Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de maio de 2019

A propósito das chicotadas psicológicas

"Se Bruno Lage e Rui Vitória se sagrarem campeões, o jogo ideal para a Eusébio Cup passa a ser, sem dúvida, o Benfica - Al Nassr...

Concluída a 33.ª jornada da edição 2018/2019 da Liga, o Benfica precisa de somar um ponto, na derradeira ronda, frente ao Santa Clara, para se sagrar, pela 37.ª vez, campeão nacional. Embora nada, no futebol, seja absolutamente garantido - basta lembrar as loucas meias-finais da Liga dos Campeões - é público e notório que os encarnados têm pela frente uma tarefa dentro das suas possibilidades para regressarem ao Marquês no próximo domingo.
Talvez seja interessante, neste momento, recuperando o excelente texto de Bagão Félix, lembrar por onde andava a equipa do Benfica a 6 de Janeiro, dia da estreia de Bruno Lage: a turma da Luz era quarta classificada, um ponto atrás do SC Braga, a dois do Sporting e a sete do FC Porto. Hoje, 18 jornadas volvidas, constata-se que, no consulado de Bruno Lage, o Benfica derrotou o FC Porto no Dragão, o Sporting em Alvalade e o SC Braga na pedreira, e ganhou a cada um destes clubes, respectivamente, 9, 12 e 21 pontos.
Trata-se de uma recuperação extraordinária, a que correspondem números fantásticos: desde a chegada de Lage, o Benfica marcou 58 golos e sofreu 15 (+43), o FC Porto facturou 41 e deixou marcar 10 (+31), o Sporting fez 39 e sofreu 15 (+24) e o SC Braga só conseguiu 24, tendo concedido 21 (+3). Se o Benfica não perder no domingo com o Santa Clara, esta será uma das chicotadas psicológicas com maior sucesso na história do futebol português, quiça comparável ao êxito que foi a entrada de Rui Vitória no Al Nassr da Arábia Saudita, que estava a sete pontos do primeiro, o Al Hilal, de onde iria sair pouco depois Jorge Jesus, e está agora a um triunfo caseiro, frente a um dos últimos, de se sagrar campeão, com o jogo decisivo marcado para a próxima quinta-feira.
Assim, quando Luís Filipe Vieira promoveu a troca de Bruno Lage por Rui Vitória, criou condições para a felicidade tanto de quem entrou, como de quem saiu.
Por princípio, os contratos são para levar até ao fim. Mas há momentos, na vida de uma equipa de futebol, em que deve ser feita uma leitura correcta dos prós e contras e, por vezes, a melhor solução é mesmo mudar de treinador.
Os próximos dias dir-nos-ão se, na verdade, assistimos este ano à melhor chicotada psicológica de sempre. Se assim for, fica a ideia para um Benfica - Al Nassr, no defeso, para a Eusébio Cup...

Ás
Bernardo Silva
Campeão pelo Benfica em 2013/14 (Jesus deu-lhe oito minutos ao longo da época...), Bernardo foi influente no título do Mónaco de Jardim e, segundo Pep Guardiola, tornou-se indispensável no Manchester City, que acaba de conquistar a Premier League pela segunda vez consecutiva. E há tanto ainda a esperar de Bernardo Silva...

Ás
Samaris
A ostracização do grego, durante larguíssimos meses, no Benfica, passa a constituir um dos mistérios do futebol moderno. Hoje, Samaris é não só o pêndulo, mas também a alma de uma equipa que vê nele uma referência comportamental. E, por caridade, nem vou lembrar alguns nomes de quem foi suplente...
(...)

Se estivesse cá, dava-lhe uma coisinha má...
«Os tipos que tomam essas decisões (UEFA), não sei o que tomam ao pequeno almoço...»
Jurgen Klopp, treinador do Liverpool
Klopp não foi nada meigo com a UEFA, ao criticar a marcação da final da Liga Europa para o Azerbeijão, ao mesmo tempo que clamava contra a falta de protecção aos adeptos, indefesos perante a especulação de preços nas cidades que acolhem a final da Champions. Perante a calendarização portuguesa, a sorte de Klopp é não trabalhar cá, se não ainda lhe dava uma coisinha má...

City de Guardiola
O Manchester City sagrou-se, pela sexta vez, campeão de Inglaterra, o segundo título sob batuta de Pep Guardiola. Para o treinador catalão é a oitava vez que ganha um campeonato (três com o Barcelona, outros tantos com o Bayern e dois com o City), igualando, nesse particular, Mourinho (dois com o FC Porto, três com o Chelsea, um par com o Inter e um com o Real Madrid). Mas, mais do que números, Guardiola deixa um cunho pessoal na evolução do futebol. Em boa hora Cruyff lhe passou o testemunho que recebera de Rinus Michels.

Barcelona num ápice de bestial a besta
O Barcelona 'mais que um clube', segundo os seus adeptos, vive no paradoxo da falta de meio-termo. ou são os melhores do mundo, ou, então, não prestam. Antes de Anfield era idolatrados, depois dos 4-0 a 'afición culé' exige uma revolução. E até Messi ouviu das boas no aeroporto de Liverpool. Quem diria?"

José Manuel Delgado, in A Bola

Num jogo de erro, Benfica melhor

"Benfica de 2019 é diferente do de 2018: com o que fez este ano pode ser campeão. Está próximo.

Maior eficácia da águia
1. Foi um bom jogo, jogado no campo todo. As duas equipas não olharam muito ao aspecto de organização e de condicionamento do jogo, houve espaços para situações de transições e de contra-ataque. O Benfica, pela qualidade que tem, criou mais perigo junto à baliza do Rio Ave e aproveitou muito bem, na primeira parte, o corredor direito. André Almeida criou desequilíbrios e é por esse lado que o Benfica consegue criar o primeiro golo, ainda que de forma algo fortuita. Viu-se um Benfica com mais aproximação à área, mais eficácia. Entra bem, faz golo, e acaba bem a primeira parte, com outro golo. Independentemente dos erros que possa haver no segundo golo, o Benfica acaba por aproveitar bem a sua saída para o ataque.

Jogo aberto e incerteza
2. O Rio Ave apresentou-se com muito boa construção, a procurar impor o seu jogo, também no campo todo. Não jogou com linhas muito juntas, nem com jogadores muito próximos e acabou por proporcionar um jogo aberto de parte a parte. Quando se pensava que estava tudo decidido com o golo de Pizzi, Bruno Lage procura dar mais estabilidade à equipa, para que procure ocupar espaços, mais organizadamente, e sofre o 3-2, e a partir daí começa a criar-se instabilidade e incerteza no resultado. No entanto o Benfica acaba por ser a equipa mais eficaz, que melhor aproveitou os erros do adversário. E soube aproveitar melhor os corredores, com André Almeida e Grimaldo: os golos surgem através desses aproveitamentos.

Protocolo do VAR a rever
3. Em relação às dúvidas que possam existir sobre determinado lance na área, há que rever protocolo do VAR. Já aconteceu no jogo Sporting - V. Guimarães e agora no Rio Ave - Benfica. Tem de se precaver uma forma de parar o jogo quando há dúvidas e fazer uma análise sobre o lance. Quer o de há duas semanas quer o desta, são lances duvidosos que terminam com golo. É mais do que motivo para rever o protocolo do VAR. O árbitro não deveria permitir que a bola passasse o meio-campo. Deixar seguir e ser golo não credibiliza: é tirar um momento de festejo, do futebol, por um momento de controvérsia.

Tudo na mão para festejar
4. Benfica tem neste momento tudo na mão para se sagrar campeão. Não haja dúvidas de que o Benfica de 2019 é diferente do Benfica de 2018, e com o que fez em 2019 pode sagrar-se campeão. Está próximo. Assim como o FC Porto de 2018 foi melhor que o FC Porto de 2019, devido aos pontos que perdeu, à vantagem que tinha e desperdiçou, chegando à última jornada em desvantagem."

