Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Vermelhão: Mais uma tragédia, mesmo no final do jogo...!!!

Arsenal 3 - 2 Benfica


Admito que a minha expectativa para esta eliminatória era mínima, é verdade que o Arsenal também está a passar por um mau momento, mas tendo em conta tudo o que se tem passado no Benfica, estive sempre muito pessimista... mas após o golo do Rafa, acreditei...!!! Fiz mal, pelos vistos...!!!

O jogo foi parecido com o da semana passada, a grande diferença esteve na linha de fora-de-jogo: em Roma o Arsenal foi apanhado por 10 vezes na armadilha, hoje 'escaparam' à armadilha milimetricamente por duas vezes, e marcaram dois golos decisivos...!!! Numa época, onde nos jogos mais complicados, contra os adversários mais fortes, temos 'perdido' quase sempre pela vantagem mínima, várias vezes nos últimos minutos... a maior goleada sofrida foi com o Boavista!!! Além das questões tácticas e técnicas, ou as questões físicas, a falta de confiança é determinante nestas ocasiões e quando as vitórias começam a fugir sistematicamente 'milimetricamente', é muito mais difícil ganhar o próximo jogo!!!

Tudo pode ser discutido, mas creio que ninguém pensaria que o Benfica, no actual momento, iria ganhar a Liga Europa, também não é crime afirmar que a maior parte dos jogadores do Arsenal seriam titulares de caras no Benfica (excepto dois ou três...), portanto pode-se criticar os resultados e exibições na Liga com equipas como o Farense, o Guimarães, o Nacional, o Boavista, entre outros... mas nestes dois jogos com o Arsenal discutimos o resultado! É óbvio que não fizemos dois jogos de 'peito aberto', isso seria suicídio, jogámos com as nossas limitações e estivemos perto da qualificação... Noutro momento, com mais confiança, se calhar com os mesmos jogadores mas em melhor momento de forma, poderíamos usar outra estratégia, mas neste momento, pouco mais haveria a fazer...

Suspeito que o Veríssimo será 'castigado' pela crítica: se no primeiro golo, poderia ter 'deixado' o adversário ir sozinho, colocando-o em fora-de-jogo; no terceiro golo, não é ele que o coloca em posição regular (a imagem das linhas passou tão depressa, mas parece-me que foi isso que aconteceu...), sendo que em ambos os lances, o 'problema' está no momento do passe, pois no primeiro ninguém estava a pressionar o adversário e no terceiro a pressão foi pouca...!!! Agora, o Veríssimo não estava habituado a jogar com a linha do fora-de-jogo no Brasil, portanto vai ter um período de adaptação e muito sinceramente, fez mais nestes dois jogos, daquilo que eu estava à espera...

Na estatística final existe um número 'assustador': fizemos 3 faltas!!! Eu sei que alguns vão acusar os jogadores de falta de atitude, mas não foi...! Esta é consequência da intimidação constante que os jogadores do Benfica sofrem no Tugão, onde somos obrigados a defender 'sem contacto', pois as faltas e faltinhas e os amarelos saltam rapidamente... e depois quando jogamos lá fora, a equipa não consegue mudar o 'chip'!!!

Uma nota ainda para o grande golo do Digui!!! A seca de penalty's no Benfica tem sido notícia, mas temo-nos esquecido dos livres frontais: o Grimaldo, numa época inteira (34 jogos), se tiver 5 livres directos já é muito... Esta época, além do Grimaldo, recordo-me dum livre do Darwin no Bessa e não me recordo de outro... e o Grimaldo na Liga, terá tido 3 ou 4 no máximo esta época (marcando um golo em Famalicão)! Além dos penalty's, praticamente não beneficiamos de faltas em zona frontal perto da área do adversário... é caso para dizer, que a área é um bocadinho maior do que parece!!! Esta ausência de livres frontais, é tão manifesta, que nós adeptos, nem sabemos que temos mais especialistas na marcação de livres directos além do Grimaldo...!!! Reconheço que este problema não é de hoje, já nos temos do Simão e do Cardozo, os livres escasseavam...!!!

Agora, temos o jogo complicadíssimo com o Rio Ave na Segunda (sem o Otamendi....), depois o Estoril na Quinta para a Taça (provavelmente com muitas alterações...), e depois sim, o calendário vai voltar ao 'normal'... acredito que nessa altura, teremos condições para melhorar o rendimento, e tentar 'salvar' a qualificação para a Champions...

