Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de maio de 2022

O médio cénico do Bernabéu e o matador que falta


"Em nenhum estádio como no Bernabéu o público faz parte do jogo e os estados de alma da bancada entram em campo, sobretudo quando sobra só uma mão cheia de minutos para mudar a história. É quando uma multidão unida por uma emoção carregada de história faz de onze homens de calções uma alcateia de leões famintos. Aprendi isto cedo, na adolescência, vi-os desmentir eliminatórias perdidas com Rijeka, Anderlecht e Inter de Milão, em 1985, e mais espantosamente ainda no ano seguinte diante do Borussia de M´gladbach (derrota por 5-1 na primeira mão) e de novo do Inter, sempre no caminho para finais ganhas da Taça UEFA. Não era então a melhor equipa da Europa, como tinha sido antes e voltou a ser, mas a jogar em casa nada se comparava. Li mais tarde que os jogadores merengues - Juanito antes de todos, avançado genial mal comportado - provocavam os rivais no túnel. Ainda o jogo não tinha começado e já era preciso fazer-lhes sentir que os 90 minutos seriam muy largos. A fábrica de produzir milagres, como lhe chamou Valdano, mantém-se em plena laboração, vai para quarenta anos qualquer dia.
Normalmente diz-se que o tempo corre depressa para quem está em desvantagem e perante o aproximar do final do jogo. Só no Bernabéu e para o Real sucede o fenómeno oposto. E nem Guardiola, um dos que mais vezes saíram de lá a rir, evitou integrar a lista de vítimas desses minutos finais, mesmo se o árbitro Orsato deu contributo desta vez, mãos largas aos 90 minutos em 6 minutos de acrescento quando as bancadas ebuliam, apenas 3 minutos (que nem deixou concluir) depois de um prolongamento em que só me lembro de perdas de tempo. Mas voltemos a Guardiola, que fez quase tudo certo naquele dia: escolheu bem o onze dentro do que dispõe, geriu sem deixar de controlar com bola, amarrou competentemente Benzema e Vinícius, lançou a vitamina G - Gundogan e Grealish – que podia (e devia) ter fechado as contas, subiu para dois golos a diferença na eliminatória, mesmo assim. E até quando mexeu como um treinador “normal”, retirando Mahrez por Fernandinho para segurar, aos 85 minutos, só pode falar-se numa decisão prematura por ser ali, naquele estádio. Ancelotti, por exemplo, veio a retirar do campo Benzema ainda na primeira parte do prolongamento.
Não há quem se compare a Benzema por estes dias, ganhe ou não a Champions é o jogador do ano, somando ao talento inato uma autoconfiança que impressiona, eternizada naquele penalti panenkado no Ettihad. E é o Real Madrid que tem Benzema no ataque, ele, Vini Júnior e Rodrygo, os novos capitães da areia que esta época consagra de vez. Do lado do City, concretamente no ataque, há craques indiscutíveis, jogadores admiráveis como Foden e Grealish, Mahrez também, mas nenhum tem pacto permanente com o golo. Só Gabriel Jesus se aproxima disso, mas quando do outro lado o finalizador é Benzema não há como comparar. Claro que existem Bernardo Silva – que delicia vê-lo a ser o melhor entre os melhores – e o espantoso De Bruyne, mas, uma vez mais, não é de goleadores que falamos. Uma coisa é marcar golos, outra é ser goleador. Ninguém me tira da cabeça que bastava o Aguero dos melhores tempos e seria inglês o duelo final de Paris.
Falta a Guradiola e ao City um homem que acrescente eficiência individual à proficiência coletiva e que evite que a equipa que mais oportunidades cria seja a que menos golos marca, quando chega aos duelos de topo, a eliminar. Fala-se em Haaland e pode naturalmente resultar, mesmo que não nasceu para o futebol do catalão. Não sendo possível Benzema ou Lewandowski, via mais Harry Kane, a ligar e a finalizar de azul celeste. Ou então João Félix, que tem muito mais de modelo Guardiola que de Simeone, na mobilidade para percorrer toda frente, no ganho de viver mais tempo junto da área contrária, na qualidade rara com que liga em espaço curto, assiste e define. Seria muito bom para ambos, jogador e treinador. Até porque o matador não tem de ser o 9 puro, habitante permanente da área contrária. Por exemplo, no espantoso Liverpool que Klopp reinventou eles surgem das zonas laterais como flechas e é ver os números impressionantes de golos de Salah e Mané, ano após ano, agora também de Diogo Jota e mesmo Firmino.
Volto às remontadas do Real, porque antes de Benzema houve Juanito e Santillana, depois Butragueño e Hugo Sánchez, neste século Cristiano Ronaldo acima de todos, mas também Bale e até Sérgio Ramos quando mascarado de ponta de lança para lances de bola parada em minutos decisivos. O medo cénico dos adversários do Real em Madrid tem sido sempre o medo do que podem fazer os seus lendários avançados na hora da verdade. Ao nível mais alto, as individualidades podem não garantir campeonatos perante opositores coletivamente mais competentes - o City ganha mais que os outros e até o PSG perdeu no ano passado em França - mas quando tudo se decide num jogo só, ou numa eliminatória, uma equipa precisa dos que não vacilam em meter a bola no que parece um galinheiro. Ao City falta um génio finalizador, ao Real e ao Liverpool não. Também por isso estão mais vezes nas finais e as ganham. Real-Liverpool será mais equilibrado a esse nível. Logo, pela lógica, ganha o Liverpool, que tem melhor coletivo. E o jogo não é no Bernabéu."

