Últimas indefectivações

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Vitória em São Paio de Gramaços

Sampaense 59 - 73 Benfica
18-16, 14-20, 17-18, 10-19

Regresso às vitórias, após a derrota de ontem, ainda sem contar com os três lesionados: Morais, Raivio e o Lonkovic.
O resultado engana um pouco, porque só no 4.º período é que conseguimos 'abrir' uma vantagem confortável... contra uma equipa que a semana passada na Taça Hugo dos Santos, derrotámos facilmente, mas nesse jogo tivemos o Carlos Morais...

PS: Nos Campeonatos de Portugal de Atletismo em Pista Coberta, destaque para o regresso do Marcos Chuva aos grandes Campeonatos Internacionais, com um Salto de 7,91m... Depois de uma série de lesões, o Marcos já merecia...
Além do Marcos no Salto em Comprimento, o Samuel Remédios foi Campeão, no Heptalto; o Paulo Conceição no Salto em Altura; o Tsanko Arnoudov no Peso; a Rivinilda Mentai nos 200m; e a nossa adolescente Marisa Vaz de Carvalho já é Campeão Nacional Absoluta, no Pentatlo, com marcas de gente grande!!!
Em sentido contrário, o Diogo Antunes e o Yazaldes Nascimento, aparentemente lesionaram-se... o Diogo estava a fazer uma grande época de Inverno, espero que tenha sido só um susto!

Regresso da Europa e de Carrillo

"«Não sei,na verdade, se alguns ficaram com dor de cotovelo pela exibição e, acima de tudo, pelo extraordinário momento do terceiro golo no Arouca»

1. No dia de São Valentim, dia dos Namorados, arrancaram os oitavos de final da Liga dos Campeões. Haverá, por cá, jantares a dois que só arrancam, de verdade, depois do apito final do Benfica - Borússia Dortmund. Dortmund que é indiscutivelmente uma das grandes marcas de futebol alemão e europeu e com uma história rica em que combina a resistência ao nazismo com um colapso financeiro que foi superado com a ajuda, entre outros, do seu rival Bayern de Munique que lhe emprestou em 2003 dois milhões de euros! Singularidades alemãs. Que nos recordam Clarence Darrow que na sua Defesa em Tribunal escreve que «o homem que luta por outro é melhor do que aquele que luta por si próprio». E nesse mesmo dia, à mesma hora, em Paris, o PSG confronta-se com o Barcelona e muitos amantes irão apenas cear, decerto à luz de velas, nas margens do Sena. Depois na quarta-feira será a vez de Real Madrid e Bayern receberam Nápoles e Arsenal. Nestas duas semanas, e em razão dos milionários direitos televisivos, haverá apenas dois jogos nos dias reservados à Liga dos Campeões. Por isso o Futebol Clube do Porto só jogará no Dragão face à Juventus na quarta-feira 22 de Fevereiro. Benfica e Futebol Clube do Porto são os resistentes do futebol português nas competições europeias. E são - como foram em épocas anteriores, incluíndo na Liga Europa - fundamentais para o nosso ranking na UEFA. Que está em risco no que concerne à presença directa, a partir de 2018, de duas equipas portuguesas na fase de grupos desta Liga milionária. O que sabemos é quem se apurar para os quartos-de-final recebe a bonita soma de 6,5 milhões de euros. E quem chegar às meias-finais mais 7,5 milhões. E quem vencer esta Liga recolhe mais 15,5 milhões. E quem perder a final recebe 11 milhões. É muito dinheiro. Sempre, a somar. E muita projecção. Muita mesma! E tal projecção chega a uma China... cheia de milhões. De euros e de dólares! De euros e de dólares! De muita vontade de futebol. Que é a modalidade do regime político e do singular sistema económico.

2. Disputam-se, hoje, alguns jogos da 21.ª jornada da nossa Liga. Na sexta-feira o Benfica ganhou, com mérito, segurança e empenho, a uma Arouca que vê partir o treinador, Lito Vidigal, que o levou e mostrou à Europa e vê chegar um dos grandes senhores do futebol português, Manuel Machado. E que nos faz relembrar, com carinho, outros senhores e senadores do nosso futebol como, entre outros, Henrique Calisto e Toni, Vítor Manuel e Manuel Cajuda, Jesualdo Ferreira e Manuel José, Carlos Queiroz e Artur Jorge. Faltam, assim, treze jornadas para o final desta Liga. Que se antecipa como renhida e sujeita a múltiplas disputas e pressões. Fora e dentro dos relvados. O Benfica terá seis jogos na Luz e sete fora do seu bonito e entusiasmante estádio. E se recebe o Futebol Clube do Porto sabe que vai a Braga e a Alvalade, ao Feirense e ao Boavista e, também, ao Moreirense. Que hoje recebe o Sporting e que será o adversário do Futebol Clube do Porto na última jornada. Onde o Benfica jogará no Bessa e o Sporting, em Alvalade frente ao Chaves. Faltam trinta e nove pontos. Faltam muitos pontos. Por isso cada jogo é, de verdade, uma final. E haverá jornadas, como esta, em que o Benfica joga à sexta e outras, como a próxima, em que o Futebol Clube do Porto, também em razão do difícil confronto europeu, jogará frente a um Tondela a precisar de pontos na sexta-feira. A Europa a ditar o calendário. No futebol mas também nas finanças e na economia. Mas no futebol há sempre saídas. Das suas competições. Nas complexas relações europeias, depois da saída britânica, há novas tensões no ar. E fortes tensões. Mais uma vez tendo a Grécia como epicentro... Talvez seja interessante escutar, nestas matérias, também as vozes de Paulo Bento ou Sá Pinto... Ou, então, a memória intensa e imensa de Fernando Santos. Como nos legou Jorge Luís Borges «a memória é o essencial, visto que a literatura está feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações«!

