Últimas indefectivações

domingo, 26 de maio de 2013

E tudo o vento levou !!!


Benfica 1 - 2 Guimarães

Terá sido, muito provavelmente, a época mais sádica da longa história do Benfica!!! E a única boa notícia do dia, é que já acabou!!!
Não me vou alongar em analises, tenho a certeza que nas próximas horas e dias, muita coisa vai ser dita... Deixo só seis notas:
1) Defendi à 3 dias no Forum do Ser Benfiquista: «Oblak regressa, e é para ser titular». O Artur este ano, na Liga valeu 8 pontos perdidos - Corruptos, 4; Nacional, 2; Estoril, 2 -, no confronto directo com os Corruptos. Até podiam não ser decisivos, mas o Benfica não tem margem de erro para estas coisas... Juntando os erros do Melga na 1.ª jornada com o Braga, perdemos 10 pontos, por erros individuais, perfeitamente evitáveis - além da Taça, esta tarde... -, com os pontos perdidos devido a outras variáveis - mais concretamente os apitadeiros -, são demasiados erros, da nossa parte...
2) Mesmo prevendo muitas ofensas, continuo a defender a renovação do Jesus. O Vieira já se arrependeu, várias vezes em público, do despedimento do Fernando Santos. Este é o teste decisivo, para saber, se aprendeu com o erro, ou não... Amanhã, no máximo até Terça, para não alimentar novelas.
3) Voltámos a sofrer um golo, decisivo, em fora-de-jogo. Não me recordo de coisas destas acontecerem com os outros, com tanta regularidade... A favor do Benfica, só me lembro de um golo do Saviola em Coimbra, na época 2010/2011, em fora-de-jogo, depois disso, não me lembro de outro!!!
4) Já temos um Consultor Motivacional, mas falta um Bruxo!!! E dos bons... !!! Neste momento, nenhuma piada tem graça, mas duvido que consigamos ter uma época tão frustrante como esta, mesmo se quisermos. Entre perder todos os títulos no Natal (ou antes), estilo Lagartos, ou perder tudo no último jogo, no último segundo, a resposta lógica parece óbvia... mas o coração diz o contrário!!! Felizmente (sim felizmente!!!), logo a seguir ao jogo, todos nós, tenho a certeza, começamos a receber SMS's dos nossos 'amigos' Lagartos (ou afins), gozando... felizmente, porque assim podemos colocar a nós mesmo, a pergunta existencial mais adequada: Preferias estar a mandar SMS's, ou preferias perder tudo mesmo no finalzinho, numa época que teve tudo para ser quase perfeita, e acabou por ser tristemente sádica?!!!
5) Também não serve de nada, recordar as finais perdidas pelo Bayern de Munique, nos últimos anos, e também não serve de muito, recordar a grande época do Borussia de Dortmund, que acabou sem um único título...
6) Nós, os adeptos não merecíamos, um final destes, mas muito sinceramente os jogadores também não mereciam, começando pelo Matic... Independentemente, das opções tácticas, das substituições, dos bons momentos e dos maus momentos, das fintas ou das perdas de bola, dos jogos melhores ou jogo piores, dos jogos de ataque total, ou de gestão de esforço, independentemente de tudo isso, muito sinceramente nunca notei falta de atitude... Espero, muito sinceramente, que a maior parte dos jogadores, deste plantel, regresse para o ano, e espero, que depois de tudo aquilo que passámos, depois de todo este sofrimento, exista, desde do primeiro segundo da próxima época, a vontade herculiana, de mudar a nossa fortuna, e de atingir os títulos que todos nós merecemos.

Hoje, apesar da minha critica ao Artur, perdemos todos. Isso de ser do Benfica nas vitórias é fácil, quando vencemos, vencemos todos, e quando perdemos, perdemos todos. Acredito, mesmo, que estes desgostos, nos podem fazer mais fortes, mas tem que haver clarividência... revoluções de plantel e afins, não ajudam...

