Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de março de 2019

Félix dixit...

Sim aos Dyegos Sousas, não à violência...

"Pausa para entrarem em cena os campeões da Europa. Mas é um 'time out' que surge quando o campeonato nacional está ao rubro...

A pausa para as selecções coincide com o momento de maior emoção da Liga. O Benfica foi a Moreira de Cónegos tornar fácil o que toda a gente antecipava como tremendamente complicado; o FC Porto prossegue a marcha em busca de colocar pressão no líder; o SC Braga recuperou do apagão com o Belenenses e volta a sonhar, olhando para cima; o Sporting tem disfarçado, com resultados positivos, a pobreza exibicional, e anda à espreita de escorregadelas dos que o antecederam; e o Vitória SC, de Guimarães, do excelente Luís Castro, já está estacionado no lugar que corresponde à maximização do investimento que realizou.
A próxima jornada - e muita água correrá debaixo das pontes até lá - tem no cardápio um SC Braga - FC Porto, noventa minutos que podem definir uma corrida pelo título que também se misturará com as ambições europeias dos seus principais candidatos.
A propósito de UEFA, uma nota que não pode passar despercebida: o FC Porto, que gastou com o futebol profissional, para 2018/2019, qualquer coisa à volta dos 80 milhões de euros, já realizou esse montante na presente edição da Champions. Hoje, estar na Liga Milionária é o que faz a diferença

Dyego Sousa, do SC Braga, foi chamado por Fernando Santos à turma das quinas, para o duplo confronto com Ucrânia e Sérvia. Gabriel, do Benfica, também já tem condições para vestir as cores de Portugal. A propósito da inclusão de naturalizados nas representações nacionais, reitero o que sempre tenho defendido, chamem-se eles Obikwelu, Pichardo, Deco, Pepe, Liedson ou Quintana. Não há portugueses de primeira ou de segunda e, uma vez habilitados a representar o país, o único critério válido deve ser o do mérito. Só assim se construirá uma sociedade igualitária e inclusiva.

Depois de, há uma semana, ter acontecido algo semelhante a um vice-presidente do Sporting na visita do futebol do clube ao estádio do Bessa, desta feita o agredido foi o director-geral para as modalidades dos leões, em pleno Dragão Caixa, durante o clássico do hóquei em patins. É evidente pelo agrupamento de responsabilidades, mas a questão, creio, vai para além de sanções pontuais. O que deve estar em causa é a cultura de violência verbal que tem grassado e que não se vê que esteja em vias de extinção. Daí à violência física dista apenas uma chapada...
(...)

V. Setúbal no ano de todos os perigos
«Foi o melhor jogo do Vitória desde a minha chegada. A qualidade de jogo foi boa, faltou-nos fazer um golo. Vamos continuar a trabalhar»
Sandro Mendes, treinador do Vitória de Setúbal
O último triunfo do V. Setúbal aconteceu a 1 de Dezembro de 2018, nos Barreiros, frente ao Marítimo. De então para cá, e já passaram 107 dias, os sadinos disputaram 17 jogos, - Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga - e não venceram nenhum. Hoje, concluída a 26.ª jornada, então com a corda na garganta. Setúbal, cidade de futebol, como pode permitir uma coisa destas?

Honra a Gales, o país do Grand Slam
Pela terceira vez desde que o neozelandês Warren Gatland desembarcou em Cardiff, o País de Gales conquistou as Seis Nações só com vitórias. Num dia de râguebi de grandes emoções (a Inglaterra ganhava por 31-0 à Escócia e acabou por empatar a 38!), parabéns a Portugal, que esmagou a Suíça em Nyon (48-14)."

José Manuel Delgado, in A Bola

Benfica sabia como e onde surpreender

"Em desvantagem, o Moreirense subiu o seu bloco, começando Rafa a aparecer mais vezes no jogo através da sua velocidade

Blocos curtos
1. Início de jogo com as duas equipas a apresentarem blocos colectivos curtos, apostando os dois treinadores em reduzir os espaços ao seu opositor. O Moreirense com o claro propósito de não dar espaço entre linhas para o Benfica jogar e ao mesmo tempo controlar a profundidade, principalmente para as possíveis investidas de Rafa. Por isso, Ivo Vieira posiciona o seu bloco em organização defensiva médio/baixo. Por outro lado, Bruno Lage posiciona o bloco mais alto, apostando numa forte reacção à perda de bola para impedir as transições rápidas e apoiadas do Moreirense.

Benfica procura espaço
2. Se por um lado o Benfica estava com dificuldades em encontrar espaço entre linhas, por outro procurou esse espaço na profundidade. Exemplo disso é o lance do golo anulado por fora de jogo de Pizzi, em que este por norma procura entre linhas (onde se sente mais confortável...) mas desta vez acaba por inverter essa tendência e procurar bola nas costas da linha defensiva do Moreirense.
Outro exemplo é o golo de João Félix, em que existe a clara intenção de Grimaldo em procurar as costas da defesa do seu opositor. O Benfica a demonstrar claramente que sabia como, onde e quando poderia surpreender este Moreirense, muito organizado e de forte sentido colectivo.

Rafa começa a aparecer
3. Não podia iniciar-se da melhor forma a segunda parte para o Benfica, com a obtenção do terceiro golo... e desta vez com Jonas a baixar para receber entre linhas a baixar para receber entre linhas e a fazer o passe para diagonal de fora para dentro de Rafa.
Em desvantagem, o Moreirense subiu o seu bloco, permitindo mais metros ao Benfica, nas suas costas, começando a aparecer mais vezes no jogo Rafa, através da sua velocidade.

Lage a gerir condição física
4. Após o 3-0 Bruno Lage, mais do que preocupado com questões tácticas, faz alterações procurando gerir a condição física de alguns jogadores. Já Ivo Vieira, com as suas alterações, procurou acrescentar presença na área e um maior apoio defensivo a Chiquinho, uma vez que com a saída de Fábio Pacheco o triângulo do meio-campo inverteu-se, ficando com um médio de cobertura e dois com maior pendor ofensivo.

Fazer muito com pouco
5. Se inicialmente se perspectivava uma deslocação difícil do Benfica a Moreira de Cónegos, foi a equipa de Bruno Lage que demonstrou mérito em desmontar a organizada estrutura de Ivo Vieira. Por isso, este resultado demonstra mérito do Benfica, mas nunca podendo atribuir demérito ao Moreirense. Até porque esta equipa tem feito muito com pouco."

