória do mesmo está mais perto que nunca. Perder o campeonato nesta altura seria algo considerado como uma catástrofe.
Fora de “ses”, o objetivo deste artigo não é prever hipóteses ou cenários, porque isso não é possível, mas sim suscitar na mente de cada um aquilo que se toma como preferência: agarrar-se àquilo que é mais seguro ou lutar por aquilo que tanto se sonha?"

Fica a dica aos que aqui nos visitam... 😏


Cronologia...


"Como expectável, uma vez que o coletivo de juizes agravou os crimes cometidos pelos arguidos do FC Porto, lá teve de sair à pressa uma reciclagem sobre algo a envolver o Benfica para lançar cortinas de fumo e abafar a polémica das Antas.
Hoje calhou novamente a Carlos Rodrigues Lima fazer esse papel, socorrendo os amigos arguidos do seu clube. Adepto assumido dos dragões, mais parece o bombeiro de serviço que é chamado quando há algo a envolver FC Porto que tem de ser abafado com urgência.
Tragam pipocas em embalagem reciclada porque isto vai ser giro. Vamos contar as vezes que reciclaram o mesmo assunto sempre que saiu algo polémico sobre o FC Porto. Comecemos:
1. 27.12.2017
2. 30.12.2017
3. 01.06.2018
4. 14.03.2019
5. 14.03.2019
6. 14.03.2019
7. 14.03.2019
8. 14.03.2019
9. 14.03.2019
10. 15.03.2019
11. 16.03.2019
12. 16.03.2019
13. 17.03.2019
14. 18.03.2019
15. 08.08.2019
16. 25.01.2023
17. 14.02.2022
18. 27.03.2023
19. 27.03.2023

Bónus - Em anexo, segue:
1 - Conduta do "jornalista" Carlos Rodrigues Lima relativamente ao Benfica.
2 - Diferença entre os artigos assinados por este anti-benfiquista e marioneta do FC Porto entre os dias 25 de janeiro de 2023 e hoje, 27 de março de 2023.
3 - Página principal do Record, neste momento, com os assuntos em destaque. Do lado esquerdo, temos Miguel Oliveira. Do lado direito, temos a 19.ª reciclagem desde 2017 sobre o caso a envolver Boaventura e jogadores. E sobre os crimes agravados dos arguidos do FC Porto, nem vê-los. Genial!

Já não têm mesmo vergonha nenhuma na cara. E o senhor Bernardo Machado Ribeiro, em vez de se apressar a fazer eco da propaganda azul-e-branca para ganhar cliques no site, talvez reconsidere para a próxima fazer o trabalho de casa."

Tic Tac...


"𝗖𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗩𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗜𝗭𝗘𝗦 𝗗𝗘𝗖𝗜𝗗𝗜𝗨 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗩𝗔𝗥 𝗢𝗦 𝗖𝗥𝗜𝗠𝗘𝗦 𝗖𝗢𝗠𝗘𝗧𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗢𝗦 𝗔𝗥𝗚𝗨𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗙𝗖 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔 𝗢 𝗕𝗘𝗡𝗙𝗜𝗖𝗔 𝗘 𝗥𝗘𝗠𝗔𝗥𝗖𝗢𝗨 𝗔 𝗗𝗔𝗧𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝟭𝟮 𝗠𝗔𝗜𝗢!
Vão cair um a um! TIC TAC!
A justiça tarda, mas será feita! ⏳🕛"

Mais graves...

Agravados!


"O Coletivo de Juízes decidiu adiar a leitura do acórdão da decisão judicial para 12 de Maio, por entender que os crimes cometidos são mais graves do que inicialmente aparentavam.
Se for para agravar que adiem sempre..."

Submissos!


"Meses de capas e manchetes sobre casos inventados e reciclados para difamarem o Benfica e o enfraquecer dentro e fora de campo.
𝗛𝗢𝗝𝗘 𝗘́ 𝗖𝗢𝗡𝗛𝗘𝗖𝗜𝗗𝗔 𝗔 𝗦𝗘𝗡𝗧𝗘𝗡𝗖̧𝗔 𝗗𝗢𝗦 𝗔𝗥𝗚𝗨𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗙𝗖 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢, 𝗘 𝗡𝗘𝗠 𝗨𝗠 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟 𝗙𝗘𝗭 𝗖𝗔𝗣𝗔 𝗖𝗢𝗠 𝗢 𝗝𝗨𝗟𝗚𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢.
Isto é uma vergonha para o jornalismo isento e democrático! Mas assim se comprova de forma cabal quem controla tudo, exerce o verdadeiro poder e silencia ou ordena a bel-prazer. Ninguém estranha não existir uma capa de jornal a informar de algo tão grave! Tudo normal na Camorra portuguesa.
SUBMISSOS!"

Hoje, 27 de Março, às 14h... TIC TAC, TIC TAC...


"Nem uma capa de jornal a informar.
Depois de meses e meses a fio a noticiar os conteúdos, truncados, do roubo feito por estes bandalhos. São todos CÚMPLICES!"

Evolução, ou não...!!!


"O Sport Lisboa e Benfica não proíbe a entrada de adereços a clubes ou adeptos de outros clubes.
Já no caso de organizações criminosas, a situação é diferente... 😏

P.S: daqui a pouco vão buscar notícias do tempo do Apito Dourado!... 2011!!?? WTF?"

Oportunidades e novos ciclos

Luís Mateus, in A Bola

Sporting a ser... Sporting!

WonderKid: Portugal...

Se há adeptos que torcem mais pelo clube do que por Portugal, por que razão vão ao estádio ver a seleção?


RND: Carrega Benfica #2

5 minutos: Diário...

Quinta...

Visão - S04E30 - O Parreira explica...

RND: Soares - Pinto da Costa, parado no tempo!

Domingo, excerto...

O Futebol é Momento #26

A Verdade do Tadeia #773 - Seis pontos, dez golos

O que levará pessoas a vaiarem, na seleção, um jogador do seu próprio país? Será tacanhez, provincianismo ou clubite?


"1. João Mário
No jogo de estreia de Roberto Martínez à frente da seleção portuguesa, João Mário foi vaiado de cada vez que tocou na bola. O momento infeliz não passou despercebido a ninguém.
Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebeu que os assobios partiram de adeptos afetos ao Sporting, ainda mal resolvidos em relação à saída do médio para o Benfica. Qualquer pessoa com dois dedos de testa não duvidará que, neste ou noutro qualquer estádio, os alvos poderiam ter sido outros: Pepe, Otávio, Matheus Nunes e sabe-se lá mais quem.
Ou seja, o problema não está centrado num só local ou numa só pessoa. É transversal e maior do que aquilo que se viu nos instantes finais do Portugal-Liechtenstein.
Para as pessoas ditas normais, as dúvidas fazem sentido:
- O que levará pessoas de bem (?) a vaiar um jogador do seu país, quando o seu país está a jogar com outro? Qual a dimensão da sua tacanhez, para se prestarem àquele papel, num jogo em que se esperava o exato oposto? Será provincianismo? Ausência de empatia? Clubite elevada ao extremo? Ou apenas uma tremenda falta de educação, de formação e de cultura desportiva?
Eu acho que são todas ao mesmo tempo.
Seja o que for, foi feio, fez notícia lá fora (pelas piores razões) e envergonhou todos aqueles que, no estádio e em suas casas, souberam apoiar a sua seleção sem cair no ridículo de ver o clube no lugar da nação.
Vergonha alheia.

2. Liga Portugal
A entidade que organiza as competições profissionais de futebol apresentou recentemente, na Assembleia da República, um conjunto de medidas que visam reforçar a segurança nos estádios, no sentido de atrair as famílias a regressarem, em força, aos recintos desportivos. O objetivo é nobre, bem pensado e deve merecer por parte da tutela reflexão atenta e ação imediata.
A primeira ideia é solicitar às forças públicas (autoridades policiais) que atuem de forma mais efetiva na revista efetuada à entrada dos estádios, bem como no interior das instalações desportivas (para controlar com maior eficácia potenciais focos de conflito entre adeptos). No fundo, a ideia é impedir a entrada de artefactos perigosos (pirotécnicos, por exemplo) e o escalar de violência nas bancadas.
Outra sugestão é a de aumentar o nível de exigência em relação aos adeptos inibidos de entrarem nos recintos, obrigando-os a apresentarem-se nos órgãos de polícia competente (esquadra da zona de residência, por exemplo) quando os jogos estão a decorrer. A iniciativa funciona noutras paragens e devia ser replicada por cá.
Por último, é proposta a criação de um modelo de ingressos nominativos, que permita ao organizador ter acesso, em tempo real, à identidade de quem está no estádio, responsabilizando-os por eventuais condutas desviantes que venham a ter.
Este é um passo importante para defender os adeptos de verdade, que gostam de ir à bola com os seus amigos e familiares, sabendo que se vão divertir sem preocupações de qualquer espécie.

3. Arbitragem
Uma sondagem levada a cabo pela Aximage (para JN, Jornal O Jogo, TSF e DN) trouxe alguma luz sobre aquela que é a imagem que as pessoas têm em relação à arbitragem portuguesa.
- 27% dos inquiridos tem opinião “muito negativa” do setor, sendo que 16% têm opinião “negativa”.
Ou seja, 43% dos participantes chumbam a competência e qualidade dos árbitros. Por outro lado, 23% dizem ter uma imagem positiva da classe (o que não deixa de ser surpreendente, face à ideia enraizada de que tudo é péssimo no setor).
Mas há mais.
Segundo o mesmo estudo, 44% dos auscultados entendem que a responsabilidade por essa crise é do Conselho de Arbitragem da FPF. Da estrutura-mãe.
Já 28% refere que os maiores culpados são os dirigentes desportivos (de clubes e órgãos nacionais), ao passo que 22% entende que o problema está nos próprios árbitros e vídeo árbitros. Na sua capacidade técnica.
Curiosamente, os restantes 6% dizem “não saber” quem deve ser responsabilizado pelo estado das coisas. Ninguém refere, por exemplo, que a culpa da é dos jornalistas ou dos comentadores desportivos (incluindo dos chamados analistas de arbitragem).
Estes dados valem o que valem, mas servem para dar uma ideia sobre a forma como, cá fora, se perceciona a classe e os seus agentes. E, num mundo como o nosso - mais movido a perceção do que a realidade - estas são conclusões importantes.
Convém olhar para elas com abertura de espírito e sentido (auto)crítico, procurando a melhoria qualitativa contínua de uma classe que é, como sempre foi, o patinho feio do futebol."