Últimas indefectivações

sábado, 7 de setembro de 2019

A contabilidade das assistências

"Tenho um problema com as assistências. Refiro-me à forma como são contabilizadas no futebol, somadas aos registos, tal como golos, faltas, desarmes, interceções ou remates, de forma que me parece imprecisa. Vejamos: um qualquer canto, por mais que seja direccionado ou respeite uma jogada treinada, não deixa de ser um passe para uma área de poucos metros quadrados na qual está uma dezena de jogadores, podendo ser facilmente diluída qualquer intenção inicial no passe; e isto excluindo da análise o mero pontapé ao calhas. Em todo o caso, se um avançado marcar, pronto, conta-se uma assistência para o autor do canto.
Por outro lado, um efectivo passe para golo, um jogador que isola um companheiro, um último passe à boca da baliza, só conta como assistência se resultar em golo. Ora, por que razão o assistente só deve ver o mérito contabilizado, reconhecido nos dados das provas, se o avançado marcar? Não fez o passe na mesma? Há, aqui, um desprezo pelo mérito que já não se usa.
Cada caso é um caso e cada desporto também inversa, somando-se assistências às vezes sem mérito. Uma abertura que deixe alguém debaixo do cesto, um alley-oop ou um passe para um companheiro livre e em zona de tiro são assistências, sim - lá está, só se a bola entrar, o que no basquetebol me parece plausível atendendo à multiplicidade de jogadas -, mas na verdade decaem depois ao nível de um qualquer passe banal que possa ser feito antes de um lançamento que pontue. Note-se: se um jogador estiver marcado e apenas quiser passar a bola a um companheiro, tirá-la dali, e se esse companheiro encestar, aquele mero alivio passa a assistência. Há, então, assistências a menos no futebol e a mais no basquetebol. Há árbitros que a frieza oficial da estatística ainda desconsidera."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

Derrota...

Benfica 28 - 30 Sporting
(11-15)

Primeira parte abaixo do esperado... melhorámos no 2.º tempo, é verdade que arriscamos muito com o 7x6, mas deu resultado...
Chegados aos minutos finais, com o jogo a poder cair para os dois lados, não fomos inteligentes (apesar do empurrãozinho do costume ter aparecido!)
A decisão de 'meter' o Espinha, hoje, deu buraco!

A ausência do Belone e do Hebo fizeram se sentir, acabamos por ter menos profundidade. É verdade que nos Lagartos também faltou o Ruesga, mas eles estão mais rotinados nos 'titulares'.

O Djordjic está a provar que é de facto um grande reforço, o Nyokas tem que marcar mais golos... Uma nota ainda para o Xico, que está a crescer a olhos vistos!

Nas últimas épocas já ganhámos ao Sporting várias vezes, e também tivemos derrotas 'apertadas' que podíamos ter ganho, mas muito sinceramente, nunca senti o Benfica tão próximo da Lagartada nos últimos anos...

PS: No Basket, perdemos hoje contra o Estudiantes (69-79)(16-19, 19-17, 17-22, 17-21), num jogo onde as ausências do Coleman, do Lisboa e do Zé Silva se fizeram sentir na rotação. E talvez por isso, a exibição hoje não foi tão boa como ontem...
O potencial está cá, temos de facto muitas opções, mas vamos ver como será a organização ofensiva... Nota para a estreia do McGhee, ainda com poucos minutos!
Será muito importante a recuperação rápida do Coleman, para os primeiros compromissos da época. Ofensivamente creio que é um jogador decisivo, porque aquilo que marca, mas também como vai condicionar as defesas adversários, e os espaços que vai abrir para os restantes companheiros!
Dows(19), Hallman(11), Delgado(9), Barroso(8), Hollis(7), Betinho(5), Lima(5), Murry(4), McGhee(1), Slutej

Benfiquismo (MCCLXXXV)

Grandes...

Jogo Limpo... Seara, Coelho & Guerra

Uma Semana do Melhor... com a Chung!!!

