Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Fim do estágio...

Birmingham City 0 - 1 Benfica B

Despedida de Inglaterra com nova vitória...

PalhaSADas

"Chegaram como sendo a panaceia mas cedo mostraram os piores ângulos do negócio. As Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) pareciam poder ampliar riqueza e vitórias mas, salvo raras excepções, foram é criando problemas. E muitos deles até pareciam anunciados de véspera, por manifesta falta de garantias, incluindo as de natureza bancária...
De promessas de sucesso empresarial e desportivo se fizeram então as ilusões de incautos dirigentes cansados de gastar do deles. E bastou, por exemplo, um qualquer iraniano falido de dinheiro e de talento para que um histórico como o Beira-Mar, sedeado numa das principais capitais de distrito, descesse aos infernos crivado de dívidas!
Esta não foi, aliás, a única má experiência com as SAD. Clubes como Atlético (chineses no meio...), Santa Clara (em discussão judicial...), Belenenses (investidores e dirigentes às turras...), Estoril (o dono da Traffic à rasca com a justiça...), Leixões (a apelar a novos parceiros...) ou Olhanense (italianos sem soldi...) só não rebentaram (ainda) com as respectivas estruturas por mera casualidade. E ninguém está seguro de que o filme termine bem. Mais recentemente, em Freamunde, alguém dava ainda conta de que capitalistas argentinos iriam passar a pagar a factura. E, no Aves, a maioria das acções pertence agora à Galaxy. A ver, portanto, como se sairão.
Voltemos ao Beira-Mar, cuja SAD também chegou a ser dominada por um extertor italiano que deixou tudo menos saudades. Enquanto dirigentes amadores mas cidadãos responsáveis geriram a loja, ela funcionou, entre tropeções e mecenato; quando entregaram a pasta a empresários de segunda, deu tudo mal. Por isso pasmei ao ler que os sócios do Feirense aprovaram a cedência de 70 por cento da futura SAD a investidores nigerianos, os quais, como se sabe, são excelentes neste tipo de actividade!...
Pois é: cada um traça o seu destino, quase sempre empurrado pelas retóricas. Mas há apostas que não enganam."

Paulo Montes, in A Bola

Este futebol não está para consensos

"A AG da FPF agiu com bom senso ao chumbar o sorteio dos árbitros. Amanhã se saberá quem vai ser o presidente da Liga. Duque ou Proença?

A primeira de duas importantes votações no âmbito do futebol português saldou-se com um triunfo, claro e expressivo, do bom senso. Os sócios da FPF disseram que recusavam medidas de legalidade duvidosa, tomadas no calor da discussão, sem o alcance necessário quanto ao cerne da questão. O sorteio, mesmo condicionado, dos árbitros, seria uma medida terceiro-mundista sem adequação à realidade nacional. De qualquer forma, a discussão suscitada em torno deste tema, não terá sido em vão. É desejável que o Conselho de Arbitragem da FPF explique melhor o porquê das nomeações e torne absolutamente clara a situação dos árbitros face ao índice de dificuldade atribuído a cada jogo. É verdade que, nos tempos do Apito Dourado (e antes, na era dos chitos) as trevas dominavam e não há comparação possível com a transparência actual. Mas, mesmo assim, o Conselho de Arbitragem deve aprofundar a divulgação de critérios e as notas de cada árbitro. Paredes de vidro, porque quem não deve, não teme.
A outra votação terá lugar amanhã e em causa está a presidência da Liga de Clubes. Cada emblema da I Divisão tem dois votos e cada um dos da II Divisão tem um voto. É aí, no aliciamento directo que as coisas vão decidir-se. Luís Duque parte com a vantagem de, reconhecidamente, ter realizado um óptimo trabalho na Liga, devolvendo a instituição, em nove meses, a credibilidade perdida. Apareceram patrocínios para os dois escalões profissionais e para a Taça da Liga, enterrou-se o machado de guerra com os árbitros e criou-se um clima de diálogo no Conselho de Presidentes. Nada fazia, pois, prever que houvesse vontade de criar uma candidatura alternativa. Mas houve e Pedro Proença vai amanhã a votos. É um nome que, à partida, não faz muito sentido por não ter qualquer ligação passada aos clubes (e trata-se da Liga de Clubes!), quando havia, até na órbita de FC Porto e Sporting, personalidades como Angelino Ferreira e José Couceiro, com perfil adequado para as funções, reservando-se as ambições de Proença para o campo onde é perito, a arbitragem. Mas, mais uma vez, o consenso entre clubes não foi desejado e amanhã se saberá quem assume a presidência da Liga e, por inerência, a vice-presidência da FPF. E será, provavelmente por aí que se encontra explicação para a candidatura de Pedro Proença...

