Últimas indefectivações

sábado, 10 de janeiro de 2015

Dominadores...

Benfica 3 - 0 Guimarães

Foi claramente um dos melhores jogos da época (o jogo no antro da Corrupção teve outras condicionantes tácticas), desde do primeiro minuto a 'intenção' do Benfica foi clara... e só não houve uma daquelas cabazadas históricas, porque os ferros (3) e alguma falta de eficácia, nos 'roubou' alguns golos!!! A melhor homenagem que hoje se fez no Estádio da Luz, ao Eusébio - 1 ano depois... -, nem foram os 3 pontos conquistados, a melhor homenagem, foi a qualidade de jogo e a atitude ofensiva, dominadora, que o Benfica ofereceu aos adeptos... o King sorriu, seguramente.
O Campeonato Português nas últimas temporadas perdeu qualidade, com o aperto financeiro de vários Clubes, os plantéis das equipas de meio da tabela para baixo, estão muito mais fracos... E só por isso é que este Vitória de Guimarães, está no lugar que está... Isto não é uma critica ao Vitória, ou ao seu treinador, bem pelo contrário, mas hoje foi bem visível, a diferença abismal que existe entre o 1.º e o 3.º classificado.
Com um Benfica, ainda com muitas ausências forçadas (lesões, recuperações, castigos), além das vendas... um Benfica ainda em construção, mesmo assim fomos completamente demolidores. Só após o 2.º golo baixámos um pouco o ritmo, e mesmo assim o Vitória só criou algum perigo, em algumas desconcentrações nossas...
Apesar do MVP do jogo ter sido o Gaitán (pessoalmente até acho que ele não fez um grande jogo!!!), o meu destaque vai todinho para o Talisca. Acho mesmo que fez a melhor exibição a '8' desde que chegou ao Benfica. Não marcou nenhum golo, ainda falhou um ou outro passe, mas recuperou bolas, acompanhou os adversários nas marcações, pressionou, esteve muito melhor no 1.º toque, distribui muito jogo, rematou ao poste, e foi substituído completamente esgotado... Ainda tem que melhorar, mas este jogo deu-me esperança, que está no bom caminho para se tornar no '8' do Benfica. Algo que eu no início da época defendi que seria a sua melhor posição, mas nos últimos jogos já estava a perder a esperança...!!!
O Júlio César com pouco trabalho, também foi decisivo, já que a falta de eficácia no nosso ataque, permitiu ao Vitória 'acreditar' no empate... 3 defesas difíceis, uma muito complicada, excelente jogo com os pés, muita tranquilidade. Sem lesões será o nosso guarda-redes no futuro próximo... 2 ou 3 épocas provavelmente. A este nível, nos últimos anos, só o Preud'homme!!!
Estava desconfiado com o regresso do Eliseu neste jogo, mas a experiência do Açoriano acabou por ser decisiva... não arriscou muito no ataque, mas conseguiu controlar muito bem a velocidade do Hernâni. No outro lado, o André Almeida, no regresso à sua melhor posição, fez uma exibição certinha, sem arriscar nas subidas, e somente com uma passe disparatado no início do 2.º tempo!!! Parece que o André faz questão em ter uma 'branca' por jogo!!!
Na ausência do Luisão, o Jardel tem comandado a nossa defesa, e hoje voltou a estar muito bem nas tarefas defensivas... nunca irá ter a classe do Luisão a sair com a bola, mas a defender cumpre muito bem... O César voltou ao onze, com a lesão do Lisandro, voltou a ter algumas intervenções precipitadas, mas já está entrosado com as movimentações da equipa, e com a sua velocidade, disfarça muito bem os erros!!!
Nas conversas antes do jogo, defendi a titularidade do Cristante a '6', mas não tenho problema em admitir que fiquei bastante satisfeito com a exibição do Samaris. Não é tão brilhante no passe, mas é mais móvel... É outro caso, onde é notória a melhoria acentuada... actualmente já percebe, sem problemas, o que o Jesus quer que ele faça.
O Ola John, voltou a fazer um jogo, onde fez coisas muito boas, e coisas muito más!!! Creio que o golo acaba por ser uma boa imagem do seu jogo: um falhanço no remate (ou talvez uma 'simulação'!!!), para depois fuzilar a baliza adversária!!! Mas independentemente das fintas ou dos passes, nota-se uma tentativa em ser mais agressivo, é óbvio que nunca será um Maxi, mas está a tentar... Na parte final do jogo, com o cansaço, e alguma descompressão, cometeu mais erros... Também é preciso trabalhar a parte psicológica nestes pormenores. O Nico não fez um mau jogo, fez algumas jogadas brilhantes, mas como disse atrás, num Benfica com tantas ausências, as minhas expectativas ainda são mais altas...
O Lima continua sem marcar, mas o 1.º golo é uma falta sobre ele, e no 2.º golo fez a assistência. Hoje também foi óbvia a melhoria acentuada do Lima no jogo de costas para a baliza, principalmente nas recepções de peito... Quando chegou ao Benfica, o Lima não estava habituado a jogar assim... melhorou muito. O Jonas continua a espalhar classe, e a marcar golos. Mas como eu também já alertei, o Jonas no Campeonato é poupadinho, pois marca 1 golo, e depois falha alguns escandalosos: hoje, no 1.º minuto deslumbrou-se!!! Também merece destaque o trabalho defensivo do Jonas, talvez inspirando-se no 'trabalho' do Lima, o Jonas acaba por recriar defensivamente a dupla do ano passado Rodrigo/Lima!!!
O Salvio tem sido martarizado por lesões, um jogador tão jovem, e já perdi conta aos ossos que já partiu, mas mais uma vez, está de regresso, muito antes do que seria normal... e logo com uma assistência!!!
Num jogo calmo, onde os jogadores não complicaram, é extraordinária a quantidade de merda que o apitador Rui Costa consegue fazer!!! O critério disciplinar foi um absurdo, mais uma vez...

7

Sporting 0 - 7 Benfica

Não vi o jogo, mas o resultado é esclarecedor. E se nos lembrarmos das dificuldades que tivemos na 1.ª volta em vencer os Lagartos na Luz, é fácil concluir que o Benfica está num excelente momento de forma... e que aparentemente as mini-férias de Natal, não mudaram a tendência.

44

Benfica 95 - 51 Oliveirense
21-10, 22-12, 29-16, 23-13

Exibição tranquila... num dos jogos, onde o nosso domínio, foi mais acentuado, esta época (44 pontos de diferença!!!).
Interessante ver o Fábio Lima a ganhar minutos... assim como o Diogo Gameiro e o Castela. Também não deixa de ser curioso o Doliboa ter sido o melhor marcador, sendo que na última Quarta-feira em Ovar, conseguiu a 'proeza', de ter feito 0 pontos!!!
Mesmo com os 3 lesionados: Andrade, Ferreirinho e Carreira, o Benfica está vários patamares acima de qualquer um dos adversários. Como ficou provado nesta 1.ª volta, só o Barcelos e o Guimarães, num dia muito mau do Benfica, podem equilibrar...!!!