Foram quatro, podiam ter sido oito

"Colocar adeptos que pagaram 93 euros por bilhete ao lado de quem pagou 31 é uma burla sujeita a procedimento criminal

O Benfica foi a Braga por uma 'Pedreira' na intriga futebolística sobre as suas capacidades. Foram quatro mas podiam ter sido oito. Embora seja obrigatório reconhecer um SC Braga cansado pela óptima prestação europeia, foi um Benfica de qualidade superior aquele que transformou uma das mais complicadas deslocações do campeonato numa agradável noite de futebol.
O regresso de André Almeida mostra quão banais são aqueles que o apelidam de jogador banal. A exibição de Adel Taarabt demonstra quantas soluções se podem encontrar no plantel.
As declarações de Bruno Lage reflectem a esperança que se pode ter no futuro, até porque o Famalicão ainda está à nossa frente.
Bilhetes a 93 euros para um jogo domingo à noite é um preço exagerado. Colocar os adeptos que os compraram junto dos que pagaram 31 é uma burla sujeita a procedimento criminal. Criminalizar o crime é uma questão de cidadania.
Neste campeonato o emblema que perder mais de 12/14 pontos não o vence. O resto da Liga está como habitual, o FC Porto como sempre, Xistra como nunca e o Sporting a caminho de deixar de estar. O Sporting tem que desesperar os seus adeptos. No fim da melhor época desportiva dos últimos 18 anos, depois de ultrapassar uma guerra civil criminosa, 48 oras após estar a liderar o campeonato, eis o Sporting em todo o seu esplendor. Por este caminho, na próxima época, o clube de Alvalade é pote 2 mas é na Taça da Liga. Não é bom esta degradação continua daquele que outrora foi nosso rival. Nesta fase, tirando a dividia e o ódio ao Benfica, já nada é grande naquele Sporting.
A exibição de Coates frente ao Rio Ave é bastante melhor que as prestações televisivas dos sportinguistas a falar do Sporting. Sinceramente não me alegra, preocupa-me até, o comportamento generalizado, por vezes básico, de uma massa adepta repleta de pessoas com valor e com valores mas incapazes de recuperar um dos maiores emblemas da história do nosso desporto.
Por vezes sinto-me o único benfiquista chateado com desgraça do adversário, mas estou numa fase em que ouço os sportinguistas falar do Sporting e parece-me que gosto mais que eles do seu clube.
João Félix e o seu Atlético de Madrid lideram isolados a liga espanhola, está a chegar a fase em que se dirá que foi vendido muito barato."

Sílvio Cervan, in A Bola

Mau início...

Eléctrico 3 - 3 Benfica

Começamos a dominar, mas marcámos pouco (falhámos golos de forma incrível!)... e depois no segundo tempo, faltou 'tempo' para ganhar!
A ausência do Fernandinho, explica muito coisa... com o Fits a jogar mal neste arranque, fica a faltar 'golos' à equipa!

O título vai-se decidir num play-off Final, portanto as perdas de pontos neste momento são relativas, mas depois das boas indicações em Portimão, as coisas não têm corrido bem! Ainda não temos toda a equipa, mas isso não é desculpa! Devíamos estar a jogar melhor nesta altura...



PS: Vitória no Basket, no primeiro jogo na Luz da nova temporada, contra o Bilbao, uma equipa da ACB. Bom jogo, mas faltaram 'pernas' no último período! Estivemos a ganhar por 16, e acabámos por vencer à rasca: 81-80 (25-20, 23-15, 21-18, 12-27)
A lesão do Coleman preocupa. Falta saber o grau da luxação no ombro, vamos defrontar uma equipa Holandesa na Europa, e precisamos de todos..
Boas indicações do Murray... o McGee ainda não jogou.

Vermelhão: treino...

Benfica 3 - 2 Estoril
Zivkovic, R.d.T., Caio


Treino à porta fechada, essencialmente para dar minutos aos menos utilizados...
Destaco a estreia do Morato (viga) e no resumo dá para apreciar os pormenores do Paulo Bernardo, que só não foi convocado para as Selecções jovens, porque passou o Verão lesionado e só agora está pronto... Na minha opinião, devia-se rotinar o Paulo a '8'!
E ainda deu para ver que os nossos avançados, fartaram-se de levar 'porrada'; o penalty contra o Benfica também teve piada!!! Nem a treinar!!!
O Vinícius não jogou, porque lesionou-se!