Levando isto um bocadinho para a superstição, isto só irá mudar quando o pessoal voltar aos Estádios, porque a 'quebra' do Benfica, praticamente iniciou-se quando começaram a aparecer os primeiros casos de Covid na Europa...!!! Tenho um amigo que defende afincadamente esta tese, e parece que tem razão...!!!

Vitória em Vila do Conde...

Rio Ave 0 - 4 Benfica
Resende(2), H. Pereira, Brito

Samu; Fabinho, Tó Silva, Tó Ribeiro, Rafa; Brito(Jocu, 78'), Neto(Ndour, 67'), Nascimento; Gerson(Moreira, 67'), H. Pereira(Barrero, 78'); Resende(Semedo, 46')

Vitória inequívoca, não só somos superiores, como demonstramos muita atitude... numa altura que se soube do cancelamento da UEFA Youth League!
Provou-se hoje, para aqueles que ainda tinha dúvidas, as diferenças significativas, quando neste escalão se defrontam equipas acima com muitos jogadores acima dos 20 anos, ou da mesma idade... no 1.º jogo com o Rio Ave eles usaram vários jogadores da equipa B, e hoje não o fizeram, e notou-se no marcador!

Missão Oitavos-de-final


"É com o objetivo de passar a eliminatória que a nossa equipa entrará hoje em campo, às 17h55 em Atenas, focada na obtenção de um resultado (triunfo ou empate a dois ou mais golos) que lhe permitirá continuar na Liga Europa.
Jorge Jesus assumiu, na conferência de imprensa de antevisão à partida, que a equipa tem "capacidade para disputar este jogo, garantir o apuramento e continuar nesta competição", e acrescentou que "a confiança é total", assim como "o respeito pelo adversário", o qual o nosso treinador considera "de Champions, com uma equipa feita para jogar pelos cinco primeiros lugares da Premier League".
Não obstante o potencial dos gunners, Jorge Jesus acredita que "temos capacidade para jogar na Grécia olhos nos olhos para que a nossa equipa seja apurada", uma ideia corroborada por Pizzi, um dos capitães de equipa e atual melhor marcador da prova, com sete golos, que confessou acreditar "piamente que podemos passar, porque temos muita qualidade na nossa equipa".
Pizzi antevê dificuldades frente a um adversário que, na sua opinião, "gosta muito de ter a bola, de jogar, com ideias muito bem definidas pelo treinador e que tem jogadores rápidos na frente". A qualidade e velocidade com bola será uma das armas, ainda de acordo com Pizzi, para contrariar o oponente desta tarde.
São sobejamente conhecidos os constrangimentos que se colocaram ao plantel ao longo dos últimos meses, pelo que importa, sempre, mas sobretudo neste momento, apoiá-lo sabendo que tudo faz ao seu alcance para que possa recolocar o Benfica na posição almejada e que os benfiquistas merecem.
Hoje enfrentaremos um excelente adversário, mas será certamente uma equipa à Benfica, com raça, querer e ambição, que lutará pelo apuramento para a eliminatória seguinte da Liga Europa.
De Todos Um, o Benfica!"

