Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Até parece fácil...!!!

Moreirense 0 - 2 Benfica

Foi um jogo morno, mas praticamente só teve um sentido... O Artur fez algumas defesas (a meio do 1.º tempo), mas com relativo perigo, foi o Benfica que assumiu o jogo, mesmo com as muitas ausências. É verdade que também não criámos muitas oportunidades, mas com um bocadinho mais de acerto, na 1.ª parte, e nos últimos minutos da partida,  e o resultado teria sido muito mais dilatado...
Tudo isto, contra uma das equipas, que na parte de baixo da tabela, melhor futebol pratica. Quando se tem rotinas consolidadas, mesmo quando se muda meia equipa, a qualidade pouco se altera... parece fácil, mas não é!!!
O Ola John começou muito bem, foi perdendo gás... O Jonas começou perdulário, mas acabou por ser decisivo a marcar, e a assistir... Como já afirmei anteriormente o Derley nunca será uma 'estrela', mas pode ser muito útil, luta como poucos, e hoje foi premiado, com um golo 'a meias', com o defesa adversário, mas que pelo esforço, merece que o golo seja atribuído a ele...!!! O Cristante e o Pizzi voltaram a dar boas indicações... O Sulejmani ainda está fora de forma...
O Guedes foi o último a entrar, mas foi aquele que entrou com mais ganas de mostrar serviço... não é tímido, assume o risco, e por isso acaba por falhar algumas jogadas, devemos dar algum desconto... pessoalmente, acredito que o futuro do Gonçalo, será a posição de 2.º avançado, 'vagabundo', mais ou menos na zona do Jonas, mas para já vai ter que aparecer as rotinas de extremo.
A substituição do Eliseu pelo Sílvio ao intervalo pareceu-me ter sido uma opção de gestão (dar descanso ao Eliseu e dar minutos ao Sílvio), espero que sim, e que não sejam problemas físicos com o Eliseu!!!
Estamos qualificados, a Meia-final será na Luz, onde vamos receber os Lagartos, ou o Setúbal, ou o Belenenses (menos provável). Estou curioso, em saber, se o Paspalho na Luz, 'arriscaria' jogar com as 2.ªs opções!!!
PS: Optei por não escrever sobre a venda do Bernardo, porque a histeria que o nome Bernardo Silva provoca na Gloriosesfera, deixa-me irritado... e até acho que o próprio Bernardo acaba por sair prejudicado...!!!
Gostaria de ver o Bernardo com a camisola do Benfica (aliás ainda não perdi a esperança...!!!), mas tenho consciência que no actual contexto seria muito difícil o Bernardo jogar no Benfica, explico:
Sou daqueles que defende a permanência do Jesus no Benfica, por muitas épocas; creio que já todos percebemos que o Jesus tem um esquema de jogo fixo, pode ter algumas variações, mas nunca alterações radicais na estrutura da equipa; o jogador mais parecido com o Bernardo, a jogar no Benfica do Jesus, foi o Aimar... estamos a falar de um autêntico fora-de-série; e mesmo assim o melhor Aimar, apareceu em 2009/10, a jogar a '8', quando tinha o Ramires a jogar como falso extremo direito, a tapar as 'costas' do El Mago; no actual esquema, a posição natural do Bernardo seria no lugar do Jonas, e parece-me pacífico que o Bernardo não preenche todos os requisitos para esta posição; dito isto, parece-me a proposta de 'quase' 16 milhões de euros, era irrecusável; o Bernardo até se pode valorizar, mas neste momento creio que esta foi a decisão correcta.
O Benfica criou um modelo de jogo bem definido, até o jogo desta noite provou, que com vários jogadores pouco utilizados, as dinâmicas são as mesmas... O Benfica hoje não depende de um jogador, pensar que o Benfica devia alterar a sua maneira de jogar para encaixar um jogador especifico, é um erro. Somando os prós e os contras, prefiro manter um colectivo forte, sem insubstituíveis.
Para memória futuro, deixo aqui a minha previsão: dos actuais jogadores da B (incluindo os emprestados), o Teixeira, e o Hélder Costa (além do Guedes), são aqueles que melhor encaixam no modelo do Jesus. Tanto o Cavaleiro (não é extremo... e é muito perdulário à frente da baliza), como o Cancelo (mau a defender), vão ter muitas dificuldades em conquistar um lugar no Benfica do Jesus...!!!
Outra coisa: vender o Bernardo e o André Gomes por cerca de 15 milhões de euros cada um, não é a prova que o Caixa Futebol Campus não é preciso, bem pelo contrário. O objectivo, é a integração na equipa principal, mas se isso não acontecer, tomaria qualquer equipa do Mundo vender jovens jogadores da formação, por estes valores...!!!

Incontestável !!!

Fonte do Bastardo 0 - 3 Benfica
23-25, 22-25, 22-25

Quem só viu aqueles dois primeiros parciais na 1.ª mão, deve achar este resultado muito estranho!!!
Hoje, não demos hipóteses, entrada muito forte, confiantes, muito melhores no serviço, sem nunca perder a calma... Muito superiores. Parabéns a todos os jogadores...
Curiosamente o Set mais 'fácil' foi o primeiro, o parcial só parece equilibrado, porque com 24 pontos, 'engasgámos' e deixámos a Fonte aproximar-se perigosamente!!! Nos outros dois Set's a nota foi sempre o equilibro, sendo que na parte final de cada Set, conseguimos sempre ser superiores... Desta vez, não houve tremeliques!!!
Mais uma vez o Ché a Oposto, e o Gaspar na Zona 4, deu resultado...

Assim, nos Quartos-de-final vamos defrontar os Gregos do Ethnikos Alexandroupolis (!!!), uma equipa que até agora perdeu 1 Set nas competições Europeias, na actual época!!! Passando a vista ao plantel dos Gregos, têm alguns jogadores  da ex-Jugoslávia, o que normalmente é sinal de qualidade... Sendo que o primeiro jogo é na Luz...

Quinze

Benfica 15 - 1 Póvoa

Jogo com pouca história, a diferença entre o primeiro classificado e último é muito grande... E só foram 15, porque o Benfica, baixou o ritmo já a pensar no jogo do próximo Sábado, em Turquel, onde além da qualidade do plantel do adversário, vamos encontrar, mais uma vez, a dupla Pinto/Pinto... uns verdadeiros 'cavaleiros' do Apocalipse Corrupto!!!

Primeira volta 'sem espinhas'

"O Benfica é o tetralíder de Inverno. A última vez havia sido em 1936-39! Com o registo de maior pontuação dos últimos 30 anos.
Em comparação com a época transacta, importa lembrar que o SLB acaba a primeira volta sem 7 ou 8 dos então titulares indiscutíveis: Garay, Siqueira, Matic, Rodrigo, Markovic, Oblak e agora Enzo, para já não falar em Cardozo e André Gomes. Se acrescentarmos Fejsa, e considerarmos a onda de lesões que atingiu sobretudo Rúben e Salvio, podemos alcançar o que significa esta liderança insofismável, a meio da prova. Restam Luisão, Maxi, Gaitán e Lima. Provavelmente, à excepção de Júlio César e de Jonas, os agora titulares (ou quase) Jardel, Eliseu, André Almeida, Samaris, Ola John e mesmo Talisca seriam reforços de banco.
Quem pensaria assim que o Benfica fosse o clube na Europa com mais vitórias (88,3%) e mais pontos (90,2%)! Quem diria que, com uma defesa aparentemente menos forte, não se tivessem consentido golos em 12 dos 17 jogos disputados! Quem afirmaria que, depois da saída de Enzo, de tenham ganho com classe os 4 jogos seguintes (14-0)!
Bem sei que, no futebol, nada é seguro e estas análises não são transportáveis para o futuro como se de uma lógica matemática se tratasse. Mas, este registo é o que é. Categórico, tanto quanto esperançoso. A Jesus o que é de Jesus. Como já aqui escrevi, podem mudar jogadores, mas os processos estão tão maturados que se torna uma inteligência inevitabilidade a sua consistência. É o que vale a estabilidade de um treinador que não inventa... antes reinventa.
P.S. «No bilhar não há árbitros auxiliares» (Presidente FCP, 22.12.2014). Tal como em Penafiel..."

Bagão Félix, in A Bola

Benfica puxa dos galões

"A nossa Liga cumpre a primeira das suas duas etapas e, no momento da viragem, ressalta a autoridade tão justa quanto inquestionável do Benfica, que segura com as duas mãos a liderança, e ainda para mais com uma confortável vantagem de seis pontos, seis, sobre o FC Porto, que, apesar de registar um ataque histórico, não revelou por enquanto capacidade suficiente para fazer frente ao actual campeão nacional. Mérito de Jorge Jesus - o melhor treinador português a trabalhar no nosso país - e dos seus jogadores e ainda dos dirigentes do clube da Luz, que, com um esforço digno e saudável, têm sabido manter uma equipa competitiva, apesar das constantes solicitações do mercado.
Não há a mais pequena dúvida de que o trunfo do Benfica assenta, desta vez, no facto de funcionar quase sempre como equipa, ultimamente pelo menos tem sido sempre assim, colocando em campo valores fundamentais da alta competição, que o mesmo é dizer, ordem, tranquilidade e atrevimento. Antes de mais, Jorge Jesus recuperou uma importante premissa que parecia perdida mas que agora se vê que não estava, ou seja, o Benfica voltou a ser uma equipa de hábitos - onde cada um dos seus jogadores tem feito um excelente trabalho e principalmente no seu comportamento defensivo - e ainda uma equipa solidária, outra marca cada vez mais vincada, e onde todos se sacrificam, ninguém procura protagonismo, pois acima de tudo estão os interesses colectivos.
É deste jeito tão próprio que o Benfica só perdeu cinco pontos em 17 jogos, o que é muito pouco mesmo para um campeonato que se apresenta desequilibrado, e é com esta segurança que a sua equipa vai atacar a ase decisiva da competição, sabendo à partida que o FC Porto não vai deixar de colocar permanente pressão em cima dos seus ombros.
Mas se o Benfica mantiver esta ordem até aqui verificada e sem perder de vista o atrevimento, com mais ou menos nota artística, restam poucas dúvidas de que a sua missão não apresentará um grau de dificuldade extraordinário. Aliás, essa dificuldade extra estará do lado do FC Porto, que, nesta primeira fase da prova, facilitou onde nunca o deveria ter feito. E vá lá saber-se porquê..."