Últimas indefectivações

domingo, 17 de agosto de 2014

Enguiço quebrado...

Benfica 2 - 0 Paços de Ferreira

Após várias épocas sem ganhar na 1.ª jornada, após uma das piores pré-épocas dos últimos anos, lá conseguimos bater o nosso adversário no primeiro jogo do Campeonato... É só uma vitória, são só 3 pontos, foi só uma final ultrapassada, faltam ainda 33 finais, para o objectivo principal ser alcançado... e por aquilo que vimos nos primeiros 10 minutos, não vai ser nada fácil...!!!
É raro falhar um jogo na Luz, é 'estranho' ver um jogo na Luz pela televisão, ainda por cima não consegui acompanhar o jogo com 'calma'... assim, não vou fazer um analise aprofundada, mas adianto que não gostei de ver a bola tantas vezes junto da área do Benfica... Mesmo assim, tenho que elogiar a forma como a equipa conseguiu manter a cabeça fria, após sentir que o jogo tinha 'encomenda'!!!
Com o Jesus como treinador do Benfica, só na primeira época, em 2009/10 começamos em alta rotação desde da 1.ª jornada, nas outras época, foi notório inícios de época, ainda com arestas para limar, para entrar em modo rolo compressor a partir de Novembro. Este ano, com o plantel novamente indefinido, parece que vamos ter que esperar algum tempo para poder observar a equipa a jogar no seu potencial máximo... assim, é muito importante, neste arranque, mesmo quando não se jogar muito bem, conseguir os 3 pontos. E para que isso aconteça, é importante não sofrer golos, e hoje, depois da Supertaça, voltámos a não sofrer golos, com o Artur a defender novamente um penalty... não deixa de ser irónico, sabendo que estará a chegar muito provavelmente outro guarda-redes para ser titular...!!!

Zurique: as despedidas...

Terminou hoje os Campeonato da Europa de Atletismo ao Ar Livre, em Zurique, na Suíça.
Logo pela manhã tivemos uma interessante prova da Maratona, com 3 Benfiquistas na estrada. O Rui Pedro Silva acabou por desistir, o José Moreira fez uma prova da frente para trás, tentou-se aguentar na frente, mas não aguentou, e terminou em muito esforço em 39.º com 2h 24m 23s... Enquanto isso o Ricardo Ribas, fez uma prova muito inteligente, de trás para frente, poupou-se no início, mas foi recuperando, lugar após lugar, e terminou num excelente 10.º lugar, com 2h 15m 43s... 

Na sessão da tarde, as coisas não correram bem. Na estafeta dos 4x100m, na 3.ª transição, o Arnaldo Abrantes, 'rasgou' o músculo mesmo antes de transmitir o testemunho ao Yazaldes... Terminado assim a participação Portuguesa. E foi pena, porque muito provavelmente iríamos repetir o 6.º lugar de Gotemburgo, já que estávamos à frente da Polónia...!!!

Terminados os Campeonatos é tempo de balanço. Com somente duas medalhas - na mesma prova... -, e com somente 2 recordes nacionais, pode parecer que tivemos uma participação fraca... mas, não podemos 'olhar' só para as medalhas: Nélson Évora (6.º) no Triplo, Marco Fortes (7.º) no Peso, Yazaldes Nascimento (8.º) nos 100m, Susana Costa (8.ª) no Triplo, estafeta 4x100m (8.ª). Cinco Top 8, cinco finalistas do Benfica.
A comitiva Portuguesa, ainda conseguiu pela Sara Moreira um (5.ª) e um (6.º) - 10000m e 5000m respectivamente -, Ana Cabecinha (6ª) Marcha, Edi Maia(8.º) Vara, e ainda as duas medalhas: Jéssica Augusto (3.ª), e selecção feminina maratona (2.ª) na Maratona... No total são 11 Top 8 !!! Muito sinceramente, não me recordo de tantos finalistas num grande Campeonato... Sendo que a Patrícia Mamona podia ter perfeitamente chegado à Final do Triplo; o Marcos Chuva se tivesse sido convocado estaria também na Final do Comprimento; a Dulce podia ter feito um Top 8 nos 10000m ou na Maratona em condições normais...; na Marcha tivemos a 'anormal' desistência dos gémeos Vieira; além da ausência da Vera Santos e da Susana Feitor que podiam ter feito bons resultados...; na velocidade tanto o Rasul Dabo como o Ricardo Monteiro, num bom dia também podiam ter feito Finais...!!! Resumindo, se calhar não temos atletas que garantam Medalhas em todos os grandes Campeonatos, mas temos maior 'profundidade' na Selecção, principal nas disciplinas técnicas, algo que há pouco tempo atrás não tínhamos... estamos menos dependentes do destino - o milagroso aparecimento de um Carlos Lopes ou de uma Rosa Mota -, conseguimos chegar às Finais, mas depois falta um 'bocadinho' para chegar ao podium...!!! Mas se obrigarmos atletas Olímpicos, com ambições a Finais, a continuarem a fazer desporto em part-time, então dificilmente vamos continuar a ter resultados agradáveis...

Pentacampeões...

Parabéns ao Roberto Reis e ao Kibinho, pelo novo título de Campeões Nacionais de Voleibol de Praia - o 5.º consecutivo -, da dupla de atletas do Benfica...

Festival do desperdício !!!

Leixões 2 - 1 Benfica B

Confiando nas crónicas, o Benfica desperdiçou pelo menos 5 oportunidades escandalosas... assim, não é fácil ganhar jogos!!!
Varela; Semedo (Dawidowicz, 87'), Lindelof, Valente, Gaspar; Amorim (Romário, 56'), Pinto; Costa, Teixeira, Guedes (Lolo, 68'); Fonte.