Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Liga da Gamela!!!

3 campeões que foram esquecidos | SL Benfica


"Recordas-te do nome de algum destes 3 campeões encarnados?

A mística do SL Benfica, ou a mística benfiquista, é uma expressão que ficou imortalizada até aos dias de hoje e que começou a ganhar o seu verdadeiro significado a partir dos anos 60, durante o apogeu europeu dos encarnados.
Jogadores como José Águas, Mário Coluna, Eusébio, António Simões, entre outros, eram vistos como os verdadeiros símbolos do SL Benfica na altura e aquilo que representavam para o clube. Vontade de vencer, raça e o amor à camisola que envergavam.
Esse sentimento passou a ser um mote para as décadas seguintes e todos os jogadores que assinassem pelas águias, teriam de aprender o que era a mística para começarem também eles a sentir a responsabilidade do que era representar um dos melhores emblemas da Europa.
Nos anos 70 e 80 apareceu uma nova geração de jogadores que também ficaram associados à verdadeira mística benfiquista. Alguns desses nomes foram Humberto Coelho, Toni, Shéu, Veloso e Chalana. Esses tempos também foram de glória e só na década de 70 o SL Benfica conquistou seis campeonatos.
Mas será que todos esses campeões, que se entregaram de corpo e alma ao clube, ainda são lembrados? O que a história nos diz é que também existiram atletas que representavam esse espírito de entrega mas que mereciam ter mais destaque na história do clube.
Vieram os anos 90 e com eles uma mudança de paradigma no futebol europeu, ao deixar de existir limite de estrangeiros nos onzes iniciais das equipas. O desporto rei entrava assim numa nova era e a cotação dos jogadores começou a subir em flecha.
Foi a partir daqui que começou também a discussão em torno dos ordenados chorudos que as grandes estrelas recebiam por representarem as suas equipas.
O futebol começou a transformar-se num negócio, as transferências passaram a ser mais frequentes e por valores cada vez mais altos, com os atletas a permanecerem menos tempo nos clubes onde começavam as suas carreiras. Uma situação que pode perfeitamente levar ao esquecimento de um jogador por parte do clube que o formou.
Essa mudança apanhou também o SL Benfica, que a partir do final dos anos 90 e até aos dias de hoje, já contratou jogadores que não sentiram o peso do manto sagrado e foram para a Luz apenas dar uns pontapés na bola e receber o seu ao final do mês.
Não é por acaso que ainda hoje se discute que a mística do SL Benfica desapareceu. Mas evidentemente que há excepções e Luisão é um desses exemplos. Contratado em 2003, o defesa brasileiro esteve praticamente toda a carreira de águia ao peito e deu tudo pelo clube.
Diria até que foi dos últimos a sentir realmente o que é a mística benfiquista. Ainda mantém ligação com o SL Benfica dentro da estrutura encarnada mas obviamente que será sempre um jogador lembrado até à eternidade quando abandonar definitivamente o clube.
Desde a sua fundação, muitos foram os jogadores que “cresceram” no SL Benfica, que suaram a camisola e ajudaram o museu dos encarnados a ficar mais recheado. Mas será que todos esses campeões foram ou são lembrados pelo clube? Eis três exemplos daquilo que escrevi nos parágrafos anteriores.

