Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Acreditar

"Acredito que tudo se decidirá no relvado, com total 'fair play' desportivo e com uma arbitragem serena, mas disciplinadora

1. Hoje estaremos colados ao futebol durante a tarde deste domingo cheio de sol e com temperaturas que levarão milhares à praia e outros, com todas as cautelas, a almoços nas lindas naturezas deste nosso Portugal. Em Chaves o Desportivo e o Vitória de Setúbal jogam a permanência na Liga que, por cá, garante milhões e pode acontecer que o Nacional entre em campo um pouco desmoralizado no caso de vitória da equipa agora liderada por José Mota. E depois também na Choupana o Futebol Clube do Porto sabe que tem de somar três pontos para ainda sonhar com um deslize do Benfica em Vila do Conde. Onde o Benfica de Bruno Lage joga outra final! Diria que uma final em que, acima de tudo, a palavra chave é a palavra acreditar! Com a consciência que o Rio Ave e os seus jogadores - de Fábio Coentrão a Rúben Semedo e, também, a Galeno - tudo farão para conquistar três pontos. Acredito que tudo se decidirá no relvado, com total fair play desportivo e com uma arbitragem serena, mas disciplinadora desde o primeiro minuto, de Hugo Miguel. E, no final e afinal, desejo que o Benfica, este concreto Benfica, dê mais um passo no percurso da desejada e ambicionada reconquista! E com a certeza, desde a chegada ontem a Vila Nova de Gaia, que todos os benfiquistas acreditam que ultrapassaremos esta final. Respeitando o Rio Ave mas, acima de tudo, com a alma, imensa e intensa, que caracteriza este concreto Benfica. E já Miguel de Cervantes nos dizia que «pouca ou nenhuma vez se realiza com a ambição coisa que não prejudique»!

2. O Sporting de Braga é o campeão nacional de futebol feminino. Pela primeira vez o consegue e sucedendo ao Sporting que vencera os dois últimos campeonatos. Estão de parabéns António Salvador, o treinador Miguel Santos e um relevante conjunto de jogadoras, onde se incluem quatro norte-americanas num conjunto de nove estrangeiras. E, também, Matilde Figalgo, Laura Luís e a capitã Vanessa Marques, a goleadora da equipa! E no nosso futebol feminino o Benfica, com uma aposta significante e estimulante, é um dos finalistas da Taça de Portugal e chegou, com todo o mérito e muitos golos, à primeira divisão. Recordo bem o clube que durante onze - 11! - anos consecutivos foi campeão nacional: o 1.º de Dezembro! Ali às portas de Sintra, património da Humanidade, na sua vertente de paisagem natural. De 2002 a 2012 comemorei com o Fernando e o Rui Cunha, e muitos anónimos voluntários de São Pedro de Sintra, mais a Carla e a Edite, entre tantas e tantas fantásticas jogadoras, os campeonatos, as vitórias e a alegria que todas e todos, em cada final da época, expressavam e exteriorizavam. Como o fez, no passado domingo, o Presidente do Município de Braga, o Doutor Ricardo Rio. E guardo, com orgulho e carinho, camisolas com dedicatórias que nunca esquecerei. E de 1988 até hoje - do campeão Boavista ao campeão Sporting de Braga - o futebol feminino foi crescendo em Portugal e hoje, com directo impulso da Federação e o empenho das grandes marcas do nosso futebol, ganha crescente atractividade e notoriedade. E mais e mais praticantes, tanto no futebol de 11 quer no futsal. E, logo com resultados significativos ao nível de selecções como acontece agora com a presença da nossa selecção nas meias-finais do Europeu de sub-17 que se está a disputar na Bulgária. Parabéns ao Sporting de Braga pelo título conquistado!

3. Na Europa do futebol teremos duas finais europeias com um pleno inglês. Quatro equipas inglesas que mostram que no futebol não há brexit. Diríamos que é um feito «awesome» ou, mesmo, «amazing»! E com largos milhares de adeptos ingleses, e milhares deles serão de Londres, a encherem Madrid e, bem mais longe, Baku! O futebol inglês saberá hoje quem conquistará o seu título. Ou City ou Liverpool. E com algumas hipóteses de Nuno Espírito Santo e o seu Wolverhampton, marcarem presença, com a ajuda da equipa de Bernardo Silva, na próxima edição da Liga Europa. No mais em Espanha o surpreendente Getafe pode estar a um passo da Liga dos Campeões, tal como o Inter de Milão em Itália! E por França o Mónaco de Leonardo Jardim tem duas jornadas para se manter no principal escalão de uma Liga que tendo uma equipa de Estado - o PSG! - é uma liga com uma competitividade centrada na conquista do segundo lugar. Com o muito português Lille a garantir, com mérito, e esta época, esse atractivo e recompensador lugar! Em muitas ligas europeias neste fim de semana também já houve ou haverá hoje campeões. Da Bélgica à Eslovénia, da Bósnia a Montenegro, da Albânia à Roménia, de Gibraltar a Andorra começaram a saber-se os participantes na Liga dos Campeões, e em especial, nas suas pré-eliminatórias. Porventura numa das últimas edições com o actual formato de uma Liga que gera milhões e, por isso, atrai investidores e, logo, novas soluções. Que não será nem consensuais nem, acredito, pacíficas!

4. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!