Domingos Paciência, in  A Bola

PS: O facto d'A Bola ter contratado o Domingos Paciência para fazer a crónica ao Rio Ave - Benfica é extraordinário!!! Mas diga-se que o jornaleiro Hugo do Carmo, profissional d'A Bola, que foi designado para este jogo, até é capaz de ser mais anti-Benfiquista do que o Domingos!!!
Agora essa ideia peregrina de 'parar'  jogo só porque sim (há dúvidas!!!) é ridícula... O protocolo neste caso funcionou bem, só em caso de imagens inequívocas de um erro, a decisão do árbitro de campo poderia ser revertida, algo que não aconteceu...

Paraíso no fim da estrada da morte

"O Benfica está, agora, depois da nervosa vitória em Vila do Conde, a um pequeno ponto do título de campeão. Há alguns meses, esta situação era uma improbabilidade, uma hipótese matemática, um sonho de uma noite de verão para Lage e para Vieira. Hoje, pode dizer-se que é, em primeiro lugar, uma questão de indiscutível mérito do jovem treinador do Benfica, que tem feito, no campeonato, um percurso quase perfeito, com uma coerência e uma consistência que não pode deixar de surpreender pela sua juventude; em segundo lugar, será inevitável dizer que  houve demérito do FC Porto que perdeu, pelo caminho, sete pontos de avanço, apesar de todos os ventos terem soprado a favor da revalidação do seu título.
É natural que o FC Porto tente, agora, encontrar razões diversas e dispersas, mas seria importante, pelo menos internamente, discutir e analisar como foi possível ter tido o bicampeonato na mão e tê-lo deixado escorregar desta maneira.
Falta ainda uma jornada, é certo. O título será mesmo disputado até à última gota, mas é factual dizer-se que só um catacalismo poderia levar o Benfica a uma derrota, no último jogo, na Luz, com o Santa Clara. Para não falarmos da previsível dificuldade que o FC Porto ainda terá de enfrentar no clássico com o Sporting.
Já se viu de tudo em futebol, é certo. Neste jogo fantástico, nunca nada é previamente adquirido. No entanto, as hipóteses de êxito do Benfica andarão, hoje, acima dos noventa e cinco por cento. E o que é impressionante é que as portas do paraíso apareçam depois de uma segunda volta que mais se parecia com a estrada da morte..."

Vítor Serpa, in A Bola

Cadomblé do Vata (Lobismo!!!)

"Não vou dizer que sou supersticioso, mas a barba completamente descontrolada que estragou a foto de família para um trabalho na creche do meu mais novo, ainda é a mesma que ainda imberbe, assistiu ao estatelanço andrade no Estádio dos Arcos. Também não vou dizer que ando nervoso, mas quando no sábado o meu sogro me ofereceu camarões, tive que rejeitar educadamente, justificando " tenho as unhas tão ratadas, que o molho dos camarões me ia deixar a zurzir de dores nos dedos até à próxima Quaresma".
Hipócrita sim, tenho que admitir que estou a ser, porque defendendo o fair play com as unhas que não tenho e os dentes que as cáries me querem tirar, festejei o golo do João Félix como se de um campeonato se tratasse, mesmo vendo sem repetições, que ele estava tão fora de jogo como o André Pereira contra o Vitória de Guimarães.
A ilegalidade posicional do craque Benfiquista era tão evidente, que a teimosia do Luis Freitas Lobo com o "penalty dentro ou fora da área", olvidando que o lance que termina de forma tão grotesca, apenas foi um atestado de incompetência ao comentador televisivo. A mesma que assinou no momento em que Coentrão despe Samaris e pela brilhante cabeça lobista não passou a ideia de que se calhar (repeti, se calhar) era evidente atitude para 2º amarelo.
Confesso que nunca me sinto confortável com golos que batem no poste da legalidade, mas caramba, até um adepto azul esverdeado entenderá que nesta altura do campeonato, até aceito vitórias com resultados feitos à base de bolas que nem chegaram a entrar na baliza adversária. O que preciso mesmo é que me tirem deste sofrimento. Disso e de um(a) colega de trabalho da minha donzela, que troque com ela o fim de semana de serviço, que estupidamente alguém lhe marcou na escala."

Falta de vergonha...

Memória...

"1 - De uma parcialidade exuberante, Freitas Lobo não tem qualquer tipo de pudor em dizer frases como "Há penálti, resta saber se a falta é fora ou dentro da grande área". Este Andrade fanático tem de ser urgentemente impedido de comentar jogos da 1ªLiga. Isto é pior que ver um jogo no Porto Canal.
2 - Coentrão aos 7 minutos foi-lhe perdoado o amarelo Coentrão aos 11 minutos foi-lhe perdoado o amarelo Coentrão aos 45+3 minutos leva amarelo por protestos Coentrão aos 74 minutos foi-lhe perdoado o amarelo Ou seja, deveria ter sido expulso duas vezes mas acabou o jogo em campo.
3 - No lance do 2ºgolo do Benfica, não há qualquer falta. O jogador do Rio Ave escorrega, trava a marcha e Florentino coloca obviamente a mão nas costas de quem lhe cai na frente. Mais, pedir penalti então é que é o cúmulo do ridículo, as imagens são claras que tudo começa fora da área e é aí que devem ser marcadas as faltas.
4 - São mais de 10 pontos em que o Calor da Noite foi beneficiado durante todo o campeonato. Não têm um bocadinho de vergonha na cara em vir agora falar de um qualquer potencial benefício do Benfica? Será a única escapatória para um campeonato em que estavam 7 pontos à frente em Janeiro. Percebemos, caros terroristas cartilheiros da Aliança do Altis. Está na hora de roubar mais emails, os amigos do Rui Pinto continuam cá fora.
5 - Até Janeiro o Futebol Português era um espectáculo e um poço sem fundo de virtudes, mesmo com mais de 10 pontos roubados pela arbitragem a favor do Calor da Noite. Depois de Janeiro, e com a recuperação espectacular do Benfica, o Futebol Português voltou novamente a ser uma vergonha e a arbitragem bateu no fundo.
6 - Vão para o caralho!"

Depende do vento...!!!

O espelho do Calor da Noite

"Semana após semana a comentar jogos do Benfica, usando o seu estatuto para condicionar árbitros e deturpar a verdade, influenciando massas e refugiando-se na mentira de ser “adepto do Braga”, quando todos sabemos qual é a sua verdadeira cor.
Este senhor não pode, de forma alguma, comentar nem mais um único jogo que seja do Sport Lisboa e Benfica, durante a sua vida.
Nem um. Esperamos que seja coerente com a entrevista que deu à TSF e que não comente nenhum jogo de futebol na época de 2019/2020.
Absolutamente vergonhosa a parcialidade fanática deste ser."

Medalhas & Castigos !!!

"É assim que o sistema funciona. Tivemos um ano de #portoaocolo. Um clube que está a disputar o título, apenas e só, jornada após jornada, devido a erros de arbitragem.
Tudo estava bem. Uma comunicação social em silêncio e que enaltecia o recorde de vitórias da equipa de Sérgio Conceição e os feitos de um mais que antecipado BI Campeonato. Tudo o resto era simplesmente ignorado, simplesmente não existia, por mais que os factos escandalosos estivessem à vista de todos.
Um Conselho de Arbitragem que continuava do alto do seu pedestal a viver num clima de total paz e tranquilidade. Tudo era perfeito num imenso céu azul.
De repente, o SL Benfica começou a recuperar terreno e vieram jogos em que simplesmente o SL Benfica não foi prejudicado ou como neste caso, com um lance de difícil análise e interpretação.
É o fim do mundo. Criam-se narrativas e instalam-se as reacções extremas na arbitragem e comunicação social, com um único objectivo, alertar a navegação de qual o caminho: prejudicar e colocar sempre em causa o mérito do SL Benfica.
Ainda nada está ganho, é importante que o ataque concertado dos cartilhados e peões avençados da comunicação social não retirem o mínimo foco, pelo contrário, falta uma final, encarar como o jogo de uma vida. Por tudo, tem de ser nosso!"

