Últimas indefectivações

sábado, 11 de abril de 2015

Jogadores levam adeptos ao Colo !!!

Benfica 5 - 1 Académica

Mais uma tarde esplendorosa na Luz, com Sol, bancadas repletas, entusiasmo, e muitos golos... Só valeu 3 pontos, mas dá confiança. O único perigo é mesmo o excesso de confiança... Mas a jogar assim, é difícil acreditar, que o Benfica vai perder pontos na Luz, este ano... Muito se falou do colinho esta época, o Benfica bem, aproveitou esta semana a 'onda' (propaganda asquerosa diga-se...) para fazer uma excelente campanha de marketing, mas muito sinceramente, com o Benfica a jogar assim, parece-me que são os jogadores que estão a levar os adeptos ao Colo!!!
A única má notícia do dia: o Amarelo ao Maxi (aparentemente premeditado), até tem um lado positivo: estará disponível para o jogo com os Corruptos. E se a semana passada critiquei a displicência do Eliseu no golo do Nacional, é justo afirmar que o golo da Académica começa numa precipitação do André Almeida... com o Maxi a 'ler' mal o cruzamento.
O início de jogo, foi de uma eficácia tremenda, praticamente todos os remates à baliza, deram golo. Aos 20 minutos já estávamos a ganhar por 3-0!!! Tal como a semana passada, notou-se uma normal desaceleração após o 3.º golo. Nunca perdemos o controle do jogo: nem da bola, nem o domínio territorial, mas baixámos a velocidade...
No 2.º tempo voltámos a acelerar, e o golo não demorou. Aliás os primeiros 30 minutos da 2.ª parte foram dos mais espectaculares de todo o Campeonato, com o Benfica a desperdiçar golos atrás de golos... Foi um verdadeiro massacre, com o público a entrar na festa.
Júlio César foi mais uma vez um espectador, mas sempre que a bola lhe chegou, normalmente em atrasos de bola, demonstra uma enorme classe a jogar com os pés.
Pode parecer estranho, num jogo com um só sentido, mas o Luisão e o Jardel, fizeram um grande jogo. A pressão que souberam fazer sobre os jogadores mais avançados da Académica, 'matou' qualquer intenção ofensiva dos estudantes... Só um erro, numa descoordenação entre o Jardel e o Júlio César.
O Maxi está numa forma fenomenal. Uma das melhores épocas de sempre do Maxi... Cada vez melhor!!!
O André Almeida regressou à esquerda, esteve quase sempre bem... Teve a tal precipitação no golo da Académica, mas de resto defensivamente esteve perfeito. No ataque, falta-lhe o pé esquerdo, mas mesmo assim consegui aquele magnifico cruzamento para o 2.º golo (e também fez a assistência para o outro golo do Jonas!!!)... Para a semana em Belém irá jogar muito provavelmente no lugar do Maxi, onde normalmente rende mais...
Jogo cuidadoso do Samaris, com os golos cedo, notou-se que o Grego estava preocupado com o possível Amarelo. Pessoalmente, dos 3 jogadores em perigo (Salvio e Jonas, também estão à bica...), o Samaris é o mais importante. Mesmo com o regresso do Fejsa às opções, jogar com os Corruptos sem o Samaris será muito complicado neste momento...
O Pizzi fez um dos jogos mais consistentes. Tenho criticado alguma irregularidade no Transmontano, mas hoje praticamente eliminou os erros, e esteve muito bem nos passes longos, e nas entradas em drible...
As coisas não saíram tão bem ao Salvio, como tinham saído com o Nacional, mas mesmo assim nunca desiste. Mas devia ser mais prático, quando se aproxima da área...
Mais um grande jogo do Gaitán. A importância do Nico, neste Benfica, além do talento individual que todos reconhecem, é a forma como o Gaitán, sai da esquerda e aparece no meio, e às vezes na direita, sem aviso. Consegue fazer isto, sem desequilibrar a equipa... tanto o Jonas como o Lima já sabem que muitas vezes têm que compensar o Nico. Outro aspecto onde o Nico melhorou muito, é nas recuperações de bola... hoje fez, 3 ou 4 carrinhos que arrancaram tantos aplausos, como os golos!!!
Mais um grandíssimo jogo do Jonas. Vencendo o prémio MVP. Dois golos, e outros mais fáceis desperdiçados...
O Lima é claramente o menos dotado tecnicamente do nosso sector avançado, mas trabalha muito, e está muito melhor nas tabelas...
O Ola John entrou bem, principalmente quando passou para a esquerda...
Além da vitórias, do espectáculo e dos golos, este jogo teve outros dois grandes momentos: o regresso do Fejsa; e a estreia do Jonathan.
Os minutos na equipa B do Fejsa foram muito bons. O regresso já era esperado. Notou-se alguma falta de velocidade de reacção, algo perfeitamente normal, mas poderá ser bastante útil nas 6 finais que faltam... Agora o que ninguém esperava, era que o regresso do Fejsa, ficasse marcado, por um grande golo, nem ele...!!!
O Jonathan só jogou os últimos minutos, numa altura que o Benfica já não procurava a baliza adversária com muito velocidade. Pessoalmente não gosto deste excesso de entusiasmo, com jovens jogadores, que ainda vão ter que trabalhar muito para chegar ao nível que todos esperamos, mas é sempre ver caras novas, com grande potencial, como é o caso do Jonathan.
Apesar de todo o espectáculo, não posso deixar de falar da arbitragem!!! A primeira falta marcada a favor do Benfica, foi o penalty!!! Já estávamos a vencer 2-0!!! E houve várias que deviam ter sido marcadas... As outras duas faltas assinaladas a nosso favor na 1.ª parte, foram marcadas pelo fiscal-de-linha!!! Curiosamente, esse fiscal-de-linha, deixou passar 4 foras-de-jogo ao ataque da Académica (ainda não vi as imagens na TV)!!!
Temos 6 finais pela frente. Se vencermos os próximos 4 jogos somos Campeões...!!! O jogo em Belém vai ser muito complicado, por várias razões: os jogadores do Benfica não vão querer arriscar ficar fora do clássico; o Belém vai fazer o jogo da vida... recordo que estão na luta pela Europa; durante a semana vai-se criar um ambiente anti-Benfica, o alibi vão ser os jogadores emprestados/ex-jogadores do Benfica/futuros jogadores do Benfica!!! E ainda falta saber quem será o apitador...
Como foi visível hoje em Vila do Conde, o Campeonato do Benfica, não é o mesmo onde participam os Corruptos: basta recordar o critério de Vasco Santos em Arouca, na marcação de penalty's!!! Basta recordar a forma como os calendários são construídos; basta recordar o Penafiel-Rio Ave e o critério disciplinar de Cosme Machado, que permitiu ao Rio Ave ir para o jogo com o Benfica na máxima força...!!!
O Bi-Campeonato está próximo, mas ainda falta muito suor para o conseguirmos...