Portugal sobreviveu à roleta russa
«É um grupo em que Portugal parte como favorito, mas é preciso ter muita atenção porque não é um grupo tão fácil como se vai dizer»
Fernando Santos, seleccionador nacional
Um bom sorteio. Desde que encare as dificuldades com seriedade, Portugal tem tudo para estar no Mundial da Rússia. Boas notícias para Fernando Santos, que tem a responsabilidade de, a médio prazo, enquadrar as gerações dos atuais sub-20 e sub-21 na equipa principal e também para Fernando Gomes, que pode agora projetar, sem cinto apertado, o futuro da FPF.

ÁS
Marco Chagas
Quem acompanhou o Tour na RTP 2 só pode agradecer a extraordinária realização francesa e a competência dos comentários nacionais: João Pedro Mendonça e Marco Chagas pedalaram em grande e com eles percebeu-se a Grande Boucle. A intervenção de ontem de Marçal Grilo foi a cereja no topo do bolo!

ÁS
Chris Froome
Depois de ter aguentado, muito à justa, o tremendo ataque final de Nairo Quintana na etapa do Alpe D'Huez, o chefe-de-fila da Sky suspirou de alívio quando cortou a meta em Paris. A segunda vitória no Tour já ninguém lhe tirava. Para o ano há mais e os suspeitos do costume vão tentar impedir o tri do queniano branco.

REI
João Sousa
O melhor tenista português de sempre esteve em grande na Croácia e apesar de ter perdido na final para o austríaco Dominic Thiem, uma das maiores promessas da modalidade, mostrou que vive com naturalidade nos primeiros 50 do ranking ATP e que, com um pouco mais de continuidade pode chegar-se mais à frente...

O 'circo' continua montado à volta de CR7
Cristiano Ronaldo 'mostrou as garras' a Rafa Benitez e isso foi suficiente para disparar as notícias sobre a iminente saída de CR7 de Madrid. Não creio que isso venha a suceder na presente época. Ronaldo está a dez golos de se tornar no melhor marcador merengue de sempre e não pode virar as costas à história.
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

'Abater' Duque...

"Coligação liderada por Sporting e FC Porto viu o seu primeiro passo receber claríssimo chumbo na AG da FPF. Elementar bom senso: veemente «não» a árbitros nomeados por sorteio, o que cobriria de ridículo o futebol português por essa Europa fora (em nenhum país existe tamanho absurdo...).
No seu estilo de metralhar todos que o contrariam, Bruno de Carvalho chamou incompetentes e hipócritas à enorme maioria dos delegados à AG (53 vs 17, a diferença de votos...) e, claro, Luís Duque foi alvo mor das suas rajadas. Fez-se esquecido de que este seu ódio de estimação teve apenas o voto correspondente ao 'peso' de presidente da Liga que, estatutariamente, não domina federativa AG. Tal como se fez esquecido de que a presidência da AG solicitara pareceres a dois especialistas em Direito Desportivo, ambos apontaram ilegalidades face à Lei de Bases e aos estatutos da FPF, e, mesmo assim, a proposta pró sorteio foi a votos porque Luís Duque recusou retirá-la. Pinto da Costa, sagaz face a derrota tão nítida, ficou em silêncio.
Vem aí o segundo passo da súbita coligação Sporting-FC Porto. O mesmo alvo: Luís Duque. Agora, retirar-lhe presidência da Liga à qual se recandidatou após ser encomiasticamente elogiado em reunião dos clubes pelo seu trabalho no SOS de 9 meses para resgatar a Liga de bancarrota e tremendo descrédito. Única excepção nesse intenso elogio: o Sporting. Mas eis que, num ápice, Pinto da Costa se juntou a Bruno de Carvalho na recusa de Luís Duque e desejo de novo líder da Liga de clubes: o recentíssimo ex-árbitro Pedro Proença.
Aí está a próxima 'batalha'. A menos que os quase unânimes rasgados elogios dos clubes a Luís Duque tenham alinhado na hipocrisia de que Bruno de Carvalho fala, Sporting e FC Porto estarão a caminho de segunda derrota."

