Últimas indefectivações

sábado, 25 de janeiro de 2020

Bem...

Benfica 80 - 69 Corruptos
21-15, 13-20, 23-18, 23-16

No meio de tantas lesões (hoje mais uma: Lima!!!), com tantos jogos, com viagens pelo meio, estamos de facto com bons resultados (a excepção foi a final da Taça Hugo dos Santos) e exibições interessantes...
Hoje, com o Ireland com uma marcação 'todo-o-terreno' (15 assistências!), acabou por ser o Hillard a 'aparecer', com o McGhee a ser muito útil a marcar e a defender...

Na Quarta-feira, o jogo com os Alemães é decisivo... depois da 'branca' na 2.ª parte, no jogo da 1.ª volta, é importante não facilitar desta vez... Será muito importante a recuperação, pelo menos do Betinho, mas o Coleman também faz falta... e no próximo Sábado, temos outro jogo potencialmente decisivo, em Alvalade!

Vitória em São João da Madeira...

Sanjoanense 3 - 5 Benfica

Não foi fácil, a 15m do fim estava 3-4, mas acabámos por conquistar o mais importante: os três pontos.

Um dos grandes 'mistérios' deste Campeonato, é quantidade de jogos, onde os nossos adversários não chegam às 10 faltas... Mistério, ou não!!!

PS1: Nova cabazada na Liga europeia feminina, desta vez 17-0 ao Noisy Le Grand, com 7 golos da Sofia, 6 da Marlene, 2 da Piqueiro e 1 da Maca e da Contreiras... Na próxima jornada vamos a Espanha, defrontar o Voltregá...

PS2: No Judo, parabéns à Rochelle Nunes, pelo Bronze no Grand Prix de Telavive nos +78Kg... A Telma, ficou-se por um 5.º lugar, depois de uma prova perfeita até às Meias-finais, mas depois 'falhou' o bronze!

Mais uma vitória...

Benfica 3 - 0 Guimarães
25-21, 25-15, 25-18

Mesmo 'rodando', podemos afirmar que acabou por ser ligeiramente mais difícil, do que o jogo da última quarta-feira!!!

Amanhã temos mais uma jornada, na Luz... na Quarta vamos à Polónia, um jogo muito importante na aventura Europeia...

Play: Bernardo...

Estádio da Luz faz minuto de silêncio por Fehér



"Faz hoje 16 anos que o malogrado Miki Fehér nos deixou. Foi um dos momentos mais tristes na História do clube, algo impensável de acontecer: perdemos um dos nossos dentro de campo.
No jogo seguinte ao falecimento do eterno nº 29, contra a Académica para o campeonato, foi respeitado um minuto de silêncio em memória do húngaro. Um momento arrepiante na Luz, que ficou guardado na memória de todos."

Antevisão...

Há sempre tempo para celebrar Eusébio

Benfiquismo (MCDXXII)

King...

Jogo de Paços vale o mesmo que o do dérbi

"Clubes pequenos festejam a vitória em jogos; clubes grandes festejam títulos. O Benfica deseja festejar o título de campeão em Maio.

