Últimas indefectivações

sábado, 9 de abril de 2016

Vermelhão: mais uma Final ultrapassada... só faltam mais 5 !!!


Académica 1 - 2 Benfica


Mais um susto, num jogo que em condições 'normais' teria acabado em goleada ao intervalo...!!! Tantos golos falhados, tantas decisões erradas em frente da baliza... contra uma equipa que só quis defender (e queimar tempo...) e como é 'normal', o melhor em campo acabou por ser o guarda-redes adversário!!! Fomos obrigados a ter paciência, pois não era fácil desmontar aquela malha defensiva... Foi com sofrimento, humildade e sacrifício... mas os 3 pontos são nossos!!!
O meu grande receio nem era o cansaço físico, o meu medo é o cansaço mental! Não é fácil mudar o 'chip' da Champions...! Além disso a dinâmica do jogo é completamente diferente. Com um 11 praticamente igual (Samaris por Fejsa, foi a única troca), em Munique, tivemos pouca bola, e defendemos muito... Hoje, foi o oposto... Provavelmente, até tivemos mais bola do que o Bayern na última Terça!!! Hoje, era muito importante estar disponível para as transições defensivas, fazendo pressão alta, imediatamente após perder a bola... algo que em Munique, aconteceu poucas vezes, já que jogámos como bloco baixo durante muitos minutos... Aliás em relação à condição física, os meus parabéns aos responsáveis, pois o Benfica, com muitos jogos e pouca rotação, tem estado muito bem fisicamente... Se analisarmos a época toda, percebe-se que a equipa nunca teve um 'pico' alto fisicamente, para depois entrar em 'ressaca', tem sido uma época, com os jogadores praticamente todos, sempre ao mesmo nível em todos os jogos...
E para elevar o grau de dificuldade, entrámos no jogo praticamente e perder, num erro do Eliseu... momentos antes, o Nico, com a baliza ao dispor, resolveu fazer uma pseudo-assistência para o Mitro, sem sentido nenhum!!! A partir daí, e praticamente até ao final do jogo o Ederson foi um espectador, e os nossos Centrais, jogaram mais tempo no Meio-campo adversário!!!
O final do 1.ª parte foi um massacre... no 2.º tempo, o Trigueira engatou, foi defendendo tudo e mais alguma coisa... e estava na 'cara' que a decisão do jogo, seria uma questão de eficácia. Felizmente, o Raul saltou do banco, para marcar o golo da vitória...
No Estádio da Luz, esta estratégia da Académica seria facilmente desmontada, até porque com um relvado bom, a bola roda mais depressa... mas o Benfica, não pode alegar surpresa, porque já todos sabíamos que o jogo seria jogado desta forma. Sendo assim, estranhei a ausência do Nelsinho (nem no banco), contra um bloco tão baixo, era necessário jogadores com capacidade de furar linhas, principalmente nas Laterais, para aproveitar a menor capacidade defensiva dos Extremos contrários...
Ederson: autêntico espectador, sem culpa no golo, a bola ainda desviou no Jardel; Lindelof e Jardel bem nas marcações 'aéreas'...; Almeida permitiu o cruzamento no golo da Académica... acabou por ir melhorando ofensivamente, perdendo a 'vergonha', está-se a ficar especialista nestes cruzamentos 'diagonais'!; o Eliseu não pode fazer um corte daqueles, se foi preciso dar Canto, nem pode hesitar...; Samaris esteve bem na pressão alta, ainda tentou assumir os desequilíbrios...; o Renato fez um grande jogo, pode não ter sido muito vistoso, mas hoje o Renato já decide melhor, já percebe melhor os ritmos do jogo, já faz os passes laterais necessários... está a melhorar; o Pizzi esteve no melhor (golo) e no pior (golos falhados), mas neste tipo de jogos pede-se um Extremo mais driblador...; o Nico acabou e com queixas, tem trabalhado muito defensivamente, mas as coisas no ataque não lhe tão a sair bem... hoje havia pouco espaço...; Jonas com pouco espaço, mesmo assim mexeu-se muito...; o Mitro está em grande forma, não foi só golo... está confiante, bem nas assistências... grande reforço; entrada positivas do Carcela e o Jiménez (óbvio)... percebe-se a intenção com a entrada do Talisca, mas acabou por ter só 1 oportunidade de testar o pontapé... que foi defendida!
Enquanto o nosso adversário directo vai defrontando equipas que se auto-mutilam com problemas internos, o Benfica continua semana após semana, a defrontar equipas com discursos tipo: 'vamos deixar a pelo em campo'!!! A próxima deslocação a Vila do Conde (provavelmente o verdadeiro jogo do título), já começou a ser lançada, com um Rio Ave Europeu!!!! O próprio Setúbal na próxima jornada não será tão fácil como parece... e se o Benfica qualificar-se para as Meias-finais da Champions, as últimas jornadas serão carregadas de motivação extra para os nossos adversários!!!
A arbitragem hoje, acabou por não ter influência no resultado, mas a inqualificável estratégia Lagarta, não pode ficar sem resposta. Espero que no final da época, com o Benfica Campeão, o Benfica apresente uma queixa bem fundamentada contra toda a Coação Lagarta. Eu sei que o CD e o CJ da FPF são cobardes cúmplices disto tudo, mas temos que marcar uma posição. Responder neste momento, é fazer a vontade aos Lagartos, porque como foi visível esta semana, os Lagartos com o microfone na boca, são atrasados mentais, sem escrúpulos, sem carácter, gente nojenta, mentirosa... paladinos do vale tudo!!!
Já agora, como é que no Futebol, uma equipa que passou o jogo todo a fazer anti-jogo, queimando tempo de forma absurda, beneficia mais tarde de 6 minutos de compensação?!!!
Mais um Estádio vermelho!!! Inacreditável a quantidade de perguntas aos responsáveis da Académica, sobre o facto de estarem mais Benfiquistas nas bancadas do que Academistas!!! Como se fosse novidade, ou como se fosse uma vergonha para a cidade de Coimbra... e para os Conimbricenses Benfiquistas!!! Parece que o facto do Benfica, encher Estádios dos adversários é 'batota' na cabeça dos junta-letras!!!
Agora, temos que descansar, e preparar o jogo de Quarta-feira. 1-0 é um resultado muito perigoso. O Bayern é muito perigoso nas transições rápidas, 'dividir' o jogo a meio-campo, pode ser fatal. Temos que ser inteligente. E nós adeptos nas bancadas, temos que ser pacientes. Apoiando sempre... Se alguém estiver à espera de um massacre do Benfica em cima do Bayern, é melhor ficar em casa... Temos que pensar passo a passo, e neste momento precisamos de um golo para empatar... depois, logo se verá o resto...
Entre as muitas opções para o substituto do Jonas, eu pessoalmente inclino-me para o Jiménez, e não é por causa do golo de hoje! O Raul luta, é raçudo, se o treinador pedir para colaborar no processo defensivo, ele trabalha... e com uma defesa do Bayern com muitas baixas seria interessante apresentar dois avançados 'pesados' junto da área Alemã... o próprio Pep percebeu isso no primeiro jogo, com meteu o Javi Martinez!!!



