Últimas indefectivações

sábado, 25 de janeiro de 2020

Uma receita que funciona!

"Um dos problemas sociais mais difíceis de resolver e um dos maiores desafios com que a sociedade europeia se defronta é o do absentismo e abandono escolar precoce, que se reflectem num insucesso elevado e na reprodução de factores de exclusão que, de tanto de propagarem nas comunidades e nas famílias de geração em geração, ameaçam tornar-se endémicos, se o não forem já nalgumas partes.
Portugal não escapa ao flagelo e, como também nos vai habituando esta terra de brandos costumes, é um destacado campeão do problema está longe de encontrar fim à vista. As soluções não são muitas, e parece não haver receitas 100% eficazes. A escola tem procurado tornar-se mais atractiva e ir mais ao encontro dos jovens, actualizar-se a humanizar-se cada vez mais ao sabor dos tempos e das tendências juvenis. Os programas são mais flexíveis, e as escolas são mais autónomas para poderem constituir verdadeiras propostas de valor para os jovens e famílias que, sobretudo nos meios mais humildes, têm dificuldade em descortinar as oportunidades do futuro e em projectá-las no presente para optimizar as suas opções vocacionais e educativas. Os tempos pós-lectivos são cada vez mais preenchidos com ofertas de actividades e projectos extracurriculares amplamente variados e interessantes, por vezes completamentadas com actividades de apoio ao estudo. Faz-se de tudo, desde a música às artes perfomativss, de explicações a actividade lúcidas, das TIC ao desporto, e enaltecem-se as virtualidades deste último enquanto escola cívica e veículo de desenvolvimento individual e humano. A sociedade civil despertou para o problema e não se demite dele nem relega para a escola o ónus exclusivo da solução.
Pela sua parte, o Sport Lisboa e Benfica há muito que despertou o investiu fortemente, priorizando a intervenção nesta área desde a primeira hora em que criou a Fundação, em 2009. A expressão visível dessa aposta é o projecto 'Para ti Se não faltares!', por onde já passaram mais de 5000 alunos em risco de abandono que construíram com o seu trabalho mais de 90% de sucesso educativo. Portugal precisa deles, e a Fundação Benfica orgulha-se de, mais do que resolver um problema, contribuir para o futuro bem comum. A receita é a de sempre, do Benfica, futebol, trabalho e valores. Uma receita que funciona, como se vê!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!