Armando Evangelista, in A Bola

Como Bruno Lage preparou o Benfica para explorar a profundidade na ausência de Seferovic

"Com a ausência do ponta de lança suíço que foi um elemento bastante importante nos primeiros tempos de Bruno Lage ao serviço da equipa principal do Benfica, surgiram dúvidas sobre como o treinador encarnado colmataria a ausência de um jogador que dava sentido ao ataque do Benfica pela forma como se move em profundidade.
Porque os modelos devem ser construídos e pensados em função das características dos jogadores, e não o contrário, é determinante que tenham a capacidade de ser “variáveis”! Ou seja, não faria sentido encaixar Jonas e pedir-lhe as mesmas coisas que se pede a Seferovic. Poder-se-à falar de um não processo, ou de uma identidade que muda. No fundo apenas semântica pouco relevante. Foi apenas Bruno Lage de forma muito astuta a moldar rapidamente o contexto por forma a aproximar a sua equipa do sucesso.
Jonas, o homem mais adiantado do Benfica, ao contrário do que fazia Seferovic, passou a mostrar-se sempre a pedir a bola no pé. Fosse no corredor central ou no corredor lateral (Seferovic também se movia para fora, mas sempre a solicitar bola nas costas), e com os seus movimentos que o aproximavam por vezes de uma posição de número dez, abriu espaços e criou condições para as entradas de Rafa, João Felix, e até Pizzi.
Ora veja e perceba a dinâmica que Bruno Lage instituiu para continuar a ter uma equipa capaz de jogar não apenas entre linhas, mas também de explorar a profundidade:





"

Paolo Maldini, in Lateral Esquerdo

Paragem para as Selecções só pode ser boa

"Nenhum humano de livre e perfeita consciência gosta dos jogos das selecções a meio da temporada - não tenho nada contra os jogos das selecções no verão, só a meio da temporada. É um sofrimento desnecessário parar o Campeonato para dar jogos de jogadores que não treinam juntos e não têm rotinas. É mau futebol. Posto isto, esta pausa só pode ser boa para o Benfica.
Desde que Bruno Lage subiu à equipa principal, a maior pausa entre jogos foi depois da eliminação na Taça da Liga. Nessa altura tivemos uma semana para preparar o Boavista. Foi o maior intervalo. Resto foi sempre intervalos de 3-4 dias, às vezes 5. O desgaste acumulado já se vinha a sentir. Benfica ontem deu tudo, mas a verdade é que a pressão alta e a disponibilidade física de outros jogos não se sentiu em nenhum jogo com o Zagreb, por exemplo. A pausa para selecções é um descanso. Mesmo para quem vai às selecções é um descanso. Estão no hotel, não precisam de fazer nada.
Jonas portou-se bem ontem. Não deu a profundidade que Seferovic é capaz de dar. Mas deu outras coisas. Jogou a pivot e fez jogar. Na jogada do terceiro golo, com Seferovic em campo, teria sido o suíço a finalizar e Gabriel, Rafa ou Pizzi a fazer o passe. Com Jonas em campo, o brasileiro baixou para receber e foi ele que lançou Rafa com um passe para o espaço que o português finalizou. O mecanismo é o mesmo, as personagens é que trocam de funções. No entanto, a verdade é que se o jogo não se tem resolvido cedo, o Benfica não teria nenhuma opção de ataque no banco. Esta paragem permitirá ao Benfica ter os dois avançados a postos, pois segundo a imprensa Seferovic estará de volta no regresso das selecções.
O plantel vai emagrecer bastante neste período. Ao todo são 11 jogadores que vão às selecções. Portugal chamou Rúben Dias, Pizzi, Rafa e João Félix. Portugal S20 chamou Gedson, Florentino, Jota (e ainda Nuno Santos). Grécia chamou Vlachodimos e Samaris. Sérvia chamou Fejsa e Zivkovic. Sendo que o segundo jogo da Sérvia é em Portugal. Esta pausa irá permitir reintegrar de vez alguns jogadores. Corchia, Yuri Ribeiro, Krovinovic, Cervi, Salvio e Taarabt seriam craques em todas as equipas que nos falta defrontar na Liga Portuguesa. Mas perderam o comboio e estão completamente desenquadrados do actual sistema da equipa. Yuri está irreconhecível. Krovinovic está lento e segura muito o jogo, Cervi e Salvio só sabem jogar pela ala. Se o Benfica quer ir longe na Liga Europa e ganhar o Campeonato ao mesmo tempo, estes jogadores terão que assumir outras funções. Vão ter que jogar contra o Tondela, contra o Feirense, contra essas equipas de maneira a que os melhores joguem com máxima força na Liga Europa. Esta pausa irá permitir que Bruno Lage trabalhe em específico com esses jogadores. Quem sabe criar um 4-4-2 em que Cervi e Salvio jogam pelas alas e Taarabt joga com Jonas no ataque. É uma pena que Zivkovic, Jota e Gedson tenham ido às selecções porque também poderiam ser reenquadrados nesta semana.
Do plantel sobram apenas 17 jogadores, sendo que 5 estão lesionados. A seleção S19 também convocou 10 jovens do Benfica. Assim, nomes como Nuno Tavares, Tiago Dantas, Gonçalo Ramos e Úmaro Embaló, que poderiam ser chamados para treinar com a equipa principal, já não vão ser. Mas há outros nomes que de certeza que vão ser chamados como Branimir Kalaica, Bernardo Martins, Ilija Vukotic, David Tavares, Chris Willock, Ivan Saponjic, Pedro Henrique ou Kevin Csoboth. Vamos ver se Taarabt vai ser o único reforço da equipa B para a recta final da época. Por exemplo, um ponta de lança. Mesmo que não haja, esta pausa será importante para a próxima época de alguns jogadores. Nomeadamente do Willock e do Kalaica.
O Porto tem apenas 6 jogadores nas selecções. Alex Telles e Militão no Brasil, Danilo Pereira e Pepe por Portugal, Corona no México e Diogo Leite com Portugal S20. Não tem grandes baixas. Mas também não é uma equipa que jogue um futebol muito pensado. É mais à base do físico. Logo vão continuar na mesma. A pausa servirá mais para recuperar o físico."

Cadomblé do Vata (Investigação esquecida...!!!)