ADENDA: Ontem, não quis falar muito da arbitragem, podia parecer mais uma desculpa, mas como este post irá ficar para memória futura, e independentemente de tudo o resto que se passou, não posso deixar de evidenciar mais uma roubalheira que fomos vitimas. E se no lance do 1.º golo sofrido, o fora-de-jogo poderá ser sempre desculpado, como um lapso, um erro humano, um lance difícil, muito rápido, ou ainda que a culpa foi do Artur (já agora, minutos antes, já tinha passado outro fora-de-jogo descarado ao Baldé)... Agora o critério disciplinar ao longo de toda a partida, não foi um lapso. Houve clara premeditação, e o critério disciplinar é a prova definitiva. Os nossos principais recuperadores de bola, na 1.ª falta que fizeram foram amarelados, sem qualquer justificação, enquanto os jogadores do Vitória foram vendo perdoados cartões atrás de cartões, sendo que o primeiro amarelo para o Guimarães só apareceu aos 70m !!! E mesmo tecnicamente, a dualidade foi gritante. Foi preciso quase 15 minutos para ver uma falta a favor do Benfica, além das já habituais faltas ofensivas marcadas ao Benfica, principalmente ao Cardozo (antigamente era ao Nuno Gomes). Neste jogo foi bem evidente a diferença de tratamento entre o Baldé e o Cardozo. Aliás, a substituição do Cardozo (que eu critiquei no Estádio), dá-se exactamente porque o Jesus viu que todos os lances que o Cardozo disputava, era sempre falta contra o Benfica. Mas mesmo assim, o símbolo máximo do critério torto, foi a falta marcada ao Lima, por jogo perigoso, quando o Douglas saí da área, fazendo jogo perigoso...
Resumindo, mais um trabalhinho executado com sucesso. Um bom exemplo para comprovar que o manual publicado pelo Marinho Neves funciona!!! E neste caso especifico, com consequências que vão muito além deste jogo:

Bicampeões


Académica 77 - 91 Benfica
24-12, 11-25, 16-23, 26-31

Com um dia de atraso, o Benfica sagrou-se Bi-Campeão Nacional de Basquetebol. O 4.º título, em 5 anos. Devido à minha presença no Jamor, não vi o jogo, mas analisando os parciais, percebe-se que voltámos a entrar a dormir!!! Mas felizmente, no resto do jogo, não demos hipóteses. Era provável uma quebra física por parte da Académica... os números também dizem que tivemos uma percentagem 'normal' nos Triplos (33%), e voltámos a dominar nas tabelas, ao contrário de ontem.
Este título era obrigatório, a ausência de um adversário do nosso nível, assim obrigava. Admito que não é fácil, motivar estes jogadores, sabendo da diferença entre o Benfica e os restantes clubes, mas exigia-se mais espectáculo. O Benfica durante a época, denotou sempre, pouca fluidez ofensiva, na maior parte das vezes, foram as individualidades a decidir (Betinho ou Dunn). É verdade que tivemos muitas lesões, mas mesmo assim exigia-se mais... Aliás, creio que tem que haver algumas alterações no plantel. Gosto muito do Heshimu, mas se as costas, não aguentam uma época 'suave' como a nossa, não pode continuar na equipa... Jogámos toda a época sem um base titular, o Carreira teve vários problemas físicos, e o Franklin ficou muito aquém daquilo que fez no Lusitânia na época anterior...
Um dos jogadores que esteve apagado durante a época foi o Dunn, devido aos muitos problemas físicos, mas nesta Final foi claramente o MVP, grande jogador, não vai ser fácil segurá-lo, mas... depois da saída do Ted Scott acho mesmo que ficámos melhor servidos!!! O Gentry depois de muitos problemas burocráticos, com a sua naturalização, também foi decisivo neste final de época. Conseguiu substituir o Doliboa, algo que eu duvidava!!!
Uma palavra para a Académica, com muitos jogadores formados no Benfica, que enquanto teve pernas deu muita luta. Aliás esta época, jogou com o Benfica, em praticamente todas as finais... Espero ver o Arnett de novo com a camisola do Benfica, nas próximas épocas!!!

PS: Aquela derrota com o Guimarães para a Taça ficou 'atravessada'!!! A história às vezes repete-se!!! Este ano no Volei (com muito azar à mistura!!!), também perdemos com os mesmos, para a Taça!!!

4.º lugar


A equipa do Sport Lisboa e Benfica, ficou em 4.º lugar na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo em Pista, no sector masculino. Prova realizada este fim-de-semana em Vila Real de Santo António. Depois do 5.º lugar do ano passado, este ano tivemos um pouco melhor, mesmo com muitas limitações. O Jorge Paula, o Arnaldo Abrantes, e o Vital da Silva fizeram falta (só aqui perdemos cerca de 15 pontos!!! O Jorge Paula provavelmente faria os 400m planos e os 400m barreiras...), além disso temos vários atletas longe do seu melhor como o Nélson Évora, o Marcos Chuva, o Rui Pedro Silva, o próprio Marco Fortes. O erro do Ruben na Vara também não ajudou. É perfeitamente possível, no futuro próximo lutar pelas medalhas. Destaque merecido para o Rasul Dabo, o único Benfiquista a conseguir o 1.º lugar na sua prova, os 110 barreiras. Aqui fica as classificações:
100m - Yazaldes Nascimento, 3.º, 10,83s
400m - António Rodrigues, 8.º, 50,13s
1500m - Hélio Gomes, 3.º, 3.48,46s
5000m - Rui Pedro Silva, 2.º, 14.02,30
Altura - Paulo Conceição, 5.º, 2,11m
Comprimento - Marcos Chuva, 4.º, 7,75m
Peso - Marco  Fortes, 2.º, 19,14m
Martelo - Flávio Azevedo, 8.º, 50,56m
Dardo - Tiago Aperta, 3.º, 72,61m
4x100m - Acuaim Lopes/Bruno Fernandes/Ricardo Monteiro/Yazaldes Nascimento, 4.º, 40,27s
110m Barreiras - Rasul Dabo, 1.º, 13,79s
200m - Yazaldes Nascimento, 4.º, 21,69s
800m - Miguel Moreira, 6.º, 1.52,62
3000m - Rui Pinto, 4.º, 8.16.16
3000m Obstáculos - Alberto Paulo, 2.º, 8.40,47
Triplo - Nelson Évora, 3.º, 16,33m
Disco - Jorge Grave, 5.º, 55,44m
Vara - Ruben Miranda, NC, Sem marca
4x400m - Luís Neves/António Rodrigues/Ricardo Monteiro/Jorge Paula, 5.º, 3.15,81

Geral por equipas:
1.º - Fiamme Gialle (ITA)..............................................126
2.º - Luch Moscovo (RUS)............................................122
3.º - Playas de Castellon (ESP).....................................107
4.º - SL Benfica (POR)................................................92
5.º - Shaftesbury Barnet Harriers (GBR)...........................80
6.º - Entende FranconVille Césame Val d`Oise (FRA)..........77
7.º - Fernebaçhe (TUR)................................................58
8.º - Sparta AM (DIN)..................................................51

Juvenis - 4.º jornada - Fase Final


Benfica 4 - 1 Sporting

Vitória relativamente fácil, depois do 4-1 em Alcochete não se esperava outro resultado. E que golaços: grande trabalho do Romário no primeiro; recepção remate do Guga no segundo; bomba do Guedes no terceiro; e livre lateral perfeito do Guga, para Hildeberto encostar.
Na próxima jornada vamos ter o jogo decisivo no Olival, uma vitória ou empate, e somos logo Campeões. Uma derrota e a coisa fica preta!!! O desempate pontual é feito pelo confronto directo, portanto não podemos perder por dois golos de desvantagem, nem por 0-1 (já que no Seixal vencemos por 2-1), se isso acontecer ficamos dependentes do resultado em Alcochete entre o Sporting e os Corruptos. Na 1.ª volta, os Lagartos no Olival, só perderam por 1-0, num penalty polémico, mas não podemos confiar na lógica.
Além disto, o Benfica tem equipa para vencer os Corruptos, temos jogadores muito rápidos na frente, será muito difícil o Benfica não marcar golos...

Benfica............12
Corruptos...........9
Sporting............3
Braga...............0