Academica x Benfica
Publicado por Tó Monteiro em Sábado, 9 de Abril de 2016

Força SLB-http://ppl.com.pt/pt/prj/lente-camara-fotografica
Publicado por Tó Monteiro em Sábado, 9 de Abril de 2016


Academica x Benfica-Existe aquele momento mágico em que sabes "vai ser agora" ; PUT THE POWER ON !!!!-Video : Tó Monteiro-http://ppl.com.pt/pt/prj/lente-camara-fotografica
Publicado por Tó Monteiro em Sábado, 9 de Abril de 2016

"Eu amo o Benfica !!!"
Publicado por Tó Monteiro em Sábado, 9 de Abril de 2016

Ambição...

Benfica 3 - 1 Fonte do Bastardo
25-22, 25-23, 26-28, 25-22

Lopes(16), Duff(15), Zelão(15), Kolev(11), Gaspar(10), Ché(9), Gelinski(1), Renan, Mart, Oliveira, Reis; Casas

Como os parciais indicam, jogo muito equilibrado. O Campeão Nacional será aquele equipa que demonstrar mais vontade em vencer... No 1.º jogo na Terceira, a nossa 'cabeça' ainda estava com o Verona, hoje com a equipa concentrada estivemos sempre dentro do jogo...
Mas esta vitória só conta para alguma coisa, se amanhã voltarmos a vencer... Está 1-1, queremos o 2-1, para garantir pelo menos a 'negra' na Luz!

Em frente...

Benfica 8 - 0 Sanjoanense
Torra, Adroher, Rocha, Sardo(2), Rodrigues(3)

Jogo realizado a horas impróprias (em simultâneo com o Futebol!!!), mas a vitória não fugiu... e o Benfica está nos Quartos-de-final da Taça de Portugal...
Destaco o regresso aos golos do João Rodrigues, com o Nicolia lesionado é importante ter o João de regresso ao 'ritmo' do costume, algo que não tem acontecido após o longo período de fora do nosso goleador!

Só está ganho, quando o árbitro apita !!!

Olivais 2 - 3 Benfica

Jogo muito competitivo, com os guarda-redes em destaque, primeiro os do Olivais; o Bebé ocasionalmente também foi chamado... e o Juanjo no final também esteve bem.
O Benfica a ganhar por 0-3, pensou que o jogo estava 'morto' o Olivais nunca desistiu, e conseguiu reduzir para a vantagem mínima nos últimos segundos... se fosse um pouquinho mais cedo, iríamos ter problemas...
Tal como na semana passada com a Quinta dos Lombos, tenho algum problema em perceber, como é que estas equipas não ganham mais jogos, pois se apresentassem sempre esta atitude, tenho a certeza que ganhariam muito mais vezes!!!
Nota para o regresso do Fernando...

Pela boca ganha Vitória

"As conferências de imprensa de Rui Vitória não são, convenhamos, as preferidas dos jornalistas. O treinador do Benfica é um homem sensato, que raramente perde o pé e ainda mais raramente dispara em direcção a algum rival. Que me lembre, fê-lo uma vez nesta época e depois de ter visto os calos muitas vezes apertados por Jorge Jesus. Nessa altura, já em finais de Dezembro, foi curto e grosso, não deixando nada por dizer. E deu muitos e bons títulos de jornal.
Ontem, mais uma vez, Vitória meteu água fria nos temas quentes da semana: o castigo a Slimani e a nomeação de João Capela para o Académica-Benfica. E nem quando foi recordada a sua história com o árbitro de Lisboa (há pouco mais de um ano, ainda no V. Guimarães, no calor de uma derrota no Bessa, prometeu-lhe que nunca mais o cumprimentaria), o treinador foi minimamente polémico. Mais uma vez, uma desilusão para quem gosta de 'sound bites' e declarações bombásticas.
Quando as coisas corriam mal ao Benfica dentro de campo, Vitória era um poço de problemas e defeitos, em questões tácticas, de liderança e de comunicação. Os maus resultados, como quase sempre quando se analisa uma equipa de futebol, eram o princípio e o fim de todas as análises. Agora, porque o Benfica vive o melhor momento da época e até pode superar todas as expectativas, Vitória é um poço de virtudes.
A verdade está algures no meio, mas a coerência da comunicação do técnico desde o escaldante confronto da Supertaça tem sido uma mais-valia para o seu trabalho no Benfica. O líder de uma equipa não pode variar entre a euforia e a depressão, não pode falar de peito feito num dia e encolher-se no dia seguinte. Vitória foi coerente desde o primeiro dia - ganhou o respeito de quem o ouve, desde jornalistas a adeptos, passando sobretudo pelos jogadores. Pode não ter sido isso que transformou a temporada do Benfica, mas de certeza que ajudou e muito."

Expectável...

Corruptos 1 - 0 Benfica

Duarte; Buta, Azemovic, Ferro, Amaral; Guga, Mendes, Jota, Leo Natel, Zidane; Zé Gomes

Perdemos com um golo de penalty...

Rio Ave ................... 13
Belenenses ............... 10
Corruptos ................. 10
Paços de Ferreira ........ 10
Sporting .................... 9
Guimarães ................. 9
Benfica .................... 7
Académica ................. 1

Pinto da Costa & Octávio

"Por imperativos dramáticos, esta semana foi pródiga em trazer à ribalta dois dos mais estafados monólogos do reportório nacional: Pinto da Costa & Octávio Machado, eles mesmos, autores e intérpretes de outro tempo, repuseram as suas consabidas competências, o primeiro acusando agora de “terroristas” os seus opositores, o segundo apontando aos árbitros a responsabilidade de o Benfica ter recuperado 10 pontos no espaço de três meses.
Na década de 80 do século passado, Pinto da Costa & Octávio Machado trabalharam na mesma companhia onde viveram grandes sucessos. Êxitos incontestados até pela crítica da época que aplaudiu, sem reservas, a fogosa modernidade de um presidente que chegou ao poder derrubando o seu antecessor, Américo de Sá, por métodos absolutamente anti-terroristas. A boa crítica especializada do passado não menos aplaudiu o fogoso adjunto das Antas que chegava a dispensar o conforto do “banco” para, de pé e frequentemente em corrida, acompanhar o jogo ao longo da lateral confortando os pobres dos fiscais-de-linha nas suas más decisões. E fez-se História. Ou pré-história, como preferirem.
Estamos agora em 2016 e no início da Primavera, a estação em que a Natureza se renova mas os reportórios, pelos vistos, não. O presidente do Porto, a sofrer um mau bocado por causa de Lopetegui e, sobretudo, por causa do idiota que se lembrou de contratar Lopetegui, falou à nação deixando no ar a suspeita de serem uns quantos encobertos ao serviço do centralismo de Lisboa os “terroristas” que lamentavelmente lhe rondaram a casa uma noite destas.
Quanto ao seu ex-treinador-adjunto, a realidade é que na sua última reaparição semanal, e para não perder tempo, chamou já malandros aos árbitros dos jogos todos do Benfica até ao fim do campeonato. No mesmo fôlego, vincou ainda a necessidade de dividir o país – não na guerra Norte-Sul que o viu nascer para a acção política – mas na urgência patriótica de um conflito João Mário-Renato Sanches, jogadores cujo enorme talento se vê permanentemente abusado em nome de uma velha nostalgia. É que são de um folclore antigo estes episódios febris da hostilidade entre clubes carregada para o seio da selecção nacional. Da guerra de Pedroto a Mário Wilson à guerra de Sá Pinto a Artur Jorge – guerras que Octávio tão bem conheceu – viu-se de tudo um pouco no velho século XX. Agora parecem querer voltar. Fernando Santos, cuide-se."

«Temos de ganhar dentro de campo e resistir fora dele»

"Quero começar esta intervenção por dizer que sou um presidente orgulhoso, pelo que vi hoje, pelo que vivi durante esta semana, pelo que vivi durante toda a época.
Orgulhoso porque sei qual foi o ponto de partida, porque vivi o início da recuperação do Benfica, porque sei tudo o que foi feito durante estes 14 anos, mas principalmente porque, quando olho para trás, nada resta do Clube endividado, sem prestígio europeu, sem infraestruturas, sem reconhecimento internacional.
O Benfica hoje é um Clube admirado, seguido, reconhecido pela inovação, pela modernidade. É um Clube global que conseguiu reinventar-se em apenas 14 anos.
Quero, por isso, dar testemunho do orgulho que tenho quando vejo o Benfica retomar a sua tradição europeia.
O orgulho que tenho pelo apoio e pelo exemplo dos nossos adeptos em Munique.
O orgulho que tenho pela massa associativa cada vez mais activa e envolvida na vida do Clube.
O orgulho que tenho por ver jovens da nossa equipa B provar na equipa A a sua qualidade e o valor da nossa Formação.
O orgulho que tenho por ter um treinador que dá oportunidades a estes jovens.
O orgulho que tenho por ver que vale a pena, mesmo no Futebol, ter projectos a médio e longo prazo. Que a aposta no Seixal tinha sentido e razão de ser.
Mas também quero aproveitar esta oportunidade para dizer que a história – a nossa história – não vive de celebrações antecipadas. Temos de jogar e ganhar todas as finais que nos faltam, a começar pela final desta tarde.
O apoio é fundamental, e os Benfiquistas têm sempre respondido presente, e sei que assim vão continuar. Mas a euforia é dispensável. Temos de vestir o fato-macaco e encarar cada jogo como se dele dependesse o nosso futuro. E, de facto, depende!
Vamos ter de ganhar em campo, e estar sempre preparados para as situações mais absurdas, para os cenários mais improváveis. Porque, acreditem, já aconteceram e vão continuar a acontecer.
Temos de ganhar dentro de campo e resistir fora dele.
Temos de fazer um esforço final no apoio à equipa e continuar a acreditar na capacidade de sofrimento e entrega dos nossos jogadores.
O Benfica é tão grande, que temos a obrigação e o desafio de o fazer crescer todos os dias, de melhorar o que recebemos, de nunca estar satisfeitos com o que já foi feito.
O Benfica é uma história de superação que nunca acaba, o Benfica são os seus Sócios, são os seus adeptos.
Ninguém é dispensável no Benfica. Isto tem de ficar bem claro na cabeça de todos! O segredo da recuperação do Benfica nestes últimos anos tem sido a estabilidade e a união dos Benfiquistas em torno daquilo que é essencial.
Neste contexto, sempre o disse e sempre o defendi, as Casas do Benfica são fundamentais, porque é desta enorme rede de “embaixadas” do Clube que o sentimento de pertença, os valores e a nossa história vão passando de geração em geração.
A Casa do Benfica de Ansião, que comemora 20 anos de existência, é um excelente exemplo da vontade, do trabalho e da dedicação de todos aqueles que ao longo destas duas décadas a fizeram crescer, que consolidaram o projecto, que lhe deram a dimensão que hoje tem.
Quero aqui garantir ao presidente Porfírio Mendes que a Casa de Ansião será das primeiras casas a estarem ligadas em rede ao sistema central do Clube, podendo, ainda este mês, começar a vender bilhetes para o Estádio da Luz.
Este é o Benfica que ambicionei quando cheguei ao clube há 14 anos. Um Clube moderno, inovador, sempre com novos desafios pela frente. Um Clube em que ninguém se acomoda, em que, por cada projecto concluído, há mais 3 ou 4 projectos novos que surgem.
O futuro não é uma via de sentido único, não é um mapa em que tudo está definido. O futuro depende de nós, e Ansião é bem a prova disto mesmo. Por isso, queria felicitar o Sr. Porfírio Mendes e toda a sua equipa pelo trabalho que aqui fizeram.
Os alicerces do Benfica estão aqui, estão a norte, estão a sul. Estão em todo o mundo. O Benfica está onde estiverem os Benfiquistas.
Viva o Benfica!"