Contra-corrente


"É preciso recuar à época de 1996/1997 para encontrar uma época desportiva em que o Benfica à 21.ª jornada se encontrava a mais de 15 pontos do líder, e a 2007/08 para ter menos pontos no mesmo número de jogos. A contestação está na rua e sucedem-se os pedidos de demissão de Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira por entre comentadores, paineleiros e páginas conhecidas de redes sociais. Luís Filipe Vieira em meio ano passou de presidente que só olhava para as contas e para o negócio e não apostava na vertente desportiva, para presidente irresponsável financeiramente que está a conduzir o clube à ruína. Jorge Jesus passou de treinador "competente, mas" a "incompetente que nunca devia ter vindo". Em nenhum sector da sociedade – talvez apenas na política? – se vai de bestial a besta em tão pouco tempo.
Aqueles que criticaram Luís Filipe Vieira pela falta de investimento e de querer construir uma equipa só com base na academia, numa época em que investiu os famosos 100 milhões de euros na equipa adquirindo um internacional argentino, um internacional belga recentemente considerado como fazendo parte do melhor onze de sempre da seleção, um internacional alemão e um internacional brasileiro, criticam-no agora por ter feito aquilo que eles sempre se queixaram e apontam para a academia como a solução. Mesmo Gilberto, é difícil argumentar que não vale os 3 milhões de euros que foram pagos. Darwin foi a aposta de maior risco – pela idade e pela falta de experiência num nível competitivo relevante. É um jogador a quem se reconhece futuro, mas que tem ainda pouco presente. Quatro jogadores – Waldschmidt, Seferovic, Darwin e Gonçalo Ramos – tornaram-se curtos para as duas posições do ataque em ano de pandemia.
Não tenho dúvidas que existem muitas razões – legitimas diga-se – para a contestação a Luís Filipe Vieira. O Benfica tem andado nas páginas dos jornais por inúmeros casos de justiça, que independentemente de como acabarem, mancham a imagem, desgastam e diminuem a capacidade da direção de intervir de forma mais firme quando é preciso – e bem sabemos como tem sido preciso. Também muitos negócios de jogadores são difíceis de racionalizar. Comprar Chiquinho à Académica por 600 mil euros, mandá-lo para Moreira de Cónegos e no fim da época ir buscá-lo por 5 milhões, é no mínimo estranho. Ou o constante carrossel de jogadores e comissões que se tornou imagem de marca desta direção. Outros argumentam que numa altura em que os rivais estavam em maiores dificuldades, devia ter apostado forte na equipa para afirmar a hegemonia que de tanto anunciada, nunca se concretizou. Tudo isto é suficiente para que de uma forma honesta, séria e legitima se pergunte se os melhores tempos desta direção já estão no passado e é preciso um novo futuro.
Existe, porém, um "pequeno" problema com esta análise. Tudo isto já era verdade em Outubro. Quando Luís Filipe Vieira volta a ganhar as eleições com uma margem que, embora não tão confortável como em eleições anteriores, não deixa margem para dúvidas. Desde as eleições não houve mais casos de justiça. Desde as eleições não houve mais nenhuma contratação, negócio estranho, nem nenhuma decisão de fundo. Tudo o que está em curso – para o bem e para o mal – foi legitimado em eleições há menos de 6 meses atrás. Contestar tudo neste momento é, na minha opinião, oportunismo de uma oposição com razões legítimas de contestação, mas mais obcecada em ser anti-Vieira do que pró-Benfica. A única coisa que mudou foram os resultados desportivos, numa época em que Luís Filipe Vieira fez o maior investimento da história do clube que, mais uma vez repito, foi legitimado nas eleições de outubro. Mais a norte, uma união em torno do essencial, levou a intervenções públicas cujas consequências se viram no relvado nas duas jornadas seguintes. No Benfica, em idêntica situação, a falta de união não o permite. Com reflexos óbvios nas mesmas duas jornadas e na definição do segundo e terceiro posto que esta época, lembrem-se, dão acesso à Liga dos Campeões."

O Cantinho Benfiquista #35 - Hope You Brought A Parachute

Aprovado!!!!!


"Ora vamos lá então recapitular o "trabalhinho" de Vitor Ferreira na Madeira, uma vez que já ninguém fala e já foi empurrado para debaixo do tapete:
- Expulsão perdoada a Manafá por patada em Hermes;
- Amarelo perdoado a Corona por pisão a um jogador do Marítimo que seria o 5º e o deixaria de fora do Calor da Noite-Cashball;
- Falta inexistente e cobrança ilegal no 1º golo do Calor da Noite uma vez que a bola não rola;
- Duplo penálti de Pepe não assinalado aos 84´ por empurrão deliberado Zainadine primeiro e a Leo Andrade depois;
- Falta ofensiva de Taremi que empurra jogador do Marítimo e na sequência do corte dá origem ao penálti do mergulhador Mini Conceição;
Meus amigos, que isto não seja apagado da memória. Tudo isto vindo de Vitor Ferreira. Um árbitro que foi denunciado pelo Benfica em 2017 e em resposta avançou com uma queixa crime contra o Benfica. O "prémio" foi chegar a Árbitro Internacional em 2020. E o Benfica não diz nada disto? Haverá alguma coisa mais clara e óbvia do que está a fazer Fontelas Gomes nos últimos anos? Iancu Vasilica Internacional também? Mais outro Andrade fanático? Fábio Melo promovido à 1ªcategoria? Porquê? Por ser outro Andrade fanático? Foda-se, e o Benfica não diz nada, não faz nada e deixa-se enrabar à grande por esta gente toda?
Já Não Chega?"