Benfica fehlt nur noch ein Punkt zum Titelgewinn

"Zum letzten Auswärtsspiel in dieser Saison mussten die Adler aus Lissabon gestern beim Rio Ave Futebol Clube antreten. Der Verein aus der 80.000 Einwohner zählenden Gemeinde Vila do Conde an der Nordwestküste von Portugal gehört zu den unbequemen Gegner in der portugiesischen Liga. Erst vor 14 Tagen büsste der FC Porto dort mit einem 2:2-Unentschieden möglicherweise entscheidende Punkte ein.
Auch dem Rekordmeister bereitete der aktuelle Tabellensiebte bereits in der Hinrunde einiges Kopfzerbrechen. Beim Debüt von Bruno Lage auf der Trainerbank führten die Gäste im Estádio da Luz nach 20 Minuten mit 2:0, ehe die Adler durch je zwei Treffer von Seferovic und João Félix das Blatt noch wendeten.
Mit knapp 9.000 Zuschauern war das Stadion in Vila do Conde gestern fast bis auf den letzten Platz ausverkauft. Lediglich im Sektor für die Mitglieder der Heimmannschaft waren einige Lücken zu sehen. Die schätzungsweise 6.000 mitgereisten Benfiquistas bereiteten ihrem Team schon bei dessen Ankunft einen begeisterten Empfang. Fast eine halbe Stunde benötigte der Mannschaftsbus für die letzten paar hundert Meter durch ein Meer aus Menschen, Fahnen und Nebelkerzen.
Die Begeisterung sollte sich unmittelbar nach dem Anpfiff noch weiter steigern. Keine drei Minuten waren gespielt, als Rafa nach einem verunglückten Rettungsversuch der Gästeabwehr zum Führungstreffer abstaubte. Benfica blieb danach spielbestimmend, liess die Zügel jedoch zunehmend schleifen und baute den Gegner damit auf. Fast schon ein wenig gegen den Spielverlauf fiel in der Nachspielzeit des ersten Durchgangs trotzdem das 2:0. João Félix schloss einen Konter der Gäste zur beruhigenden Halbzeitführung ab.
So beruhigend war die Wirkung dieses zweiten Treffers, dass Benfica nach dem Wiederanpfiff zunächst gar nicht auf dem Platz zu stehen schien. Prompt gelang Tarantini nach 50 Minuten der Anschlusstreffer, der die Hausherren natürlich zusätzlich beflügelte. Doch auch die Adler nahmen jetzt wieder am Spielgeschehen teil. Nur sechs Minuten später stellte Pizzi völlig unbedrängt mit einem Distanzschuss den alten Zwei-Tore-Abstand wieder her.
Die Mannschaft von Bruno Lage - der gestern seinen 43. Geburtstag feierte - beschränkte sich jetzt weitgehend darauf, das Ergebnis zu verwalten. Eine Strategie, die Benfica ganz und gar nicht liegt und die für unnötige Spannung in der Schlussphase sorgte. Doch mehr als den neuerlichen Anschlusstreffer durch Ronan in der 84. Minute brachte Rio Ave nicht mehr zustande. Am Ende gewann Benfica verdient mit 3:2 und braucht jetzt im letzten Heimspiel gegen Santa Clara nur noch einen Zähler zur Rückeroberung des Meistertitels, sowie ganz nebenbei auch nur noch einen Treffer um die magische Hundert-Tore-Marke zu knacken.
Kurz nach dem Abpfiff in Vila do Conde gab dann der Fernsehsender SportTV bekannt, dass Benfica am kommenden Samstag um 18.30 Uhr gegen Santa Clara antritt. Immerhin, fünf Tage vor der Begegnung. Zur selben Stunde spielt dann der FC Porto gegen Sporting. Es ist schon bezeichnend für den Zustand der portugiesischen Liga, dass SportTV nicht einmal mehr den Eindruck zu erwecken versucht, der Ligaverband würde die Spiele ansetzen.
Dass am kommenden Samstag um 15 Uhr im Nationalstadion das Pokalendspiel der Frauen angepfiffen wird, stört die Herren bei Sender und Verband ganz offenkundig nicht. Da auch hier eine Mannschaft von Benfica auf dem Feld steht, wird nicht nur meine Eintrittskarte ungenutzt verfallen. Da wäre es fast ehrlicher gewesen, das Finale gleich ganz abzusagen.
Wie auch immer, am Donnerstag sitze ich im Flieger nach Lissabon. Anfang kommender Woche gibt es dann hoffentlich an dieser Stelle einen Bericht aus erster Hand über den 37. Meistertitel von Sport Lisboa e Benfica.
---
Rio Ave FC - SL Benfica 2:3
Liga NOS, 33. Spieltag
Sonntag, 12. Mai 2019, 21 Uhr
Estádio do Rio Ave Futebol Clube, 8.836 Zuschauer

Mannschaftsaufstellung: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi (80. Gedson), Florentino, Samaris, Rafa (90. Cervi), João Félix, Seferovic (93. Jonas)

Torschützen: 0:1 Rafa (3.), 0:2 João Félix (45.+1), 1:2 Tarantini (50.), 1:3 Pizzi (56.), 2:3 Ronan (84.)"