Quatro títulos


"O domingo à Benfica no Estádio da Luz, que se seguiu à conquista de dois Campeonatos no dia anterior, é o tema principal desta edição da News Benfica.

1
Somos bicampeões nacionais na vertente feminina do futebol!
Na Luz, o empate com o Sporting na antepenúltima jornada bastaria para a revalidação do título, mas foi à procura da vitória que a nossa equipa atuou desde o início da partida. A entrada endiabrada no jogo e a eficácia na finalização permitiram alcançar uma vantagem de dois golos à passagem dos 12 minutos, a qual viria a ser ampliada no decurso da segunda parte e posteriormente reduzida já no tempo adicional, fixando o 3-1 final.
Que grande exibição! E que grande jornada de promoção do futebol português no feminino.

2
Foram 14 221 os espectadores no Estádio da Luz para assistirem à conquista de mais um título das Inspiradoras, um recorde nacional em competições oficiais.
Todos os adeptos de futebol que assistiram a esta verdadeira "final" – no Estádio e em casa – ficam com um registo de grande qualidade e compromisso por parte de ambas as equipas e com as imagens da festa merecida.
É notório o sentimento de orgulho de todo o plantel relativamente à aposta que o Clube tem feito e que se torna visível na forma como interagiu com os Benfiquistas e entoou, em sintonia com os adeptos, célebres cânticos do Benfica.
Foi em perfeita comunhão com o universo eclético do Glorioso que a festa deste bicampeonato se concretizou. E quem viu este jogo, vai querer, de novo, ver a equipa feminina de futebol em campo, não duvidamos!
Veja as imagens da festa aqui.

3
Foi um fim de semana de quatro títulos para o Benfica. No sábado já celebráramos os tricampeonatos de voleibol e polo aquático (feminino) e na manhã de domingo foi a vez da nossa equipa feminina de basquetebol revalidar o título nacional.
Numa época perfeita, com o Benfica a vencer todas as competições, o jogo derradeiro do Campeonato, no Pavilhão Fidelidade, foi presenciado por muitos Benfiquistas fervorosos no apoio à equipa e determinante no sucesso obtido, um feito abrilhantado pela presença nas bancadas de Neemias Queta, basquetebolista que passou pela nossa formação e se tornou no primeiro português a atuar na NBA.
Leia a reportagem e veja o resumo do jogo aqui.

4
Ontem houve mais jogos. Na final da Taça de Portugal de basquetebol fomos derrotados pelo Sporting, por 75-79, num jogo decidido no último minuto. No futebol de formação, vencemos o FC Porto, por 1-0, nos Sub-15.