"Não foi há muito tempo que a escandaleira da indignação invadiu as almas desportivistas de Portugal. Lá longe, a uns 10.000 km de distância, um autocarro de uma equipa de futebol tinha sido apedrejado. A conclusão era simples: este crime perpetrado na Argentina era de facto hediondo, mas vá, típico de sul americanos com sangue quente latino americano a correr-lhes na canalização hepática. Até para quem está habituado a ver secções de informação desportiva nos telejornais nacionais, terminarem com cenas "de pancadaria num estádio sul americano", anunciadas por um pivô de sorriso maroto nos lábios, aqueles calhaus voadores mereciam o mais infame repúdio. Muito têm os argentinos a aprender com o fair play português, pareciam querer dizer.
Entretanto, quase 4 meses volvidos e o Portugal desportivo conseguiu empurrar para os rodapés noticiosos o pedregoso ataque de um autocarro com adeptos numa autoestrada, que deixou um dos ocupantes extremamente mal tratado, o vôo autónomo de inertes contra o autocarro de uma equipa que se deslocava ao terreno do rival para disputar (e vencer) um dos jogos mais importantes da temporada e o atropelamento de um autocarro vimaranense a 4 ou 5 pedregulhos, que por acaso se atiraram espontâneamente para a sua frente antes do derby minhoto. Das duas uma: ou estamos a assistir a uma revolução de granitos e calcários contra o desporto nacional, ou então existe um estranho fenómeno de moscas que comem pedras antes de suicidarem contra veículos automóveis de passageiros.
Pelo que concluíram as investigações até agora inexistentes, conduzidas por instituições policiais com sede na cidade dos Clérigos, não há mão criminosa nos constantes acidentes de viação a envolverem autocarros com passageiros de cariz desportivo e cascalho de entre-douro-e-minho. Quanto muito, estaremos perante coincidentes casos de motoristas desprovidos de reflexos motores, vírus que tem também afectado dirigentes sportinguistas e respectivas esposas em recentes visitas à cidade do Porto. A não ser que se tenha registado um significativo aumento da importação de carne de vaca argentina na cidade Invicta. O que seria estranho, porque o histórico mostra-nos que por ali preferem a de origem brasileira."

Marcha Atrás?!!!

"Vivemos num país profundamente corrupto, já é hora de deixar de acreditar no Pai Natal e enfrentar a triste realidade, a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal, para além do benefício.
- Deixo Uma Mensagem Aos Comentadores de Televisão.
Se eu não sou ninguém no futebol qual o motivo de se preocuparem tanto comigo? Ando a incomodar?
A bem da verdade sou acusado, sou falado, mas até hoje continuo a sorrir e a dizer, Processos Zero, apenas um de difamação de um ser ao serviço do regime que em momento algum me referi a ele em tal publicação de Facebook, mas posso referir-me em outras que tenho como suspeita.
Andam preocupados por eu saber o árbitro? Correu mal a jornada desportiva para alguém? Sei que sim, sei que o objectivo era o Benfica estar em segundo hoje. E para isso afirmei que o árbitro eleito era ASD para o Moreirense vs Benfica e foi alterado na última hora, pelo facto de eu ter descoberto a careca, no entanto é recorrente pessoas do futebol a norte, saberem quem são os árbitros antecipadamente pq não existe seriedade no desporto português.
(Deixo Imagem Recolhida do Google Onde Antes de Ser Alterado o Árbitro Já Alguém Tinha Publicado ASD no Moreirense vs Benfica)
Só tem uma solução o futebol Português, demitam-se e deixem quem é honesto levar o futebol a bom porto.
A polícia judiciária tem que investigar quem gere o nosso futebol no norte. Os que sabem da corrupção e são alguns que não tenham medo e venham a público falar.
Eu estou isolado e sozinho nesta luta, mas consigo saber de muita coisa, porque quem me conhece seja de outros clubes sabe que eu sou uma boa pessoa e não uso da falsidade. Admiram-me por a minha luta, e a mesma não é clubista, é mesmo contra um sistema implementado que altera tudo que é verdade no futebol.
Quanto aos comentadores afectos à clubes a única coisa que posso dizer é que brevemente tudo será esclarecido e vão engolir a seco. São uns tristes que para sobreviver andam nas televisões a difamar e 
a fazer afirmações que não fazem qualquer sentido.
Avizinham-se tempos de algum trabalho para mim, mas nunca desisti nem vou desistir da verdade. 
Quanto às acusações que sou alvo, apenas tenho a dizer que correu mal ao regime e não me coagiram porque a mentira nunca será uma coação, correu tão mal que o Benfica continua em primeiro depois da jornada mais importante das últimas 9.
Uma palavra de agradecimento a todos que me apoiam que são milhares e milhares, um dia se conseguir divido 250.000€ por todos 😂
Fé No Pau"

O Apito Dourado ainda não acabou...!!!

Mérito puro

"Mais 3 pontos, mais uma grande exibição, mais um obstáculo ultrapassado. O Benfica mantém, a 8 jornadas do fim, o estatuto de privilégio que construiu de forma brilhante: é a única equipa que depende apenas de si própria para conquistar o campeonato. Há ainda muito caminho para percorrer, mas a qualidade, a determinação, o compromisso, o foco e a ambição desta equipa fazem-nos acreditar. A todos!
A deslocação a Moreira de Cónegos era vista como um teste de grande exigência. Como já tinham sido, aliás, as visitas ao Dragão, a Alvalade ou a Guimarães. O Benfica ultrapassou mais este ‘exame’ com nota muito alta: grande exibição e resultado convincente. Um golpe de autoridade!
No terreno do Moreirense (onde o nosso adversário mais directo, o FC Porto, ainda recentemente tinha sofrido para conseguir um empate), o Benfica fez um jogo quase perfeito! O mérito da goleada e do alto nível apresentado são inquestionáveis. Do outro lado estava a equipa-sensação da temporada, que discute o 5.º lugar da Liga. E lembremo-nos que a nossa equipa vinha de uma exigente eliminatória europeia, resolvida no prolongamento, na 5.ª feira! Também aqui foi notável a demonstração de frescura física.
A ideia não mudou e não vai mudar: é treino a treino, jogo a jogo. Todos contam! A onda vermelha cá estará para continuar a ajudar! E a fazer a diferença.

PS: Na jornada anterior, na Luz, o árbitro viu a bola tocar por 3 vezes nas mãos de jogadores do Belenenses na sua grande área. Em nenhum dos casos considerou penálti. Passados 5 dias, o mesmo árbitro demorou 4 minutos para assinalar um penálti a favor do FC Porto num lance em que a bola bateu… no peito de um jogador do Marítimo! Decisão, obviamente, rectificada. Já na segunda parte, numa jogada em tudo idêntica a outras que aconteceram no Benfica-Belenenses (e que não foram sancionadas), o pontapé de grande penalidade acabou mesmo por ser assinalado. Este é apenas mais um exemplo de um conjunto de inúmeras situações de gritante dualidade de critérios neste campeonato e sempre a favorecer o mesmo clube."