Santos Neves, in A Bola

Pontos cardiais

"Percebemos que o Sporting perdeu claramente, o FC Porto perdeu parcialmente e que o Benfica ganhou indiscutivelmente.

1. (...)
2. No sábado o sorteio dos árbitros foi largamente chumbado na Assembleia Geral extraordinária da Federação. Os números são eloquentes. E importa dizer, assim, que nem todos os clubes profissionais que integram a referida Assembleia Geral votaram a favor do sorteio. Que tinha sido aprovado na Assembleia Geral da Liga. Não é caso nem para falar de derrota nem, como alguns, de «tormenta». É caso para assumir, tão só, que o órgão deliberativo máximo do nosso futebol entendeu manter, na linha da globalidade das outras federações mundiais, a nomeação como método comum de designação dos árbitros nas nossas principais competições. Percebemos que o Sporting perdeu claramente. Que o Futebol Clube do Porto perdeu parcialmente. E que o Benfica ganhou indiscutivelmente. Não é nenhum sinal nem para a época desportiva nem para as eleições para a Liga que amanhã se disputam. É a derrota, sim, de todos aqueles que, principalmente às escondidas, queriam fragilizar a estrutura de arbitragem da Federação e, em particular, do seu Presidente Vítor Pereira. Como aqui escrevemos muitos dos que votaram na Liga a favor do sorteio não o fizeram por convicção. Fizeram-no por meros interesses de conjunturais. Muitos não queriam, de verdade, qualquer mudança no sistema. Queriam, tão só, advertir a liderança da arbitragem. E pressentindo eu que alguns treinadores de clubes que defendem o sorteio assumem, no seu íntimo, que a nomeação dever ser o método preferencial de designação das equipas de arbitragem. E escrevi, para alguns distraídos ou que se fingem desconhecedores, equipas de arbitragem!
3. Ontem terminou a Volta a França e na próxima quarta feira arranca, em Viseu, a Volta a Portugal. Não esqueço que a Volta a França só parou duas vezes. Em 1915 e em 1940 em razão das duas Grandes Guerras Mundiais. É que, como se escreveu, «uma paragem do Tour é uma paragem do coração». Este ano a nossa Volta termina, de novo, em Lisboa. Passando pela Senhora da Graça e Oliveira de Azeméis. E não esquecendo, naturalmente, a Serra da Estrela. Momento único. Paisagem inesquecível. Momentos singulares. O povo abraça os ciclistas. Empurra-os. Estimula-os. Molha-os. E eles olham para o céu que quase os toca e que os motiva à superação. O ciclismo é, hoje em dia, um dos poucos desportos de 'todos'. Leva às bermas das estradas jovens e menos jovens, homens e mulheres. A Volta a Portugal vai prender as atenções de milhares de desportistas. A par de contratações de jogadores ou dos resultados dos primeiros jogos oficiais no âmbito da Liga Europa. E o interessante é que acaba a Volta na tarde do dia 9 e nessa mesma noite Benfica e Sporting disputam, num lotado Estádio do Algarve, o primeiro troféu oficial da época.
4. Setenta anos depois do final da Segunda Guerra Mundial e, logo do Holocausto, - e sabendo todos que os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 foram um dos marcos desportivos de Hitler - arrancam, amanhã, também no Estádio Olímpico de Berlim, os denominados Jogos da Comunidade Judaica Mundial. A história do desporto deve registar, mesmo que em pequenas linhas, estes momentos. Onde a palavra tolerância se combina com lembrança. A recordação com humanidade. A grandeza com compreensão. Bem o senti quando, há alguns anos, visitei Jerusalém e pouco tempo depois Auschwitz. Visita que me marcou para a vida. E me ajudou a definir os meus pontos cardiais!"

Fernando Seara, in A Bola

Melhores...

New York Red Bull 2 - 1 Benfica

Ederson; Semedo, Luisão (Teixeira, 81'), Lisandro, Sílvio (Marçal, 81'); Samaris, Pizzi (Talisca, 66'), Carcela (Gaitán, 66'), John (Guedes, 45'), Taarabt (Djuricic, 45'), Jonathan (Jonas, 66').