5
Estreia na BTV, quarta-feira, dia 11, às 17h00, a reportagem sobre a recuperação de Lucas Veríssimo. Veja o vídeo promocional aqui. A não perder!"

Critérios!


"Televisão Pública RTP, para a qual todos nós contribuímos com os nossos impostos. Pedimo-vos que percam 1.45 minutos da vossa vida e vejam as duas reportagens passadas, uma após a outra, no Telejornal de Domingo das 20h (ontem).
O Benfica sagrou-se Bicampeão Nacional de Futebol Feminino. Bateu o BCP por 3-1 na antepenúltima jornada do Campeonato. A RTP dá a notícia, passa o resumo e omite deliberadamente a entrega da Taça (feita no final do jogo) e/ou qualquer festejo das jogadoras e adeptos que bateram o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal. Querem ver a festa ou a entrega da Taça? O caralho, seus lampiões de merda, terá pensado o editor da reportagem.
Logo de seguida, porém, a RTP dá a notícia da vitória do BCP na final da Taça de Portugal de Basquetebol contra o…Benfica. E qual é a única imagem que passam a ilustrar a reportagem? Pois bem, a festa dos jogadores do BCP aquando da entrega da Taça. Meus amigos, isto já ultrapassou todos os limites há muito tempo. Fazemos este trabalho de graça e exigimos ao senhor Presidente do Benfica uma reacção pública sobre esta situação, acompanhada de uma queixa formal contra a Televisão Pública e exigir o despedimento imediato das pessoas responsáveis por esta situação.
Há muito, mas mesmo muito, que a secção de Desporto da Televisão Pública é um antro de dragartos mal paridos que continuam a ser um dos principais veículos de divulgação da cartilha dos dois clubes da Aliança do Altis. Se relativamente às Televisões Privadas pouco podemos fazer, em relação à Televisão Pública para a qual contribuímos todos com os nossos impostos, exige-se uma tomada de posição urgente e remodelação dos principais quadros da secção de desporto da mesma.
Aproveitamos para deixar o link para que todos possam expor e denunciar directamente esta vergonhosa reportagem do jogo que deu o título de Campeão Nacional ao Benfica em futebol feminino. Curiosamente, num fim de semana onde até reportagens especiais foram transmitidas neste canal relativamente à conquista do campeonato mais escandaloso da história do futebol Português pelo Calor da Noite.


Nota de rodapé: não foi a Guarda Redes do Benfica que defendeu o penalti que daria o 3-1 ao BCP, foi a jogadora do BCP que falhou o penalti. Nossa, que bruta de azia Senhor Pedro Teichgraber!""

Fura Redes: Cassete...

Bigodes: Corruptos...

O Benfica Somos Nós #60 - Corruptos...

BR: Corruptos...

BiCampeãs Nacionais...

Benfica 3 - 1 Sporting


Mais um título, justíssimo... numa época muito complicada, com muitas lesões, uma derrota pesada de entrada, 'estreia' ao mais alto nível na Champions, saídas inesperadas(!!!)... mas com uma Fase Final, praticamente perfeita! E hoje, no jogo de consagração, com a Talbert a fazer um grande jogo, para surpresa de praticamente de todos!!!!!!
E ainda com o recorde de assistência, com 14221 (merecíamos mais...)!!!

Esta época também fica marcada, pela forma como alterámos a forma de encarar taticamente os jogos com o Sporting! Os jogos contra o Bayern e o Lyon, acabaram por criar outras rotinas nesta equipa!!!
Mas pessoalmente, com todo o respeito, precisámos de mais... Ainda faltam dois jogos, mas neste momento já se prepara a próxima época! E muito sinceramente, para o dar o passo em frente, temos que nos reforçar... Se este ano, foi bonito vencer na fase de grupos da Champions, no próximo, o objectivo tem que ser maior...

BiCampeãs Nacionais!

Benfica 73 - 70 Sportiva
29-11, 16-22, 13-17, 15-20

Desnecessariamente apertado, mas menos 'apertado' do que o título do ano passado!!! Não compreendo a dificuldade que esta equipa demonstrou repetidamente nas 2.ª partes, nesta Final...!!!