3. André Carrillo fez, na passada sexta-feira, e na minha modesta opinião, o seu melhor jogo com a camisola do Benfica. Mostrou as suas imensas capacidades e evidenciou o seu entrosamento com a equipa, em especial nos momentos defensivos. Não foi ele e mais dez. Foi ele no onze. Com, entre outos, Zivkovic e Eliseu, Pizzi e Luisão, Júlio César e Fejsa. E também Jonas e Mitroglou. Os adeptos, todos aqueles que estiveram na Luz, consideraram-no, legitimamente, o melhor em campo. Não sei, de verdade, de alguns ficaram com dor de cotovelo pela exibição e, acima de tudo, pelo extraordinário momento do terceiro golo. Que culmina com um instante de arte individual após momentos de um virtuoso colectivismo. Vimos, sim, Carrillo mostrar na Luz tudo aquilo que já evidenciara em outros relvados de Portugal, da Europa, do Peru e da América do Sul. Acredito que Carrillo vai ser muito útil ao Benfica e a Rui Vitória. Como disse Lao Tse «nada é impossível a quem pratica a contemplação. Como ela, tornando-nos os senhores do mundo».

4. A tragédia no Uíge, no arranque da liga angolana, - conhecida como Girabola - é mais um momento de luto em razão do futebol. 17 pessoas morreram quando tentavam entrar no Estádio. Acredito que as autoridades angolanas, como em outras situações e em outros países, entenderam que era mais seguro não interromper o jogo. Mas fica sempre a dor de tanta morte associada a um jogo de futebol. Já que cada um - ou uma - que morreu, decerto com uma dor imensa, é um ser que não se repete. Tendo presente, nesta ante-véspera do Dia de São Valentim que como escreveu Guerra Junqueiro «a vida é um calvário. Sobe-se ao amor pela dor, à redenção pelo sofrimento». Verdade da vida. De todos os dias. Dos nossos dias."

Fernando Seara, in A Bola

Benfiquismo (CCCLXXVII)

Até ao fim...

O caso Mateus

"Seria o melhor dos testes, mas a possibilidade de acontecer falhou rotundamente ontem à noite no Estádio da Luz. Por um lado, ainda bem em nome da civilização. Por outro lado, foi pena, para defesa urgente da boa reputação dos órgãos disciplinares da Liga e da FPF que administram a justiça das coisas da bola. Estivessem as câmaras do sistema de video-vigilância a funcionar em pleno, tivesse o presidente do Benfica decidido postar-se a uma esquina de um qualquer corredor nas imediações do balneário da equipa visitante, tivesse o presidente do Benfica, na sua inabilidade para o vício, soprado uma baforada electrónica para um rosto do presidente do Arouca que ia tranquilamente a passar, e quanto tempo teria a opinião pública de esperar para conhecer o veredicto da justiça desportiva sobre tão despropositado incidente? Menos de uma semana? Uma semana já seria, certamente, demais, até porque é proibido fumar em recintos desportivos. Ou teríamos de esperar um mês inteiro pela inapelável pena disciplinar? Ou dois meses? E três meses? Ho, não, três meses com certeza que não... 
Salvio, como sabem, ficou de fora do jogo de ontem com o Arouca porque sofreu no jogo anterior, com o Nacional, uma falta feia quando se escapava a um adversário que, vendo-se ultrapassado, não teve meias-medidas e o atirou ao tapete pelas costas. tratou-se de uma daquelas faltas brutais que acontecem em todo o lado onde se joga futebol e que logo merecem dos comentadores nacionais, quando comentam jogos estrangeiros, uma rápida e indignada sentença. "Isto é para vermelho directo!" Assim não entendeu o árbitro português do desafio da semana passada. O jogador do Nacional continuou em campo e o Benfica ganhou 3-0. Mas perdeu Salvio para a enfermaria. Ontem perdeu Ederson para o jogo de Braga e sabe-se lá para quantos mais jogos, porque o guarda-redes do Benfica protagonizou um frente-a-frente disparatado e à margem das leis com Mateus e o árbitro decidiu-se pela expulsão. Este novo caso Mateus nem sequer exigiu ao árbitro qualquer espécie de coragem, antes pelo contrário. O que se compreende, tendo em conta as ameaças que pesam sobre o sector, segundo os serviços informativos do país.
Voltemos à ausência de Salvio. Jogou Carrillo no seu lugar e jogou muito bem. fez o terceiro golo e que golo. tudo isto deve ser muito enervante."

Evoluir, vencendo...!!!

Benfica B 4 - 2 Aves


Mais uma boa exibição, numa das melhores fases da nossa equipa B, logo quando estamos a jogar só com 'produtos' made in Seixal... a única excepção é mesmo o Heri que chegou do Belenenses!!! Sendo que esta é uma das equipas mais jovens de sempre da nossa equipa B!!!

Hoje só faltou mais alguma maturidade, a partir do momento que o Aves arriscou tudo no ataque: podíamos ter marcado mais golos em contra ataque, e acabámos por cometer alguns erros defensivos, que não deram golo por acaso... com algumas grandes defesas do André Ferreira pelo meio!!!

Vários jogadores em boa forma, e prometerem muito para o futuro próximo... Destaco a estreia do Gedson nos B's...