O melhor treino da pré-época, resultado extremamente injusto, o Ederson que fez a sua estreia, não fez uma única defesa complicada, enquanto os 'dois' guarda-redes adversários foram os 'melhores em campo'!!!
Muitas alterações, com o Carcela, o Sílvio, o Lisandro e o Semedo a entrarem muito bem em jogo... O Taatabt também teve bons pormenores, mas também mostrou alguns vícios... O Jonathan voltou a ser o mais rematador, algo que até não é difícil, já que ele não passa a bola a ninguém!!! No 2.º tempo boa entrada do Djuricic; o Guedes algo complicativo, melhorou quando passou para a direita...

Marcámos cedo, o jogo estava totalmente controlado, podíamos e devíamos ter marcado mais... até que o Luisão errou (e esta noite errou várias vezes!!!). Não me recordo de um erro destes do Luisão. A verdade é que os jogadores do Benfica sentiram algumas dificuldades no controle de bola, não sei se foi por causa do relvado, ou da própria bola, mas isso foi visível todo o jogo, o próprio Ederson no primeiro lance da partida ia fazendo borrada...!!! Voltámos a entrar melhor no 2.º tempo, e num daqueles remates de uma vida, sofremos o 2.º, praticamente na 2.ª bola, que foi em direcção da nossa baliza!!! Até final, mais uma série de oportunidades falhadas. Destaque para o desperdício do Marçal (entrou bem), e os dois livres salvos por um defesa em cima da linha de golo...!!!

O Red Bull é mais fraco do que os nossos anteriores adversários, mas está a meio da época, completamente rotinados, e rodados. Mesmo assim hoje, foi visível aquilo que o Vitória pretende da equipa. Ofensivamente, com muitos jogadores novos, numa pré-época onde alguns lutam por ficarem no plantel, tivemos algum individualismo em excesso... principalmente o Jonathan (gosto dos avançados que rematam à baliza, mas às vezes é melhor passar...). A defender, tivemos bem quando pressionamos a todo o campo, nos primeiros 30 minutos, quando a dupla Samaris/Pizzi começou a gerir esforço, começamos a defender com as linhas mais baixas, e fechámos bem o caminho para a nossa baliza...
Aliás as substituições no meio-campo tardaram, foi visível no final da primeira parte, que o Samaris estava cansado. É provavelmente o jogador com mais minutos. Não sei se o Fejsa estava em condições, mas devia ter entrado... Pois com o Samaris em gestão de esforço, acabámos por ser menos agressivos no meio-campo, e demos alguma bola ao adversário desnecessariamente...

Nos primeiros jogos li algumas teorias sobre a estrutura da equipa, mas parece-me claro que a ideia é mesmo continuar a jogar no 442 tradicional (não vejo nenhum losango...), tal como fizemos nas últimas épocas, a diferença foi a 'tentativa' de usar o Talisca nas alas nas outras partidas...!!!

A memória é curta, mas o ano passado além da goleada no Emirates, perdemos todos os jogos com adversários de '1.ª Divisão', na pré-época. Suspeito que amanhã, o tema favorito das TV's e jornais, é o facto do Benfica ainda não ter ganho um jogo esta época... Pessoalmente, a forma como a equipa está a jogar, ainda me deixa algumas dúvidas, é preciso esperar para ver, mas hoje apesar do resultado, acabou por ser um bom jogo, a evolução positiva foi evidente... Portanto, não devemos entrar na onda!!!

É já na madrugada de Terça para Quarta (3 da manhã) o próximo jogo, na Cidade do México, com calor e altitude. Suspeito que o Júlio, o Jardel, o Almeida, o Eliseu, o Nico, o Jonas, e o Talisca (hoje começaram todos no banco) sejam titulares... Mas creio que hoje ficou provado, que o Sílvio na esquerda, e o Semedo na direita são actualmente as nossas melhores opções para as laterais (apesar do Semedo hoje defensivamente, não ter sido testado...). E também ficámos a saber que com um jogador tipo Carcela em campo, também sabemos jogar nas alas...

O negócio do Lima parece que ficou concluído hoje. Esta noite, o Taarabt e o Djuricic até mostraram bons pormenores, mas creio que é evidente que para o Tugão (na grande maioria dos jogos), temos que jogar com dois jogadores de área. Portanto Jonas e Jonathan é curto. É preciso outro avançado de área...
Assim como um lateral direito, pelo menos um extremo, e o '8'... são estes os meus pedidos.

Pedido final: alguém compre o Ola John, por favor... Acho mesmo que o Benfica, nem deve ser muito exigente com o preço!!!