Últimas indefectivações

domingo, 21 de fevereiro de 2016

No caminho certo...

Benfica 3 - 1 Castêlo da Maia
22-25, 25-21, 25-15, 25-21


Vitória complicada, mas acabámos por carimbar a passagem à Final do Campeonato.
O treinador pensou em rodar alguns jogadores, após o jogo da última Quarta e do jogo de Sábado, era lógico dar minutos aos menos utilizados, mas isso acabou por dar mau resultado!!! Gradualmente os habituais titulares regressaram, e a perder por 16-19 no 2.º Set, com o desconto de tempo pedido pelo Benfica, a equipa 'ligou-se' ao jogo!!! E a partir daí, estivemos imparáveis...

Estamos na Final com a Fonte do Bastardo. Os jogos estão marcados para daqui a 1 mês!!! Além da Europa (2 de Março), ainda vamos ter a Taça de Portugal (19 de Março). Se o Benfica qualificar-se para as Meias-finais da Challenge Cup, este calendário até nos pode ser favorável, mas se formos eliminados, os jogos da Final podiam ser antecipados...

Europaexit?

"1. O Benfica conquistou ontem três importantes pontos num jogo difícil em Paços de Ferreira. E com a presença marcante de milhares de adeptos que mostram o seu fervor, a sua dedicação, a sua crença, a sua extrema confiança. O que valeu, de verdade, foi o resultado final. E o golo de Lindelof. E, também, o quinto amarelo conquistado pelo Eliseu - o que permite estar no determinante jogo de Alvalade frente ao Sporting - e principalmente os minutos dados a Sálvio e a Nelson Semedo. Rui Vitória suscitou, e já com uma diferença de dois golos, uma rotação importante tendo em conta as ausências anunciadas de Jardel e André Almeida na Rússia frente ao Zenit. Para além da vitória evidencio o alto momento artístico do golo do Paços de Ferreira marcado por um dos jovens futebolistas com maior futuro do futebol português, Diogo Jota. Com Renato Sanches a crescer jogo a jogo, Diogo Jota, se se concretizar a sua transferência para o Benfica, juntar-se-á a um lote bem promissor de jovens portugueses que ajudarão, estou convencido, o Benfica a manter-se em lugares cimeiros da Europa do futebol. E tendo sempre presente que é compatível a disputa interna com uma presença relevante na Liga dos Campeões. Como Rui Vitória bem assinalou nas suas serenas declarações nos últimos dias.
2. Se o Benfica e o Sporting de Braga - este com a sua vitória na Suíça frente ao Sion e com Rafa a mostrar, uma vez mais, a sua imensa qualidade - deram pontos a Portugal no relevante ranking da UEFA, Sporting e Futebol Clube do Porto - claramente em situações diferentes tendo em conta, respectivamente, a natureza de visitado de um e de visitante de outro - ficaram a zero. Zero golos e zero pontos para o ranking europeu. Olhando para o ranking da UEFA percebemos que Portugal está no sexto lugar. A França está em quinto ainda com três equipas e a Rússia em sétimo igualmente com três equipas. E chegar ao quinto lugar é possível. O Marselha perdeu na Liga Europa em casa face ao Atlético de Bilbau. E o Saint-Étienne venceu o Basileia por três bolas a duas. O PSG - distanciado de forma impressionante na desequilibrada Liga francesa! - também ganhou por duas bolas a uma frente ao Chelsea. E o Benfica se eliminar, como espero, o Zenit e o Fenerbahçe de Vítor Pereira afastar o Lokomotiv de Moscovo Portugal, a nossa Liga, tem todas as condições para chegar de novo ao quinto lugar e afastar-se do sétimo. E, assim, no final da próxima época desportiva continuar a apurar de forma directa duas equipas para a fase de grupos da Liga dos Campeões. E mesmo que os prémios da conquista da Liga interna sejam mais apetecíveis - por mais próximos - do que aqueles proporcionados na Liga dos Campeões ou na Liga Europa o que é relevante é que o futebol português assuma que é importante estar na Europa e não assumir uma lógica tipo de Europaexit, isto é, não atribuir relevância a uma presença significante nas duas principais competições europeias de clubes. Se a Europa criou, na passada sexta feira, as condições para o Reino Unido não abandonar a Europa, também o nosso futebol deve interiorizar que estar na Europa, e o mais longe possível é um desafio estratégico. Se olharmos para o conjunto dos clubes que estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões ou nos dezasseis avos de final da Liga Europa constatamos que lá encontramos, salvo poucas excepções, os clubes que estão nos lugares cimeiros das suas diferentes ligas. O que significa que começa a ficar consolidada uma hierarquia de clubes no espaço da Europa do futebol. Daí que a indústria do futebol português não deva minimizar as competições europeias. São importantes para todos. Para todos mesmo.
3. Na próxima sexta feira a FIFA irá eleger o, seu nono Presidente. Em 112 anos de história é um número bem escasso. De 1974 até hoje apenas dois: João Havelange (de 74 a 98) e Joseph Blatter (de 98 até hoje). A FIFA, que nasceu a 21 de Maio de 1904 tem, hoje em dia, 209 membros. Mais do que os Estados que integram a Organização das Nações Unidas. Basta recordar que a Federação de Gibraltar, por exemplo, tem um voto. Como Portugal ou a República Popular da China, os Estados Unidos da América ou a República Russa. A FIFA teve sete Federações fundadoras: A França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Espanha, a Suécia e a Suíça. Onde está, aliás, a sede - Zurique - desta organização que é uma verdadeira multinacional e uma referência deste planeta global. E logo, e agora, e a partir dos EUA, com um conjunto de questões a abalar a sua credibilidade. São cinco os candidatos à sucessão de Blatter. Acredito que a disputa final será entre o europeu Gianni Infantino e o asiático Ali Al- Hussein, Presidente da Federação de Futebol da Jordânia. Até ao momento - e salvo o longo mandato do brasileiro João Havelange - todos os Presidentes da FIFA são originários da Europa: três ingleses, dois franceses, um suíço e um belga. Este com um mandato curto de um ano. Mas apenas outros dois marcaram a história do futebol mundial: o francês Jules Rimet (1908-1954!) e o inglês Stanley Rous (1961-1974). Portugal está empenhado, diria que muito a fundo, na candidatura de Gianni Infantino. A questão é saber se toda a Europa vota no Secretário Geral da UEFA - e visto como herdeiro de Michel Platini - e se o Príncipe jordano não consegue o voto unânime das Federações da África e da Ásia. Que valem, no todo, salvo erro, 106 votos! Até pode acontecer que haja também aqui um Europaexit! Uma derrota da Europa! Importa acompanhar estas eleições. Onde o voto é igualitário. Cada Federação um voto. E, depois, olhar para as candidaturas para UEFA. Ao que se lê uma será espanhola e outra holandesa. Por ora... O que é relevante é que a geopolítica do futebol aí está! A ferver! Com novas alianças em face de novas e inovadoras disputas. Também no futebol estão a ocorrer mudanças. E bem relevantes. Que importa acompanhar. Mesmo por aqueles que acham que o futebol importante é o do lado de cá do Guadiana..."

