Últimas indefectivações

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Peyroteo revisitado

"1. Fernando Peyroteo foi uma das maiores figuras da história do futebol do Sporting e, por arrasto, do futebol português. Em 1957, quase dez anos depois de ter pendurado as botas, publicou a sua autobiografia, agora a bom tempo recuperada por João Nuno Coelho e Francisco Pinheiro nas Edições Afrontamento. Vale a pena!
2. Peyroteo não tinha qualquer problema em adjectivar-se de 'lagarto' (que hoje tanto tonto toma por insulto) e não teve nenhum pejo em deixar escrito, preto no branco, que na hora da sua festa de despedida - uma reforma antecipada que lhe permitiu manter-se limpo no mundo dos negócios no qual já estava envolvido - o Benfica o tratou com mais dignidade e carinho do que o seu próprio clube do coração e de sempre.
3. Peyroteo será para sempre um desportista a merecer o respeito de todos quantos gostam de futebol, seja lá qual a cor que vestem. É dele este naco de prosa:
4. 'Tão impressionado fiquei que ainda hoje me lembro da infracção que motivou o castigo máximo. Dentro da grande-área do Sporting, um avançado do Porto meteu a mão à bola, intencionalmente. No mesmo instante ouviu-se uma apitadela e Jurado agarrou a bola com ambas as mãos para a colocar no sítio onde a falta fora cometida. Nisto, ouviu-se o apito do árbitro - Santos Palha - ordenando a marcação de um 'penalty'! Dera-se o caso de o árbitro só ter visto a falta cometida pelo Jurado e só por ela interrompera o jogo! Julgo que alguém, fora do rectângulo, utilizar um apito igual ao do juiz da partida e dessa brincadeira resultou ao Sporting Clube de Portugal a perda de um campeonato!...'
5. Corria o ano de 1937. Os métodos podiam cariar, mas indecência era a mesma dos dias que correm."

Afonso de Melo, in O Benfica

Funes Mori

Esta é de todas as contratações desta época (incluindo o Fariña e o Mitrovic), aquela que me deixa mais dúvidas sobre o real valor do jogador.
A posição de ponta-de-lança é muitas vezes ingrata, a avaliação das qualidades dos jogadores para esta posição, raramente inclui aspectos técnicos (e afins), normalmente, um ponta-de-lança é bom, se marcar golos, o resto, é folclore...
Muitas vezes tudo se resume a uma questão de confiança... ter ou não o faro para o golo, é uma discussão quase sempre subjectiva. Existem jogadores, que numa determinada equipa, num determinado momento, não conseguem marcar, e depois, sem aviso, começam a acertar no alvo...
O Funes Mori estatisticamente, naquilo que já fez profissionalmente, não é jogador para o Benfica. Os números não mentem. A festa feita pelos adeptos do River, com a sua venda, mete medo...!!! Com a cobrança que normalmente os Benfiquistas exigem aos seus pontas-de-lança, ainda menos... Pode ser que, o seu estilo de jogo, e a sua confiança, se adapte melhor ao Benfica, do que ao River, pode ser... espero que sim, mas tenho muitas dúvidas.
Neste momento nem sei se o Funes Mori será aposta para a equipa B, ou para equipa principal!!! Se alguém pensar que o Funes Mori pode ser uma alternativa ao Cardozo, poderá estar a cometer um erro fatal...
Dito isto, como todos os jogadores do Benfica, tem o meu beneficio da dúvida, só quando o ver jogar, de preferência ao vivo, terei uma avaliação mais correcta, mas a expectativa é baixa...

Faces pouco ocultas

"O Campeonato só agora vai começar, mas há muito que os nossos adversários o preparam a seu jeito. Não falo de jogadores e técnicos de outros clubes, nem mesmo daqueles que estavam (ou deveriam estar) de um lado no jogo decisivo da última jornada da época passada, e estão agora confortavelmente instalados na cadeira do lado oposto.
Falo antes de todo um vasto 'plantel' de tribunos que, com mais ou menos oratória, com mais ou menos verborreia, insistem em falar do que não sabem, escrever sobre o que não conhecem, sempre com o fim, mais ou menos explícito, de perturbar a estabilidade do nosso Clube. Ao fim e ao cabo, os mesmos que durante anos silenciaram tudo o que - então sim - sabiam acerca dos escândalos que as escutas do processo 'Apito Dourado' deixaram a nu.
Desde a Final da Taça de Portugal que não param de especular. Logo nessa tarde, e nos dias que a seguiram, o veredicto foi lançado: ou Jesus, ou Cardozo!
Primeiro, tentaram empurrar o nosso treinador para a porta da saída. 'Não ganhou nada', diziam, omitindo alguns dos motivos pelos quais não venceu, e esquecendo toda a valorização desportiva e financeira que implementou na equipa encarnada - que a levou, por exemplo, a um brilhante sexto lugar do ranking da UEFA.
Consumada a renovação de Jorge Jesus, os focos desestabilizadores viraram-se para Tacuára. Na impossibilidade de se verem livres do técnico que relançou o Benfica para a discussão de todos os títulos, tentaram então ver-se livres daquele que é o melhor goleador benfiquista deste século. E, ao verem-no desculpar-se perante as câmaras de televisão, o desespero lançou-os numa última empreitada, a de descredibilizar esse pedido de desculpas (claro que induzido pelo Clube, ou alguém esperaria outra coisa?).
É fácil percebê-los. É fácil entender porque motivo querem Jesus e Cardozo longe da Luz. Mas não podemos deixar que nos enganem. O Benfica é dirigido desde dentro, e jamais andará a reboque de comentadores televisivos ou jornalistas de duvidosa isenção."

Luís Fialho, in O Benfica

Objectivamente (obsessão)

"A Federação Portuguesa de Futebol está a fazer um esforço - reconheça-se - para modernizar a imagem do futebol português no que às «suas» competições diz respeito. Entenda-se Taça de Portugal, Taça de Honra da AF Lisboa e Supertaça Cândido de Oliveira.
O Estádio de Aveiro conseguiu finalmente encher com um jogo a ´serio e os cerca de 30 mil adeptos que ali acorreram deram um bonito colorido à festa com duas equipas que levam sempre bastantes adeptos e que por tudo isso merecia o aplauso dos dirigentes.
Mas há sempre quem não goste. Não ache piada a tudo o que seja fugir ao seu controle e domínio. E estou a falar do presidente do FCP que mais uma vez começou com as suas graçolas alarves para embevecer parolos e achou que o bonito troféu era feio. Depois que o jogo deveria ter sido noutro estádio (provavelmente nas Antas como o conseguiu algumas vezes nos gloriosos tempos de Adriano Pinto da AF Porto e «sus muchachos» na Federação da Praça da Alegria) e finalmente o recado ao Benfica dizendo que o Vitória de Guimarães soube perder...
Aquela irritante figura deita-se a sonhar com o Benfica, acorda a pensar com o Benfica, passa o dia a ver a melhor maneira de prejudicar o Benfica e deita-se com o emblema da águia a vaguear-lhe pela cabeça dando-lhe o mote para todos esses sonhos!...
O presidente de um clube que tem dado péssimos exemplos nas derrotas em modalidades como o Basquetebol (que extinguiu depois de ter perdido o título em casa para o SLB), no Hóquei em patins e no Andebol vem querer dar lições de desportivismo!
Não há maneira de aprender! A sua única preocupação é atacar e criticar o Benfica. Nem que seja em ocasiões onde o Glorioso não é tido nem achado!"

João Diogo, in O Benfica

Finalmente a sério...

"1. Finalmente, chegou a altura das competições a sério. Acabaram-se os jogos mais ou menos de treino e as experiências, embora, infelizmente (e lamentavelmente) a organização mundial de futebol continue a permitir as transferências por mais algumas semanas. Agora, todos os pontos ganhos ou perdidos serão bem importantes, todas as falhas poderão ser determinantes. Agora é que começa a valer.
A nossa equipa não fez uma boa pré-época, com várias falhas defensivas e pouca produtividade atacante. Mas o importante mesmo é começar o campeonato, com o Marítimo, com uma vitória. Nos últimos anos, por circunstâncias várias, o Benfica não tem sido nada feliz na jornada inaugural. Também por isso um triunfo na Madeira seria bem importante. De há seis anos para cá, o Benfica nunca ganhou na 1.ª jornada (uma derrota, cinco empates), mesmo jogando três vezes em casa. Só espero que esta triste tradição recente não se mantenha. Temos equipa para isso. Um bom arranque de campeonato é vital.

2. É sempre assim. Os últimos resultados é que contam. O Benfica perdeu, está mal; o FC Porto depois de perder voltou a ganhar e está na maior; o Sporting perdeu dois jogos no Guadiana mas deu três à Fiorentina e é só sorrisos de novo. Vamos a ver...

3. Ano (época) novo (nova), vida nova. É altura de as nossas claques, para além de manterem o seu incondicional (e bem importante) apoio à equipa, em todas as circunstâncias, nas horas boas e más (e nisso tem sido bem louvável a sua actuação), mudarem o seu comportamento no que ao lançamento de petardos diz respeito. O Clube não pode continuar a ser prejudicado por tristes procedimentos de alguns dos elementos das claques. E guerras particulares entre estas e a direcção não se resolvem prejudicando o Benfica, que está acima de todos. Espero que estes meses sem futebol tenham levado a uma mudança de atitude. E espero que, caso tal não se verifique, a polícia consiga finalmente descobrir os desordeiros e impedi-los de voltar ao Estádio. O Ministro da Administração Interna acaba de o prometer relativamente a todos os casos de violência nos estádios. Espera-se que a polícia cumpra... e que os nossos adeptos não a obriguem a actuar.

4. Parece que a nova secção de golfe do FC Porto ganhou um primeiro troféu. Parabéns..."

Arons de Carvalho, in O Benfica