Gabriel é um pacemaker ambulante que impede taquicardias e outros desacertos cardíacos

"No outro dia fui ao café mas não cumpri o ritual apressado de beber a bica ao balcão. Reparem como já quase ninguém pede “uma bica”. Quando o fazem, sobretudo os mais novos, é por aquele desejo de distinção que, nos últimos anos, fez nascer tantos Martins e Constanças e recuperar para a vida urbana artigos esquecidos da existência rural dos antepassados. Dizer “bica” é, pois, usar um arcaísmo que nobilita e, em simultâneo, uma censura ao novo-riquismo que, ao adoptar o universal “café”, pretendeu apagar os tempos comuns de pobreza, pré-União Europeia. Bem, mas lá me sentei a uma mesa e fiz o que tanto gosto de fazer quando a ocasião se proporciona: ouvir as conversas dos outros.
Na mesa ao lado, dois senhores de provecta idade (desconheço qual a regra do acordo, se este “c” também deveria desaparecer para ficarmos com velhos de proveta idade) saltavam alegremente de tema em tema, com uma liberdade, leveza e dobradiças coloquiais de fazer inveja a qualquer cronista. Sobre todos os assuntos tinham opiniões vincadas, da estreia de Miguel Oliveira no campeonato principal de motas à possibilidade de uma vitória de Conan Osíris na Eurovisão. Notem como pulavam de nenúfar em nenúfar: “este ano [falavam de Oliveira] a música é outra” e, inevitavelmente, seguiu-se uma análise geo-melo-política sobre os possíveis efeitos de uma vitória do “árabe” Osíris na Terra Prometida. Isto não é conversa, é bailado, é Nureyev num pires.
No fim, enquanto eu remexia o fundo da chávena da minha bica, anteviam o jogo do Benfica com o Belenenses (isto foi no outro fim de semana). Um dos senhores, presumível benfiquista, dizia que estava no papo e que a derrota na primeira volta resultara mais dos lapsos vitorianos do que da argúcia de Silas. O outro, ou benfiquista cético (uma contradição nos termos) ou portista esperançoso, afiançava: “sem o Gabriel estão quilhados!”
É difícil afirmar, sem margem para dúvidas, que o Benfica perdeu dois pontos com o Belenenses por causa da ausência do médio brasileiro. A verdade é que os perdeu e Gabriel não estava lá. Com ele em campo será que os cérebros de Vlachodimos e Rúben Dias também se teriam ausentado momentaneamente para as terras longínquas do “golpe de vista” e do “atraso de vida”? Quem sabe? O que se sabe é que, com Gabriel em campo, a música é outra, para citar o senhor do café. Toca bombo nas recuperações e violino nos passes, longos ou curtos, música ora celestial, ora marcial para os ouvidos dos companheiros que, com ele por perto, parecem mais virtuosos, mais concentrados, mais jogadores.
Gabriel é o mais influente que um jogador pode ser numa equipa sem praticamente marcar golos ou fazer assistências. Com a camisola do Benfica marcou um golo na taça e fez uma assistência na Liga, números que já só se admitem num guarda-redes ou num delegado ao jogo. Porém, se não estiver lá, alguma coisa acontece no coração da equipa, menos capaz de bombear sangue, mais propensa a taquicardias e a outros desacertos cardíacos.
É um pacemaker ambulante, o estabilizador de uma equipa que, em certos momentos, ainda guarda na memória muscular a vertigem descerebrada de Jesus e a contemporização, menos racional do que se possa pensar, de Vitória.
Com tudo isto, duas coisas me intrigam: o mistério do que ia na cabeça do ex-treinador do Benfica para desperdiçar os talentos de Gabriel (já para não falar na ostracização, não fosse ele grego, de Andreas Samaris) e a superior clarividência de um velhote num modesto café na Quinta da Lomba. Jürgen Habermas teorizou acerca da importância dos cafés na criação de uma esfera pública que, em última análise, possibilitou a emergência do liberalismo.
Hoje, com nespressos e deltas q, não se pode exigir tanto da nossa precária cultura de café, até porque a esfera pública se transformou no poliedro das redes (anti) sociais. Mas se alguns treinadores tirassem uma horinha por dia para visitar os cafés de bairro que ainda sobrevivem talvez aprendessem algumas coisas básicas sobre motociclismo, o festival da eurovisão e a importância cardiovascular de ter Gabriel no meio-campo."

Segue o líder – Maturidade e qualidade em Moreira de Cónegos

"Depois de desperdiçada vantagem de dois pontos, e depois de FC Porto assumir provisoriamente a liderança da Liga NOS, a expectativa para perceber como se comportaria o Benfica no campo de uma das equipas mais interessantes da Liga era elevada.
Não poderia ter dado resposta com maior maturidade e qualidade, a equipa de Buno Lage. Uma vitória assente em vários pontos chave:
* Qualidade táctica! Benfica muito bem preparado dentro do seu modelo habitual de posicionamentos, mas com alternativas nos seus movimentos de ataque ao espaço nas costas da defesa adversária. Preparou-se para mesmo tendo um avançado pouco profícuo a atacar profundidade, não perder essa capacidade.
* Plano de jogo de Bruno Lage bem expresso na forma como preparou a sua equipa para não só ludibriar dificuldades dos dois jogos anteriores (em controlo e rotas ofensivas), como para contrariar um adversário muito capaz em posse;
* Rafa e João Felix marcaram precisamente em bolas que entraram nas costas, enquanto Jonas baixou para tocar e trazer adversários, os portugueses surgiram a explorar os espaços que se abriam para que a bola pudesse passar e chegar aos seus movimentos de ruptura;
* Duplo pivot do meio campo com um rendimento bastante elevado. É o melhor Samaris de que há memória! Tranquilo e confiante com bola, como poucas vezes antes, e muito menos imprudente nas abordagens defensivas. Gabriel roubou uma quantidade infindável de bolas no primeiro período, e com isso não só iniciou contra ataques potencialmente perigosos, como foi fazendo a equipa de Moreira de Cónegos perder conforto habitual com bola;
* É a melhor época de Rafa com a camisola do Benfica. Tornou-se eficaz, não perdeu a capacidade que sempre teve para surgir situação vantajosa na zona de finalização, e ainda assume bola em zona de criação, driblando e servindo colegas;
* Sem erros técnicos ou tácticos, transição defensiva dos encarnados nunca permitiu que o Moreirense encontrasse Chiquinho para acelerar transição à procura de Bilel.
* Resposta importante quer do ponto de vista técnico, táctico, mas até emocional."

Cadomblé do Vata

"1. Honestamente, começo a ficar farto do César Boaventura... há 3 anos tentou corromper um jogador do FCP que estava emprestado ao Marítimo; hoje conseguiu mesmo pagar a um central lagarto que está no Moreirense
2. Vitória de vital importância, até pelos números alcançados... não só permite manter o 1° lugar, como garante que se terminarmos com os mesmos pontos do Moreirense no topo da tabela, somos campeões.
3. Fizemos 6 pontos contra o Guimarães e apenas 3 contra o Moreirense... já há uns anos que o Vitoria tinha deixado de ser o melhor do Minho; agora já nem o campeão do concelho é.
4. Ferro, Samaris, Gabriel, Rafa e Felix que mal calçavam na primeira volta, são hoje os melhores da Liga nas respectivas posições... resta saber se no final da temporada a LPFP não vai separar os pontos da primeira e segunda voltas, considerando que foram conquistados por equipas diferentes.
5. Três dias depois de disputarmos 120 minutos em alta voltagem na Liga Europa, hoje fizemos 60 minutos sempre a dar gás... na CMTV respiraram de alivio, porque se tivéssemos baqueado fisicamente no Minho, ia-lhes ser difícil explicar mais uma semana a lançar acusações de doping ao SLB, em directo naqueles programas manhosos que eles têm."

Sobre Ferro, (...) pergunta: quando foi a última vez que vimos um central do Benfica que estica o mindinho quando bebe chá?

"Vlachodimos
Tal como nós, mantém uma ténue vantagem sobre a nossa desconfiança no desempate por golos sofridos. Ou seja, faltam oito finais para nos reconciliarmos com Vlachodimos. Se nos cingirmos ao resultado final, o grego fez mais uma daquelas exibições cabalmente demonstrativas de competência para a função de guarda-redes. No entanto, se incluirmos lances invalidados pelo auxiliar que não somos capazes de apagar da nossa memória, a exibição do grego voltou a aconselhar o uso de fralda. 

André Almeida
Não se pode ser sempre o melhor em campo ou o jogador com mais assistência para golo. Hoje foi a vez de André Almeida dar o lugar a outro.

Rúben Dias
Depois de na jornada anterior ter oferecido um golo ao Belenenses sem que as autoridades tenham investigado as suas motivações, Rúben Dias regressou às exibições acima de quaisquer suspeitas. É manter este desempenho e talvez evite uma visitinha da Polícia Judiciária.

Ferro
Continua a deslumbrar pela inteligência e pela capacidade de impor o físico sem ser um brutamontes, atributo que não lhe parece correr no sangue. Afinal, quando foi a última vez que vimos um central do Benfica que estica o mindinho quando bebe chá?

Grimaldo
O que não nos mata torna-nos mais fortes e Grimaldo soube ser fiel a este provérbio. Depois de sobreviver a um pisão de João Aurélio, o espanhol arrancou para mais uma exibição responsável na defesa e explosiva a lançar ataques de colegas, culminando hoje numa belíssima assistência para o puto Félix após combinação com Ivanildo.

Samaris
Cada vez mais líder no meio campo, pela pressão que impõe ao adversário com bola, pela qualidade do que faz com a bola no pé (ou na cabeça), e pelo efeito que a sua presença tem nos colegas - ainda decorriam os festejos do segundo golo, marcado por Samaris, quando vemos o grego avisar "malta, cuidado com a aguardente ao intervalo, vamos lá ver se aguentamos esta merda sem travadinhas, ok? Agora não, falamos da minha renovação no final do jogo." Chegado à flash interview, fez isto tudo novamente, desta vez utilizando palavras. Sendo eu homem e heterossexual, seria estranho pedir-lhe que me fizesse um filho. Mas posso pelo menos pedir-lhe que escreva um livro com todas as palavras que aprendeu em Portugal e os títulos conquistados. Que estranha reviravolta. Passada a tempestade do bombo, Samaris tornou-se uma das histórias mais bonitas deste Benfica.

Gabriel
Parece que foi anteontem que vimos Gabriel encher o campo frente a uma dúzia de croatas, e foi mesmo. A exibição dominadora de hoje, uma bofetada de luva branca a todos os especialistas em ciência desportiva, fez-me lembrar aquela vez que questionei o senhor acerca da frescura da alface no Pomarinho da Várzea de Colares. Não só fui recebido com um olhar torto como acabei a levar um camião de alfaces para casa, tal era o sentimento de culpa pela estupidez da minha dúvida. Tornámo-nos bons amigos desde então.

Pizzi
Os poucos ateus que ainda duvidavam da importância de uma religião inspirada no treinador do Benfica terão engolido um gigantesco sapo quando viram Pizzi marcar um canto para o meio dos centrais. Os milagres acontecem, amigos. Só têm de abrir o coração e deixar Lage entrar.

Rafa
Venha quem vier, seja onde for, o novo Rafa joga, faz jogar, marca, dá a marcar, pressiona, contra-ataca, e faz tudo isto a cem à hora, sempre satisfeito com a tarefa em mãos. Só lhe falta fazer risotto para ser mais importante na minha vida do que a Bimby.

João Félix
Desenvolveu uma estranha cumplicidade com Jonas desde que Seferovic se lesionou, ao ponto de alguns questionarem qual o futuro da relação amorosa entre João Félix e Seferovic. Não obstante, o jovem português mostrou estar-se nas tintas para as minhas observações dignas de um Cláudio Ramos e voltou a finalizar com a frieza quase irritante dos predestinados, e por predestinado entenda-se jogador agenciado por Jorge Mendes. Se a isto juntar menos entrevistas a jornais espanhóis em dia de jogo, tem tudo para conquistar um lugar muito especial no coração dos benfiquistas ao longo das poucas semanas que lhe restam em Portugal.

Jonas
Tem hoje a mobilidade de Michael Thomas, mas a inteligência, bom, de Jonas. Tendo em conta que até parado ele joga bem, é de esperar que volte a renovar, no mínimo até 2030. Jonas sabe tanto disto que vai transitar para treinador no momento em que lhe for fisicamente impossível manter-se em campo. Só nesse momento, em Maio de 2030, o filho de João Capela mandará entrar a maca para que transportem Jonas até ao banco, onde passará a desempenhar a sua nova função. Até lá, é beijar o chão que ele pisa.

Gedson
A psicologia social já demonstrou que a alegria no trabalho não só promove um aumento de produtividade como tem um efeito de contágio que faz todos produzirem mais e melhor. Agora é esperar que o Gedson apanhe o vírus.

Florentino
a mudança que queres ver no mundo. Terão sido estas as palavras ditas por Bruno Lage antes de Florentino entrar em campo. Florentino benzeu-se e acelerou rumo à sua posição natural no relvado, ali naquela faixa de terreno onde a esperança dos adversários se dirige para morrer. Fez tudo bem e a mais não era obrigado, mas estes miúdos de hoje em dia não descansam. Enquanto uns clamam por alterações climáticas, Florentino fez a sua parte e conseguiu marcar um golo que é, em si, uma recuperação de bola. Mais uma goleada para o Benfica, uma pequena vitória para o ecossocialismo. As coisas já estavam animadas, mas não é preciso ser cientista para concluir que o clima melhorou ainda mais.

Cervi
O tipo que corre desenfreadamente mas não acerta uma substituiu o tipo que muda o futebol da equipa sem se mexer. Este Lage tem um sentido de humor danado."