Mas pronto, somos Bicampeãs...

As meninas merecem a Europa, mas para isso, temos que arranjar 'outra' Raphaella!!!

Derrota...

Sporting 79 - 75 Benfica
24-23, 25-19, 16-23, 14-10

Mais um troféu perdido, mais uma vez, decidido nos últimos segundos, com a equipa a 'tremer' nos momentos da decisão!
Era importante também evitar as 'brancas' a meio do jogo, como hoje voltou a acontecer no 2.º período, mas recuperámos, e tivemos o jogo na mão... mas quando se continua com o 'vírus' dos Triplos (falhados) é complicado ganhar jogos apertados!

Iniciados - 2.ª jornada - Fase Final

Benfica 1 - 0 Corruptos
Santo


Depois da derrota em Alcochete, era obrigatório vencer... foi pela margem mínima, foi de canto, mas também 'conta'!!!

Rescaldo curto...


PS: O Benfica tem que deixar de exigir respeito, o Benfica tem que denunciar os criminosos que se passeiam à vontade no Tugão! E o seu afastamento de qualquer actividade desportiva, em qualquer qualidade...

Três títulos


"Tricampeões nacionais de voleibol e polo aquático (feminino), bicampeões nacionais de basquetebol (feminino), duas possibilidades de títulos esta tarde e mais uma atuação do VAR prejudicial ao Benfica são os temas desta edição da News Benfica.

1
Chegou ao fim a extraordinária temporada da nossa equipa de voleibol, ao vencer, por 3-0, o terceiro jogo da final do Campeonato, ante o Sporting.
Somos campeões, tricampeões nacionais, um título justo e que premeia a competência e o empenho de um grupo de trabalho que foi demonstrando, ao longo de toda a temporada, clara superioridade em relação aos adversários.
A conquista do décimo Campeonato Nacional pelo Benfica, sétimo nas últimas nove épocas, sucede aos triunfos da Supertaça e da Taça de Portugal, além de termos marcado presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, apenas a terceira de um clube português. Brilhante!
Veja o resumo da partida e as imagens da festa e leia a reportagem do jogo e as declarações dos protagonistas, aqui.

2
E depois de ontem também a nossa equipa feminina de polo aquático se ter sagrado tricampeã nacional, ao vencer, por 9-15, o Clube Fluvial Portuense, esta manhã foi a vez da nossa equipa feminina de basquetebol ter revalidado o título. No jogo derradeiro, a vitória, por 73-70, frente ao União Sportiva, deu o título mais do que merecido ao Benfica numa época de pleno sucesso (Supertaça, Taça Federação, Taça de Portugal e Campeonato Nacional).

3
Mais um jogo, mais uma decisão polémica do VAR. A derrota, por 0-1, frente ao FC Porto fica indelevelmente marcada por um fora de jogo em linha… com o que temos visto ao longo da época, na qual imperam os sucessivos lances em prejuízo do Benfica. Dois centímetros tão à medida, mas tão à medida, que analisado o frame escolhido para a decisão convenientemente tomada, a bola já vai no ar. É revoltante!
E é urgente uma auditoria ao VAR, realizada por entidades externas, que credibilize, no futuro, o que já há muito perdeu toda a credibilidade. É tempo de a Federação Portuguesa de Futebol e de o Conselho de Arbitragem agirem. E pararem de desrespeitar o Benfica.

4
Rui Pedro Braz, diretor-geral do futebol profissional do Benfica, teceu críticas legítimas à extensa e despudorada acumulação de erros de arbitragem, em particular do VAR, sempre em prejuízo do Benfica.
"O momento da escolha do frame e da colocação do frame são decisivos para este tipo de decisões. Quem escolhe é João Pinheiro, não é nenhuma máquina! As pessoas sabem o que são dois centímetros? O VAR é uma ferramenta demasiado poderosa para estar na mão de gente incompetente", disse.
Veja a intervenção completa do responsável benfiquista.
Inconformados, Nélson Veríssimo e Grimaldo também se referiram ao lance em causa. O nosso treinador disse que "um frame um bocadinho atrás ou à frente faz a diferença". "A imagem que vi, e foi com essa imagem que foi anulado o golo, deixa-me com a ideia de que a bola já tinha saído do pé de Adel", referiu. E Grimaldo foi a voz do sentimento de revolta do plantel: "Já são muitos jogos, isto tem de mudar, tem de haver respeito pelo Clube. Não quero culpar só o que se passa ao nosso redor, porque também temos culpa, mas perdemos muitos pontos por causas externas."

5
Esta tarde temos a oportunidade de conquista de mais dois títulos.
No Estádio da Luz, às 16h00, a nossa equipa feminina de futebol defronta o Sporting. Venha à Luz apoiar o Benfica, um empate garante a revalidação do título. A entrada é gratuita para os Sócios do Sport Lisboa e Benfica, mediante o levantamento de bilhete.
E, às 18h00, em Albufeira, começa a final da Taça de Portugal de basquetebol, frente ao Sporting.
Para conhecer os resultados dos restantes jogos realizados ontem e os horários das partidas desta tarde, clique aqui."

Recordar... Marselha!

Benfica After 90: It's been a long season

Directo: Corruptos...

Fura Redes: Centímetros à medida!!!

4 em 1 !!!

Nojo...


"Este será recordado como o campeonato mais sujo de sempre.
O campeonato da VARgonha, da farsa, da corrupção, do colinho, da fruta, do café com leite, dos chocolates, das putas e da coação. Campeonato mais à Porto era impossível.
Parabéns a todos os que contribuíram para a #ligadafarsa, em especial a Liga Portugal e Seleções de Portugal.
Vocês são os maiores responsáveis pelo lixo em que o desporto português se tornou! #40anosdisto"

Guerra...


"Ou os VAR e as conversas entre os árbitros se tornam públicas, ou a nomeação dos árbitros se tornam mais claras ou o Benfica deve JÁ abandonar a ideia de centralização e a direção da liga.
Eles até se borram se abandonamos a centralização dos jogos. Somos comidos de cebolada de todos os lados. Temos na liga um homem que enquanto árbitros nunca nos respeitou, vai ser agora?
Vejam o castigo que o Petit levou , por dizer "isto é uma vergonha " e os castigos que SC tem. Não é só connosco é de uma forma geral tão enraizado que está o poder ao FCP.
Temos de ser mais agressivos na comunicação, ontem o Verissimo disse " parece que o frame do fora de jogo já a bola tinha saído " mas qual parece !!! É mesmo.
Criar um clima hostil na liga e nas relações, querem pacificação no futebol português? Comecem nas instituições que lideram. Temos o poder de ser o clube com mais adeptos, mais "marca" mais tudo e não sabemos usar. Depois coitados "temos de dar o exemplo" exemplo é cacete !
E mais, esta geração mais nova, corremos o risco de perdermos futuras gerações de adeptos. É o futuro do Benfica que está em causa, e não estou a brincar.
Passei a noite claro, por isso nem de cabeça quente é!
Se for preciso um 25 de Abril no Benfica também se faz, ninguém se está seguro no Benfica se não defender os superiores interesses do Benfica. NINGUÉM .
Só gostamos do Benfica!"

"É preciso desmanchar a má imagem das cenas degradantes em Lisboa", Pinto da Costa, Maio 2021

PortoaoColo, in Facebook

À dezena...!!!


"10 amarelos. Num jogo em casa. Em 23 faltas. Arranjem-nos um jogo, apenas UM, BITÓPINTO, arranja-nos UM jogo na história do Calor da Noite contra o Benfica em casa que tenham tido 10 amarelos! UM!
Pá, vão-se foder! O que estão à espera para fazerem falta de comparência no jogo em Paços de Ferreira e denunciar MUNDIALMENTE a vergonha sem fim em que se encontra o Futebol Português?
Sabem quando é que o Benfica volta a ganhar um título se nada for feito para limpar este esterco todo na arbitragem novamente, não sabem? Nunca."