Benfiquismo (LXIX)

Com muito suor na caminhada... é assim que queremos terminar a época!!!

Coragem em Munique

"Será quase impossível ao Benfica estar nas meias-finais da Liga dos Campeões, mas será quase impossível a Europa do futebol não estar rendida aquilo que o Benfica fez em Munique. Não gosto de vitórias morais, nem o Benfica e a sua história se alimenta delas, mas a forma como jogámos em Munique, a forma como equilibrámos o jogo, mostrou algo único. Só as melhores equipas do mundo tinham esta coragem. Até o golo sofrido com 1.45 minutos foi na sequência de um ataque nosso. Perder assim não é ganhar, mas dá honra e dá orgulho a quem ama o manto sagrado. Talvez por isso, cinco mil arrepiaram milhões quando no fim do jogo, na bonita Allianz Arena, só se ouvia «Eu amo o Benfica», porque é de amor que se faz a nossa história, e porque em Munique essa história foi aumentada. O Bayern é melhor (talvez a melhor equipa do mundo) e provavelmente irá eliminar o Benfica; mas muitos dos nossos anti que antecipavam derrotas por 5 ou 6 ficaram profundamente frustrados por apenas poderem festejar o penalty por marcar que quase nos daria a eliminatória. Porque o tempo é sempre generoso com resultados mais conseguidos, e muita vezes injusto com exibições quase perfeitas, fica aqui o testemunho de quem sentiu orgulho de todos os que em Munique, porque queriam passar além do Bojador, souberam passar além da dor.
Na linha proposta por Vítor Serpa no lançamento do jogo, terça foi aquele dia em que unia equipa grande de um País pequeno mostrou ao mundo quão grande se consegue ser quando movidos pela vontade, ambição e humildade.
Amanhã, em Coimbra, só há um caminho: fazer da Académica um Bayern, jogar com a mesma alma, qualidade e atitude, porque andam aí Tondelas à solta, que aparecem ao mínimo descuido. Se queremos ser tricampeões teremos que vencer todos os jogos até ao fim.
Parabéns ao nosso andebol que venceu com brilho uma Taça de Portugal perante FC Porto e Sporting sempre no último suspiro da alma e da vontade."

Sílvio Cervan, in A Bola