Festa da Taça... com vitória vermelha

Juventude Pacence 4 - 11 Benfica

Festa da Taça, que até começou com o Benfica a perder...!!! Demos a volta, mas os jovens de Paços voltaram a empatar: 2-2!!! Só depois, o marcador decorreu com normalidade...!!!
Vamos disputar a Final Four da Taça de Portugal, onde queremos repetir o triunfo da época anterior, o nosso adversário nas Meias-finais será o forte Barcelos.

PS1: Os Lagartos também se qualificaram para a Final Four, num jogo disputado no Livramento, com o Valongo. Jogo que esteve interrompido cerca de 20 minutos, devido a confrontos entre elementos do Valongo e as claques Lagartas, com o Brunão (a substituir o Mustafa na coordenação da 'coreografia'!!!) a servir de intermediário!!! Desconheço os pormenores, mas estão bem uns para os outros...!!!

PS2: Durante a semana, surgiram noticias sobre a formação do plantel para a próxima época. Pessoalmente acho que esta não é altura para falar destes assuntos, mas este ano, os rumores começaram muito cedo, e não foi só no Benfica. Já se sabe praticamente qual será o plantel dos Corruptos, e da Oliveirense e até dos Lagartos para a próxima época... quase todos com mudanças radicais. Aparentemente o Benfica é quem vai mexer menos. Mas mesmo assim, a confirmar-se a vinda do Torra e do Ardoher, será extraordinário... Juntar ao Nicolia, estes dois artistas do Hóquei é algo que à pouco tempo, ninguém sonharia...!!!

PS3: Noutro âmbito, 3 dos nossos homens do Triatlo, participaram esta madrugada na 3.ª prova do Mundial de Triatlo na Austrália: João Pereira conseguiu um bom 8.º lugar, subindo à 13.ª posição do ranking; Miguel Arraiolos fez um excelente 19.º lugar, um dos seus melhores resultados de sempre...; o João Silva voltou a desistir, depois de uma boa primeira prova, o João parece que voltou aos maus resultados do ano passado...!!!

Vitória sobre os 'Leões'!!!

Leões de Porto Salvo 1 - 2 Benfica

O empate chegava, para garantir o 1.º lugar na fase regular, mas a vitória fica sempre bem ao Benfica!!!
Jogo muito complicado, onde nem sempre jogámos bem, mas a competitividade da equipa este ano, é altíssima... E assim, mesmo com alguns erros, e com uma catadupa de livres de 10 metros contra nós na 2.ª parte, conseguimos vencer...
As dificuldades de hoje devem servir de aviso, até porque o Leões são um dos nossos potenciais adversários, logo na 1.ª ronda dos play-off's.

1.º lugar

Benfica 94 - 73 Ovarense
28-16, 25-18, 24-19, 17-20

Na última jornada, já depois do jogo do Benfica, ficámos matematicamente com o 1.º lugar garantido, após a derrota do Guimarães com o Lusitânia. Assim, este jogo ainda tinha menos carga emocional, apesar de ser um dos Clássicos do Basquetebol Português... outros tempos!!!
Para os mais distraídos, tenho que realçar que os 24 pontos do Jobey foram feitos, somente com 20 minutos em campo!!! Passou metade do jogo no banco: 7/7 nos lançamentos de 2 pontos; 3/5 nos Triplos; 1/1 LL...

Juniores - 8.ª jornada - Fase Final

Rúben Dias
Nacional 0 - 2 Benfica

Mais uma confirmação que a derrota na 1.ª volta era perfeitamente evitável...!!!

Ferreira; Santos, Dias, Lima, Amaral; Rodrigues, Guga, Alfa; Buta, Gonçalves; Flávio (Hildeberto, 83').



PS: No Caixa Futebol Campus, está a decorrer neste fim-de-semana um Torneio sub-14, organizado pela Premier League Academy, com o nome de Taça Amizade. Os nossos miudos hoje, jogaram por duas vezes, e venceram ambas as partidas: Benfica 2 - 1 Reading (Machado, Umaro); e Benfica 5 - 1 Atlético de Madrid (Jocu, Araújo, Oliveira, Jair, Domingues).
Amanhã, pelas 11h da manhã, vamos disputar a Final do Torneio com o Chelsea, que hoje também venceu as suas partidas: Chelsea 1 - 0 Atlético de Madrid; Chelsea 1 - 0 Reading.

German Delfino

"Em 1939, o editorial do New York Times escrevia: «O problema da televisão é que as pessoas têm de sentar-se em frente ao ecrã e não têm tempo para isso». Com as tecnologias nunca sabemos quanto vão durar. Ou como serão: daqui a 50 anos se calhar teremos algo na ponta do indicador que nos permite entrar na Net traçando um quadradinho no ar, como se a rede tivesse já componente física à nossa volta. Talvez.
No futebol, o que se discute nem é uma inovação tecnológica, é só filmar um jogo e pará-lo para ver o filme. Sem perceber eu o que tem isto de novo, mas dando de barato a falta de sentido da expressão, consideremos o que fez o árbitro argentino German Delfino, o homem tecnológico que há dias voltou atrás no penalty que assinalara no Vélez Sarsfield - Arsenal de Sarandi por o auxiliar lhe ter dito que vira a imagem e que não era falta. Como não admirar o coragem de Delfino? Já foi suspenso pela federação local por ter desrespeitado a lei, sim, mas a verdade é que parece ter visto justiça e virtude naquele acto. É platónico, isto.
Pensemos no assunto: a ideia romântica de que o futebol é também popular por ser discutido quebrou no momento em que, convenhamos, vemos um jogo pela televisão e um caso polémico nos condiciona imediatamente a compreensão. É, hoje, um jogo de arbitragem tanto quanto de futebol e se a tal discussão já não ocorre depois do jogo, mas durante, é triste insistir nesse romantismo piroso. Se há tecnologia, usá-la nem é, na realidade, escolha nossa, é uma marca que distingue os humanos de outros animais: o uso de ferramentas. E mesmo sabendo-se que ver na televisão não garante julgamentos perfeitos, Delfino, naquele recurso ao vídeo para rectificar a decisão e ser, justificou ele, «justo», foi de longe muito mais humano do que tecnológico
O futebol, assim resistindo ao que pode ajudá.lo a ser melhor, vai progressivamente tornar-se tão absurdo como comer sopa à garfada."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola