Últimas indefectivações

domingo, 15 de janeiro de 2017

Da Luz ao Gabão - avisos e sinais

"O Benfica de ontem tem razões de queixa de arbitragem. Razões que o prejudicaram indiscutivelmente.

1. Ontem no Estádio da Luz o Benfica alcançou, após uma recuperação que exigiu muito mérito e permanente convicção, um pesado empate face ao Boavista. Um Boavista bem dirigido, diga-se, por Miguel Leal. Que nos primeiros trinta minutos quase levou o Benfica ao 'tapete'. E depois nos últimos vinte minutos do encontro, e como dissera o treinador do Boavista na antevisão da partida, e com indiscutível sagacidade, 'estacionou o autocarro'. Sem prejuízo de duas jogadas bem perigosas que evidenciaram, uma vez mais, a imensa qualidade de Ederson.
Mas o jogo da Luz - uma vez mais com uma assistência fantástica -, representa um triplo aviso para o Benfica.
O primeiro é que o condicionamento dos árbitros é perturbante e contagiante. O árbitro de Braga, Luís Ferreira, e os seus assistentes, cometeram erros bem graves que não deixarão de ser analisados ao longo da semana e recordados quando necessário. E se um, o Boavista, conquistou um ponto, o Sporting, com o empate em Chaves, e sabendo do empate na Luz, não reduziu a diferença pontual para aquele, o Benfica, que chega, com todo o mérito, ao final da primeira volta na liderança da nossa Liga.
O segundo aviso, e que sabemos está bem presente em toda a estrutura do Benfica, é que 'nada está ganho'. Nada mesmo! Cada jogo é uma verdadeira 'final'. Exige frescura física e inteligência emocional. Aquela que faltou, de verdade, à equipa de arbitragem. E o jogo de ontem exigiu à equipa do Benfica uma recuperação em que a vontade se combinou com a perseverança, a solidariedade até com o sofrimento.
O terceiro e último aviso, sabendo nós que mudança e esperança são quase que 'almas gémeas', tem a ver com a palavra humildade. Que não pode ser excessiva. George Bernanos escreveu que «ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações». E o Benfica-humilde, que é um bem no momento concreto do futebol português não pode ser um Benfica-comido nas circunstâncias actuais do futebol lusitano. O Benfica de ontem tem razões de queixa da arbitragem. Razões que o prejudicaram indiscutivelmente. Razões que não vão levar, decerto, o Conselho de Arbitragem a convocar, de novo, uma reunião com todos os clubes participantes nas duas competições profissionais.
O triplo aviso está dado e assumido. E com ele foram três golos do Boavista. E para aqueles, que os há que são optimistas, sejam ou não irritantes, quando ao 'futuro presente' do nosso futebol apenas lhe recordo Elsa Triolet: «Os optimistas são uns cómicos».
São mesmo uns cómicos... Mesmo com este frio polar que nos invade e constipa...

2.(...)"

Fernando Seara, in A Bola

Um treinador de cultura vitoriana

"O treinador chama-se Rui Vitória e não é por ter tal apelido, nem por ter estado, antes do Benfica, na liderança técnica do Vitória de Guimarães que passou a ter uma cultura vitoriana. Provavelmente, já a tinha e, agora que está à frente da equipa que levou ao título de campeão nacional, mantém-na.
A cultura vitoriana de que falamos é da rainha Vitória, ou seja, a cultura inglesa. Uma cultura muito diferente da cultura latina. Uma cultura de racionalidade. Por isso, num jogo em que a sua equipa foi, de facto, prejudicada até ao limite do aceitável, Rui Vitória manteve-se imperturbável e aproveitou para marcar a diferença da cultura carpideira e fatalista de quem se sente prejudicado pelos malandros dos árbitros e da cultura dos maníacos da perseguição de quem se acha o alvo de todas as maquiavélicas manipulações da arbitragem.
Pode sempre dizer-se que, apesar de tudo, Rui Vitória continua a ser o treinador do líder do campeonato. É verdade que sim, mas podemos também admitir como muito verosímil que, com outra cultura, mais tradicionalmente portuguesa, os jornais estariam hoje a preparar títulos bombásticos sobre a teoria da conspiração para tirar o Benfica do pedestal.
Felizmente para o futebol e para a arbitragem que Rui Vitória é o que é e é quem é. Às inevitáveis questões dos evidentes erros de arbitragem respondeu não ser, essa, matéria sua, mas de quem e especialista na análise. Da sua responsabilidade é estar satisfeito pela forma poderosa como a equipa do Benfica reagiu a uma desvantagem de três golos. E a coisa dita assim tornar-se, de facto, valorizada da sua equipa."

Vítor Serpa, in A Bola

Sinais da bola

"Espantoso
O Benfica sofreu em 25 minutos a mesma quantidade de golos que tinha sofrido em casa para jogos da Liga nos seis jogos anteriores: 3. Um fora marcado pelo Vitória de Setúbal (1-1), outro pelo SC Braga (3-1), e outro pelo Sporting (2-1).

Sol e casa cheia
Sábado, às 16 horas, uma tarde de sol que, associada ao entusiasmo dos adeptos do Benfica, ajudou a encher o Estádio da Luz. 57480 espectadores, a terceira melhor assistência da temporada apenas atrás dos jogos do Sporting (63312) e Feirense (58637).

Cachecóis a condizer
O treinador do Benfica, Rui Vitória, usou o seu cachecol vermelho, mas o treinador do Boavista, Miguel Leal, não se ficou atrás: usou um aos quadradinhos pretos e brancos. Mesmo nos adereços, não esquecem o equipamento.

Três toques de anjo
Rui Vitória lançou Mitroglou aos 38', o grego marcou aos 41'; lançou Cervi ao intervalo e o argentino sofreu falta para 'penalty' aos 52'; lançou Zivkovic aos 65' e o sérvio cruzou para o autogolo boavisteiro aos 67'. Para azar de Rui Vitória, não há quatro substituições...

Tanta interrupção
Qualquer equipa mais aflita o faz: perder tempo. O Benfica já o fez em determinadas ocasiões, na Europa, em Alvalade ou no Dragão. Mas a epidemia de tempo perdido pelos jogadores que se atiram para o chão está a atingir níveis patéticos. O Boavista abusou."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

PS: Espantoso, é mesmo o facto de 4 dos 6 golos que o Benfica sofreu na Luz, serem todos, precedidos de irregularidades!!!
Espantoso, também foi após todos os abusos do Boavista a perder tempo, o árbitro ter dado 4 minutos de compensação!!!

Benfiquismo (CCCXLIX)

Os primeiros video-árbitros?!

Cadomblé do Vata

"1. Estou com uma azia que nem me lambo... se me pedirem para quantificar, diria que preciso de um Rennie de magnitude 1904 na escala de Autuori.
2. Todos os golos do Boavista são irregulares, mas apenas o 3º é indesculpável... a única justificação que encontro para o fiscal não ter visto o maltês acampado em fora de jogo, é a de que ele estava virado para a bancada para se certificar que o Diabo de Gaia não saltava a vedação para lhe apertar o gasganete.
3. É importante que a culpa não morra solteira nos maus resultados, por isso aponto já aqui um nome: Guardiola... foi aquela merda do tiki taka dele que convenceu meio mundo que os pontas de lança fixos eram um bem dispensável.
4. Este é um daqueles jogos em que ainda antes de começar já eu estava com a sensação de que ia correr mal... começou logo de manhã quando vi a página de facebook do Glorioso anunciar em grandes parangonas "15 milhões"... pensei logo "VENDEMOS O CARRILLO"... afinal era só o número de espectadores da Catedral.
5. Com o golo marcado hoje, Jonas tornou-se no brasileiro com mais golos ao serviço do SLB... já está é demasiado avançado na idade para ainda poder chegar perto de Eusébio na tabela de "Deus Com Mais Golos Pelo SLB"."

Vermelhão: O poder da coacção

Benfica 3 - 3 Boavista


Muito sinceramente, não me recordo de nenhuma equipa aos 25 minutos de jogo, estar a perder por 0-3, com três golos irregulares!!! Repito, nenhuma equipa... Existem alguns erros, que até se podem aceitar... agora 3 erros destes, não é aceitável:
- a fala sobre o Rafa é uma pisadela indiscutível. Os árbitros até por precaução, neste tipo de jogadas, marcam sempre faltas ao atacante, para prevenir 'casos'...!!!
- o cotovelo nas costas do André é indiscutível, principalmente para o Fiscal... mas quantas 'bolas paradas' destas são interrompidas quando a bola ainda está no ar, com faltas ofensivas, por nada?!!!
- o fora-de-jogo é descarado, claro... Aquilo que eu já ouvi nas televisões esta noite é muito grave. Falam de uma alteração da lei, que não houve, e mesmo se essa alteração tivesse existido, o jogador que está em fora-de-jogo, tocando ou não na bola (isso é indiferente), tenta jogar a bola, e tem clara influencia na reacção do Almeida e do Ederson... Qualquer tentativa de 'lavar' este erro, é de uma tremenda falta de vergonha na cara...!!!

O Rui Vitória cometeu dois erros graves: Mitroglou no banco; e depois quem devia ter saído para entrar o ponta-de-lança, devia ter sido o Guedes, não o Rafa... Estes erros condicionaram todo o jogo, inclusive as outras substituições, e nos últimos 15 minutos, quando tínhamos meia equipa de rastos, a pedir substituição, já não tínhamos nenhuma!!!
O Benfica entrou no jogo demasiado lento, mas mesmo assim criámos perigo, o Gonçalo tem dois remates perigosos, o Salvio também, outro do Samaris... e depois foram aparecendo os golos... Pessoalmente, o falhanço do Almeida acabou por ser decisivo, era completamente diferente ir para o intervalo com 2-3...!!!
O Benfica teve muitas dificuldades em fazer entrar a bolas entre-as-linhas, o Boavista colocava 4 jogadores a defender as alas.... e por isso acabámos por afunilar demasiado  jogo... Na parte final da jogo, faltou frescura física e o respectivo discernimento...
A falta do Grimaldo foi bem notória neste jogo, onde o Cervi acabou por fazer de Grimaldo no 2.º tempo! Com o Almeida na lateral esquerda, 'facilitamos' a montagem defensiva dos nossos adversários...
Após o golo do empate, ainda tivemos mais alguns minutos para marcar o 4.º, mas depois a fadiga apoderou-se de vários jogadores (Samaris, Pizzi, Salvio, Jonas...), e o discernimento foi-se...!!! E até foi o Boavista no contra-ataque a ter as melhores oportunidades...
Já nem vale a pena falar do anti-jogo... e depois quando esta gente tem ordenados em atraso, ainda acham que devemos ter pena deles...!!!

Dito isto, o jogo foi decidido pelo apito. A coacção está a 'resultar' para os nossos adversários, a estratégia de silêncio do Benfica, tem que ser equacionada...
Recordo, que o Benfica chegou ao fim da 1.ª volta, sem ter beneficiado de uma única Expulsão de um adversário (o ano passado, tínhamos 7...!!! Todas justas...), aliás a última Expulsão favorável ao Benfica, foi na 25.ª jornada da época anterior, portanto estamos com 26 jogos, sem beneficiar de uma Expulsão!!!! Se isto não é um recorde, deve estar perto...!!!
Hoje, os Amarelos voltaram a 'sair' somente no último terço da jogo, para os nossos adversários, e tem sido assim em todos os jogos... O Benfica tem conseguido ultrapassar estes obstáculos na maior parte dos jogos, mas com o Setúbal, nos Barreiros e hoje com o Boavista, os erros dos árbitros foram demasiado 'grandes' para conseguirmos conquistar os 3 pontos...
Aliás, termos conquistado 1 ponto, para mim, foi mesmo um milagre!!!
Os 4 minutos de compensação, são a prova provada, que foi mesmo um milagre...!!! Aliás eu já tinha percebido, antes dos 4 minutos: a forma como foi permitida a alguns jogadores do Boavista festejarem os golos com provocações para o Banco do Benfica, foi premonitório...!!!
O calendário continua super-carregado, é obrigatório recuperar o Eliseu, o Fejsa e o Jiménez, principalmente estes (o Grimaldo já se sabe que vai demorar...), nos próximos jogos (Leixões, Tondela, Moreirense...) temos que jogar sempre com um ponta-de-lança estilo Mitro ou Jiménez... a dupla de atacantes rápidos, poderá funcionar noutro tipo de jogos, não contra este tipo de adversários!

Continuamos a dar 'oxigénio' aos Corruptos (os Lagartos estão em processo de auto-destruição), sem necessidade nenhuma... Como já não dá para recuperar estes dois pontos, pelo menos que este resultado seja suficiente, para fazer perceber aos adeptos, e aos jogadores, que nada está ganho... Os elogios desta semana, após os jogos de Guimarães, criaram um ambiente demasiado 'ligeiro' para este jogo... e isso sentiu-se nas bancadas...!!!
O Tetra está ao nosso alcance, é uma questão de foco dentro do balneário... mas os nossos dirigentes, não podem continuar a ignorar a coacção declarada feita à descarada, todos os dias, nos jornais, nas televisões, nas redes sociais... em todo o lado!!!