Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sem margem para deslizes

"Nesta pré-época o Benfica foi claramente batido pela concorrência. Ainda bem. Gosto muito pouco, mesmo nada, da fanfarronice das pré-épocas. Nunca acreditei muito em títulos de Agosto. Nem dos títulos que leio nos jornais. Cheira-me que haverá ainda muita alteração nos plantéis dos principais candidatos. Não quero com isto deixar de notar que este ano fizemos uma pré-época em tudo pior que a do último ano. Desde logo os adversários e o seu valor. Na última época o Benfica jogou contra quatro campeões europeus, goleou o Real Madrid e no primeiro jogo oficial empatou com o SC Braga de Soares Dias.
Este ano teremos que acabar com este inferno de nunca vencer o primeiro jogo. Sabemos que nas primeiras jornadas temos sempre rasteiras aumentadas, mas até por isso na Madeira tem que aparecer um Benfica demolidor. A intensidade de jogo que mostramos a espaços, a organização da primeira parte contra o São Paulo, serão ingredientes para Jorge Jesus colocar este Benfica a ganhar na primeira jornada, facto de raridade muito assinalável na última década. Quando ganhamos na primeira jornada (3-2 em Aveiro em grande jogo de Karadas no dia 28 de Agosto de 2004) fomos campeões. Quando jogamos com o Marítimo na primeira jornada com Jorge Jesus fomos campeões. Precisam de mais razões científicas? 
No teatro, quando o ensaio é mau, costuma ser boa a estreia. Assim seja! Nos meus desejos como na Madeira, Jesus sabe bem que o futebol é o momento. Os que o assobiam serão os primeiros a aplaudi-lo após a primeira vitória.
Esta Liga vai ser desequilibrada, FC Porto e Benfica não vão perder muitos pontos. Duas ou três distracções e era uma vez o Campeonato para os dois candidatos. O Benfica na última época não foi campeão com 77 pontos, nunca tal acontecera. Este ano será igual e não há margem para deslizes. Começar bem é obrigatório. Vencer é a única regularidade que interessa."

Sílvio Cervan, in A Bola