A vitória do Benfica em Alvalade concluiu uma excelente primeira volta. 16 vitórias em 17 jogos não garantem mais que isso mesmo, uma excelente primeira volta. Vencer o Sporting deu direito a três pontos. Clubes pequenos festejam a vitória em jogos, clubes grandes festejam títulos. O Benfica deseja festejar o título de campeão nacional em Maio. Até lá tudo é instrumental no percurso a percorrer.
Queremos jogar bem e vencer jogos porque queremos ser campeões. O jogo de Alvalade sem ser deslumbrante mostrou um Benfica quase sempre superior ao Sporting, mesmo que a determinado momento da segunda parte pudesse pairar o receio do último jogo para a Taça lá realizado.
Foi bom ganhar ao Sporting com Bruno Fernandes, embora ainda não tenha percebido se o Sporting está reforçado com Bruno Fernandes ou Bruno Fernandes está forçado no Sporting. Com a vitória do Benfica e a derrota do FC Porto ficam sete pontos de distância que de forma prudente e avisada os dirigentes do Benfica se aprestaram a rotular de provisórios, insuficientes e longe de serem definitivos.
Foi uma atitude com juízo e com razão. Da mesma forma com que recuperamos sete pontos na última época, poderemos perdê-los nesta época se não tivermos uma atitude empenhada, profissional e competitiva. Isto não é modéstia é lucidez.
Essa mesma lucidez que será necessária para vencer o Paços no seu melhor momento, treinado pelo treinador que me deu o maior susto da última temporada. Aquele Benfica - Tondela a 30 de Março jamais o vou esquecer, ia-me custando o campeonato e o coração.
O jogo de Paços de Ferreira vale o mesmo que o de Alvalade. Na Mata Real esperar dificuldades é a única maneira de encontrar facilidades.
O regresso de André Almeida foi decisivo frente ao Aves, o regresso de Rafa foi decisivo frente ao Sporting, a eficácia do departamento médico é a melhor noticia do mercado de Janeiro.
Os adeptos portistas criticam Sérgio Conceição por não treinar penalties, depois dos dois falhados frente ao SC Braga. Numa coisa têm razão: não há clubes que beneficie de tantos.
A luta vai ser apertada até ao fim, o FC Porto é competitivo e o seu treinador competente. Resta ao Benfica de Bruno Lage ser o que foi até agora: ainda melhor."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sete pontos de avanço

"Começo por louvar o acto o benfiquismo do juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto, Eduardo Pires, ao pedir escusa do processo que condenou o FC Porto e afins a pagarem cerca de 2 milhões de euros de indemnização ao Benfica. Fê-lo por considerar que o seu benfiquismo - sócio há mais de 50 anos e (pequeno) accionista da SAD - poderia levantar suspeitas quanto à sua imparcialidade no julgamento dos recursos interpostos pelos condenados e pelo Benfica.
Considero, no entanto, canhestro que um juiz, cujo exercício da sua profissão assenta no escrupuloso respeito pela lei, se sinta na obrigação de recusar um processo devido à sua preferência clubística. E o mais grave é que fez muito bem, pois os propagandistas de vão de escada, as caixas de ressonância dessa propaganda e alguns idiotas úteis já se encarregaram de lhe demonstrar que está coberto de razão. Isto porque, conforme revelado pelo juiz, recebera e recusara um convite do call center do Benfica Campus. E, ao tomarem conhecimento deste facto, os propagandistas de vão de escada logo aproveitaram para insinuar uma relação entre a nomeação do juiz e a existência desse convite. Acontece que as visitas ao Benfica Campus começaram em Setembro, e foram já convidados milhares de sócios do Benfica, respeitando o critério da antiguidade. Só eu, que saiba, conheço seis nossos consócios, sendo que um deles foi o meu pai, que visitaram as nossas extraordinárias instalações no Seixal, e não me consta que qualquer deles seja juiz. Ideal mesmo, para que não se levantem suspeitas, é arranjar algum promotor turístico daqueles que recomendam Vigo, para julgar o caso."

João Tomaz, in O Benfica

Então e agora?

"Com 7 pontos de avanço sobre o segundo classificado e 17 sobre o terceiro, há razões para os benfiquistas sorrirem, mas sem festejos antecipados ou faixas de reservado. Falta meio campeonato e muito jogo ainda por disputar - dentro e fora de campo. Se nos relvados já mostrámos que somos superiores em qualidade, pontos, golos marcados, golos sofridos, plantel ou treinador, fora dele a luta promete ser ainda mais dura. Desesperados pelos maus resultados, quem vem atrás vai querer fazer tudo para se chegar à frente. E nós sabemos bem o que isso significa, não têm feito outra coisa na sua história recente: viagens a Budapeste, plantação de notícias, pressão sobre árbitros, tem havido de tudo. Ao primeiro deslize, as forças obscuras vão continuar com as garras de fora, daí a necessidade de estarmos todos a puxar para o mesmo lado.
Como bem sabemos, isso nunca irá acontecer, todos a ir no mesmo sentido. Num clube com a dimensão do SL Benfica, as opiniões contrárias vão sempre existir - fazem parte do processo democrático - e se, quando bem intencionadas, as críticas são positivas, já quando cheiram a desespero só caem mal. No fundo, é o mesmo desespero que os nossos rivais sentem quando ganhamos, mas em tons vermelhos. Os críticos internos da direcção do Glorioso vivem momentos muito complicados neste fim de primeira volta.
Como benfiquistas que dizem ser, acredito que estejam a sorrir (à semelhança de todos nós) com a vantagem pontual da equipa principal de futebol masculino e a boa forma das restantes equipas de homens e mulheres do clube, mas não conseguem nunca ultrapassar o mal-estar de estes momentos históricos terem um responsável: Luís Filipe Vieira. Preparemo-nos portanto para mais quatro meses sem tréguas, com anúncios pífios de candidaturas, com tempos de antena em canal aberto e de guerra declarada por parte de comentadores descompensados com dificuldade em manter a saliva dentro da boca. Haja paciência, meus caros, porque futebol não nos falta. E é isso que lhes custa. Carrega Benfica! Um jogo de cada vez, como diz o Mister."

Ricardo Santos, in O Benfica

Janeiro, estás diferente para melhor

"Já se passou uma semana desde aquele belíssimo final de sexta-feira, 17 de Janeiro, no entanto ainda vou a tempo de fazer uma previsão para a segunda volta do campeonato. Benfiquistas, preparem-se para assistir a um manancial de críticas de Francisco J. Marques sempre que, em jogos do FCP, um árbitro conceder algum lançamento de linha lateral mais duvidoso ao adversário. Pelo que tenho visto, a equipa de Sérgio Conceição tem sido bem mais perigosa neste tipo de lances do que nas grandes penalidades, e estou certo de que o director de comunicação portista não vai permitir que estes erros grosseiros passem em claro. Tem sido, sem sombra de dúvidas, um dos principais motivos para os maus resultados do clube. Tenho 25 anos e acho que não é necessário recorrer a qualquer registo estatístico para verificar que é a primeira vez na minha vida que vejo o Benfica com uma liderança tão confortável em Janeiro. Nem sequer sei muito bem como é suposto lidar com este cenário. Devo estar feliz? Ou alarmado? Tranquilo ou desconfiado? Sinto-me na pele de Gil Eanes, quando o navegador português avançou o cabo Bojador em 1434, feito nunca antes alcançado. Mas com uma vantagem. Em alto mar, talvez Gil Eanes tenha tido alguma incerteza em relação à direcção que então deveria seguir, no entanto eu estou bastante esclarecido quanto a essa interrogação: o caminho prossegue pela Rua do Estádio, n.º 95, onde está situado o Estádio Capital do Móvel.
A partir de agora é fundamental manter a humildade, respeitar todos os adversários e recriar a onda vermelha. Da minha parte, nem sequer exijo muito ao plantel: malta, já ficarei satisfeito se fizerem uma segunda volta igual à primeira."

Pedro Soares, in O Benfica

17 finais

"Uma vitória em Alvalade, acompanhada de derrota do FC Porto, traduzindo desse modo um aumento da diferença pontual na liderança da classificação, fez da passada sexta-feira uma jornada de luxo para o Benfica. Naquela noite rejubilámos e festejámos como pudemos, pois quando o futebol não servir para isso não servirá para mais nada.
Digerido o repasto, importa perceber que conquistámos apenas três pontos. E que ainda faltam 17 jogos para terminar o campeonato.
Havendo que jogar um FC Porto - Benfica, do lado de lá fazem contas a uma distância de 4 pontos. Dois empates, portanto. Tentaremos contrariar esse propósito, mas, seja como for, é cedo, muito cedo, para triunfalismo. Até porque é fácil antecipar que doravante tudo farão para nos distrair, na esperança de que nos deslumbremos. E tudo farão para nos atacar, na esperança de que nos perturbemos. A intervenção do presidente Vieira, no fim da partida, foi extremamente importante para refrear os ânimos.
O grande desafio que se coloca agora no Benfica é o de conseguir manter a concentração competitiva e a vontade de vencer que tem evidenciado até aqui, independentemente de ter um, dois ou dez pontos de vantagem, e à margem de todo o ruído que vier do exterior e que não seja o do apoio entusiasta dos nossos adeptos espalhados pelos país. Já perdemos campeonatos nas últimas jornadas, sabemos o quanto custa, e sabemos, sobretudo, que pode sempre voltar a acontecer.
É jogo a jogo, e treino a treino, como costuma afirmar o Mister. É a filosofia que se impõe. Se assim seremos felizes em Maio - quando mais interessa."

Luís Fialho, in O Benfica

Balanço

"Terminada a primeira volta da liga de futebol, é legítimo perspectivar o bicampeonato, mas ainda teremos muito que suar. Em 51 pontos em disputa conquistámos 48. As 16 vitórias e apenas uma derrota confirmam a hegemonia do SL Benfica. O espírito de grupo reinante na nossa equipa e a ambição de vencer falam por si. A nossa participação na International Champions Cup, que brilhantemente conquistámos, já dera claros sinais de uma época à Benfica. Seguiu-se a Supertaça, com uma exibição de gala. Na Liga, desde o jogo com o Paços de Ferreira, na Luz, até ao jogo em Alvalade foi uma cavalgada impressionante. No final da 1.ª volta, estamos com mais 10 pontos do que no ano passado e com uma 
diferença relevante - agora seguimos isolados na liderança, com mais 7 pontos do que o FC Porto. Há um ano, estávamos em 2.º lugar, a 5 pontos dos portistas. E estamos melhor do que em 2017/18, altura em que estávamos em 3.º lugar, também a 5 pontos do líder (FC Porto) e com apenas 40 pontos. Esta época temos mais 8 pontos. Estes indicadores dizem bem acerca da qualidade das alterações que foram feitas no comando técnico e no plantel. Os três reforços que a equipa recebeu em Janeiro - André Almeida, Weigl e Rafa - permitirão a Bruno Lage encarar a 2.ª volta, as meias-finais da Taça de Portugal e a Liga Europa com mais soluções e, sobretudo, com atletas que farão a diferença. A competitividade tão reclamada pelo nosso treinador é uma evidência. O jogo em Alvalade provou-o. Muitos comentadores vacilaram acerca do onze inicial. Desta vez, ficou Taarabt no banco. Mas em Paços de Ferreira poderá ser outro."

Pedro Guerra, in O Benfica

Uma receita que funciona!

"Um dos problemas sociais mais difíceis de resolver e um dos maiores desafios com que a sociedade europeia se defronta é o do absentismo e abandono escolar precoce, que se reflectem num insucesso elevado e na reprodução de factores de exclusão que, de tanto de propagarem nas comunidades e nas famílias de geração em geração, ameaçam tornar-se endémicos, se o não forem já nalgumas partes.
Portugal não escapa ao flagelo e, como também nos vai habituando esta terra de brandos costumes, é um destacado campeão do problema está longe de encontrar fim à vista. As soluções não são muitas, e parece não haver receitas 100% eficazes. A escola tem procurado tornar-se mais atractiva e ir mais ao encontro dos jovens, actualizar-se a humanizar-se cada vez mais ao sabor dos tempos e das tendências juvenis. Os programas são mais flexíveis, e as escolas são mais autónomas para poderem constituir verdadeiras propostas de valor para os jovens e famílias que, sobretudo nos meios mais humildes, têm dificuldade em descortinar as oportunidades do futuro e em projectá-las no presente para optimizar as suas opções vocacionais e educativas. Os tempos pós-lectivos são cada vez mais preenchidos com ofertas de actividades e projectos extracurriculares amplamente variados e interessantes, por vezes completamentadas com actividades de apoio ao estudo. Faz-se de tudo, desde a música às artes perfomativss, de explicações a actividade lúcidas, das TIC ao desporto, e enaltecem-se as virtualidades deste último enquanto escola cívica e veículo de desenvolvimento individual e humano. A sociedade civil despertou para o problema e não se demite dele nem relega para a escola o ónus exclusivo da solução.
Pela sua parte, o Sport Lisboa e Benfica há muito que despertou o investiu fortemente, priorizando a intervenção nesta área desde a primeira hora em que criou a Fundação, em 2009. A expressão visível dessa aposta é o projecto 'Para ti Se não faltares!', por onde já passaram mais de 5000 alunos em risco de abandono que construíram com o seu trabalho mais de 90% de sucesso educativo. Portugal precisa deles, e a Fundação Benfica orgulha-se de, mais do que resolver um problema, contribuir para o futuro bem comum. A receita é a de sempre, do Benfica, futebol, trabalho e valores. Uma receita que funciona, como se vê!"

Jorge Miranda, in O Benfica