Futebolês

"No estrangeiro e sem tempo para a habitual crónica, avanço com algumas sugestões que, eventualmente, não carecem de revisão, para um dicionário informal e abrangente sobre o léxico futebolístico português.
Proençar - assumir posições de poder para apelar a melhorias genéricas e infrutíferas, enquanto nada se faz e se ostenta um garboso aspecto e o sorriso de missão cumprida;
Xistrar - confundir analistas desatentos e/ou crédulos na bondade alheia acerca da incompetência ou premeditação de decisões erradas;
Xistralhada - acto de xistrar em jogos em que actuem equipas trajadas a vermelho ou, em alternativa, mas em sentido contrário, às listas, verticais ou horizontais, de outros cores;
Coroado - aziado;
VAR - instrumento exemplificativo de que uso humano de boa tecnologia nem sempre produz os efeitos desejados;
Calendarização - exposição cruel da incompetência generalizada entre os diversos intervenientes no futebol português;
Claques organizadas - chapéu que encobre todo e qualquer acto de adeptos criminosos ou abafa cânticos insultuosos num estádio de futebol;nt
Apelar ao bom senso - evitar a todo o custo a intervenção do poder político na legislação do desporto;
Natal - época festiva em período variável que marca o término do autodeclarado estatuto de candidato do Sporting;
Calor da Noite - o equivalente a 'escola da vida' detectado em inúmeras descrições do Facebook, mas para elementos da estrutura portista;
Record - órgão de comunicação oficioso do SCP;
O Jogo - órgão de comunicação semi-oficial do FCP;
E-mail - palavra usada quando os argumentos são inexistentes e se pretende justificar o insucesso;
Benfica - glorioso;
(...)"

João Tomaz, in O Benfica

Olhos no futuro

"E de repente, na mesma fila, sentados lado a lado, estão Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix. Não foi um sonho, aconteceu na fala da passada segunda-feira organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Não vou pelo caminho fácil de fazer contas às clausulas de rescisão ou ao valor de mercado dos passes destes três craques. Tudo isso me parece pouco para quantificar o talento e o trabalho presentes naquelas três cadeiras. São três nomes indiscutíveis da selecção nacional e o sinal de que é possível conciliar passado, presente e futuro na mesma equipa sem perder qualidade. Por mim, CR7 joga por Portugal até à idade que bem lhe apetecer. Um profissional e atleta com as suas capacidades faz perfeitamente o Mundial do Catar e, com jeitinho, ainda estará pronto para bater uns recordes de longevidade no Campeonato do Mundo de 2026 (EUA, México e Canadá).
Bernardo dispensa mais elogios do que aqueles que lhe são constantemente feitos por Pep Guardiola. É, a seguir a Cristiano, a grande figura da selecção, e não vejo a hora em que ele realizará o seu sonho - e de todos os benfiquistas - de jogar na posição certa pelo clube do coração.
E, pelo caminho irá deslumbrando com as quinas ao peito. Félix é apenas o novo menino-bonito de Espanha, pressionado por uma transferência milionária e provando, jogo após jogo, que faz parte das fora de série. Creio (espero) que a sua carreira não vá parar em Madrid, porque tem capacidade para brilhar noutros campeonatos. E porque ainda guardo a esperança de um regresso à Catedral. Três portugueses, da Madeira, de Lisboa e de Viseu. Três exemplos do encontro de gerações que pode fazer com que o Catar se torne um país-talismã para Portugal. No século XVI, os habitantes locais optaram por pertencer ao império otomano em vez de ficar sob o domínio português. Em 2022, vamos lá ver se não querem reescrever a história."

Ricardo Santos, in O Benfica

Taarabt: das bolas de berlim às de futebol

"Devo informar o leitor de que a crónica desta semana está a ser escrita desde a praia da Falésia, em Albufeira. O sorteio do calendário da Liga ditou que o Benfica se deslocasse a Braga no mesmo fim de semana em que eu iniciava as minhas tão merecidas férias, mas há um lado positivo.
Estando longe de Braga, não tive de gastar dinheiro em bilhetes para assistir ao jogo na Pedreira, o que significa que já poupei o suficiente para as férias do próximo verão.
Bastou-me um dia de praia para ficar solidário com o Taarabt. De facto, estar deitado ao sol a enfardar bolas de berlim enquanto escutamos as ondas do mar é uma actividade que rapidamente se torna viciante.
Não me importava de passar 358 dias por ano e apenas uma semana a trabalhar, em vez do contrário. Só hoje já comi nove bolas de berlim e ainda estamos a meio da manhã. Mas apenas seis tinham creme, porque me preocupo em manter a linha. Imagino o Adel a dar uns quantos toques com as bolas até as apanhar com a boca e as devorar de uma assentada. Eu próprio já tentei e posso afirmar que sabem melhor sem areia. Por sorte, o Taarabt percebeu que ha mais bolas para além destas com as quais pode ser feliz: as de futebol.
Aqueles dois pés têm uma qualidade absurda. Encontram sempre uma linha de passe, curta ou em profundidade, só ao alcance dos grandes criativos. Escapa dos adversários com a mesma pujança com que escapou da vida de malandragem, e corre atrás deles com a mesma vontade com que correu no tapete para merecer esta oportunidade. O Adel Taarabt é um craque, e vê-lo jogar é uma delícia ainda maior do que estas bolas de berlim. Por falar nisso, acho que vou comer mais uma."

Pedro Soares, in O Benfica