Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O velho operário vive agora em opulência

"Em 1964, o Zenit não era de São Petersburgo, era de Leningrado. Não tinha os milhões da Gazprom: clube popular sem grandes vitórias no futebol soviético. Defrontou o Benfica em Florença: venceu por 1-0.

Zenit de Leningrado: era assim que o conheciam em 1964, quando defrontou o Benfica em Florença, para um torneio internacional.
A verdade é que o nome oficial do Zenit não leva a cidade a reboque, seja ela a Leningrado dos anos soviéticos (ou São Petrogardo, no início) ou a São Petersburgo do tempo dos czares e deste tempo de agora, sem czares, ou com czares diferentes, os novos do poderio financeiro. Clube de Futebol Zenit - apenas -, nascido das cinzas de um grupo de ingleses instalados na ilha de Vasilievsky, no final da década de 1890, que apelidavam a sua equipa de Ostrov.
A história dos clubes russos (e por influência, dos clubes dos países do leste europeu) é  confusa e mereceria bem mais do que as margens estreitas de uma página como esta. Influências sociais e políticas não alteraram somente os nomes das cidades que os albergam, mas também, naturalmente, os seus próprios nomes. Dizem alguns que o Zenit nasceu da transformação de um tal de Murzinka, fundado em 1914, que utilizava o mesmo estádio de Obukhovsky até 1924. Outros, apontam-lhe como predecessor o Leningradsky Metallichesky Zavod (Indústria Metálica de Leningrado, numa tradução ao correr da pena). Há ainda quem insista que foi uma mescla de ambos (acrescida de outras organizações mais pequenas) que deu origem ao Zenit em 1938. Fora de dúvidas é que o berço do Zenit é operário. Algo que ninguém apostaria agora que, nobremente conhecido por Zenit de São Petersburgo, se transformou num dos novos ricos do futebol do mundo, propriedade da poderosíssima Gazprom, a maior empresa de gás natural do planeta.
Nova vida: vida de opulência!
E assim, o sombrio Zenit, que fora uma vez campeão da URSS em 1984 e ganhara uma Taça em 1944, transformou-se num filho da classe rica ao qual tudo pode exigir-se.

Fresquinhos como carpas do Volga
Mas vamos até 1964, Junho, dia 16. Benfica e Zenit de Leningrado encontram-se em Florença. Vence o Zenit por 1-0, com golo de Nepomilev, aos 13 minutos do segundo tempo, num remate que fez a bola bater no corpo de Coluna e enganar Costa Pereira.
Dizem os jornalistas que assistiram ao encontro ao vivo (e não pela televisão, como é moda dos dias que correm, em que os repórteres não levantam o traseiro da secretária para se darem ao trabalho de demandarem aos estádios), que a diferença entre as equipas esteve no factor físico. Os portugueses, que tinham acabado a época, mostravam-se cansados; os russos, que iniciavam a sua, pareciam frescos como carpas do Volga.
Falam também as crónicas da época de uma arbitragem desastrosa do italiano Angelini que chegou a perdoar uma grande penalidade evidente ao Zenit por falta sobre o azougado António Simões.
Bateu-se o Benfica com a classe que lhe era sobejamente reconhecida. Germano, Coluna, José Augusto, Simões, Eusébio e Serafim desenhavam lances ofensivos de qualidade inegável. Impuseram, por seu lado, os adversários uma toada mais dura. As faltas sucediam-se. Os portugueses deixaram-se embalar pela toada tristonha da balada russa, jogou-se cada vez menos, discutiu-se cada vez mais. A bola era apenas mais um elemento pontapeável por entre canelas e joelhos.
E, assim sendo, nada de muito bom se esperava.
Torres e Eusébio foram vítimas da batalha e saíram para dar lugar a Pedras e a Augusto Silva. O Benfica perde qualidade. Forças, já não tinha muitas.
Com a vitória na mão, o Zenit dedicou-se a defender. Bater o grande Benfica, duas vezes campeão da Europa, era motivo de orgulho para os operários de Leningrado. Vontade de trabalhar não lhes faltava. Queixaram-se também eles de um «penalty» perdoado a Germano. Rodearam José Augusto, que passara para o centro do terreno, orientando o futebol ofensivo da sua equipa, de soldados prontos a tudo.
Secaram o terreno. Duros, inflexíveis, mantiveram-se atentos. Nada foi capaz de fazer dobrar a sua vontade, o seu futebol colectivo no qual se destacava Danilov, Trotikov, Vassilev e Burstalkin.
Esta semana, o Zenit volta a defrontar o Benfica. Este outro Zenit: rico, burguês, cheio de jogadores estrangeiros que custam milhões e milhões.
O velho operário de Leningrado vive à grande!
Como o tempo muda a verdade das origens."