1. João Pereira
Formado no SL Benfica, João Pereira estreou-se em 2003 pela equipa principal das águias com apenas 19 anos de idade, mas foi em 2005 que se viria a tornar campeão nacional, pela mão do técnico italiano, Giovanni Trapattoni.
Durante os festejos desse campeonato, o antigo defesa direito dos encarnados disse que seria o primeiro de muitos ao serviço do SL Benfica. No entanto, realizou apenas mais meia temporada antes de se transferir para o Gil Vicente FC em 2006.
Foi para o SC Braga onde esteve duas épocas e meia e em 2009 mudou-se para o grande rival da segunda circular, o Sporting CP, que representou durante três períodos, 2009-2012, 2015-2017 e 2021. Terminou a sua carreira o ano passado em Alvalade, assumindo o verde como a cor do seu coração, mas foi na Luz que marcou mais golos durante toda a sua carreira, num total de sete.
A sua ligação com o SL Benfica foi-se deteriorando ao longo do tempo, com o clube encarnado a nunca fazer questão de lembrar o seu ex-jogador, mesmo que este tenha “nascido” na sua formação. João Pereira também já lançou farpas ao SL Benfica no passado, chegando mesmo a afirmar em 2009 que foi dispensado da Luz e que ninguém o avisou. Esta relação de indiferença entre os dois já vem de há muitos anos e parece que é para durar.

2. Vítor Martins
Mais conhecido no mundo do futebol como Garoupa, Vítor Martins fez toda a sua carreira com a camisola do SL Benfica. Era um médio com uma grande qualidade técnica e por alguma razão esteve dez épocas na Luz. E só não esteve mais porque um problema de saúde o obrigou a terminar a carreira mais cedo.
Partilhou o balneário com alguns dos maiores nomes da história do SL Benfica, entre eles, Eusébio, pois apanhou a geração da década de 60 e o início da geração de 70. Conquistou seis campeonatos e não se percebe muito bem porque não se fala muito em Vítor Martins.
De águia ao peito, marcou 28 golos e foi ele o autor do 3000.º tento dos encarnados em toda a história do Campeonato Nacional. Pode não ser um nome sonante para os adeptos benfiquistas mais novos mas foi um jogador que representou a verdadeira mística do SL Benfica mas que nunca teve o devido reconhecimento.

3. Abel Silva
Chegou a ser apontado como o sucessor de Veloso no lado direito da defesa encarnada mas nunca se conseguiu impor em definitivo na Luz. Foi para o SL Benfica em 1984 ainda em idade de adolescente e foi lá que se fez homem para o futebol.
A estreia no campeonato com a camisola principal das águias aconteceu na época 1988/1989 e mesmo com apenas dois jogos realizados, sagrou-se campeão nacional. Ingressou depois no FC Penafiel em 1990/1991 e rumou à Madeira em 1991/1992 para representar o CS Marítimo, tendo regressado à Luz na temporada seguinte.
Voltou a ser campeão nacional em 1993/1994, a época mágica dos 3-6 em Alvalade, e fez 18 jogos. Foi o seu melhor momento de águia ao peito antes de abandonar novamente a Luz para nunca mais voltar, terminando a carreira em 2001.
Foi ainda um dos heróis de Riade em 1989, ao marcar o primeiro de dois golos com que Portugal derrotou a Nigéria na final do mundial de sub-20. Abel Silva fez parte da chamada geração de ouro do futebol português e é o único ex-jogador encarnado que se pode gabar de ter sido campeão mundial e ter conquistado dois campeonatos ao serviço do SL Benfica.
Um feito que podia ter mais consideração por parte do clube lisboeta mas raramente o nome de Abel Silva é lembrado."

Corrida família


"A News Benfica de hoje é dedicada a mais uma ação da Fundação Benfica, ao excelente trabalho feito no Benfica Campus, à agenda benfiquista e a números reveladores, mas que não surpreendem, de um fenómeno futebolístico muito português.

1
Conheça a ação Corrida Família, que visa as famílias dos atletas das Escolas do Benfica na Ucrânia refugiadas em Portugal, uma parceria entre a Fundação Benfica e o Maratona Clube de Portugal, no âmbito da 31.ª edição da EDP meia-maratona de Lisboa. Veja a reportagem BTV aqui.

2
As convocatórias para as seleções jovens repletas de atletas do Benfica têm sido a norma e esta semana houve mais duas: Sub-15 (11) e Sub-16 (9). Este é um bom sinal do trabalho desenvolvido no Benfica Campus, o qual mereceu destaque nos últimos dias no portal "OneFootball", incluindo uma entrevista ao coordenador técnico da iniciação Rodrigo Magalhães. Saiba mais sobre esta peça jornalística aqui.

3
Há muito Benfica em campo nos próximos dias para vermos e apoiarmos. Pode consultar a agenda completa no Site Oficial. Destacamos o desafio com o B SAD, no Estádio da Luz, sábado às 18h00. Ao início da tarde (14h00), a equipa B defronta o Estrela da Amadora no Benfica Campus. Amanhã há o embate com a Oliveirense na final four da Taça de Portugal de hóquei em patins (20h00) e domingo é dia de Benfica-FC Porto em basquetebol (17h00).

4
Por fim, chamamos a atenção para alguns dos dados divulgados esta semana pelo jornal O Benfica, os quais confirmam certas tendências verificadas na presente edição do Campeonato e atestam desequilíbrios grosseiros com claro prejuízo para o Benfica."

Informações totalmente falsas do "Correio da Manhã"


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que são totalmente falsas as informações avançadas hoje pelo jornal "Correio da Manhã" e que envolvem o seu Presidente Rui Costa, Paulo Gonçalves e Roger Schmidt.
O grupo Cofina insiste em desrespeitar a atual direção do Sport Lisboa e Benfica e os seus associados com sucessivas mentiras sobre a vida da instituição. Uma persistente e total ausência de rigor ou adequação à verdade que merece público repúdio e será objeto de devida ação judicial."

Polvo do Altis!


"Vamos levar décadas a limpar este Polvo do Altis espalhado por todo o futebol Português. O Vitória tem um problema grave em mãos. Os sócios elegeram um indivíduo que tem por única prioridade o clube de quem é sócio há dezenas de anos. Vão passar mal, muito mal. Mas isto não é surpresa para ninguém. O modus operandi do Calor da Noite é exactamente o mesmo de sempre, com a diferença que agora o podem fazer à descarada porque quem é o corrupto são os gaijos dos mailes, as tupeiras, os bouchers, os padres, as meissas, as biciaçons de resultados. Orquestraram uma gigante cortina de fumo com tudo o que eles fazem, fizeram e vão continuar a fazer, com colaboração de PJ e Ministério Público naquele que é o maior escândalo de sempre. Existe novo Secretário de Estado do Desporto e o Benfica tem de exigir que toda a gente que esteve por trás deste esquema Goebbeliano seja julgado pela justiça e esses sim, criminosos, sejam punidos severamente pelo que fizeram à maior Instituição Desportiva do País de nome Sport Lisboa e Benfica!
E assim vão continuar a surgir como cogumelos os Marios Silvas desta vida a treinarem equipas da 1ª Liga, e os Rodineys Sampaios e os Antónios Migueis Cardosos a prolifarem pelas Presidências de clubes da 1ªLiga.
Neste momento, não há um único pormenor que o Calor da Noite tenha deixado ao acaso. É o controlo total de Clubes adversários, Instituições Desportivas e Comunicação Social. Controlo TOTAL! E, por isso, a equipa que cá não perde há 56 jogos, apenas ganha 2 de 9 jogos nas competições europeias. E ninguém diz nada. É o "novo normal". Será que António Costa, Primeiro Ministro, vai começar a olhar para isto e começar a exigir a limpeza de todo este esterco no futebol Português ou vai continuar a assobiar para o lado, sabe-se lá porquê?..."

Vergonha alheia


"Quando se perde tempo para ir a uma página de um clube estrangeiro reclamar que de avião não se vê o Estádio da Luz e só se vê o Estádio de Alvalade, é porque algo de muito errado se passa. Portugal não merece o Sport Lisboa e Benfica."

Polvo das Antas, in Facebook

BI: Liverpool...

Bigodes: Liverpool...

Falar Benfica #57

O Brinco do Baptista #95 - "I Will Tell You"