Os árbitros entram sob brasas? Sim, mas não desculpa tudo. Falta equilíbrio. Falta coerência


"Nuns há uma tendência clara para intervir o menos possível, deixando que o jogo flua até limites arriscados. Noutros dá-se um "festival de apito", superando-se facilmente as 40 faltas por partida. Nuns qualquer entrada mais dura é resolvida com diplomacia, paciência e prevenção. Noutros lances similares são logo contemplados com cartão. Nuns a análise a possíveis infrações nas áreas é demasiado lata. Noutros assinalam-se penáltis a cada toque ou contacto entre adversários. Cá fora, ninguém percebe, ninguém acredita e por isso todos criticam

É inevitável regressar ao tema das arbitragens porque esse é um dos temas que marcam a atualidade. 
Nada de novo aqui, porque cá fora o padrão é o mesmo de sempre: as decisões aproximam-se, as distâncias aumentam e há muito a ganhar (ou perder) desportiva e financeiramente.
Estratégia? Centrar nos árbitros o cerne de todos os problemas. Como? No erro, a narrativa incide em processos de vitimização, ora sob forma mais dramatizada e persecutória, ora sob tom mais incendiário e revoltoso. Depende de quê? Do momento, do que se pretende atingir ou branquear e, claro, do porta-voz.
O método, em idade geriátrica, continua a ser eficaz. Eleva o tema ao Top-3 dos assuntos mais discutidos da nação, inflama a mente perturbada de seguidores subservientes e, acima de tudo, desvia o foco do essencial. E o que é essencial? É o reconhecimento de que foram cometidos erros próprios. O reconhecimento que o planeamento ou a preparação não foram suficientes nem produziram os resultados desejados. Ou apenas o reconhecimento que os adversários foram mais capazes, eficazes e consistentes.
Não é para quem quer, é só para quem pode.
Esse modus operandis, apesar de circunstancial, é bem acolhido pela generalidade da imprensa e pela maioria dos adeptos. Os primeiros porque estão ávidos de notícias que vendam e que os afastem do colapso económico; os segundos porque precisam agora e mais do que nunca, de distração e diversão. Uma bomba atómica aqui e ali é terapêutica. Como condena-los por isso?
Esta constatação não invalida que se faça uma análise séria aos desempenhos de algumas equipas de arbitragem e esses, convenhamos, têm estado muito além das expetativas.
Dizer o contrário seria mentir ou esconder o que é óbvio para toda a gente. Esse seria um exercício de desonestidade corporativa que a causa bem dispensa.
As coisas não estão bem e é importante que se perceba isso, de forma a inverter a tendência.
É verdade que os árbitros entram em campo sob brasas e é também verdade que a sua missão, nesta fase, é terrível, mas isso não desculpa tudo. As suas atuações têm-se caraterizado por uma irregularidade gritante e isso é notório mesmo quando em campo estão os mais experientes e cotados. A ilação é clara quando esmiuçando a maioria dos jogos:
Nuns há uma tendência clara para intervir o menos possível, deixando que o jogo flua até limites arriscados. Noutros dá-se um "festival de apito", superando-se facilmente as 40 faltas por partida. Nuns qualquer entrada mais dura é resolvida com diplomacia, paciência e prevenção. Noutros lances similares são logo contemplados com cartão. Nuns a análise a possíveis infrações nas áreas é demasiado lata. Noutros assinalam-se penáltis a cada toque ou contacto entre adversários.
Cá fora, ninguém percebe, ninguém acredita e por isso todos criticam.
Falta equilíbrio. Falta coerência. Falta saber mais do jogo, porque há jogos que pedem bom senso e outros que pedem mão pesada à partida. Há os que permitem gestão mais musculada e outros que exigem intervenção assídua. E há os que precisam de "gelo" para travar os ímpetos e os que precisam de "calor" para arrebitar a pasmaceira. Depende da predisposição dos jogadores, do ambiente, da atitude nos bancos, da natureza das infrações, do posicionamento tático das equipas, do seu histórico, do que está em jogo, etc, etc.
Todas essas variáveis têm que ser interiorizada e antecipadas, para que a arbitragem se enquadre no espírito do desafio que tem pela frente.
Carimbar todos os desafios como iguais é erro crasso. Dizer "eu apito sempre da mesma forma" é ainda pior, porque não há jogos iguais e os árbitros não são o fim: são um meio para o atingir.
É verdade que estes são tempos difíceis e falar desta posição, cá fora, parece cómodo e injusto, mas a verdade é que a arbitragem sempre esteve na boca do mundo e sempre encontrou formas de silenciar ruídos maiores. A fórmula usada é simples: competência e coragem dentro de campo, espírito de classe fora dele.
Como o segundo não existe há anos, é investir no primeiro."