Moreirense FC - SL Benfica

"Se o Benfica jogar sempre assim, vamos ser Campeões. Não foi um jogo em que tudo saiu bem. Os passes não entraram todos, as oportunidades não foram todas concretizadas. Este jogo não foi um outlier onde tudo saiu na perfeição. Foi um jogo em que trabalhámos muito e jogámos bem. A pressão alta do Benfica não permitiu ao Moreirense construir jogo e por outro lado deu-nos boas oportunidades. Bom jogo do Benfica. Boa vitória. Umas notas sobre o jogo.
1. Rafa. Melhor em campo pela segunda vez na mesma semana. É a melhor semana desde que chegou ao Benfica. Fez tudo. Fez o golo num passe de Jonas para o espaço onde desviou isolado na cara do guarda-redes. Criou várias jogadas, pela esquerda, pela direita, pelo meio, sozinho, a combinar com os colegas. A melhor jogada que criou deu golo ao Jonas, mas foi bem anulado por fora de jogo do Pizzi que está um pouco adiantado.
2. Pizzi. Ao estilo de Rafa, também teve uma exibição bastante boa. Sempre a mostrar-se disponível para combinações com Rafa, Félix e Jonas. Acaba o jogo com uma assistência para Samaris
3. João Félix. Mais um golo para o Félix. Passe longo/cruzamento antes do meio campo do Grimaldo, Ivanildo (jogador do Sporting) falha o corte e Félix na cara do guarda-redes não deu hipóteses. Finalização parecida com a do golo ao Porto. Além do golo teve mais uma série de boas jogadas. Quase que marcava um golo que seria candidato aos Puskas de 2019. Numa jogada a fazer lembrar o célebre golo de Van Basten pela Holanda contra a União Soviética em 1988.
4. Jonas. Bom jogo do Jonas. Ajudou na pressão, fez de pivot várias vezes, baixou para construir e ainda acabou com uma assistência para Rafa, num desses momentos. Não consegue dar as coisas que Seferovic dá, mas conseguiu dar outras.
5. Alex Grimaldo. Foi pisado logo ao início de jogo. A dúvida devia ter sido se era vermelho ou amarelo. O Conti levou vermelho por menos contra o Chaves. Desta vez nem cartão houve. De resto, jogo cumpridor. Grande passe para o Félix na jogada do primeiro golo
6. Andreas Samaris. Mais um jogo imperial de Samaris. Esteve em todo o lado. Eliminou bem o melhor jogador do Moreirense, Chiquinho, ganhou uma série de duelo e coroou a exibição com um belo golo de cabeça na sequência de um canto.
7. Odysseas Vlachodimos. Dentro dos postes é irrepreensível. Teve três/quatro boas defesas em remates perigosos. Um deles de livre do Chiquinho colocado e com força. Mas os cruzamentos continua a ser sofrido. Tem que melhorar nesta parte do jogo. Hoje há um golo anulado ao Moreirense que voltou a ficar mal na foto. O lance é apertado, mas o Arsénio está inclinado para a frente e Almeida inclinado para o outro lado. Fica a sensação que os ombros e o tronco estão fora de jogo.
8. Florentino Luís. Estreia a marcar pelo Benfica depois de substituir Gabriel que ao intervalo parecia que estava com queixas na virilha. Deu estabilidade ao meio-campo numa altura que o Moreirense já não tinha muito que lutar. Marca um golo na sequência de um canto onde aproveitou a lentidão do Ibrahima a corta a bola e meteu-a lá para dentro.
9. Chiquinho. Melhor em campo do Moreirense. Deu velocidade ao meio campo, criou oportunidades, teve um livre muito bem batido. Tem que voltar ao Benfica.
Vem aí a pausa para as selecções. Altura para repousar e criar mais mecanismos de equipa. Há vários jogadores a ir para as selecções, mas aqueles que ficam são os que mais precisam de evoluir. Benfica hoje não deu hipóteses ao Moreirense. A jogar com uma pressão alta assim, não há nenhuma equipa em Portugal capaz de nos ganhar."

O Lagismo vive

"O jogo, no papel, era difícil, mas um Benfica mais à imagem dos primórdios da chegada de Bruno Lage tornou-o mais fácil. Frente ao Moreirense, o Benfica soube ser paciente antes de dominar e jogar com a imensa criatividade do seu ataque para vencer por 4-0 e voltar ao topo da tabela

A derrota em Zagreb, o empate bizarro com o Belenenses e a 1.ª parte do encontro na Luz com o Dinamo fizeram soar alguns alarmes, mas as notícias da morte do estado de graça do Benfica de Bruno Lage foram manifestamente exageradas.
Em casa do Moreirense, a equipa-surpresa deste campeonato, o Benfica soube ser paciente antes de dominar, soube aproveitar os erros enquanto voltava a encontrar o seu melhor futebol e quando se tudo conjugou, soube matar na altura certa. Talvez 4-0 seja pesado para um Moreirense que terá pago caro um par de erros defensivos e a ousadia de se manter quase sempre fiel à sua ideia de jogo, mas a vitória do Benfica acontece mais por mérito dos encarnados do que por demérito do adversário. 
Porque o Benfica apareceu em Moreira de Cónegos, como se agora convencionou dizer no futebol, “personalizado”. E por personalizado leia-se preparado para uma equipa que gosta de jogar, que arrisca, mas que também é organizada a defender. Depois de uns primeiros 15 minutos mais divididos, físicos e com alguma dureza aqui e ali, uma estratégia de mobilidade de todas as peças do ataque do Benfica trocou as voltas à defesa do Moreirense e as oportunidades surgiram naturalmente, tal é a criatividade que os encarnados conseguem dar à sua construção.
Aos 25 minutos, Jonas, em frente à baliza e com Pizzi ali ao lado, não assumiu nem passou bem, falhando assim o Benfica um golo que parecia certo. Jonas marcaria à meia-hora de jogo, mas o lance foi anulado por fora de jogo no início da jogada, tal como já tinha sido do outro lado a Arsénio aos 22’, também por posição irregular.
Num jogo intenso e com muita qualidade, só faltavam os golos e foi João Félix, este domingo mais 9 do que Jonas, a marcar o primeiro, aos 37’. Lançado pelo passe longo de Grimaldo, o jovem avançado português viu Ivanildo falhar o corte e isolado rematou forte, sem hipóteses para Trigueira. Cinco minutos depois, Samaris faria o segundo do Benfica após um canto de Pizzi na esquerda e os encarnados iam para o intervalo com a sensação de terem descomplicado um jogo que, no papel, seria um dos mais complicados do calendário, ainda que aos 45’ Pedro Nuno tenha obrigado Vlachodimos a uma grande defesa após um cabeceamento.
Mas mais definido o jogo ficou para o Benfica no início do segundo tempo, numa jogada que personificou aquilo que foi o Benfica em Moreira de Cónegos, ou melhor, aquilo que fez o Benfica vencer em Moreira de Cónegos: envolvimento de todas as peças do ataque, passes curtos, procura do espaço e alguém a surgir em frente ao guarda-redes. Já tinha sido Pizzi, João Félix, Jonas, desta vez, aos 48’, foi Rafa, que deu o golpe de misericórdia ao Moreirense com um chapéu a Trigueira.
Mesmo com 3-0 no marcador, Ivo Vieira ainda colocou Nenê para o ataque e viu Vlachodimos mais uma vez a roubar o golo ao Moreirense, com mais uma grande defesa, desta vez após um belo remate de Chiquinho. Mas daí até final, o Benfica soube controlar com bola e baixar o ritmo, coisa que nos primórdios do lagismo os encarnados tinham alguma dificuldade em fazer - a ânsia em marcar muitos e deslumbrar é bonita para quem vê, mas os jogadores não são de ferro.
Haveria ainda tempo para um último golo do Benfica, aos 83’, por Florentino Luís, o mais lesto no meio da confusão na área do Moreirense após um lançamento lateral.
Foi assim com um claro upgrade na qualidade de jogo face aos últimos jogos que o Benfica mostrou que o lagismo segue vivo e de saúde e voltou a fazer companhia ao FC Porto no topo da tabela."

Liderança... e as manobras

"Benfica na liderança. Com justiça e sem apoio nenhum da arbitragem. É assim que se ganha, à Benfica.
Vamos, então, aos outros futebóis…
Querem retirar o tetra ao Benfica com uma teia urdida à volta de um intermediário que se chama César Boaventura. A figura do intermediário já vinha consagrada na Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto (Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro), embora com outro nome, o de empresário desportivo.
O intermediário não é um pirata, esse nome é associado a quem comete crimes informáticos. O intermediário rege-se por um Regulamento aprovado pela FPF, decalcado do Regulations on Working with Intermediaries da FIFA.
E é a partir destes regulamentos que se pode averiguar se a historieta que andam a vender tem algum fundamento ou credibilidade.
Esses regulamentos prevêem a possibilidade de ser revogada a licença do intermediário, caso o mesmo deixe de ser idóneo.
Ora, para factos que se passaram na época 2015/2016 a comissão da FPF que fiscaliza a actividade dos intermediários já teria tempo de abrir um inquérito e apurar a veracidade da história que anda a rolar há tanto tempo. Se não o fez, porque foi? Pode concluir-se que não encontrou indícios suficientes para avançar com uma investigação e punição.
Ou seja, até ver César Boaventura continua a ser considerado idóneo pela entidade que tem competência para sustentar o contrário.
Quanto aos despiques verbais que mantém com Francisco Marques, só acrescentam interesse ao seu perfil. Revela coragem, astúcia e eficácia. Mas o seu desempenho não tem nada a ver com o Benfica. E essa é a peça do puzzle que gostariam de ter mas não encontrarão.
Toda a campanha organizada sobre os supostos aliciamentos teria por objectivo final submeter o Benfica à Lei n.º 50/2007, de 31 de Agosto para obter a sua condenação por corrupção activa e com as pena acessória de suspensão de participação em competição desportiva por seis meses a 3 anos.
E queriam mais… ao abrigo do regulamento de Disciplina da época em causa, viria mesmo a calhar a derrota no jogo em causa ou subtracção de pontos. O que daria o título ao SCP, para somar aos 4 inventados há pouco tempo.
Uns ficam com os títulos inventados, os outros com os títulos gamados. Aos poucos o plano revela-se… um hacker, conteúdos informáticos, a busca desesperada de elementos comprometedores (o que revelam é pouco mais que pífio), um livro de enredos e tretas, umas homilias às terças feiras, um departamento de investigação com um procurador condenado por alinhamento com causa clubistica, grupos de comunicação a fidelizarem consumidores anti-benfiquistas, conselhos de Arbitragem e Disciplina à maneira, árbitros que servem num VAR, com tudo à descrição, e um salão de chá no centro do Porto, o apito azul, para lanches ao pessoal da Liga e à claque da moda. Ponto de encontro ideal para fazer as pazes com o dono. Esse herói resgatado após correctivo.
Mas cá estamos nós para lhes dificultar a vida. Cada um no seu posto. Um por todos e todos por um. E continuaremos pelo nosso Benfica, a festejar vitórias como a de hoje. A vencer desafios truculentos e armadilhas. Orgulhosos. Juntos. Contra quem vier. Até morrer, como se escreve nos cachecóis e alguém gravou na nossa alma benfiquista."

Sonhos...

"Sonho com um futebol em que os jogadores valham pelo talento e pelos resultados, não pelas figuras ridículas a que se prestam, a troco de migalhas.
Sonho com um futebol em que os treinadores valham pela capacidade de inovar e liderar, não pela insistência na agressividade e anti desportivismo.
Sonho com um futebol de regras claras e cumpridas, não com apitos furados e conselhos de desregulação. Sonho com um futebol de sã convivência entre adeptos, não com um ambiente de disputa entre gangues criminosos.
Sonho com um futebol de fair play, não com aldrabices como o doping.
O futebol com que sonho é o futebol que espero ver nas nove jornadas que faltam.

PS - Já depois do texto concluído e publicitado entrou em cena um grupo munido com apito, bandeiras, auscultadores e microfones. Uma actuação extenuante de todos os seus membros. A acção foi premeditada, executada em dois actos em menos de uma semana, planeada por um grupo de apoio bem conhecido. Só pode ser interpretada como um contributo, entre tantos outros, para decidir aquilo que é, por natureza, aleatório. É altura de todos os benfiquistas, estejam onde estiverem, fazerem com fundamentos o mesmo que algumas testemunhas tentam fazer por mera indução. Se trabalham em locais onde se realizam actos preparatórios destas actuações, digam o que veem de suspeito. Se conhecem a vida dos executantes divulguem tudo o que possa parecer condicionamento para uma conduta parcial. Se souberem de ligações profissionais que possam influenciar o exercício de funções por parte de "conselheiros de bola", comuniquem. A organização que está por trás desta infâmia colectiva tem de ser contrariada. Estes autocratas dos expedientes têm de prestar contas à sociedade que os sustenta. Só os menores e os destituídos de razão são inimputáveis. Para os outros é uma questão de tempo e empenho."

Um copyright especial para os organizadores de eventos desportivos?

"Como será efectuado o controlo sobre a reprodução e colocação à disposição do público de imagens captadas em eventos desportivos?

No âmbito das negociações tidas entre o Parlamento e o Conselho sobre o texto final da Directiva de Direitos de Autor, o Parlamento Europeu veio propor recentemente uma nova disposição legal, o artigo 12.º-A.
O seu conteúdo é totalmente inovador, na medida em que vem criar um regime especial para um tipo de actividade: os eventos desportivos. Na sua actual redacção, a proposta, que ainda aguarda aprovação, os Estados-membros deverão providenciar aos organizadores de eventos desportivos o (i) direito exclusivo de autorização ou proibição de reproduções, directas ou indirectas, temporárias ou permanentes, por quaisquer meios e sob qualquer forma, no todo ou em parte, e ainda o (ii) direito de comunicação ao público que se consubstancia no direito exclusivo de autorizar ou proibir qualquer comunicação ao público das suas obras, por fio ou sem fio, incluindo a sua colocação à disposição do público por forma a torná-las acessíveis a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido.
Tal significa que ninguém, para além do organizador dos eventos desportivos tem o direito de reproduzir, seja através de simples publicação na internet ou partilha nas redes sociais imagens captadas em tais eventos.
Confirmando-se que a redacção proposta do Artigo 12.º-A é aprovada, e mantendo-se o actual texto do Artigo 13.º, significa que um adepto que vai ao estádio assistir a um jogo de futebol não poderá fotografar nem filmar excertos do jogo e publicá-los na internet, sem autorização dos organizadores dos eventos.
Caso prossiga com a publicação, o adepto estará a violar direitos autorais dos organizadores de eventos desportivos, pois ao comprar o bilhete, ou a entrada no recinto, o adepto apenas está a adquirir o direito de assistir à exibição ao vivo de determinado desporto, não lhe dando isso direito a captar imagens e a difundi-las ao público. No entanto, se o adepto captar as imagens e decidir reproduzi-las para uso privado, no seio familiar, não haverá qualquer violação.
É inevitável pensarmos de imediato nos jogos de futebol, ou nos torneios de ténis, mas desportos como o pingue-pongue ou a patinagem artística serão também abrangidos.
Embora os jogos ou as exibições desportivas não sejam por si só consideradas “obras” merecedoras de protecção autoral, os direitos exclusivos de transmissão dos jogos que são negociados entre os organizadores dos eventos e os organismos de radiodifusão (radio e televisão) já merecem tutela legal através do direito conexo atribuído a estes últimos sobre o direito exclusivo de comunicação ao público.
Como será efectuado o controlo sobre a reprodução e colocação à disposição do público de imagens captadas em eventos desportivos? Como é que estas entidades organizadoras de eventos conseguirão controlar e impedir tais publicações? Também aqui entrará em acção o tão falado e mal-amado Artigo 13.º da mesma Directiva. Os mecanismos de detecção de conteúdos não licenciados que tudo indica que as plataformas serão obrigadas a recorrer, deverão bloquear tais conteúdos ofensivos de direitos conexos titulados pelos organizadores de eventos desportivos, transmitidos ou não a organismos de radiodifusão.
Resta-nos esperar até finais de Abril, pois até à aprovação do texto final da Directiva de Direitos de Autor, tudo está em aberto."

Seja a tua família como for

Benfiquismo (MXXXII)

A primeira...

Vermelhão: Confiança...

Moreirense 0 - 4 Benfica


Resposta impecável: após os dois pontos perdidos na Segunda, após o desgaste dos 120 minutos da Quinta, contra uma das equipas que melhor futebol pratica no Tugão, o Benfica dominou e venceu categoricamente por quatro a zero!!!
Exibição 'quase' perfeita, só não foi 'perfeita' porque o Odysseas ainda fez algumas excelentes defesas... e na fase inicial do jogo (com 0-0) falhámos dois golos só com o guarda-redes pela frente: Pizzi e Jonas!!! O desperdício acabou por não ser fatal, mas podia ser evitado!
Dos jogos 'fora' que faltam, este era aquele que tinha mais receio! Além da sequência cansativa de jogos, o Moreirense tem mesmo bons jogadores lá na frente! Nem o Braga, nem o Rio Ave, têm jogadores que sabem jogar entre-linhas, com excelente qualidade na recepção e passe, como o Moreirense tem: Chiquinho, Pedro Nuno, Bilel... Os jogos em Braga e em Vila do Conde, vão nos dar outros 'problemas', mas esta característica de jogar no 'interior' do nosso eixo defensivo, entre-linhas, é claramente o maior perigo da equipa de Moreira de Cónegos... e na 1.ª parte, ainda tivemos alguns problemas nas 'costas' do Samaris e do Gabriel!
O único momento onde o Moreirense 'dividiu' o jogo foi nos primeiros minutos, onde 'entrou' com tudo... muita agressividade, inclusive a pisadela sobre o Grimaldo, que devia ter dado Vermelho directo... Quando o jogo 'acalmou' já o Benfica tinha o domínio territorial... e o Moreirense só ia lá no contra!!!
Os golos apareceram 'tarde', porque falhámos dois escandalosos antes - além do golo bem anulado por fora-de-jogo! Foi muito importante 'matar' o jogo cedo, e com o 3-0 no início da 2.ª parte, o Moreirense deixou de acreditar, e o Benfica entrou em modo gestão de esforço... Algo essencial, tendo em conta o contexto...
O Samaris marcou e voltou a fazer um grande jogo... mas voltámos a fazer um jogo colectivo muito forte, onde todos cumpriram as suas 'obrigações'!!!
Uma nota para entrada do Tino, que praticamente 'impediu' o Moreirense de passar o meio-campo nos últimos minutos, tal a 'parede' que encontrava pela frente!!!
A arbitragem teve mais uma semana vergonhosa... Não sei se a 'denúncia' nas redes sociais que o árbitro seria o Soares Dias, 'fez' o CA mudar de nomeação, mas de facto, tirando a Expulsão logo no início o jogo, não houve grandes casos... com o VAR a funcionar nos foras-de-jogo... e até tivemos Livres frontais, algo raríssimo!!!
Finalmente, vamos ter algum descanso (para os não-internacionais!!!), e se tudo correr bem, recuperar alguns lesionados: Jardel, Conti e Seferovic pelo menos... e talvez o Salvio. Com a sucessão de jogos que vamos ter após os jogos das Selecções, todos são precisos... Temos a 2.ª mão da Meia-final da Taça de Portugal em Alvalade... e na semana seguinte, temos a Liga Europa... isto com as 'Finais' do Campeonato pelo meio...!!!
Após 2 meses de Bruno Lage, o primeiro 'respirar' fundo, com uma nota que só não é 'perfeita' devido à estupidez individual do jogo com o Belenenses... Além das questões tácticas, técnicas e físicas, nota-se que existe uma enorme espírito de conquista dentro do balneário, com total confiança no 'jovem' comandante...
Faltam 8 Finais, e vão ser preciso 8 vitórias... Ninguém espere, 'facilidades', repito aquilo que já escrevi: nem que os apitadeitos peguem na bola, e metam dentro da baliza dos adversários dos Corruptos...!!! Eles não vão perder pontos, não interessa quem joga, contra quem, não interessa se a estratégica é correcta, não interessa se têm azar ou sorte... tudo isso são variáveis que não se aplicam aos Corruptos!!! Temos que ganhar tudo...!!!

18.ª Taça de Portugal

Benfica 3 - 1 Fonte do Bastardo
26-28, 25-16, 25-22, 25-20

Mais um título, num jogo que começou muito complicado, mas com a equipa a conseguir dar a volta... Além do 1.º Set, o 3.º Set também foi de 'remontada'... e no 4.º Set a emoção foi sempre 'demasiado' grande!!!

A Fonte que já ontem tinha jogado muito bem contra os Lagartos, hoje voltou a demonstrar que nos Play-off's pode causar surpresas...