Fernando Seara, in A Bola

Galo

Gil Vicente 3 - 2 Benfica B

Santos; Berto, Nunes, Lystcov, Yuri; Dawidowicz, Gilson, Pêpê; Gonaçlves (Dino, 81'), Carvalho (Dálcio, 76'); Saponjic (Guzzo, 66')

Derrota parva...!!! Após uma série de 5 jogos sem perder, voltámos às derrotas, desta vez com um bom jogo em termos ofensivos: criámos muitas oportunidades, faltou mais eficácia. Grande golo do Diogo!!!
Mas muito débeis a defender... O golo da derrota, é uma anedota de erros, com o João Nunes em 'destaque'!!!
Entrámos a vencer, permitimos o empate... voltámos a marcar, antes do intervalo. Na 2.ª parte permitimos a reviravolta.
O próximo jogo é com o Chaves, outra equipa de 'primeira', não será fácil, mas a equipa tem melhorado

Sobre os pedidos de demissão do Hélder: não vale a pena exigir a demissão todas as semanas... vai ficar até final da época, e depois muito provavelmente será substituído. Até lá, temos muitos pontos para conquistar...

Juniores - Fase Final - 1.ª jornada

Rio Ave 2- 1 Benfica
Alfa


Prevejo mais uma penosa Fase Final do Nacional de Juniores. Com os melhores Juniores, no plantel A, ou no plantel B; com alguns dos jogadores mais criativos dos Juniores lesionados à bastante tempo (Jota, Tiago Dias)... julgo que temos poucas hipóteses de lutar pelo título.
As crónicas dizem que jogámos mal, sofremos o segundo golo de penalty e mais tarde o Ferro foi expulso!!!
Acho mesmo, que quando começar a Fase Final dos Juvenis, devemos concentrar todas as forças nos Juvenis.

Redirectas XXXVI - Esquizofrenia Ataca De Novo

Basta um ou dois lances polémicos num jogo do Glorioso e o esquizofrénico mor não consegue evitar o galopar da esquizofrenia dentro do sangue. Faço ideia o que vai por aí de lagartos descontrolados cheios de visões paranóicas.
Já se sabe que para este tipo de alucinados qualquer apito que não seja dourado, azulado ou esverdeado é um apito a abater. São os designados dragartos.
Ora as más notícias para os dragartos é que parece que as leis dentro do rectângulo de jogo estão cada vez mais a ser cumpridas com o rigor que se impõe. Ainda não como todos nós benfiquistas gostariamos (a lixívia do Abidos está aí para falar por si), mas cada vez mais na direcção que se deseja.
Eu pessoalmente não tenho grandes dúvidas de que se o jogo de ontem tivesse sido à alguns anos atrás o Glorioso muito dificilmente iria conseguir ganhar o jogo depois de o senhor do apito o colocar a perder por 2-1 e a inclinar o campo em decisivos 45º. Hoje por hoje a inclinação é muito mais suave e de um 2-1 passámos para um 1-2. Nada mau. Saúda-se. Mais uma demonstração do impacto que os senhores do apito podem ter num jogo de futebol.
Por este motivo é que os dragartos estão possessos. Sentem-se indignados com o desplante do senhor do apito. Já não lhes assiste o respeito de outrora? Ora como pode?
Pois é. Temos pena!

Benfiquismo (XXI)

Conseguem identificar?!
Em cima o então novo Estádio de Alvalade!!! Em baixo à direita, a 'nossa' (arrendada pela CML) Estância de Madeira, ou Estádio do Campo Grande (à esquerda o campo de treinos), local para onde o Benfica foi obrigado a mudar-se, após a ruinosa expropriação do Campo das Amoreiras...!!!
Rivalidades...