Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Champions 2015/16

Ficámos a saber ao fim da tarde a nossa sorte na Champions desta época. E terá sido mesmo, um dos sorteios mais benévolos, desportivamente, para o Benfica, nas últimas épocas.

Benfica

O Atlético tem a obrigação de ganhar o grupo: vice-campeão europeu em 2013/14 (na Luz), Campeão Espanhol nessa mesma época, o orçamento dos Espanhóis é muito superior ao do Benfica, temos 'perdido' vários jogadores para o Atlético, tem um bom treinador, que conseguiu transformar uma equipa, com espírito perdedor, numa equipa ganhadora, jogando feio, mas sempre muito competitiva...
O Galatasaray, está num processo parecido com o Benfica: está a ver os seus rivais internos a gastar muito dinheiro; e a época também não começou com vitórias!!! Tem algumas 'estrelas' Mundiais, a caminho do fim da carreira, tem a vantagem do ambiente caseiro, mas um bom Benfica, ganhará... Sendo que o último confronto na Luz, deixou-nos um pouco traumatizados!!!
O Astana, em teoria seria a equipa mais acessível da competição. Eliminou o Apoel do Domingos, tem a base da Selecção, que recentemente jogou com Portugal... mas além da motivação de jogar na Champions, vamos ter que ultrapassar o 'autocarro' nos dois jogos...

Em condições normais, vamos lutar com os Turcos pelo segundo lugar, com uma esperançazinha no 1.º!!! Agora a Liga Europa, no pior dos cenários, deve estar assegurada...

Mas mais importante, do que o sorteio, foi mesmo o calendário!!! É que a 1.ª jornada, realiza-se nas vésperas da visita ao Antro Corrupto, e uma viagem longa, ou um jogo complicado, podia-se ser prejudicial (para ambas as competições). Mas acabou tudo bem... 1.º jogo, na Luz com o Astana, e 2.º jogo em Madrid.
Sendo que a deslocação a Istambul será na véspera do Benfica-Sporting!!! A sequência começa com uma paragem para as Selecções, o regresso será com um jogo da Taça de Portugal, e meio da semana (quarta-feira) o jogo da Champions, e no fim-de-semana seguinte, o tal jogo com os Lagartos... sendo que as Osgas jogam nessa Quinta-feira para a Liga Europa!!!
Situação idêntica na deslocação ao Cazaquistão (10 horas de viagem... será a maior deslocação de sempre da Champions League!!!): Selecções; Taça de Portugal; jogo em Astana; e deslocação a Braga (também jogará na Quinta-feira anterior na Liga Europa)!!!
Estes jogos (do campeonato), em situação normal, deveriam ser marcados para Segunda-feira...

Recordo que alguns dos resultados negativos do Benfica na Champions, nos últimos anos, começaram nas primeiras jornadas, numa altura onde o 11 titular ainda estava a ser definido, com vários jogadores a entrarem e a sair nos últimos dias do mercado... O ano passado, por exemplo, perdemos com o Zenit na Luz, na 1.ª jornada... também me recordo de um empate, que soube a pouco, em Glasgow após as saídas do Javi e do Witsel...
Desta vez, com o Astana na Luz, e logo a seguir com o jogo 'não fundamental' de Madrid, temos quase a certeza, que a nossa passagem aos Oitavos-de-final vai ser decidida a partir da 3.ª jornada - nos finais de Outubro... -, numa altura onde o Benfica tem a obrigação de ter a equipa estabilizada...

Uma curiosidade, esta ano - para já -, não vamos ter Quartas-feira Europeias na Luz, vamos ter 'somente' Terças-feiras Europeias!!!

15 de Setembro - Benfica-Astana - terça-feira
30 de Setembro - Atlético-Benfica- quarta-feira
21 de Outubro - Galatasaray-Benfica - quarta-feira
3 de Novembro - Benfica-Galatasaray - terça-feira
25 de Novembro - Astana-Benfica- quarta-feira
8 de Dezembro - Benfica-Atlético - terça-feira 

Surpresa?

"Acontece poucas vezes. Desta vez foi à 2.ª jornada da 1.ª Divisão (perdão, Liga Nos, que à falta de acento, leio tal qual como leria liga-nos): os três candidatos não ganharam. Perderam 7 dos 9 pontos em disputa. Bom prenúncio da parte dos clubes mais modestos? Ou mau prenúncio dos grandes? E quem diria, o Arouca - que ainda não jogou no seu relvado - com todos os pontos e sem sofrer golos?
Curiosamente - lá fora - também o Real Madrid não ultrapassou um primodivisionário, a tetracampeã Juventus perdeu em casa, o Chelsea está a 5 pontos do líder.
Vários aspectos foram evidenciados neste início: quanto ao Benfica, sobressai a má preparação do início de época e equívocos no plantel, que já se haviam visto no jogo com o Estoril, mas que J. César disfarçou com grande exibição; quanto ao Porto, é notória a falta que, por ora, fazem jogadores nucleares (sobretudo Jackson, Danilo e Oliver), associada às habituais estranhas decisões de Lopetegui; quanto ao Sporting, o fulminante efeito Jesus e a excessiva propaganda de supostos grandes craques evidenciaram a necessidade de pôr os pés bem assentes no chão (Tondela já havia sido um equívoco).
Está aí à porta o minuto 59 das 23 horas do dia 31 de Agosto. Tempo, ainda, para ajustar plantéis e para, em jeito de carrossel, jorrarem comissões por todo o lado.
«Não deixes para amanhã o que deves fazer hoje» é um avisado adágio popular que, pelos vistos, não conta assim tanto. Citando Mark Twain, Agosto é o mês de «não deixar para amanhã, o que se pode fazer depois de amanhã». Com os campeonatos a decorrer, a UEFA acha ético tudo isto."

Bagão Félix, in A Bola

As duas faces do guarda-redes

"A posição de guarda-redes tem, para o adepto, duas leituras: se é da nossa equipa, é um dos onze, como qualquer defesa, médio ou avançado. Se é da equipa contrária olhamo-lo - futebolisticamente falando - como equiparado a um poste.
Se é dos nossos, desvalorizamos o ataque oponente, perante a eficiência do nosso guardião. Afinal, a diferença entre ele e um colega apenas estará nas mãos, pecado para uns, meio de trabalho para ele. Se é dos outros, uma exibição brilhante do guarda-redes é desvalorizada com apressada afirmação de «grande sorte». Uma bola que não dá golo porque o número 1 a defende equivale a uma bola nos ferros ou coisa semelhante. É como se a equipa tivesse 10 elementos e um quase-jogador que até tem equipamento diferente. Desvaloriza-se o seu trabalho.
O mesmo se passa nos penalties. Se o nosso guardião defende o castigo, o mérito é dele. Se for o keeper contrário a defender o remate, só há demérito de quem o aponta e raramente merecimento na defesa. Na 1.ª jornada da Liga perguntaria emocionalmente falando - de que se queixa o Estoril, se o imperial Júlio César foi um dos onze do Benfica em campo? Na 2.ª jornada, e ao invés, diria que a bola não entrou na baliza do Arouca porque Bracalli teve toda a sorte do mundo, como se ele não fosse um dos onze arouquenses.
Difícil sina, a dos guarda-redes. O seu objectivo é impedir o golo. Por isso, um erro é sempre visto à lupa, ampliado, mesmo que se siga a uma série notável de defesas. Afinal, ele é o último reduto do castelo, aquele a quem se pede o possível e o impossível."

Bagão Félix, in A Bola

Saber lutar

"É raro eu perder uma hipótese para desatar a elogiar nestas páginas. Porque entendo que o desporto tem uma dimensão convocatória que nem a avidez dos negócios estraga. E mais: pela heroicidade que os desportistas amiúde demonstram.
FALEMOS de dois atletas excepcionais que não pereceram ao declínio depois da glória. Nelson Évora e Telma Monteiro. Nelson já foi tudo. Depois, foi atraiçoado por lesões graves. Há um ano, anunciou que voltaria a estar entre os maiores. Trabalhou como ninguém. E ei-lo de novo, não como campeão, mas apurado para as finais do triplo salto dos Mundiais de Pequim. Quem não conhece a história pode achar que é pouco. É imenso. É uma superação incrível. É um orgulho descomunal que nos provoca.
TELMA ficou em sétimo no Mundial de judo. Também talvez pareça pouco. Mas quem sabe o que esta atleta já conquistou - para ela e para nós - tem de explodir de orgulho quando a ouve dizer que 'esta portuguesinha' vai voltar. Não me interessa se não aceitou a decisão do árbitro. Interessa-me que queira vencer a adversidade pela força. Treinando. Lutando.
SE pudesse, dedicava este texto à extraordinária Naide Gomes. Lutou e ganhou. Depois lutou e perdeu. Mas convocou o melhor que o atletismo nos pode dar. Obrigado, Naide.
A derrota do Sporting na Champions é um problema financeiro. Mas basta ao Sporting olhar para os seus atletas para perceber que não só o dinheiro não é tudo como às vezes é nada para a vontade. O impensável não é impossível. O futebol tem muito a aprender com o atletismo. Nós também."

O que todos querem é colinho

"O desejo de todos os clubes, em especial dos chamados grandes. é que os árbitros lhes proporcionem colinho e os envolvam num manto protector.
A condição natural dos grandes é de na dúvida terem o benefício de quem decide. Hoje mais do que nunca pois o escrutínio, sobretudo nos painéis televisivos, é severo e mesquinho.
Quem fala de arbitragem nunca pegou num apito ou numa bandeirola e não faz ideia da dificuldade do ofício. Eu, por exemplo, já experimentei - e foi uma experiência, digamos, assustadora!
A pressão sobre os árbitros, como já se disse neste espaço, está em níveis elevadíssimos. Ajuda também à festa o facto de estes estarem um bocado sem governo.
O que é notável é que nestas primeiras jornadas alguns árbitros, como foi o caso de Nuno Almeida, terem resistido à pressão, não caindo na tentação da decisão mais fácil.
Os árbitros podem estar a ser pagos em moeda falsa mas parece que alguns já perceberam que ninguém vai cair em graça e que acima de tudo impõe-se preservar a integridade de uma classe tão desprotegida e maltratada."


PS: Pois é, o corajoso Nuno Almeida, não quis marcar um penalty a favor do Benfica, e anula um golo limpo ao Benfica, conclusão: grande árbitro, corajoso!!!

Já o grande 'filosofo' Olarápio Boiquerença afirmou em entrevista, que para ser 'ladrão' - perdão, árbitro!!! -, era preciso ter coragem!!!
Enfim, mais uma pérola do Geninho...

Bronze que vale Ouro !!!

Grande Nelson... Enorme Nelson... Gigante Nelson!!! Foi só Bronze, mas parece Ouro!!!
Os melhores 3 saltos, pós-lesão foram obtidos hoje!!! 17,28m, 17,29m e 17,52m... Nestes 3 chamadas foram perfeitas, talvez por isso, os outros saltos foram nulos...!!!
Tal como na qualificação, foi só no último salto que o Nelson garantiu o Bronze!!! Depois de passar grande parte do concurso em 3.º, no quinto salto o Americano Craddock 'roubou-lhe' o 3.º, mas a resposta do Nelson foi 'grande'!!!
O Triplo-Salto é uma disciplina propícia a lesões, acaba por ser normal as lesões graves, mas muito sinceramente, não me recordo de um regresso, com praticamente 2 anos de inactividade, ao nível que o Nelson comprovou hoje em Pequim. 7 anos depois de se ter sagrado Campeão Olímpico, no Ninho de Pássaro, nova grande marca. Recordo que o Nelson foi Campeão do Mundo em Osaka com 17,74m; e foi Campeão Olímpico em Pequim, com 17,67m. Portanto, os 17,52 estão muito próximos...
Numa prova que foi ganha com o 2.º melhor salto de sempre - 18,21 pelo Taylor -, o que torna ainda mais memorável esta competição...
No 1.º ano completo de competição pós-lesão, 1 ano antes dos Jogos do Rio, o Nelson não podia ter melhor estimulo...
Quando o talento se junta à vontade de ser o melhor, com inteligência e com o saber dos bons conselhos, tudo é possível. 

Que saudades do Guachos!

Bem vindo a casa Zé!

Com as 'férias' do Guachos o José Albuquerque, nosso amigo de longa data, decidiu juntar a sua voz à nossa, o que a nós muito nos alegra. 

Aqui fica o texto inaugural que esperamos seja o primeiro de muitos.

Por José Albuquerque

Tanta merd@ por essa pasquinada a fora, todas as subespécies de anti, Taliban incluídos, alucinadamente entretidos a tentar achincalhar o Glorioso, e foi logo agora que o nosso Guachos teve (do verbo ter) de “meter umas férias”, deixando todos os seus leitores como que orfãos daquelas brilhantes e saborosíssimas sessões de pancada de criar bicho nos focinhos de tomada, na osgalhada e nos insuperáveis Taliban: Bem Hajas, Bom Amigo, por aqueles dias em que iluminaste os Nossos blogues; Bem Hajas e ... tudo do melhor, até breve.
E permitam-me outra palavra para os meus anfitriões aqui n’OINDEFECTIVEL, para lhes agradecer este acolhimento ao que eu possa querer escrever e, mais ainda, por este soberbo blogue, cuja leitura diária me é imprescindível desde o seu início. Se é verdade que não há “benficómetros”, eu tenho de reconhecer, humilde e satisfeito, que quem faz este trabalho em defesa do Nosso Clube me provoca uma ilimitada admiração Benfiquista.


Por estes dias, há três coisas que me deram uma daquelas vontades de escrever ... que não passou enquanto não me sentei em frente ao teclado e, por isso ...


Começando pelo “cabeça d’unto” e pela genuína alegria que me deu vê-lo corrido daquele tacho na UEFA, ahahah.
Não, não creio que a UEFA tenha ficado menos má com a eliminação daquele exagero de egocentrismo, que aquilo é um covil de chicoespertos que por lá se governam, com poucas e honrosas exceções. Também não foi a charutada que o desdentado levou que fez o meu dia: confesso que sorrio sempre que estas colunas vertebrais de geometria variável provam pedacinhos dos venenos à baba dos quais fizeram carreira, mas, agora que já não pode bufar no apinto para Nos ROUBAR, o bardamerda já me é quase indiferente. Não, não foi por essas razões que me alegrei.
Ver muitos anti, Taliban incluídos, feitos baratas tontas e de patas em riste a exigir explicações (ahahahah, que ainda entorno o copo), isso sim, já começou a dar-me um gozo daqueles.
Vê-los (ouvi-los e lê-los) sublinhar a inexistência de incompatibilidades formais entre o tal tacho na UEFA e o poleiro para onde o elegeram com tanto trabalhinho sujo, sem perceberem que esta Europa é uma aldeia, que toda a gente na UEFA sabe o que se passou e com que intenções, confundindo o imenso prestígio que o Nosso Clube tem adquirido por via de tantos e tão pertinentes contributos para o bem do Desporto em geral e do Futebol em particular (BTV, Fair Play Financeiro, Youth Champions League, Formação de Atletas, etc., etc.) com alguma forma retorcida de um “poder” que Nos invejam ainda mais que tudo o resto, Isso sim, está a dar-me muito gozo.
E sabê-los de lagrimicha ao canto do olho, perguntando-se se o “nandinho das faturas” (por melhor que ele se comporte, nunca vai perder este rótulo) não seria capaz de os safar de mais este “ferro comprido” e acabrunhados perante o pessimismo das perspetivas futuras de “assalto” à FPF, isso sim, faz o meu dia, ahahah.


FDGP, todos eles! Fiquem a saber que não é por o Benfica ser o Clube com melhor ranking na UEFA que recuperou o seu prestígio (isso ajudou, mas não foi o mais importante)!
Na UEFA sabem bem quem é que, há anos, vem lutando contra o POLVO, quem é que, mesmo com erros de percurso, tem defendido a Arbitragem, a Verdade Desportiva e o Futebol (quer como Desporto, quer como “indústria”) e quem é que pretende voltar a instrumentalizar as estruturas nacionais do “futeluso” contra o Maior Clube Português.
Sim, há por lá muitos “mafiosos”, mas não são burros (nem da costa, nem dos carvalhos) e sabem bem de que lado está o futuro, mesmo que esse lado tenha de Nos juntar com a dupla “nandinho & vitinho”.


Mudemos de assunto, para o histerismo que o Companheiro Pedro Guerra (PG) está a causar entre todos os anti, especialmente os Taliban.
E começo por confessar que eu não perco o meu rico tempo a ver essa espécie de programas do tipo “trio de ataque ao Benfica”. Não vejo e não tenho pena nehuma de quem gasta tempo com esse tipo de conteúdos, especialmente se forem Benfiquistas (desculpem-me, mas não vos consigo entender): tanta coisa boa para fazer (até programas de televisão) e perdem tempo a assistir a isso?
Eu não conheço o PG, mas já testemunhei algumas das suas intervenções (em zapping, passando pela cmtv) e uns poucos minutos foram suficientes para o “fotografar” e saber que ele é o ideal para esse tipo de circo. Acho, mesmo, que muito dificilmente se pode arranjar melhor “procurador” do Clube nessas arenas: o homem sabe das coisas, tem boa memória, adequa o seu nível aos inimigos e, sobretudo, não se cala perante nada nem ninguém: é perfeito!
Claro que os anti, Taliban incluídos, preferem os searas, os diamantinos, ou os àlvaros que se deixam esbardalhar pela osgalhada e andruptos e como eu os compreendo, ahahah. Pois a vida parece estar a ficar difícil para essa cambada e vão ter de levar com ele pela goela abaixo, ahahah.
Com sorte, o PG ainda consegue acabar com alguns desses antros de alienação e anti Benfiquismo: Bem Hajas, Companheiro!
E para supremo gozo meu, ainda constato que a esmagadora maioria dos Taliban não pode com o PG por ... inveja!
Ahahahah, eu ainda percebo que eles invejem (até se torcem todos) o Presidente, ou o visconde novo – invejam-lhes o dinheiro e o sucesso profissional, mas ... invejarem um homem com alguns cento e trinta quilos, só ao alcance de gente muito doente.


E vou concluir com algo verdadeiramente importante, porque me parece poder estar a instalar-se alguma confusão entre muitos Companheiros de inquestionável Benfiquismo ...
Era inevitável que os maus resultados e exibições da Equipa, somados à estreia do Nosso Técnico, tudo devidamente bombardeado por toda a mérdi@ anti e pela total desorientação dos Taliban, provocassem efeitos nefastos nas Nossas hostes, mas, Companheiros, tenham lá calma e poupem-se a exageros.
Felizmente, a “cena” sobre a “absurda pré-época” já parece ter sido chão que deu uvas e, quanto às entradas e saídas do Plantel, a malta começa a aperceber-se que não é, ainda, altura para se fazerem avaliações.
Quem leu os meus textos recentes (publicados no GUACHOS) conhece as minhas críticas, as opiniões e a respetiva fundamentação (sem a qual não há nem opinião ou, ainda menos, crítica), tal como conhece a humildade com que as escrevo. Para fazer exibições de má fé, de ignorância, de desonestidade intelectual, de demagogia e/ou da mais descarada burrice ... bastam os Taliban, ahahah. Por isso, vamos lá a cuidar de manter a racionalidade.


É tão absurdo admitir hipóteses de saída do Nosso Técnico, como desenhar cenários superdepressivos (anos a fio, porque não aprendem), ou desatar a especular entre as “humilhações” (?), o “fecho do crédito” (depois do sucesso da EO?), ou as preferências do Nosso Técnico.
Mas mais absurdo e, na minha humilde opinião, totalmente inaceitável, é permitir que o pessimismo se converta num discurso mole (“temos de baixar as espetativas”), paranóico (“a culpa é do logótipo dos NN”), ou nacional porreirista, convertendo a Equipa num conjunto de “deficientes” e como se ela não fosse Bi Campeã.
Era só o que faltava, que a Equipa que veste o Manto Sagrado e defende o escudo de Campeão não entrasse em campo para vencer, sempre!
Era só o que faltava, que a Nossa SAD, depois de dois exercícios económicos lucrativos e de sucesso desportivo, não municiasse a Equipa com tudo o que ela necessita para ser ainda mais competitiva!
E, já agora, era só o que faltava que o Nosso Técnico necessitasse de “panos quentes”, coitadinho, por esta ou aquela razão (escolham as que preferirem), quando é o profissional que foi escolhido para o lugar que é mais ambicionado, tem todas as condições para lutar pela Vitória e, tal como ele (muito bem) disse, “morrer a lutar por ela”, se necessário fosse.
Essa de “baixar o nível de exigência” é, apenas, outra forma de desistir, pelo que não tem lugar no Nosso Clube!
Não podemos vencer sempre?
Pois não, mas lutaremos pela Vitória ... sempre!
E Venceremos juntos, ou não ... mas sempre juntos!


Viva o Benfica!

P.S.: então o visconde novo agora copia o 4x3x3 do Marco Silva? 

Cota... e o Esquimó da Sibéria !!!

Resumo os falhados da Xemps po Cota do Bigodee

Posted by Cota do Bigode on Quarta-feira, 26 de agosto de 2015