Afonso de Melo, in O Benfica

Lixívia IV

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica........... 10 ( 0) = 10
Braga................. 7 (-2) = 9
Corruptos....... 10 (+2) = 8
Sporting........... 6 (+1) = 5

Foi preciso os Corruptos não ganharem um jogo, para que o Circo da hipocrisia abrisse as 'portas'!!! Ouvir adeptos e responsáveis Corruptos a queixarem-se das arbitragem é um cumulo da idiotice... Assistir a esta obediência cobarde, por parte dos avençados, que repetem todas as queixas à exaustão, sem qualquer reparo, é comovente!!! A transformação de uma arbitragem boa, num escândalo lesa a pátria, é a prova mais do que provada, que a desinformação reina, nas TV's, nas rádios e nos jornais... estas campanhas organizadas de propaganda barata, já são feitas em modo automático, tal é o hábito... Quando o mesmo Paulo Baptista, num Benfica-Estoril, decidiu um Campeonato, validando um golo ilegal ao Estoril, expulsando um jogador do Benfica, entre outras tropelias... ninguém encontrou motivo de crítica, só os 'fanáticos' Benfiquistas é que encontraram erros no trabalho da equipa de arbitragem; ontem, acertou em todas as decisões mais complicadas, e passou a ser o anti-Cristo na critica desportiva Portuguesa... deveria ficar surpreso, mas já nada me surpreende no Tugão!!!

Sei que em caso de dúvida, os auxiliares devem dar o beneficio da dúvida, à equipa que ataca, nas situações de foras-de-jogo... Mas quando se analisa os lances nas TV's, um fora-de-jogo de 2 metros, é tão fora-de-jogo como um, de 2 centímetros... A linha virtual da SportTV não tem nenhuma credibilidade, já tivemos exemplos de linhas tortas, e de imagens 'paradas' dessintonizadas com o momento do passe ... agora, não é preciso ter experiência nas técnicas de propaganda televisiva, para saber que não são os pés que determinam a 'linha', só os braços não contam... e esta semana tivemos dois exemplos claros deste tipo de analise 'torta', e como é costume, os avençados, não tiveram a coragem de contrariar a versão oficial!!!

Em Guimarães, o maior erro do árbitro, foi nos sucessivos perdões de amarelos ao Casemiro... Parece incrível, depois da choradeira toda, mas é verdade, tivemos mais um jogo, onde o Trinco Corrupto, passou o jogo todo a dar porrada, e só levou um amarelo no fim do jogo... mudam-se os jogadores, e a história é sempre a mesma!!!
Nos dois penalty's marcados, esteve bem: é verdade que o Brahimi só se deixou cair, quando viu que já não chegaria à bola, mas o Bruno Gaspar foi burro, depois de entrar na área devia ter deixado de colocar o braço...; o Jackson sem necessidade nenhuma dá uma trancada no pé de apoio do André André. Qual é a dúvida neste lance?!
Nos penalty's 'pedidos' pelos Corruptos é só rir !!! No lance onde o Brahimi se isola, é verdade que o Central do Vitória, tenta o desequilibrar, mas o Argelino não caiu... continuou a jogar, e por muito que tenha havido contacto, nenhum árbitro - de consciência tranquila - marcaria penalty numa situação idêntica. Repito nenhum. Na bola no braço do Cafú, é claro que existiu um desvio, e o Cafú não conseguiu desviar o braço, que estava coladinho ao corpo, totalmente involuntário. Mencionar o lance entre o Traoré e o Quintero, só mesmo num cenário de anedota!!! O Leirós na RR conseguiu descortinar ainda outro penalty, pois afirmou, no final da partida, que ficaram 4 penalty's por marcar, só ele saberá qual...!!!
Mas mesmo assim a discussão mais absurda, é no fora-de-jogo, bem assinalado ao Brahimi!!! Então, parece que todos se esqueceram que o tronco também conta, e não são só os pés... A imagem prova que o corpo do Brahimi está adiantado. É por pouco, mas está... Usar este lance para 'ladrar' roubo, só mesmo alguém com muito pouco carácter!!! Além disso, no início do lance, fiquei com muitas dúvidas sobre se existe falta do Jackson sobre o Defendi, que ficou estendido no relvado...
Além das declarações do Basco no final da partida (amigo de peito de Angel Villar, 'chefe' dos árbitros na UEFA...), 'gostei' de assistir a todo aquele festival de pressão e intimidação junto ao banco dos Corruptos, durante toda a 2.ª parte!!! Só faltou o Pratas a fugir...!!!
Aliás, a 'coisa' não ficou pelo jogo: as ameaças e intimidação continuaram nas redes sociais, com alguns comentários verdadeiramente criminosos, feitos por conhecidos Corruptos...

No Alvalixo, voltámos a terminar com o Paspalho do Bruno, no relvado a 'marrar' no árbitro!!! O tal Presidente diferente, que vem credibilizar o Futebol... o tal que não gosta das estratégias do Pintinho, volta a copiar uma das estratégias de intimidação favoritas do Pintinho, no início da sua carreira...!!!
Neste jogo mais uma vez o árbitro esteve quase sempre bem... até o amarelo ao Matt Jones, logo aos 23 minutos, por demorar na reposição de bola em jogo!!! O Benfica nunca tem essa sorte!!!
Admito que tenho pouca paciência para ver os jogos Portugueses, sem o Benfica, mas sempre que vejo os Lagartos a jogar, não posso deixar de ficar espantado, com a quantidade de mergulhos para a piscina que as Lagartixas dão por jogo!!! Não é um jogador, é quase a equipa toda, faz parte da cultura... O engraçado, é que os próprios avençados, vão na cantiga... neste jogo, numa das melhores combinações da partida, o Esgaio ficou isolado, adiantou demasiado a bola, esticou-se em carrinho para chegar primeiro que o guarda-redes adversário, o lance acabou por não dar em nada, mas nas bancadas foi automático o burburinho a pedir penalty, e na televisão, um dos jornaleiros 'espirrou' logo: lance duvidoso!!! Portanto, quando um jogador Lagarto resolve fazer um carrinho, sem nenhum adversário num raio de 1 metro, é penalty!!!
Já no minuto 90 o Silimani agarra o João Meira na área do Sporting. Este é o lance mais duvidoso de todo o jogo. Só não afirmo que é penalty descarado, porque nos Cantos, temos que dar alguma 'liberdade' nos contactos, porque eles existem na maioria das vezes... Na palmada do Jefferson ao Deyverson no final da 1.ª parte, acho que devia ter levado amarelo, só porque não acertou em cheio no adversário... que depois fez teatro.

A tentativa de manipulação da opinião pública começou na Sexta-feira em Setúbal. Num jogo onde o Benfica venceu por 5-0... os avençados não descansaram enquanto não encontraram motivos de suposto benefício ao Benfica, que explicasse o resultado!!!
Mais uma vez, um fora-de-jogo, milimétrico, mas que existe, foi usado. É mais do que óbvio nas imagens, que o Luisão tem o corpo inclinado para 'trás' e o avançado Vitoriano tem corpo inclinado para a 'frente', se os pés estão em linha, o resto do corpo não está...
Eu até admito, o erro do árbitro, nestes foras-de-jogo milimétricos, aquilo que não posso aceitar, é assistir às mesmas pessoas, que desculpam este tipo de foras-de-jogo, quando os Corruptos e os Lagartos são 'beneficiados' ficarem indignadas agora... Aliás, nem é preciso foras-de-jogo milimétricos, os exemplos de branqueamentos são muitos, e às vezes são erros de metros...!!! Em sentido contrário, recordo-me de um fora-de-jogo parecido tirado ao Maxi na Trofa, num jogo que até correu muito mal ao Benfica, onde os expert's foram unânimes em afirmar que a decisão do auxiliar foi a correcta!!!
Mas o Circo não ficou por aqui: já com o resultado em 5-0, o Samaris faz um corte limpo sobre o Zequinha (megulhor-mor, refilão-mor, nojento-mor...!!!). As repetições por trás da baliza, provam o toque na bola do Grego. O Zequinha inclusive, aleija-se porque acerta, na sola da bota da Samaris, que ficou na posição, onde milésimos de segundos antes estava a bola... Mas tudo isto não interessa, os comentadores da SportTV decidiram que era penalty, e 'ficou' penalty!!! O facto das tais repetições, do ângulo detrás da baliza terem desaparecido, também ajudou à festa!!!
Até podíamos, ingenuamente, pensar que este seria mais um erro humano de analise!!! Mas quando aos 69 minutos, o Lima é completamente agarrado num Canto, pelo Ney. E depois de finalmente se soltar, acaba por tropeçar no guarda-redes adversário, caindo sobre ele, com o árbitro a marcar falta contra o Benfica... Depois de tudo isto, com repetição e tudo, ninguém acha que o lance é duvidoso, quando ninguém acha que poderá ter ficado um penalty por marcar a favor do Benfica... Então é porque isto está mesmo entregue aos bichos... Tal como escrevi anteriormente, nestes lances do bolas paradas dou algum desconto aos árbitros, mas o lance merecia que pelo menos tivesse sido considerado um 'Caso do Jogo'!!!

O Braga perdeu em Arouca... num remate do David Simão a bola bateu nos braços do André Pinto, mas este estava com os braços na posição 'normal'...

Anexos:
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Cosme, Prejudicados, Sem influência no resultado
2.ª-Boavista(f), V(1-0), Marco Ferreira, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Setúbal(f), V(0-5), Capela, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Académica(f), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
2.ª-Arouca(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (2-0), Sem influência resultado
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Belenenses(c), E(1-1), Cosme Machado, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-0), Mota, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4.ª-Guimarães(f), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Braga
1.ª-Boavista(c), V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-0)?!, Impossível contabilizar
2.ª-Moreirense(f), E(0-0), Paixão, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Estoril(c), V(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), D(1-0), Proença, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada