Últimas indefectivações

domingo, 23 de agosto de 2015

Desperdicio...

Arouca 1 - 0 Benfica

Desperdício de pontos, desperdício da liderança, desperdício da vantagem sobre os principais adversários, desperdício de golos... enfim, desperdício...

Mais uma vez, não consegui ver o jogo na integra, mas deu para ver, que entrámos muito mal no jogo, permitindo ataques rápidos, com uma 'invulgar' facilidade... e desta vez sofremos um golo; levou algum tempo para equipa assentar (permitimos ainda outra oportunidade flagrante..); começamos a criar vários lances de perigo, quase sempre em remates de médio e longa distância (o Arouca num ressalto, num canto, voltou a criar perigo); mas até final da 1.ª parte, massacrámos... com um bocadinho de calma/sorte/eficácia podíamos ter marcado 2 ou 3 golos até ao intervalo...
No 2.º tempo, continuamos a dominar, mas com menos caudal ofensivo, na área, mesmo assim o jogo foi 'nosso', apesar de alguns 'contra' perigosos...

Este deve ter sido o jogo, onde criámos mais oportunidades esta época, mas não marcámos. Infelizmente ficar a zero, já começa a ser habitual!!! A equipa continua a demonstrar ansiedade, falta de ligação entre sectores, falta de criatividade/eficácia nos últimos 15 metros, e fragilidades nas transições defensivas...
Creio que este fim-de-semana, ficou claro que vamos ter um Campeonato, com muitos pontos perdidos pelas principais equipas, a qualidade baixou muito... No final, o Campeão, provavelmente, será o menos mau...!!!
Desperdiçar pontos nestas circunstâncias poderá ser fatal... O Benfica, por tradição, para ganhar tem que ser muito melhor do que os outros, e sem uma evolução muito grande no nosso jogo, não parece que isso vá acontecer... Além disso, ficamos à mercê, dos Frutados: hoje além de um penalty evidente sobre o Mitrouglou; tivemos um golo anulado, no último segundo da partida, num daqueles lances, onde o apitadeiro usa a técnica da acção preventiva: vamos lá apitar, não vá o Benfica marcar um golo...!!!
O Arouca é provavelmente a equipa que faz mais anti-jogo em Portugal (não é um título fácil!!!), mesmo com um treinador diferente, a herança do Pedro Emanuel, é bastante evidente... Em Portugal, os árbitros nestes jogos, basta uma simples insinuação, um suspiro de falta ofensiva e marcam logo, quando é para marcar as faltas aos defesas, 'mudam' para o suposto critério Inglês!!! O golo anulado ao Jonas, é prova disso...

Como escrevi no início, não vi o jogo todo, e por isso não me vou alargar nas analises individuais, mas mesmo assim vou correr o risco de ser injusto, com um jogador: não é possível o Benfica ter um 8, organizador de jogo, que falha tantos passes fáceis (Pizzi), é impossível... e nem estou a falar de passes de ruptura, de grande visão, estou a falar dos passes mais simples...

Três notas finais:
1. o silêncio no pós-jogo mete nojo, com um golo anulado e um penalty destes, qualquer outra equipa faria um escândalo gigantesco, mas o Benfica (a direcção) quer ser diferente...!!!
2. Os Corruptos e os Lagartos empataram, nós perdemos, são todos resultados negativos, nós continuámos a demonstrar fragilidades, como os outros... mas, por acaso criámos mais jogadas de perigo, que os outros dois juntos!!!
3. Mesmo com resultados pouco animadores, exibições pouco conviventes, mesmo com uma campanha gigante anti-Benfica na descomunicação social desportiva, mesmo com tudo isso, o Benfica, e só o Benfica continua a encher Estádios... Os Benfiquistas em foram a Aveiro não mereciam a decepção...



PS1: No Circuito Mundial de Triatlo, o João Pereira regressou aos grandes resultados, com um 2.º lugar em Estocolmo, subindo para o 8.º lugar no ranking Mundial. O João Silva desistiu.

PS2: No Mundial de Canoagem, o nota mais importante é a qualificação para os Jogos Olímpicos, da Teresa Portela, no K1 500m, e do João Ribeiro, no K4 1000m, após o 5.º lugar na Final A... A Joana Vasconcelos, ainda terá oportunidade de qualificar-se em Maio...

PS3: A pré-época do Futsal continuou hoje, com mais um bom jogo,esta manhã no Meo Arena. Perdemos 2-3, com o Inter Movistar, ou para ser mais correcto, perdemos 2-3 contra o Ricardinho, sendo assim, até parece que o resultado ficou 5-0!!! Com pouco tempo de recuperação entre as partidas de Sábado ao final da tarde, e Domingo de manhã, contra alguns melhores jogadores do Mundo, tivemos bem. Rodámos todo o plantel (ainda falta o Mário Freitas...), e hoje, com a ajuda dos postes, até podíamos ter ganho...!!!

PS4: O Andebol deixou uma imagem melhorzinha, contra um ABC também em preparação (provavelmente o nosso 'principal' adversário durante a época, na 'luta' pelo 3.º lugar!!!), vencendo o jogo de atribuição do 3.º lugar, no Torneio de São Mateus em Viseu, por 34-22: Belone(8), Uelington(4), Moreno(4), Fortes(4), Davide(4), Pais(3), Soares(3), Pereira(3), Borrágan(1).
Recordo que o Benfica jogou este torneio, sem o Vrgoc, o Semedo, o Hugo Lima, e o Cavalcanti...

PS5: Nos Mundiais de Atletismo, o primeiro Benfiquista em acção foi o João Vieira nos 20Km Marcha, e as coisas não correram bem, pois o João acabou por desistir...
Pouco depois no Lançamento do Peso, as coisas também não correram bem ao Tsanko Arnaudov, que na qualificação só conseguiu 18,85m. Acabou por não surpreender porque a temporada do Tsanko, começou muito bem (21m), mas depois os resultados foram sempre a baixar...
Agora é preparar os Olímpicos, com o Marco Fortes regressado após a cirurgia, podemos ter dois lançadores no Rio...

Acerto de contas

"No futebol português vive-se um tempo de acerto de contas. Parece que neste 'verão quente' alguns desejam 'outra revolução'.

1. Estamos a acertar as contas da segunda jornada da nossa principal Liga. E com surpresas que alguns não antecipavam. Mas a jornada só termina, amanhã, em Coimbra.
E que tem hoje, ao final da tarde, num esgotado Estádio Municipal de Aveiro um interessante Arouca-Benfica. Aveiro merece ter, mesmo através desta forma singular de empréstimos, futebol de primeira. Já que o seu Beira Mar desceu aos distritais mostrando quanto pode ser desastrado o investimento dito estrangeiro no futebol português. E casos similares são evidentes de norte a sul de Portugal! E só não vê quem não quer ver!!! O Estádio Municipal de Aveiro merece mais estes noventa minutos. Como o Algarve mereceu a Supertaça e merece a selecção de Gibraltar. Ou o Municipal de Leiria, mais finais de competições internas e jogos das nossas diferentes selecções nacionais. Todos estes estádios ajudaram, e decisivamente, Portugal a ganhar o Europeu de 2004 e ficaram os Municípios envolvidos com muitas contas para acertar!
Mas, hoje, em Aveiro, respeitando o Arouca de Lito Vidigal, o Benfica tem de entrar no jogo com a velocidade dos últimos quinze minutos do passado domingo face ao Estoril. E com a imensa qualidade técnica dos seus jogadores - dos mais experientes aos garotos que foram uma surpresa bem agradável para muitos que não os conheciam! - Rui Vitória terá, acredito, razões à brava, para sorrir no final do jogo.
Mas no arranque da terceira, da próxima jornada, os principais clubes portugueses já saberão as diferentes contas no que respeita aos seus adversários nas competições europeias e, logo, terão condições para a programação de todos os seus jogos, incluindo já os da Taça de Portugal, até à pausa do Natal.
E desejando nós que o Estádio do Restelo, em tudo bem português, acolha atractivas marcas europeias na fase de grupos da Liga Europa. Correspondendo ao sonho aguerrido do Presidente Rui Pedro Soares e à liderança humana e técnica de Ricardo Sá Pinto!
Mas o acerto das contas é bem relevante. Sabemos todos que na quinta jornada da Liga - no fim de semana de 20 de Setembro, vésperas de São Mateus - teremos um Futebol Clube Porto-Benfica. Ou seja logo a seguir à primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Não há tempo para não olhar para as contas. Principalmente depois dos resultados de ontem de FC Porto e Sporting, o Benfica não pode ceder pontos. Desde logo hoje em Aveiro. Com a convicção que nesta Liga vai valer tudo. Memórias e traições. Estórias e discórdias. Calúnias e desconfianças. Desespero(s) e, também, momentos de desprezo.
Como poderemos, desde já, antecipar. E com porta vozes inesperados e disputas de cachas que estarão para além das novidades quanto ao final de mercado de transferências. Faltam vozes que ajudem a diminuir a tensão. Que anda no ar. Que se sente e se pressente. Muito!
Como ressalta, e bem, das reacções de ontem em Alvalade após a surpresa do empate do Sporting frente ao Paços de Ferreira! E agora, em Moscovo, está muito em jogo. Desde logo catorze milhões de euros. Muito, mas muito dinheiro! Bem necessário a todos os níveis! Sob pena de se terem que acertar as contas!
2. No futebol português vive-se, de verdade, um tempo de verdadeiro acerto de contas. Parece que alguns desejam, neste verão bem quente - e que ainda vai aquecer mais, acreditem! - uma outra revolução. Como aquela que quase dividiu Portugal ao meio há quarenta anos. Em que a fronteira era Rio Maior! Agora, e bem, e com o empenho da sua dedicada Presidente da Câmara, um Município profundamente ligado à prática e à reflexão desportivas.
Agora alguns pretendem, às claras uns e em surdina outros, um acerto de contas com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e em particular, com o seu Presidente Vítor Pereira. Os sinais sentem-se. Escutados e escritos. Ouvidos e lidos. E, aqui, importa que todos os principais responsáveis e estruturas do futebol português afirmem, expressamente, que os mandatos são para cumprir. Importa que a estabilidade directiva seja assumida e que não haja, a cada semana, e consoante os espaços territoriais, formas de condicionamento da arbitragem. E falo da arbitragem no seu todo, envolvendo o conjunto das suas secções e dos seus actores. Sejam os formais sejam os informais. E, necessariamente, a estrutura representativa do conjunto dos árbitros portugueses.
Resolvida que está a questão das contas dos árbitros - logo acertadas! - importa deixar para o tempo próprio o acerto da lista eleitoral - que não será única, acredito! - para o próximo ato eleitoral da Federação Portuguesa de Futebol. Até lá deixem trabalhar o Conselho de Arbitragem!
E deixo-lhes um rico naco de prosa de Dinis Machado: «Lembro-me de ordens emanadas de cima (expressão da época, com sobrolho carregado), de carácter correctivo, em benefício da frágil e faltosa plebe, pelo menos o da maioria, que se pretende, não sei bem porquê, menos frágil e menos faltosa». E o resto deste naco brilhante de prosa foi aqui publicada, neste jornal, na sua edição de 16 de Outubro de 1993 com o título «as complicadas regras do jogo»! Ontem como hoje!
3. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Medo de Semedo