Competições Europeias nas Modalidades

"Mais um ano em que as coisas não saíram de feição nas aventuras europeias nas modalidades. Há um silverlining no entanto. Fomos eliminados pelos vencedores da prova quatro vezes. Não é o suficiente no entanto. Eis um resumo da época europeia dentro dos pavilhões.
1. Andebol.
Participámos na EHF Cup, 2º prova europeia. Ao todo há 3. Fizemos 4 jogos. Na 2º ronda da qualificação apanhámos uma equipa muito jovem da Islândia, o FH. Ganhámos os dois jogos por 37-32 e 34-31. Na 3º ronda apanhámos o Hannover-Burgdorf, da Alemanha. Na 1º mão perdemos 41-36. Foi o jogo com mais golos na qualificação. Não podemos sofrer 41 golos num jogo desta importância. Na 2º mão o jogo acabou empatado a 33. O Hannover apurou-se para a fase grupos, que conseguiu passar, acabando eliminado nos quartos-de-final.
2. Basquetebol.
Participámos na FIBA Europe Cup, 4º prova europeia. Ao todo há 4. Esta aventura foi ainda mais curta. Passámos automaticamente para a 2º eliminatória da qualificação e apanhámos logo o Dinamo Sassari. Fizemos dois jogos. Um perdemos por 34 pontos e o outro perdemos por 19. O Sassari viria a vencer esta prova. Na prática nem participámos na FIBA Europe Cup porque não saímos da qualificação.
3. Futsal.
Participámos na UEFA Futsal Champions League, principal (e única) prova europeia. Fomos a única equipa que terminou a prova sem derrotas. Na primeira ronda, ficámos no grupo com Barcelona (1-1), Halle-Gooik (5-3) e Kremlin Bicêtre (9-1). A nossa diferença de golos foi +10 (15-5). O Barcelona fez os mesmos pontos que nós mas acabou com uma diferença de +6 (12-6). Acabámos em 1º. Na ronda a seguir ficámos no grupo com Sporting (1-1), Sibiryak (4-2) e Novo Vrijeme (5-0). A nossa diferença de golos foi +7 (10-3), enquanto o Sporting, que jogava sempre depois de nós porque era o organizador apesar de ter ficado em 2º lugar na fase anterior, acabou com +10 (11-1). Fomos eliminados pela diferença de golos. O Sporting venceu a prova.
4. Hóquei em Patins.
Participámos na Liga Europeia, principal prova europeia. Ao todo há 2. Aqui não há qualificações. Fomos automaticamente para a Fase de Grupos. Calhámos num grupo muito acessível, visto que o Noia era a pior equipa espanhola em prova e o Monza só se qualificou para a Liga Europeia porque as quatro equipas italianas que ficaram à sua frente preferiram ir para a CERS Cup. Ganhámos 5 dos 6 jogos que fizemos. Noia (2-1 e 4-4), Monza (3-1 e 5-0) e Montreaux (10-2 e 8-3). Nos quartos-de-final, já com Alejandro Dominguez no comando, eliminámos a Oliveirense com duas vitórias (3-2 e 3-1). Na final four caímos diante do Sporting depois de uma derrota por 5-4. O Sporting viria a vencer esta prova.
5. Voleibol.
Participámos na Challenge Cup, 3º prova europeia. Ao todo há 3. Fizemos 8 jogos, vencemos 7 e apenas perdemos 1, contra a equipa que viria a vencer o torneio. Começámos na pré-eliminatória contra os cipriotas do Pafiakos Pafos que batemos por duplo 3-0, seguiram-se os gregos do Iraklis nos 1/16-avos com novo duplo 3-0, depois apanhámos os romenos do Zalau nos oitavos que batemos por 3-0 e 3-1 e a nossa prova terminou diante o Belgorie da Rússia. Perdemos o primeiro jogo por 3-0. O segundo vencemos por 3-0, levando a eliminatória a golden set, que os russos venceram. Os russos eram os campeões em título da CEV Cup, a 2º prova europeia.
O Desporto é competição. Todas as equipas querem ganhar, mas só uma o poderá fazer. Já houve anos que tivemos mais perto, mas este ano não foi tão mau quanto aparenta (o facto do Sporting ter ganho provas não ajuda). Tivemos nas discussões e por vezes faltou sorte. No entanto a sorte também se procura.
No Andebol temos que conseguir fazer melhor. O Porto está na Final Four da EHF Cup e eliminou o Magdeburg, que é bem melhor que o Hannover. No Basquetebol, em 8 equipas possíveis, apanhámos logo a mais complicada de todas. Houve equipas a passar a fase de grupos que não eram melhores do que nós. No entanto, como não há rankings de equipas, há sempre alguma disparidade na qualidade das equipas em cada eliminatória e na fase de grupos. O Futsal é bem demonstrativo que a sorte também se procura. O Sporting organizou a Ronda de Elite e teve vantagem de jogar depois de nós, permitindo saber quantos golos precisavam de marcar para que o empate contra nós bastasse para passar. Nós tínhamos prioridade para organizar, mas abdicámos. Não pode acontecer. No Hóquei a equipa mudou de treinador a meio da época. Por esta altura, seria suposto que as coisas já começassem a desenvolver, mas para já continuamos na mesma. No Voleibol, não há nada a dizer. Apanhámos uma das melhores equipas do mundo e ainda os obrigámos a ir a golden set."

Mérito redobrado

"Uma equipa que, na 2.ª volta, consegue ganhar nos estádios de FC Porto, Sporting, Sp. Braga, Vitória de Guimarães, Moreirense e Rio Ave tem de ter muito mérito.
Mais: uma equipa que no confronto directo com os seus principais rivais (FC Porto, Sporting e Sp. Braga) vence 5 dos 6 jogos que realizou e que cede apenas 1 empate é um líder indiscutível e que está a cumprir um dos percursos mais brilhantes da história do futebol português.
A proeza que está perto de ser conseguida tem números absolutamente extraordinários desde que Bruno Lage pegou na equipa: 17 vitórias em 18 jogos, 68 golos apontados (média de 3,7 por jornada), aposta real e consequente nos talentos da formação e a recuperação de jogadores de grande qualidade que, por diferentes razões, não se estavam a conseguir impor.
Foi desta forma, com as alterações produzidas a partir da chegada do novo treinador, que o Benfica se reergueu e partiu em busca da Reconquista. E foi também assim que a equipa se tornou a tal máquina ofensiva que está à beira do golo 100 (!) no campeonato.
Mas este percurso tem um mérito ainda mais relevante se nos lembrarmos que estamos perante o campeonato mais desequilibrado por erros sucessivos de arbitragem que permitiram a uma equipa – o FC Porto – ter mais 10 pontos do que deveria ter.
Enquanto o FC Porto esteve na liderança ninguém ouviu a mais suave crítica por parte daquele clube às arbitragens que todos os comentadores e analistas independentes reconheciam estar a ter influência directa na classificação.
A partir da noite em que o Benfica foi vencer ao Dragão (da forma mais limpa e justa possível!) e passou para a liderança do campeonato assistimos, de imediato, a uma mudança radical de estratégia. 
Em todas as jornadas subsequentes inventaram-se casos com críticas à arbitragem, voltaram as ameaças aos árbitros e tudo veio a culminar com os mais recentes espectáculos degradantes – em que até a própria equipa técnica e jogadores do FC Porto foram insultados pelas suas claques!
Como se ainda não fosse o suficiente, neste fim de semana tivemos mais uma novidade: ameaças sobre jogadores das equipas que defrontam o Benfica. O que virá a seguir?
Louve-se a honestidade e a frontalidade de Sérgio Conceição, que admitiu e reconheceu: “Houve algum demérito nosso e o Benfica fez uma excelente 2.ª volta.”
A ópera bufa de ontem – que apenas visa desviar as atenções caso o FC Porto venha a perder o título – atingiu o seu auge com o desespero (evidente) de uns e o posicionamento (oportunista) de outros, perante a fragilidade de uma liderança que se arrisca a mais um desaire e à possibilidade de conquistar apenas 1 campeonato nos últimos 6 anos.
 É nesse contexto que se deve ler a intervenção de Rui Moreira: menoriza-o enquanto político, ridiculariza-o enquanto Presidente de Câmara e coloca-o ao nível de um líder de claques.
Como acontece desde o primeiro momento – e jamais será de outra forma – é no campo que daremos a resposta.
Foi fantástico ver aquele mar vermelho de apoio à equipa em todo este fim de semana. ‘Os Incansáveis’ é, seguramente, o rótulo que melhor assenta aos notáveis adeptos do Benfica.
E já só falta uma final. Vamos disputá-la na Luz! Perante os nossos, na nossa casa, com a nossa família. Temos todos a perfeita consciência de que nada está ganho. Nada!
Humildade, foco, respeito pela excelente equipa do Santa Clara, mas uma enorme ambição. É assim que se define a nossa estratégia para aquele que é, em definitivo, o verdadeiro jogo do título. Estamos juntos. Todos Contamos!

PS: Parabéns a Bernardo Silva e Ederson pela conquista do bicampeonato inglês, ao serviço do Manchester City. Dois talentos do Seixal que vivem dias de felicidade, como recentemente também foram vividos por Nélson Semedo (bicampeão em Espanha pelo Barcelona) e João Cancelo (campeão em Itália pela Juventus)."

Nos Arcos...

Carta a Fabius Coriandri Maximus

"Si vales, bene est.
Perdoa-me a demora nesta missiva, mas estive ocupado com outros afazeres e só agora encontrei o tempo e o sossego necessários para te dar conselhos que, desafortunadamente, serão de pouca utilidade agora que estás no ocaso da tua carreira. Como saberás, sempre admirei as tuas qualidades futebolísticas, desde os tempos em que o professor Jesus, sabe-se lá por que artes mágicas, te transformou num lateral esquerdo de eleição, ao ponto de seres titular indiscutível da selecção nacional e de mereceres a atenção do colosso da capital da Hispânia.
Sempre achei, porém, que o que te sobrava em talento e raça, em velocidade e querer, podia não chegar para cobrir o passivo da tua instabilidade emocional, de um certo descontrolo mental, como se estivesses sempre à beira do precipício e nunca te ocorresse ideia melhor do que dar um passo, ou dois, em frente. Mesmo assim, outros com mais talento tiveram carreiras bem menos fulgurantes que a tua e não há razões para não te sentires orgulhoso do que alcançaste.
Concordo contigo quando dizes que não é vergonha nenhuma jogar no Rio Ave depois de teres vestido camisolas tão célebres como as do Real Madrid, do Benfica e do Sporting, que julgo ser o teu clube do coração, embora me tenhas ensinado a encarar com alguma reserva as tuas declarações de amor. O que define o carácter de um jogador não é os clubes que representa, mas como os representa, e se é verdade que, em teu próprio prejuízo, nem sempre foste um exemplo de profissionalismo, creio que terás chegado a uma fase da vida em que obtiveste pela experiência aquilo de que os deuses te privaram à nascença. Para isso mesmo serve a experiência.
Não obstante, continuas a ser – sê-lo-ás até ao fim – um potro selvagem, um indomável caxineiro, incapaz de disciplinar as emoções e se isso, por um lado, a par das questionáveis opções de coloração capilar, é o que te distingue, por outro, torna-te um alvo fácil para os teus adversários. Bem sei que pedir-te ponderação nos pensamentos e moderação nos gestos deve mais à minha crença na maleabilidade do ser humano, ainda que já entrado na quarta década de vida, do que à confiança no teu autodomínio e contenção, mas é isso mesmo que te peço, pois, apesar das tuas mostras de ingratidão, associar-te-ei para sempre ao renascimento de uma ideia de Benfica que parecia morta e enterrada.
Talvez, enquanto sportinguista, não perdoes a ti mesmo a valiosa contribuição que deste para a renovação dessa ideia e isso poderá explicar a inopinada e cândida confissão no final do jogo de ontem de que tiveste muita pena de não ter tirado pontos ao Benfica. É provável que não te tenhas dado conta que essa declaração acrescentou um prazer inesperado à difícil conquista dos três pontos. Outro mais cínico teria guardado para si essa frustração, mas tu não. Ofereceste-a de peito aberto àqueles que agora vês como inimigos e eles, sem surpresa, banquetearam-se com a tua irreflexão e a tua sinceridade suicida.
Bem vês, julgava eu que esta missiva serviria para te dar conselhos e recomendar moderação e, afinal, acabo por te agradecer a fidelidade involuntária à tua natureza, a algo que é mais forte do que tu. Estende-se a minha gratidão ao momento caricato que nos proporcionaste ao despojares Andreas Samaris dos calções. Caído na relva, foste a imagem acabada da impotência perante a grandeza e atrevo-me a dizer que nunca um homem de calções pelos joelhos pareceu tão digno e intocável como o jogador grego.
Haverá outra interpretação, mais rebuscada, concedo, para o teu gesto impensado. Subsistirá no teu âmago, recalcada pela paixão e o ressentimento, uma célula latente de benfiquismo que os assobios dos adeptos vieram espicaçar e devolver à vida. Uma vez despertada do seu letargo, essa célula ordenou-te que desses início aos festejos antecipados de um título anunciado e te portasses como o adepto comum que, no jogo da consagração, procura levar para casa uma relíquia, seja um pedaço de relva, uma camisola ou, se a posição não lhe permitir melhor, os calções do seu ídolo.
A estar correta esta interpretação, diria que não poderias ter escolhido melhor objecto da tua admiração. Se o Benfica conquistar este campeonato, Andreas Samaris será recordado com um dos grandes artífices da proeza. O estoicismo com que suportou os tempos no banco e a naturalidade com que regressou de lá para se afirmar como o indiscutível patrão da equipa são dignos já não de um rei, mas de um deus grego, merecedor de uma estátua. E tu, Fabius Coriandri Maximus, da cultura helénica saberás o suficiente para reconhecer que, em mármore, só o nu fará justiça à imponência do homem que te recordou o símbolo que, em tempos idos, exibiste com tanta galhardia e brilhantismo. 
Cura ut valeas."

Tal como Rúben Dias, (...) já só pensa em beber um barril de cerveja por um tubo de mangueira no final do próximo jogo

"Vlachodimos
Apesar das debilidades que lhe são conhecidas, Vlachodimos segue porfiando. Ontem fez duas ou três defesas que ajudam a ganhar pontos. Já nos estou a imaginar com saudades dele na próxima época, assim que o Cillessen der a primeira casa.

André Almeida
Chegámos a uma fase da época 2018/19 em que assistir a um jogo sem golo ou assistência de André Almeida é como ser convidado a ingerir cerveja sem álcool numa festa de baile. É vagamente insultuoso e mereceria mão firme das autoridades ou até dos populares. Felizmente os benfiquistas do norte são gente civilizada que só forma milícias para criar harmonia social, designadamente a festa da pré-reconquista a que se assistiu durante o fim de semana.

Rúben Dias
É curioso, quase chocante, mas nunca o vimos celebrar condignamente um título nacional. Que isso não desvie o nosso rapaz do foco, que é trucidar o Santa Clara no próximo sábado. Correndo o risco de estar a especular, Rúben Dias parece-me jogar hoje com a convicção de quem será capaz de beber um barril de cerveja por um tubo de mangueira no próximo fim de semana enquanto um anão dança apoiado na sua barriga.

Ferro
Exibição plena de competência que terminou no chão, a cabeça de Ferro encostada ao relvado, o nosso central a agradecer a Deus por mais uma vitória, mas também a rezar, tal como nós, pela renovação de Samaris. Por isso e por uma grande festa no próximo sábado.

Grimaldo
A décima primeira assistência de Grimaldo na liga foi um sprint esforçadíssimo e pleno de obstinação que reflecte de forma evidente o estado de impunidade que permite ao Benfica ganhar a linha e cruzar para mais um golo rumo à reconquista. Isto de jogarmos melhor do que os outros é uma autêntica vergonha. Florentino Na semana passada jogou como se lhe tivessem posto laxante no biberão, mas ontem regressou às exibições responsáveis, intervindo várias vezes como o Danny Glover de Mel Gibson em "Arma mortífera", um filme demasiado antigo para muitas das pessoas que me estão a ler, mas olhem, foi o que se arranjou.

Samaris
Bastou meio campeonato para Samaris voltar a assumir-se como grande jogador, mas acima de tudo um benfiquista que sabe o que é melhor para o clube. Ontem, por exemplo, percebeu rapidamente que o melhor para o Benfica seria liderar as operações no centro do terreno e, simultaneamente, dar baile ao amigo Fábio Coentrão. Assim foi, para gáudio dos benfiquistas que não gostam de ratazanas ingratas. Este sentido de responsabilidade merece um cheque em branco para assegurar a renovação. Tenho a certeza que Samaris fará, como sempre, aquilo que for melhor para todos os benfiquistas. 

Rafa
Tal como a maioria dos seus colegas esta época, também Rafa conquistou o direito a jogar menos bem de vez em quando. Acontece pouco, mas ontem foi um desses dias.

Pizzi
Foi dele o terceiro golo, que confirmou a vitória do Benfica e a azia, assim com dois z, tal foi a importância do contributo de Pizzi ao longo de todo o jogo. Só lhe faltou pegar na sua batuta no final do jogo e pedir ao Fábio Coentrão que a guardasse onde o sol não brilha.

João Félix
Mais um golo do miúdo, que acabou por celebrar de forma tímida, como se ainda não acreditasse que está prestes a conquistar o seu primeiro título ao serviço do clube que o fez homem. Assim como assim, talvez fosse de começar a levar o irmão mais novo nos jogos fora, mas da maneira como anda o Rio Ave, a coisa terminaria com 50% do passe do apanha bolas a ser cedido ao Jorge Mendes.

Seferovic
Se esta semana consagrámos o campeão nacional dos jogos em casa, acho que podemos acrescentar mais um feito à carreira de Seferovic. No final da época, deverá receber dois prémios: o de melhor marcador do campeonato e o de pior rematador.

Gedson
Acima de tudo tenho pena de não termos confirmado a conquista da liga em Vila do Conde. Primeiro, porque os benfiquistas do norte mereciam que a festa começasse ali. Segundo, porque seria giro ver o cabelo do Gedson pintado de encarnado no último jogo. Ia parecer um jarro de sangria, e muito a preceito.

Jonas
Deve agradecer a Rúben Semedo por ter impedido o centésimo golo do Benfica na liga. Estas coisas querem-se celebradas na Luz.

Cervi
Está quase, meu menino. Cuida de ti esta semana para ver se nos desgraçamos juntos no sábado e acabamos a chorar de alegria por sermos adeptos do maior clube do mundo."

Cadomblé do Vata

"1. Grande momento do Samaris a negar a mão ao Coentrão, enquanto apontava para o emblema que traz ao peito... aquela malta que meteu a circular uma petição para AG de destituição do LFV, não arranja uma para AG de Renovação do grego?
2. Fábio Coentrão disse que ficou triste por não roubar pontos ao Benfica... foi de facto uma surpresa, uma equipa que tem na defesa um central que esteve preso e um lateral esquerdo que comprou a carta de condução, não ter conseguido consumar um furto.
3. Com a vitória de hoje, ficamos a 1 ponto de nos sagrarmos campeões nacionais e a 3 de conquistarmos o título de campeões dos jogos em casa... estamos pois muito perto, de num só jogo, roubarmos um troféu ao FCP e outro ao SCP.
4. Rafa chegou aos 20 golos na presente temporada... desde que o Leicester foi campeão inglês, que o futebol não assistia a um facto tão surpreendente.
5. Não vale a pena entrar por falsas modéstias, o resultado de hoje deixou-nos a preparar a festa do 37°... temos agora uma semana para decidir se é o Svilar ou o Zlobin que sobe para cima da baliza."

Eterno Paneira...

Rio Ave FC - SL Benfica

"Três pontos arrancados a ferro. Não foi um dos melhores jogos do Benfica. Pouca pressão, com isso demos muita bola ao Rio Ave. A equipa de Vila do Conde não é má de bola e soube criar perigo. Podíamos ter feito melhor, mas o que conta é a vitória. Umas notas sobre o jogo.
1. Rafa. Mais um jogaço daquele que é para mim o MVP do Benfica. Foi o que mais criou do nosso lado, aparecendo em vários momentos do jogo com boas oportunidades. Acaba o jogo com mais um golo, o 20º da época (e este não marca penalties). Um cruzamento de André Almeida que Rafa falha o cabeceamento, mas na continuação da jogada a bola ressalta no defesa do Rio Ave sobrando para Rafa que só teve que encostar.
2. Pizzi. Também apareceu bastante no jogo. Teve as melhores oportunidades nos pés. Normalmente com remates à entrada da área. Teve pelo menos 3 desses. Num deles consegue o golo. Ferro faz um passe com olhos para a ala esquerda, Grimaldo cruza rasteiro para a entrada da área e Pizzi domina e coloca a bola que ainda bate no poste antes de entrar.
3. Andreas Samaris. Mais um jogo imperial do grego. Fundamental sobretudo na consistência defensiva da equipa a recuperar várias bolas. No final parecia emocionado. Cada vez mais parece que está de saída.
4. Ferro. O cruzamento do 2º golo do Rio Ave saiu demasiado facilmente, mas Ferro não pode dar a frente ao Ronan. É uma aprendizagem. Por outro lado, o passe para Grimaldo no 3º golo parecia que tinha olhos.
5. André Almeida. Não foi o melhor dia. Acontece. É ele que mete Tarantini em jogo no 1º golo do Rio Ave e na jogada do 2º golo dá demasiado espaço ao Galeno para cruzar. Em defesa dele, o Galeno é muito bom jogador e provavelmente teria-o fintado caso tentasse bloquear o cruzamento.
6. Arbitragem. Na minha opinião há dois erros. Um deles colossal. O primeiro é na jogada do nosso segundo golo. Seferovic faz o passe para o espaço para Pizzi que nunca chega a tocar a bola. O guarda-redes tenta agarrar, mas a bola ressalta para a frente e Félix, que no momento do passe de Seferovic está fora-de-jogo, só tem que encostar. Aqui depende do entendimento de se o guarda-redes domina a bola ou não. No meu entendimento não domina e como tal seria fora-de-jogo. O maior erro é a maneira como Fábio Coentrão acaba o jogo. Já tendo amarelo e puxando os calções do Samaris, nem deveria haver questões.
Está feito. Falta um ponto para ganharmos o Campeonato independentemente do que acontecer no amigável dos outros dois. O jogo mais difícil era este e passámos no teste com um satisfaz. Poderíamos ter feito mais, mas as melhores oportunidades foram nossas. Vitória justa. Rumo ao 37."

Na mouche... como é habitual!!!


Benfica After 90: Match Day 33

Benfiquismo (MCLXXIX)

Quase...

Vermelhão: Um ponto para o 37...

Rio Ave 2 - 3 Benfica


Foi mais uma Final sofrida, mas foram mais três pontos justíssimos... se nos últimos jogos começamos mal, e fomos obrigados a fazer reviravoltas, hoje foi ao contrário: marcámos cedo, tivemos sempre em vantagem (1-3), mas 'permitimos' (2-3) a aproximação na recta final... Isto após desperdiçarmos o 1-4 vários vezes!!!
Como era esperado, as dificuldades foram muitas, o Rio Ave tem feito bons jogos ultimamente. Além disso o Daniel Ramos tradicionalmente cria sempre muitos problemas ao Benfica... ainda esta época empatamos em Chaves, ainda com o Daniel Ramos no banco Flaviense. Com o nosso ex-jogador. Nuno Santos, num excelente momento de forma: após todas as lesões que tem tido o Nuno merece o destaque que tem tido... mas hoje, podia ter jogado um 'pouquinho' menos!!!
Voltámos a ter muitos problemas defensivos por culpa própria. Como tem sido referido, a inexperiência de muitos dos nossos jogadores pode ser uma explicação... mas, creio que não tem sido só isso! A equipa está demasiado 'retraída', quando perdemos a bola, a nossa linha defensiva 'recua' em demasiado, e cria muitos problemas aos nossos médios, que ficam com um enorme espaço para 'cobrir'!!
Com o golo logo no arranque, não resistimos à tentação de 'gerir' o resultado, sabendo que hoje, o empate, deixava tudo as nossas mãos para a última jornada... O golo do 1-2 do Rio Ave, no arranque da 2.ª parte, creio que 'acordou' a equipa para o perigo, e criámos variadas oportunidades para o tal 1-4 que 'mataria' a partida, mas falhámos... e pior ainda, 'permitimos' o 2-3, que nos deixou com o coração nas mãos nos últimos minutos... com a memória do 2-2 do Rio Ave com os Corruptos na cabeça!!!
Samaris (até na liderança...), Odysseas (com duas grandes defesas...) e Pizzi na minha opinião foram os melhores... O trio Rúben, Ferro e Florentino tem estado demasiado exposto, devido à menor eficácia na recuperação da bola... Sendo que no 2.º golo do Rio Ave, a maior 'culpa' é do Gedson, que tem que 'fechar' o cruzamento: estava-se mesmo a ver que o Galeno ia puxar a bola para o pé direito...
O filho da puta do Lobo já anunciou a 'despedida', talvez por isso já 'desligou' todos os interruptores da pouca vergonha!!! Vamos ter uma semana, repleta de choradinho histérico dos Corruptos, e tudo começou com o filho da puta a 'garantir' que no 2.º golo do Benfica, era penalty (só não sabia se a falta era dentro ou fora da área!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), isto quando por exemplo, a transmissão em francês do jogo, garantia que não houve falta nenhuma...!!!
Se tudo isto não fosse trágico-cómico, parece que ainda temos que 'aturar' os avençados expert's a 'garantirem' que o João Félix também estava em fora-de-jogo, nesse 2.º golo, quando ele só se torna parte activa da jogada, após a disputa de bola entre o Pizzi e o Leo... Vão todos para o caralho!!!
Este Lobo tem sido um dos principais incendiários do anti-Benfiquismo, com um impacto enorme, pois as narrativas alucinadas do anti-Benfiqusimo começam nos directos da PorkosTV... Ao mesmo tempo, que nos jogos dos Corruptos, passava Lixívia por cima de tudo...!!!
Se o Hugo Miguel esteve erros neste jogo, foi mais uma vez no critério disciplinar, tal como fez em Alvalade na 2.ª mão das meia-finais da Taça de Portugal, na 1.ª parte valeu tudo... Inacreditável como o aziado do Coentrão não foi expulso...!!!
Falta um ponto, vamos ter a Luz a rebentar pelas costuras, mas nada está ganho!!! Esta época, já tivemos vários exemplos na Luz, de jogos complicadíssimos, contra adversários teoricamente acessíveis... Eu preferia um jogo parecido com aquele Benfica - Guimarães, com goleada (golo do Jiménez com assistência do Ederson...), mas não me admirava que o jogo fosse parecido com o Benfica 2 - 1 Rio Ave de 2010... Sei de fonte segura, que os jogadores do Santa Clara já sabem o valor da Mala, também sei que os 'benfiquistas' do plantel estão 'fora', mas os não-portugueses são muitos... e o treinador é um Lagarto doente...
O avançado goleador do Santa Clara está em boa forma, e no Dragay até marcou dois golos (bem anulados por fora de jogo), o Benfica vai ter que muito cuidado com os contra-ataques Açorianos, o Santa Clara está bem rotinado a jogar no erro...
Mas está tudo nos nossos pés e na nossa 'cabeça'... Apoio incondicional até ao 37...
E não esquecer que no próximo Sábado, logo pela matina (11h) temos a Final da Taça de Portugal Feminina no Jamor... e depois ao final da tarde, temos romaria à Luz...
ADENDA: Pois, afinal a Final da Taça de Portugal Feminina, vai ser mesmo às 15h!!! Ontem, ainda se falou que o jogo seria antecipado, mas muito provavelmente o Valadares não gostou da ideia... e o jogo vai ser mesmo jogado às 15h... Não acredito que exista prolongamento, mas a existir a Final poderia acabar já depois das 18h...
Mais um exemplo da 'organização' da FPF e da Liga...

Mais uma vitória...

Benfica 101 - 59 CAB Madeira
22-10, 32-5, 25-25, 22-19

Jogo fácil, mesmo sem o Gladnesse e o Barroso... Temos tudo para decidir a eliminatória no jogo 3.

Vitória em Condeixa...

Condeixa 0 - 5 Benfica
Vitória, Geyse, Rilany, Cristo, Maiara


Mais uma goleada a caminho da 'subida'...

Finalmente, uma decisão com alguma 'cabeça' no Tugão: a final da Taça de Portugal Feminina no Jamor, estava marcada para as 15h de Sábado, poucas horas antes do jogo do título masculino, sendo assim a FPF antecipou o jogo para as 11h da manhã... Assim não há desculpas: Benfiquistas ao Jamor de manhã, almoço na Mata do Jamor, e jogo ao final da tarde na Luz...!!!

Iniciados - 6.ª jornada - Fase Final

Sporting 4 - 3 Benfica
H. Félix, Aqueu, N. Félix


Este jogo começou a 'decidir-se' na última jornada, com a roubalheira em Guimarães, e com a expulsão do nosso melhor Central, o Martin... com as adaptações que fizemos na defesa, ficámos bastante fragilizados... Sendo que esta equipa, mesmo com todos os jogadores disponíveis, tem um claro défice de maturidade física no confronto directo com os adversários, hoje ainda ficou mais claro...

Em condições normais estamos na luta, mas não dependemos somente dos nossos resultados!

Acreditar

"Acredito que tudo se decidirá no relvado, com total 'fair play' desportivo e com uma arbitragem serena, mas disciplinadora

1. Hoje estaremos colados ao futebol durante a tarde deste domingo cheio de sol e com temperaturas que levarão milhares à praia e outros, com todas as cautelas, a almoços nas lindas naturezas deste nosso Portugal. Em Chaves o Desportivo e o Vitória de Setúbal jogam a permanência na Liga que, por cá, garante milhões e pode acontecer que o Nacional entre em campo um pouco desmoralizado no caso de vitória da equipa agora liderada por José Mota. E depois também na Choupana o Futebol Clube do Porto sabe que tem de somar três pontos para ainda sonhar com um deslize do Benfica em Vila do Conde. Onde o Benfica de Bruno Lage joga outra final! Diria que uma final em que, acima de tudo, a palavra chave é a palavra acreditar! Com a consciência que o Rio Ave e os seus jogadores - de Fábio Coentrão a Rúben Semedo e, também, a Galeno - tudo farão para conquistar três pontos. Acredito que tudo se decidirá no relvado, com total fair play desportivo e com uma arbitragem serena, mas disciplinadora desde o primeiro minuto, de Hugo Miguel. E, no final e afinal, desejo que o Benfica, este concreto Benfica, dê mais um passo no percurso da desejada e ambicionada reconquista! E com a certeza, desde a chegada ontem a Vila Nova de Gaia, que todos os benfiquistas acreditam que ultrapassaremos esta final. Respeitando o Rio Ave mas, acima de tudo, com a alma, imensa e intensa, que caracteriza este concreto Benfica. E já Miguel de Cervantes nos dizia que «pouca ou nenhuma vez se realiza com a ambição coisa que não prejudique»!

2. O Sporting de Braga é o campeão nacional de futebol feminino. Pela primeira vez o consegue e sucedendo ao Sporting que vencera os dois últimos campeonatos. Estão de parabéns António Salvador, o treinador Miguel Santos e um relevante conjunto de jogadoras, onde se incluem quatro norte-americanas num conjunto de nove estrangeiras. E, também, Matilde Figalgo, Laura Luís e a capitã Vanessa Marques, a goleadora da equipa! E no nosso futebol feminino o Benfica, com uma aposta significante e estimulante, é um dos finalistas da Taça de Portugal e chegou, com todo o mérito e muitos golos, à primeira divisão. Recordo bem o clube que durante onze - 11! - anos consecutivos foi campeão nacional: o 1.º de Dezembro! Ali às portas de Sintra, património da Humanidade, na sua vertente de paisagem natural. De 2002 a 2012 comemorei com o Fernando e o Rui Cunha, e muitos anónimos voluntários de São Pedro de Sintra, mais a Carla e a Edite, entre tantas e tantas fantásticas jogadoras, os campeonatos, as vitórias e a alegria que todas e todos, em cada final da época, expressavam e exteriorizavam. Como o fez, no passado domingo, o Presidente do Município de Braga, o Doutor Ricardo Rio. E guardo, com orgulho e carinho, camisolas com dedicatórias que nunca esquecerei. E de 1988 até hoje - do campeão Boavista ao campeão Sporting de Braga - o futebol feminino foi crescendo em Portugal e hoje, com directo impulso da Federação e o empenho das grandes marcas do nosso futebol, ganha crescente atractividade e notoriedade. E mais e mais praticantes, tanto no futebol de 11 quer no futsal. E, logo com resultados significativos ao nível de selecções como acontece agora com a presença da nossa selecção nas meias-finais do Europeu de sub-17 que se está a disputar na Bulgária. Parabéns ao Sporting de Braga pelo título conquistado!

3. Na Europa do futebol teremos duas finais europeias com um pleno inglês. Quatro equipas inglesas que mostram que no futebol não há brexit. Diríamos que é um feito «awesome» ou, mesmo, «amazing»! E com largos milhares de adeptos ingleses, e milhares deles serão de Londres, a encherem Madrid e, bem mais longe, Baku! O futebol inglês saberá hoje quem conquistará o seu título. Ou City ou Liverpool. E com algumas hipóteses de Nuno Espírito Santo e o seu Wolverhampton, marcarem presença, com a ajuda da equipa de Bernardo Silva, na próxima edição da Liga Europa. No mais em Espanha o surpreendente Getafe pode estar a um passo da Liga dos Campeões, tal como o Inter de Milão em Itália! E por França o Mónaco de Leonardo Jardim tem duas jornadas para se manter no principal escalão de uma Liga que tendo uma equipa de Estado - o PSG! - é uma liga com uma competitividade centrada na conquista do segundo lugar. Com o muito português Lille a garantir, com mérito, e esta época, esse atractivo e recompensador lugar! Em muitas ligas europeias neste fim de semana também já houve ou haverá hoje campeões. Da Bélgica à Eslovénia, da Bósnia a Montenegro, da Albânia à Roménia, de Gibraltar a Andorra começaram a saber-se os participantes na Liga dos Campeões, e em especial, nas suas pré-eliminatórias. Porventura numa das últimas edições com o actual formato de uma Liga que gera milhões e, por isso, atrai investidores e, logo, novas soluções. Que não será nem consensuais nem, acredito, pacíficas!

4. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Dia D ou a Liga do 'suspense'?

"O dia em que o discurso oficial contrastou com o mais puro sentimento das massas: o treinador do Benfica tentou refrear a euforia mas as gentes do Norte, sempre apaixonadas, mostraram que não pensam noutra coisa que não na conquista do 37.º título de campeão, que pode chegar já hoje se as águias fizerem mais pontos que o FC Porto. O quadro humano pintado ontem, na chegada da comitiva a Gaia, não é novo mas ganha relevância pela iminência das grandes decisões. Uma massagem gigantesca ao ego ou uma pressão acrescida a uma equipa que revelou alguma instabilidade no último jogo frente ao Portimonense (apesar da goleada) é uma questão pertinente mas que se dilui na exigência que se coloca ao Benfica de Bruno Lage. Sim, é verdade que a caminhada do técnico foi de trás para a frente (inclusive no primeiro jogo, em que esteve a perder por 0-2 frente ao... Rio Ave), passando de uma situação de menos sete pontos que o rival para vantagem de dois pontos, mas não é menos verdade que desde a vitória no clássico o Benfica jogou seis vezes depois de saber o resultado dos dragões contra apenas duas em sentido inverso e sacudiu a pressão com enxurradas de golos e um futebol positivo, somando nove jornadas consecutivas na liderança desde esse triunfo no Dragão. É por isso que está, agora, proibido de morrer na praia. Hoje, em Vila do Conde, o Benfica entrará em campo já conhecendo o resultado da Choupana. Serão 90 minutos intensos (independentemente do dos desígnios europeus o Rio Ave está em boa forma) que podem ou não fazer cair o pano sobre o grande vencedor. Feliz, ainda assim, o campeonato que só é decidido no fim."

Fernando Urbano, in A Bola

Inglaterra em grande

"«Sabia que a Inglaterra participou naquela que é considerada a guerra mais rápida do mundo?»

- A Inglaterra em grande!
- Sim.
- Liverpool - Tottenham.
- Quem diria!
- Fala-me da Inglaterra, excelência.
- Sim, quer algumas curiosidades? É uma país bem particular.
- Vamos.
- Pois. Por exemplo, vossa excelência já ouviu falar de pássaros que interferem no tempo?
- No tempo? Nas horas?
- Bem, não tanto. Nos minutos, e já é surpreendente.
- Sim?
- Pois sim. Em 1945, num certo dia, uma manada de pássaros, deixe-me usar o termo - manada - para animais voadores, pois, dizia, então, uma manada de pássaros pousou sobre o ponteiro dos minutos do Big Ben e atrasou-o cinco minutos. Já viu isto?
- O peso dos pássaros a interferir nessa coisa tão fina que não se vê, só se sente, o tempo.
- O peso de elementos que voam, os animais mais leves do mundo, a prejudicar a pontualidade britânica.
- Para a Inglaterra cinco minutos de atraso não são cinco minutos, é uma falha imperdoável.
- Ou o tempo necessário para virar uma batalha.
- A importância de cinco minutos.
- Como se viu.
- Em cinco minutos, tudo pode mudar.
- Sim, e por falar em tempo e em acontecimentos intensos, excelência, sabia que a Inglaterra participou naquela que é considerada a guerra mais rápida do mundo?
- Contra quem?
- Em África, contra a Zanzibar. Durou 38 minutos.
- Trinta e oito minutos?
- Menos do que uma parte de um jogo de futebol. Zanzibar rendeu-se.
- Uma espécie de recorde do mundo.
- E mais? É realmente um país particular.
- Pois, um país onde se vossa excelência colocar um selo da Rainha da Inglaterra virado de cabeça para baixo pode ter problemas graves com a lei.
- Oh, diabo!
- Era  muitas vezes um sinal de revolta. Uma espécie de sinal. Daí a lei.
- Ups, é necessário, pois, ter atenção a colar selos. Nada de ingenuidades: os selos são um material perigoso.
- Sim, cuidadinho, Excelência.
- Cuidado com as cartas.
- E gosto particularmente de um belíssimo jardim que existe no Norte de Inglaterra.
- Eu sou um jardineiro em potência, fale-me desse jardim.
- É conhecido como o Poison Garden.
- Ups, jardim venenoso? Porquê?
- Só tem plantas mortíferas. Plantas venenosas, carnívoras, etc. Um pesadelo.
- Isso muda toda a ideia que se possa ter de um jardim.
- Sim, completamente.
- A palavra jardim sempre foi tão meiga para mim. Regar as plantas, adormecer debaixo da sombra das árvores; enfim, excelência, a preguiça e o jardim.
- Neste jardim, se quer o meu conselho, não adormeça debaixo das árvores.
- Pois, também me parece melhor.
- Dar uma volta pelo jardim passa a ser idêntico à expressão: ir para a jaula dos leões.
- Pois.
- A Inglaterra tem ainda umas belas actividades recreativas. Uma que parece excelente, excelência, é o festival que tem uma corrida de queijo.
- De queijo?
- Exactamente. Ocorre em Brockworth, Gloucestershire, em Junho.
- E como é isso?
- Parece que atiram um queijo em forma de bola por uma colina abaixo, uma colina bem inclinaada, a cooler's Hill. E partir daí começa a corrida.
- Corrida?
- Sim, o queijo pode atingir uma velocidade de 100 Km/hora. É uma corrida mais com tendência para a queda. Corrida pela colina abaixo de dezenas de homens, a ver quem alcança o queijo.
- Mais ou menos fascinante, eu diria.
- É uma corrida quase sempre em posição de deitado, aos rebolões. Veja as imagens. É divertido.
- Tudo por causa de um queijo.
- De um queijo em forma de esfera, de bola, não se esqueça.
- Pois, pois, é verdade, sempre a esfera.
- Inglaterra em grande, meu caro.
- Sim, Inglaterra em grande!"

Gonçalo M. Tavares, in A Bola