Últimas indefectivações

domingo, 8 de março de 2015

15.ª Taça de Portugal de Voleibol

Sp. Espinho 0 - 3 Benfica
20-25, 19-25, 14-25

Os parciais não contam a história do jogo. A vitória foi mais complicada do que parece. O Espinho entrou na partida como de costume, tentando pressionar a arbitragem, com protestos constantes e ruidosos, com o objectivo de intimidar tudo e todos... Aliás foi óbvio, a tentativa do Gaspar em impedir os colegas de entrarem em dialogo com os adversários!!! O melhor que fizemos foi concentrar-nos exclusivamente na partida, e não entrar nas tricas habituais... Aliás a forma como o Miguel Maia, continua a dirigir-se aos árbitros é inacreditável... o autêntico cumulo da impunidade!!! Mesmo assim hoje, ainda vi um árbitro marcar 2 toques (óbvios) a um passe do Maia, algo quase inédito em Portugal!!
Com a lesão do Vinhedo (1 mês de fora!!!) foi o Perini a comandar a equipa, de início pareceu-me o Gaspar estar a ser pouco solicitado, mas no final foi o Gaspar o nosso melhor pontuador. Também tivemos alguns problemas a atacar na zona Central, sendo assim teve que ser o Roberto e o Flávio a aparecerem... Estivemos quase sempre bem na recepção. O início dos Set's foi sempre equilibrado, mas soubemos sempre dar a machadada na pontuação a meio dos Set's...
Não vi o 3.º Set (devido ao Futebol), mas era claro que o Espinho estava a perder gás. O Benfica manteve a calma, com os jogadores concentrados. Apesar de não ter havido rotação, não se notou o cansaço...
O Benfica continua a conquistar títulos no Voleibol. Apesar da constante desvalorização dos planteis dos nossos adversários (ainda ontem o treinador da Fonte voltou ao choradinho das opções... isto quando a Fonte tem um orçamento idêntico ao Benfica!!!). Mesmo o Sp. Espinho, famoso e conhecido caloteiro, continua a contratar jogadores Internacionais - hoje com o Valdir, o Marco, Pinto, o Ribeiro e os veteranos Bira e Maia -, pessoalmente com este plantel, tinham a obrigação de fazer mais...!!!

Agora, temos jogo na Grécia a meio da semana, a diferença de valor é evidente, mas o cansaço, a viagem, o ambiente, a ausência do Vinhedo (o André Lopes está perto do regresso...) tudo pode condicionar. Mas só temos que vencer 2 Set's !!!


PS: No início da tarde o Yazaldes Nascimento voltou a bater a sua melhor marca pessoal, nos 60m, nas Meias-finais dos Europeus de Pista Coberta. Mas como era esperado, não foi suficiente para chegar à Final. Mesmo assim, boa participação, com dois recordes pessoais, nas duas corridas que efectuou...

Sol e areia... em mais um vitória !!!

Arouca 1 - 3 Benfica

Mais uma reviravolta, mais 3 pontos, menos uma jornada para terminar o Campeonato. Quem conhece o Tugão, sabia que este jogo seria extremamente complicado... portanto tudo normal!!!
Se o Arouca - a ordem parece ter partido mesmo do Pedro Emanuel - tivesse enchido (3 camiões) o relvado de areia (foi visível a poeirada levantada, sempre que a bola batia no 'pelado' com mais força), e não tivesse cortado a relva, nas vésperas dos jogos com os Corruptos e os Lagartos, mesmo não concordando, até se podia desculpar, agora quando esta xico-espertice é feita somente nos jogos com o Benfica, é a prova que o Campeonato Português é uma fraude nojenta: as condições de jogo são diferentes para as equipas envolvidas, a atitude, e até o nível da amarelinha, depende do adversário... Enquanto os idiotas-úteis andam por aí a discutir expulsões, as equipas satélites, falidas (de dinheiro e valores), vão tentando fazer favores, a quem lhes promete o Santo Graal: a Europa para alguns, a permanência para a maioria!!!
Era impossível jogar com nota artística hoje, o relvado estava pesado, lento, cheio de areia, irregular. Com um adversário que recorria à falta constantemente, e que usava todos os estratagemas para congelar o jogo, com simulações de lesão, com demoras infinitas na marcação de faltas, lançamentos laterais, pontapés de baliza e Cantos... Até nas faltas a favor do Benfica, o árbitro fazia tudo para o jogo demorar a recomeçar, promovendo 'assembleias' com os jogadores. As condições foram tão más, que até o Pizzi, especialista nas bolas paradas, não conseguiu acertar uma sequer!!! Com estas condições, o jogo fica nivelado por baixo, e o factor principal passa a ser o nível de agressividade... A qualidade técnica passa a ser secundário.
O erro do Jesus neste jogo, foi ter preparado o jogo, como fosse jogar na Luz. As típicas jogadas do Benfica, junto das linhas, principalmente com a subida do Maxi, com o recuo do Samaris para a linha dos Centrais, nunca poderiam funcionar neste 'pelado'!!! Aliás o jogo pelos extremos praticamente não existiu, tanto o Salvio, como o Nico (principalmente este), criaram desequilíbrios quase sempre quando apareceram no meio...
Se as dificuldades já seriam muitas, com o golo do Arouca no primeiro, e único remate enquadrado com a baliza do Júlio César, tudo ainda ficou mais complicado... Apesar de preferir sofrer um golo nos primeiros minutos, do que no último!!!
No 2.º tempo tudo foi diferente... tivemos atitude na 1.ª parte, mas não estávamos a conseguir fazer pressão alta. Com maior agressividade, logo na 1.ª zona de pressão, tudo ficou mais fácil... O primeiro golo, nasce exactamente numa jogada de pressão (soube tão bem, ver o guarda-redes do Arouca - o melhor em campo do Arouca, mesmo com este erro!!! -, meter a bola na relva, numa clara tentativa de queimar segundos, e pouco depois ver o mesmo guarda-redes a correr em marcha-atrás, em desespero... as equipas do Pedro Emanuel praticam sempre anti-jogo convictamente contra o Benfica, quando um 'funcionário' do Pedro Emanuel, cumprindo ordens, comete um erro 'fortuito', num claro momento de anti-jogo, que por acaso dá o golo ao Benfica, só podemos concluir que: o Karma é fodido!!!). Com o 1-1, com o apoio das bancadas (que nunca faltou), com a total ausência de estratégia ofensiva por parte do adversário, o 2.º golo era uma questão de tempo... e demorou pouco, em mais uma jogada de insistência!!!
Chamo a atenção para a estratégia do Arouca nos pontapés de baliza, já não novidade!!! Para evitar apanhar a equipa em contra-pé, como por exemplo aconteceu ao Braga no jogo contra os Corruptos, no golo do Tello. O Arouca marcou todos os pontapés de baliza, para junto da linha lateral, na zona do Maxi... pois caso a defesa do Benfica ganhasse a bola, esta ficaria junto da linha lateral, ou sairia das 4 linhas. No fundo, os pontapés de baliza do Arouca, acabam em lançamentos laterais para o Benfica, tudo isto premeditadamente, não havia sequer a intenção de construir jogo ofensivo...
De seguida tivemos a jogada mais orgásmica do jogo, para os burros das estatísticas: mais um adversário do Benfica expulso!!! O facto do Benfica estar a ganhar, não vai interessar... o facto de até poder ser justa, também não interessa... o facto de antes disso, terem ficado dois penalty's a favor do Benfica (descarados), também não vai interessar... e o facto do grande beneficiado pelos amarelos e vermelhos ao Arouca, serem os Corruptos, também não vai interessar!!!
Ainda houve tempo para o 3.º golo, num jogo onde o Lima tem que ser o MVP. Ao contrário do que se pode pensar o golo do Jonas não é fácil, ainda por cima num relvado daqueles... muita qualidade. O Eliseu voltou a estar mal no golo sofrido, mas todos os nossos alas tiveram dificuldades em jogar... só o Nico quando fugiu para o meio, fez a diferença. O Pizzi esteve mal nas bolas paradas... Sendo que a forma como a equipa se manteve calma dentro das circunstâncias, terá sido a nossa grande vantagem...