O herói improvável


"No encontro da imaginação frente à mecanização, Bento foi decisivo a defender e decidiu a marcar

Em 25 de Novembro de 1953, Inglaterra e Hungria jogaram uma partida amigável que ficou conhecida como o 'jogo do século'. Antes do encontro, a nação inventora do futebol mostrava-se (excessivamente) confiante, por ter perdido apenas uma vez em casa, contra a Irlanda, estando invicta havia quatro anos. A arrogância inglesa desvanecer-se-ia ao longo dos 90 minutos. Os magiares, campeões olímpicos, foram superiores a todos os níveis, física, técnica e tacticamente, vencendo por 6-3. A marcação 'homem a homem' e a forma como potenciavam o colectivo em detrimento das individualidades seriam replicadas daí em diante. As equipas do Leste europeu tornaram-se eximias a jogar nesse modelo.
Passados quase 22 anos, o Benfica produtor de um futebol fantasioso em que se destacava o tecnicista Chalana, orientado pelo inglês John Mortimore, começou a campanha europeia de 1877/78 frente ao Torpedo de Moscovo, conhecido pelo seu pragmatismo. Em 14 de Setembro de 1977, na 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a equipa russa, 'marcando os jogadores do Benfica de forma obstinada, não lhes conhecendo tempo' nem espaço, conseguiu neutralizar o processo ofensivo benfiquista e manteve o nulo no marcador. O resultado era benéfico para o Torpedo, que dessa forma ficava com a decisão da eliminatória no seu terreno. A imprensa, admirada com a inércia e ineficácia ofensiva dos encarnados, pôs em causa a passagem: 'Em Moscovo só um milagre poderá salvar 'este Benfica'!'
Na 2.ª mão, numa 'insólita noite fria de Setembro', dois estilos antagónicos defrontaram-se durante 120 minutos, 'a inteligência sobre a força, a argúcia sobre o pragmatismo, a imaginação viva e criadora sobre a rigidez fria das coisas planificadas a computador', sem que qualquer dos conjuntos conseguisse inaugurar o placard.
Por forma a encontrar-se o vencedor, a partida seguiu para a marcação das grandes penalidades. Bento, que vinha a destacar-se na partida, por 'não ter cometido nenhum deslize do princípio ao fim', voltou a estar em foco. Defendeu um penálti e assumiu a responsabilidade de marcar a penalidade decisiva, fazendo o 4-1 que garantiu o apuramento dos encarnados. Os media ficaram rendidos à sua prestação: 'Bento confirmou-se como 'o maior' destas duas horas (e picos...) de Moscovo'. Diz-se que a melhor defesa é o ataque, e o guarda-redes foi soberano em ambos os sectores.
Bento, apesar da baixa estatura para a posição, tinha reflexos apurados, uma agilidade felina e uma coragem desmedida, sendo considerado um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre. Saiba mais sobre a carreira deste fantástico jogador na área 23 - Inesquecíveis, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

O vencedor do sofrimento


"Perchicot foi campeão de ciclismo, herói na I Grande Guerra, cantor e ator de cinema. A França esqueceu-se dele.

Perchicot gostava de assobiar ao mesmo tempo que pedalava a sua bicicleta nos arredores de Bayonne, onde nasceu em agosto de 1888. Podia ter servido como modelo para aquela cena de Butch Cassidy & The Sundance Kid quando Paul Newman carrega com Katherine_Ross no quadro do seu velocípede ao mesmo tempo que assobia Raindrops Keep Fallin’ On My Head.
Toda a gente gostava do jovem André Perchicot. Rapaz amável, educado, com aversão a tranquibérnias, dedicou-se ao curso de engenharia ao mesmo tempo que se afeiçoava cada vez mais à mecânica dos pedais. De tal ordem que em 1912 ganhou o Campeonato Francês de Velocidade disputado em Paris. Enfim, entrava pelos portões às escâncaras do universo dos grandes. Mas não lhe chegava. Podia ser ensimesmado, continuar a demandar os campos dos Pirenéus Atlânticos em esforços que lhe tomavam praticamente todo o dia, mas tinha uma daquelas ambições não exibicionistas que lhe provocavam comichões nas plantas dos pés. Em 1913, viajou até Newark para participar na primeira grande prova velocipédica da América e terminou em terceiro lugar. Depois foi campeão da Europa de velocidade e, logo no ano seguinte, terceiro classificado na mesma prova. Ninguém seria capaz de dizer que não estávamos perante um grande desportista mas a guerra, esse monstro incompreensivelmente sórdido que faz questão de entregar de mão beijada gerações inteiras à execrável Senhora da Gadanha, vinha aí para derrubar os seus sonhos e reduzi-los aos lamaçais dos campos de batalha.
Perchicot não quis mergulhar na imundície das trincheiras. Alistou-se na Força Aérea Francesa e tornou-se piloto durante a I Grande Guerra. Em 1916, já nem a guerra o quis. O seu avião foi abatido e a queda desamparada destruiu-lhe as pernas e uma das ancas. O seu período de recuperação foi longo. A sua convalescença mergulhada numa tristeza ácida de quem percebia que não voltaria a pedalar, nem mesmo por simples brincadeira de garoto que travessa campos de gipsofila deslumbrado com o azul dos miosótis. Inscreveu-se na Cruz Vermelha. Era um campeão e sairia da guerra como um campeão. Da guerra e da vida.
André Pernichot não se limitava a assobiar como uma cotovia como também cantava como um rouxinol. Ainda no hospital, agarrado às canadianas, visitava os soldados em piores condições e cantava para eles como forma de lhes fazer recuperar o orgulho em si próprios. Codini e Vuillemente eram alguns dos seus compositores de canções favoritos:
«Soyons fort pour être libre
L’esprit clair, le cœur hardi
Ô merveilleuse espérance !
Notre élan joyeux et fort
Est vainqueur de la souffrance
Et peut défiler la mort !».
Lágrimas escorriam pela face de camaradas seus inutilizados para sempre. Homens incompletos, destruídos, amputados. Pernichot sentia, igualmente, as pálpebras arderem com a aproximação do choro. Nunca mais voltaria a erguer os braços ao cruzar a etapa derradeira. Mas se era obrigado a desistir do ciclismo, estava muito longe de ser obrigado a desistir da vida. O_Casino de Toulon não perdeu a oportunidade de o ter como figura de cartaz. O grande campeão, herói das frentes de batalha, discípulo de Mayol, que enchia até aos candelabros salas de espetáculos. Perchicot cantava bem. Talvez o sofrimento lhe tivesse afinado as cordas vocais num tom magoado que provocava suspiros nas senhoras da plateia que fingiam afastar a humidade dos cantos dos olhos com lenços e seda. Os cafés de Paris receberam-no de braços abertos, o Pathé e o Odéon exibiram-no como estrela de brilho que cegava, tratou de percorrer o mundo em tournées, por toda a Europa, por África e pelo Médio Oriente. O garoto que pedalava por entre pinheiros mansos e pelo meio da vermelhidão das papoilas esquecia a pouco e pouco os seus sonhos de infância.
André Perchicot, que queria ser ciclista famoso, ficou rico como Cresus, rei da Líbia. Comprou vivendas um pouco por toda a França, dois iates, automóveis luxuosos e uma companhia de camionetas em Bayonne. Chegou ao cinema, interpretou papéis em três grandes longas metragens – À la Varenne, Sapho e Pomme d’Amour. Neste último, assumiu o papel principal, o de um cantor de rua que tinha a alcunha de Pomme d’Amour e que se viu, de um momento para o outro, herdeiro de um castelo na Normandia.
Parecia que tudo lhe caia do céu. Até a morte, provocada por um vírus que apanhou em África e lhe destruiu o fim da vida, vítima de trafulhices e pilhagens profundamente velhacas e perpetradas por amigos que abusaram da sua debilidade. Mas já havia Charles Trenet, Mistanguett, Fernandel e Chevalier. A França esqueceu-o. Passava bem sem ele..."

O Brinco do Baptista #69 - A cassete de Cruyff

Fever Pitch - João & Juanjo... Itália!

Empate em Portimão...

Portimonense 3 - 3 Benfica

Erros defensivos (e alguns golos falhados...), numa equipa que tem estado extremamente concentrada, mas hoje tiveram uma 'branca'!!! As ausências não justificam... apesar do outro lado, ter estado uma quase equipa B lagarta!!
Não muda muita coisa, temos que ganhar aos Lagartos na mesma, para terminar a fase regular em primeiro, mas muito é bom empatar este tipo de jogos...