"Rui Vitória repetiu a ideia clássica, errada, da protecção ao jovem futebolista: Nélson Semedo «é um protótipo de jogador», disse depois do jogo com o Estoril; é preciso dar-lhe tempo para crescer e estar pronto para ser titular do Benfica, lidar com as pressões, ganhar maturidade, essas generalidades. A verdade é que se Nélson Semedo não tivesse provado valor nos jogos com Sporting e Estoril, ou se baixar de rendimento nos próximos, acabaria, ou acabará, emprestado a um Corunha qualquer. É a vida. A redoma dos chavões como 'não se pode exigir muito ao menino', 'o menino vai pensar que é o Messi', 'o menino vai desgraçar-se na vadiagem', é um erro como outro qualquer.
Quando um jogador de 21 anos, como Nélson Semedo, chega a titular do Benfica é porque está pronto. Não é protótipo do que quer que seja. É titular do Benfica. Os treinadores não devem fazer crer que os jogadores só serão algo depois de trabalhados durante anos pelas suas artes e saberes. Estamos a falar de homens, não de plantações de árvores. Um jogador com 21 anos que chega a titular do Benfica já joga futebol há 8, 9, 10 ou 15 anos, sabe o que se espera dele, os riscos e injustiças da profissão. Não é um vendedor de farturas que de repente se vê a jogar na Luz, é alguém que ascendeu lentamente ao posto. O discurso não deve ser futurista no sentido de 'daqui a uns anitos é que vai estar bom'. É claro que, com o tempo, melhorará em aspectos como a gestão do cansaço, da pressão, da colocação em campo; e piorará na velocidade, na força, perderá a energia de quem está a começar e acha que pode levar tudo à frente. O discurso, repito, deve ser mais simples, deve ser de actualidade e não de potencialidade: não interessa o futuro, interessa o que é agora. Rui Vitória - a quem se reserva a astúcia de ter apostado no jogador - deveria ter dito: «Nélson Semedo está a jogar bem e vai continuar na equipa enquanto jogar assim.»"

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola