Últimas indefectivações

sábado, 20 de agosto de 2022

Pimenta de Bronze...


Mais uma medalha, desta vez de Bronze, até pode parecer 'pouco', mas recordo que o K1 500m não é a distância favorita do nosso Campeão!
Nos próximos dias, vamos ter o Pimenta em mais 3 Finais, e em todas existem expectativas de medalhas!

BI: Arranque...

Fura Redes: Gegenpressing...

Visão: Mário Serra...

Ambição renovada


"As equipas masculinas das modalidades de pavilhão já preparam a nova temporada desportiva. Os objetivos passam por ganhar todos os troféus internos, não esquecendo a ambição europeia inerente a quem representa o nosso clube. Que seja uma época à Benfica!

Andebol
2022/23 inicia com a ambição de lutar por todas as competições, sempre com a abordagem jogo a jogo. A brilhante conquista europeia na época passada assentou precisamente nessa ideia e o foco passa por dar mais alegrias aos adeptos, cujo papel assumiu importância extrema nessa caminhada na EHF European League. O plantel foi reforçado com as chegadas de Leandro Semedo, Arnaud Bingo, Vladimir Vranjes, Ádám Juhász e Ander Izquierdo, a par da integração de Guilherme Carvalho, para, assim, atacar uma temporada repleta de desafios. Desde logo com a Supertaça (10 de setembro), disputada num modelo de meias-finais e final, em Serpa.
Para já, o conjunto comandado por Chema Rodríguez entra em ação neste fim de semana no Torneio Internacional de Viseu, frente aos franceses do Nantes (sábado, 19h00) e aos espanhóis do Ademar León (domingo, 16h00), oportunidades para que os Benfiquistas da região possam apoiar a equipa neste começo de época.

Basquetebol
Os campeões nacionais já preparam a nova temporada focados nos objetivos, ainda que condicionados nesta fase pela ausência de vários jogadores internacionais (José Barbosa, Eduardo Francisco, Makram Ben Romdhane e Ivan Almeida). Os reforços já oficializados deixam boas perspetivas para as competições em disputa: James Ellisor e Terrell Carter são conhecedores da realidade basquetebolística nacional; enquanto Toney Douglas apresenta uma larga experiência na NBA e na Europa. Após o estágio em Anadia, a equipa avança com as metas da Supertaça e da ronda de qualificação da Liga dos Campeões em mente. A formação orientada por Norberto Alves discute a Supertaça com o Sporting no dia 17 de setembro, em Torres Novas, seguindo-se a ronda de qualificação para a fase de grupos da Champions na Luz, entre 21 e 25 de setembro. O apoio de todos é fundamental!

Futsal
A equipa masculina de futsal realiza neste fim de semana os primeiros jogos na pré-temporada (sábado com Minerva; domingo com Lille). Os encontros são na Suíça, proporcionando à nossa comunidade emigrante a possibilidade de ver em ação as primeiras jogadas do grupo liderado por Pulpis. Com o objetivo de conquistar troféus bem presente em todos, o plantel foi reforçado com os internacionais brasileiros Léo Gugiel (guarda-redes) e Diego Nunes (ala). Destaque ainda para os regressos de Bruno Coelho, após dois anos a jogar fora do nosso país, e de Gonçalo Sobral.
Os jogos deste fim de semana e os restantes programados, um dos quais de apresentação aos Sócios e adeptos (7 de setembro), servirão para consolidar os processos até à Supertaça.

Hóquei em Patins
A formação comandada por Nuno Resende mantém-se praticamente inalterada para a nova época. Com apenas uma saída registada (Rodrigo Vieira cedido ao GRF Murches), o plantel foi apetrechado com Roberto Di Benedetto (ex-Liceo), Nil Roca (ex-Barcelona) e Bernardo Mendes (ex-Valongo). O hóquei encarnado começou, por isso, a época com legítimas ambições de lutar pelas diversas frentes em que está envolvido, desde logo, no início de setembro, a Elite Cup, prova oficial que reúne as oito melhores equipas do Campeonato na época transata, e a Supertaça (10 de setembro), frente ao FC Porto, em Barcelos. Nesse sentido, o grupo de trabalho está a cumprir nesta semana um estágio em Paredes, no qual já realizou um jogo-treino (vitória por 3-1 sobre o OC Barcelos).

Voleibol
Os tricampeões nacionais iniciaram nesta semana a pré-temporada, mas sem poder contar ainda com os voleibolistas que estão ao serviço das suas respetivas seleções (Tiago Violas, Ivo Casas, Aaro Nikula e Peter Wohlfahrtstätter). Para a época 2022/23, a equipa conta com uma nova cara no plantel, o brasileiro Thales Falcão, com experiência de Superliga no currículo. O treinador Marcel Matz afirmou no arranque dos trabalhos que "a composição da equipa é boa" e que "a expetativa é alta". O primeiro grande objetivo passa pela Supertaça, a 1 de outubro, seguindo-se a luta por mais uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

P:S.: Amanhã, às 14h00, sessão de autógrafos com dois atletas da equipa principal de futebol na Benfica Official Store, no Estádio da Luz. Convidamos todos os adeptos a marcarem presença neste evento."

Fernando Chalana e Marcel Matz


"No meio de toda esta excentricidade que tornou o futebol, num negócio que absorve todas as atenções e vai captando interesses muitas vezes obscuros, onde gente sem nível e sem valores vai-se intrometendo para conseguir o seu quinhão de fama e dinheiro, lá vão surgindo alguns espasmos diferenciados, que nos puxam de volta para a cultura desportiva do antigamente, pelo amor à camisola e pela forma de estar.

Aquilo que é o poder e a força do futebol, nos dia que correm, sobrepõe-se largas vezes àquele que deveria ser o principio de tudo. A prática do desporto, o respeito por todas as modalidades, pelos companheiros, adversários e treinadores. O suor e a luta que representam, a competição e a bravura que nos projeta para além das nossas forças e nos impele a dar um pouco mais quando nunca achámos que conseguiríamos tanto. Essa é a essência, competir para ganhar mas ensinar desde cedo os mais jovens que ganhar e perder fazem parte da vida, umas vezes ganha-se e outras perde-se. Ninguém ganha para sempre e também não existe alguém que se conheça que tenha para sempre perdido. Para isso têm que existir valores em quem ensina, quem treina e quem lidera. Desde cedo, de base como se costuma dizer. É no desporto escolar mas também em casa onde vamos copiando os instintos fanáticos de algum familiar ou amigo mais velho.
No meio de toda esta excentricidade que tornou o futebol, num negócio que absorve todas as atenções e vai captando interesses muitas vezes obscuros, onde gente sem nível e sem valores vai-se intrometendo para conseguir o seu quinhão de fama e dinheiro, lá vão surgindo alguns espasmos diferenciados, que nos puxam de volta para a cultura desportiva do antigamente, pelo amor à camisola e pela forma de estar. Às vezes é de fora que nos chega o exemplo, outras vem mesmo cá de dentro. Esta semana partiu Fernando Chalana, um jogador que pela sua correção, pelo respeito que sempre demonstrou pelo jogo e pelos seus adversários e a humildade que nunca o colocou em bicos de pés coloca-o agora paradoxalmente numa homenagem que não se extinguiu no seu clube mas percorreu o país de norte a sul. Este deve ser um exemplo que devemos cultivar nos mais novos, ao ponto de desenvolver neles visões que passem para lá do querer ganhar a todo o custo e que se possam agarrar mais à alegria e ao quanto é saudável a prática de desporto.
Mas Fernando Chalana não é o único. No Benfica vai emergindo um nome, para espanto de muita gente, que vai galvanizando os mais jovens nas redes sociais e deixando perplexos os que o seguem mais atentamente. Chama-se Marcel Matz e é o treinador de voleibol do clube. Podia ser mais um dos muitos que chegam de fora todos os anos, até podia cingir-se ao seu desporto e no fim do treino arrumar o seu saco e ir para casa, mas não. É vê-lo a puxar na bancada em cada modalidade seja futebol, hóquei ou andebol, a entregar cultura desportiva e ensinamentos para os mais jovens em cada post das redes sociais, a incentivar a equipa sem nunca ter a necessidade nem cair no erro de pisar os outros ou de entrar em polémicas.
Sim é brasileiro e por estranho que pareça veio mostrar a muitos o que pode ser a construção de um amor pelo clube que se representa ao mesmo tempo que se educa para os comportamentos corretos, que nos veio mostrar que competir para ganhar pode e deve andar de braço dado com o respeito pelos adversários e que os mesmos não são inimigos mas tão só alguém como nós que está a defender uma camisola diferente. O técnico de voleibol é cada vez mais uma das figuras de proa da mística benfiquista e a sua imagem é cada vez mais seguida pelos milhões de adeptos do clube. Está a tornar-se, sem querer num símbolo, o que, para quem vem de um desporto que não seja o futebol é sem duvida impactante e bem revelador da personagem em causa. Fica a minha homenagem a ambos, ao pequeno grande Chalana, que nos encantou dentro e fora do campo e a Marcel Matz que nos vai dando aulas do que é saber estar dentro e fora da quadra."

Mais uma volta...


"Mais uma volta, mais uma viagem. Provavelmente, poucos souberam da realização do jogo da 3ªJornada da nossa equipa B na passada Quarta-feira. E por isso, não sabem de mais uma vergonha atentada contra o nosso clube. Uma arbitragem vergonhosa (isto já se tornou redundante), cujo pináculo foi este penalti escandaloso por marcar sobre o nosso jogador Gerson.
E, mais uma vez também, tem de ser um dos treinadores/jogadores a falar publicamente e a denunciar este nojo.
Rui Costa, ou alguém responsável pelo futebol do Benfica, continuam calados. Zero. A mesma estratégia do ano passado, que resultou em cheio. Venha de lá mais um prémio Fair Play da Liga Portugal no final do ano!"

Desilusão...!!!


"O que se pede aos comentadores de televisão é que sejam isentos. Cada um tem o direito de ter as suas preferências, mas neste caso já nem conseguem disfarçar a clubite.
Se por um lado Dani acha que «infelizmente» o D.Kiev não tem hipóteses de eliminar o SL Benfica, por outro temos Vilar a «temer» pelo que poderia ter acontecido à equipa Ucraniana.
Já não disfarçam..."

Aí se fosse no Benfica...!


"Rúben Amorim está a ter um início de época mais atribulado do que, certamente, esperaria. Depois de andar a convencer toda a gente (incluindo o jogador) de que Mateus Nunes ficaria no Sporting até ao final da época, eis que num volte face, o jogador naturalizado Português, acaba em Inglaterra, no Wolverhampton, três dias antes do clássico entre FC Porto - Sporting.
Aí se fosse no Benfica...!
Lembrar que o próprio treinador leonino, em conferência de imprensa, vincou bem que havia jogadores do Sporting «a recusar propostas que lhes mudariam a vida para continuarem em Alvalade». O que se passou então para que se desse este volte face? Teria a Direção do Sporting enganado Rúben Amorim? O que leva o jogador que pretende jogar o Campeonato do Mundo a ir para um clube de meio da tabela de Inglaterra?
E de Mateus Nunes , que fazia juras de amor ainda há bem pouco tempo - «o meu objetivo é cumprir o contrato, sou muito feliz no Sporting» - e de repente passou a dizer que «há muito tempo que queria vir para a Premier League»?
Imaginamos a cara com que terão ficado os adeptos leoninos!
Aí se fosse no Benfica...!
Amorim, das duas uma: ou foi apanhado e de surpresa ou então andou a fazer campanha pela Direção, isto fazendo fé no que disse nas conferências de imprensa nas duas primeiras jornadas, onde deu a entender sempre que não entrava mais ninguém mas também não saía ninguém.
«Não tentamos ir buscar o Ricardo Horta porque não tínhamos dinheiro», disse o treinador do Sporting.
«Mais reforços? Não temos nem mais um euro para gastar. Está tudo esticadinho ao máximo», referiu antes do do jogo contra o Rio Ave.
Aí se isto fosse no Benfica...!
Mas até se estranha este tipo de discurso. O Sporting CP, durante a presidência de Frederico Varandas já realizou vendas superiores a 300 milhões de euros, sendo que investiu em dois anos cerca de 40 milhões de euros em ativos que pertenciam ao SC Braga. Falamos de Rúben Amorim, Paulinho e Esgaio. Não há paralelo em Portugal de, em dois anos, um clube investir tanto noutro, que ainda por cima é concorrente direto na Liga. Além de que o técnico leonino é só o quarto treinador mais caro de sempre.
Aí se isto fosse no Benfica...!
Para finalizar, dizer apenas que aí vem mais um perdão aos meninos com necessidades especiais do futebol português. A restruturação da dívida de 240 milhões de euros à banca tem novos detalhes.
O enormíssimo, gigantesco e com proporções Dantescas perdão da dívida por parte do BCP através das já célebres VMOCS permitem ao Sporting pagar por cada euro de dívida, 17 cêntimos. Contas feitas, o clube de Alvalade beneficiará de um desconto a rondar os 83%, ou seja fica por pagar 120 milhões de euros Novo Banco, sendo 45 milhões em novas VMOCS.
Aí se fosse no Benfica...!
Veremos se não serão os impostos dos Portugueses a financiar futuros plantéis dos viscondes de Alvalade. Entretanto continuem a falar do Ricardo Horta e do Benfica para abafar isto tudo.
Siga a música..."

Que cheirinho a lavandaria 😏


"• FC Porto vende Afonso Sousa ao BSAD, BSAD fica em dívida com o FC Porto.
• BSAD contrata jogador que era do Portimonense a custo zero e, no mesmo dia...
• BSAD vende Nilton Varela e Luis Mota ao FC Porto.
Ana Gomes já marcou uma conferência de imprensa para comentar estas notícias? Rui Pinto já escreveu algum Twitter?
Nem se cansem a procurar..."


Brit's: Benfica...