Últimas indefectivações

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Terceiro Anel: Moreirense...

A Verdade do Futebol #710 - A vitória da Argentina

Rabona: Final...

19 de Dezembro


Parabéns aos Campeões do Mundo!


"É com orgulho que o Sport Lisboa e Benfica dá os parabéns ao seu capitão de equipa Nico Otamendi e a Enzo Fernández pela conquista do Campeonato do Mundo de futebol.

Numa das melhores finais de sempre, é uma honra para todos os Benfiquistas ver dois dos seus jogadores do plantel principal serem coroados Campeões do Mundo, com Enzo Fernández a receber ainda o prémio de Melhor Jogador Jovem do Mundial. Uma emoção que se estende a outras referências que passaram pelo Benfica como Pablo Aimar e Di María.

À seleção argentina e em especial aos nossos jogadores de coração benfiquista expressamos o nosso orgulho e endereçamos merecidos parabéns."

Vitória e liderança às 'tabelas'!!!

Benfica 2 - 1 Leões Porto Salvo

Jogo inacreditável, onde o jogador Djaelson do Leões de Porto Salvo marcou os 3 golos, e o Benfica ganhou!!!!
Mais a sério, a vitória foi justa, mas voltámos a desperdiçar muitos golos, principalmente no 2.º tempo... A ausência do Diego faz muita mossa!

Vitória em Vila Verde...

Vilaverdense 0 - 2 Benfica
Vitória(65', 91')


Em frente na Taça, num jogo o 1.º golo levou demasiado tempo, com muito desperdício pelo meio...

Pesar por Manuel Arons de Carvalho


"O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o falecimento de Manuel Arons de Carvalho, profissional que durante muitos anos colaborou com a secção de atletismo do Clube e também com o jornal O Benfica.
Aos familiares e amigos de Manuel Arons de Carvalho, o Sport Lisboa e Benfica expressa as mais sentidas condolências em nome de toda a Família Benfiquista."

O melhor jogador jovem do Mundial 🔴⚪🦅 120 milhões começa a ser pouco...

Histórico...


"Hoje foram consagrados, pela primeira vez, dois jogadores campeões do mundo a actuar em Portugal. O Benfica acolheu já outros dois campeões do mundo, mas quando o foram não jogavam ainda na Luz - Capdevila estava no Villarreal e Draxler estava no Schalke 04.
Parabéns, campeões!"

Com licença. 💀⚰️🪦

Foco em Braga


"A ineficácia no aproveitamento das muitas oportunidades de golo criadas marcou a participação benfiquista na Taça da Liga, da qual ficámos arredados na sequência do empate com o Moreirense. Esta edição da News Benfica é dedicada a esta partida e à restante atividade desportiva benfiquista.

1
Após o empate em Moreira de Cónegos, que penalizou o desacerto em frente à baliza, Roger Schmidt reconhece, com desportivismo, mérito ao adversário: "Temos de respeitar a passagem conseguida. Estiveram bem, sabíamos que eram uma boa equipa."
Sobre a exibição benfiquista, Schmidt lamenta o resultado e realça a qualidade de jogo e a entrega: "Jogámos bem, criámos imensas oportunidades para ganhar o jogo, falhámos várias oportunidades de golo. Jogámos bem com bola, fomos criativos e tivemos bons momentos, tanto na primeira como na segunda parte. Na minha opinião, os jogadores deram tudo."
O nosso treinador fez questão de dirigir uma mensagem aos muitos Benfiquistas presentes nas bancadas: "Os adeptos estão sempre com a equipa, e hoje voltaram a estar. Estamos desapontados, mas agradeço todo o apoio que nos deram durante o jogo."
E abordou os desafios vindouros: "Queremos manter o espírito de equipa e a mesma mentalidade. Vamos trabalhar o nosso comportamento em termos táticos e vamos estar prontos para os próximos jogos."
Veja a conferência de Imprensa de Roger Schmidt e o resumo do jogo.

2
Gonçalo Ramos, autor do golo benfiquista, congratulou o adversário, em particular o guarda-redes: "Fomos superiores. Tentámos marcar o segundo golo, ir à procura da vitória... Mérito para o Moreirense, especialmente para o seu guarda-redes, que fez uma grande exibição."
E o foco já está apontado para o próximo desafio: "Jogamos sempre para ganhar, não há tempo para ficar a pensar nas desilusões. Vamos preparar-nos para o próximo jogo do Campeonato frente ao Braga. Queremos ser campeões e ganhar a Taça de Portugal também."

3
Nas várias partidas de modalidades de pavilhão realizadas ontem, obtivemos um pleno de triunfos.
Em andebol, ganhámos 23-25 na visita ao Académico Viseu. No basquetebol, vencemos na deslocação ao reduto do Lusitânia, por 77-87. No hóquei em patins, 5-0 ao Sp. Tomar. E, em voleibol, 3-0 ao Esmoriz.
Quanto às equipas femininas, no andebol visitámos o SIR 1.º Maio e ganhámos, por 26-36. Em futsal, recebemos e vencemos, por 4-0, o Quinta dos Lombos. E, em hóquei, derrotámos o CACO, por 10-0, e conquistámos a Taça Professor João Campelo. 

4
Terminou a primeira fase do Campeonato Nacional de futebol Sub-17, com a nossa equipa a conseguir o primeiro lugar da Série C após vencer o Estoril, por 4-0.

5
Nesta manhã, a nossa equipa feminina de futebol venceu, por 0-2, na visita ao Lank Vilaverdense e segue em frente na Taça de Portugal.
Nota ainda para Cloé Lacasse, que foi considerada, pelas capitãs de equipa dos clubes participantes no Campeonato, a jogadora do mês setembro/outubro da Liga BPI.

6
Hoje temos os seguintes jogos: na Luz, às 21h00, receção ao Leões Porto Salvo em futsal. Às 16h00, visita ao PV 2014 Colégio Efanor. Meia hora mais tarde, deslocação ao Vagos em basquetebol feminino."

Catarses 3️⃣6️⃣ Sonho de uma tarde de inverno


"Adormeci perto das 15 horas.
Só me lembro-me de ouvir alguém dizer “vamos assistir à última dança de…” e logo entrei em hibernação. Pouco depois, começava o meu sonho perfeito numa tarde cinzenta de inverno.
A voz distante dizia “última dança de Cristiano Ronaldo, a ligação Di Maria-Ronaldo” e o outro acrescentava “Falta-lhe o Santo Graal, o título de campeão do Mundo”. Ah, finalmente percebi onde estava, nas profundezas da minha dormência. Com Portugal na final do Mundial, contra a França, era aí que eu estava? O cenário era todo em tons de azul, debatia-me no meu subconsciente contra aquela realidade virtual, mas o futebol belo e articulado, espectacular, daqueles jogadores celestes, desde o primeiro minuto, vulgarizando os convencidos dos franceses, acabou por prevalecer sobre a minha convicção: se não os podes vencer, junta-te a eles.
A nossa equipa em 4x4x2, Cristiano e Alvarez na frente de ataque. Um grande plano enche-me o lobo parietal e a voz afirma que já bateu o recorde de melhor marcador do seu país em jogos do Mundial e é a partir de hoje também o jogador com mais partidas em campeonatos do Mundo.
Os meus olhos não param, aquele futebol é um regalo para os sentidos. Os cientistas chamam-lhe sono REM (movimento rápido dos olhos) - muito mais rápido que a reação às firulas de Di Maria, à pauta de Enzo Fernandez, ao drible e passe de… Cristiano: “franceses com dificuldades tácticas perante o esquema de Scaloni”, diz a voz.
Vinte e um minutos, Di Maria na ponta esquerda dribla Dembelé e “é penalti”, grita estridente. Cristiano pega na bola, coloca-a na marca, pode concretizar o seu sexto golo e entronar-se no melhor marcador do Mundial, quarto de “penaldo".
“Siiiiiiii”.
Trinta e seis minutos, começa tudo num passe espectacular de Cristiano para Alvarez e deste para Di Maria, muito rápido, agitado a fazer-me virar para o outro lado. Acho que dei um salto no divã.
“Siiiiiiii”.
No meu embalo estou nas nuvens, sorrio a quem me explicou que sonhar “enriquece a nossa vida, torna tudo mais pleno e interessante”, o chamado “sonho acordado” em que se confundem sono e consciência.
Que jogada perfeita começou naquele toque de Cristiano. Di Maria chora, que momento emocionante! Que sonho perfeito!
“Melhor Jogador, Melhor Marcador e Campeão do Mundo”, diz a voz, sobre a silhueta de um GOAT, o maior de todos os tempos.
“Já não acontece desde Ronaldo em 2002”. No meu córtex excitado e resistente a entrar em vigília, agitam-se os neurónios com a aproximação veloz de um cometa com a forma e a imagem de Paolo Rossi.
Passou mais de uma hora, volto à grande tenda no deserto, a França só apresenta caretas e carantonhas, jogadores que saem chateados, jogadores que entram tensos, um treinador que não mostra nervos nem ansiedade.
A esvoaçar surge-me um falcão do deserto com o faccies de Piers Morgan, em versão amiga Olga da família Aveiro, a tuítar que “os franceses foram claramente envenenados”.
Mbappé a esconder-se como o “Fenómeno”, a cabeça debaixo da areia. Junta-se-me na amálgama subconsciente a imagem de brasileiros a chorar na final de 1998, pipetas, lâminas, seringas, micróbios em roda livre, uma corrida de camelos carregados de vírus.…
Viro-me de novo, luto contra o início de pesadelo. Onde estás, Cristiano? Onde estás, Cristiano, que já não te vejo aqui na tua final?
Começava a chegar ao apagão do sono em que nada se mexe, nem olhos, nem vísceras, nem membros, quando a voz dá um grito:
“Penálti!, Penálti!”
Vislumbro um antídoto na fogueira de um druida chamado Didix Deschampix, a poção mágica das substituições, a libertar Mbappé do feitiço do veneno e a relançar a França. O som sumido de “Allez les Bleus” começa a sobrepor-se, muito ao longe. “Non, non, non!”, debato-me contra o terror de acordar do sonho.
“Se a Argentina deixar, a França pode crescer…”, diz a voz. “Rabiot, Mbappé, Thuram, Mbappé atira, goooolo! Mbappé, isto é histórico!”
Aparece-me um engravatado aos saltos, volto a 1982, vejo Sandro Pertini, o avô de todo o Mundo, a voz diz-me que se chama Macron, mas parece-me ouvi-lo dizer o mesmo que o velho italiano: “este é o meu dia mais feliz como presidente”.
Entrei outra vez em sobressalto, já não consigo distinguir quem bateu aquele remate mesmo no fim, o Lloris em voo, o jogo empatado. Eras tu, Cristiano? Pareces-me mais baixo…
Quero acordar, mas o sonho agarrou-me os sentidos. Prolonga-se.
“Siiiiiiii”.
Vejo-te regressar, Cristiano, afinal, para fazeres o 3-2 quando já ninguém esperava, és um gigante, ainda tens muito para dar: “Não chores por mim, Di Maria”. O sonho entra num ritmo frenético, guarda-redes com asas, com quatro braços, pistões a bater na barriga das pernas dos avançados, anjos negros a esvoaçar sobre as grandes áreas, outro penálti de Mbappé, cheio de veneno, direito aos corações do valente Martinez e de todas as mamãs da Plaza de Mayo.
Um ‘hat trick’ numa final de Mundial, pela primeira vez desde 1966, está encontrado o teu sucessor como melhor jogador da Europa, quiçá do Mundo.
Que ninguém me acorde agora.
Penaltis! Como pode um Mundial ser decidido por penaltis? Anda bater, Cristiano, tu bates bem!
Como pode um jogo destes ser decidido por um tipo chamado Montiel? Só mesmo em sonhos…
São 18 horas, quando sou incomodado por um barulho contagiante de barras bravas a cantar "Muchachos, Esta Noche Me Emborracho”, ao ritmo de malacachetas como fundo de uma imagem fantasmagórica: um emir de turbante branco na cabeça a trocar sorrisos cúmplices com um capo de cabeça rapada e um baixinho tatuado vestido às riscas a ser levado em ombros com uma taça de ouro nas mãos.
Aquele som, aquela batida, cada vez mais perto, cada vez mais alto, cada vez mais nítido, a despertar-me os sentidos, ao fim de três horas de sonho…
"En Argentina nací
Tierra del Diego y Lionel...
Muchachos
Ahora nos volvimos a ilusionar
Quiero ganar la tercera
Quiero ser campeón mundial"
E acordei. Para a vida."

Catarses 3️⃣5️⃣ Sentenças do Catar


"Frases de pessoas mais ou menos famosas que aprendi no último mês e jamais esquecerei:
“Este foi o melhor Mundial de sempre”
(O autor tinha dito o mesmo há 4 anos)
“A verdadeira história de Portugal no Mundial está por contar”
“Vamos fazer como Afonso Henriques fez e mandar os mouros embora”
“Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas”
“Jogadores estão fartos de Cristiano Ronaldo”
“Esqueçamos os direitos humanos no Qatar e concentremo-nos na equipa”
“A minha solução é a mais inteligente, mas não estou certo que vá ser a escolhida”
“Abertura vertical para as entrelinhas, num 4x4x2 em vértice”
“O que pensa dos Estados Unidos que abandonaram o Afeganistão e todas as mulheres lá?”
“Metamorfose da transição ofensiva em ataque rápido”
“Cá’tá… lá está”
“Disse-lhes que tinham de chegar ao Catar com pelo menos 1000 penáltis cobrados. Imagino que tenham feito os trabalhos de casa”
“Marrocos tem uma crença incrível”
"Holanda de 74, que na altura ainda não eram Países Baixos"
"Foi uma derrota dolorosa, mas saio em paz”
“O tiki-taka é como comida de hospital”
“Portugal vai ser duro de bater sem Cristiano Ronaldo”
“Vou dizer o que tenho a dizer. Eles que se f... depois”
“Messi pode jogar até aos 50 anos”
“José Mourinho, inventor do conceito do parque do autocarro”
"Polémica entre Fernando Santos e Ronaldo é boa para encher chouriços"
“Demissão não faz parte do meu léxico, nem do presidente”
«Mataram o Homem. Mataram a Seleção. Mataram uma nação!»
“Recorde de Eusébio por um cabelo”
“Vírus do camelo”
“Qué miras, bobo?”
“Quanto me pagas para eu responder a essa pergunta?”"

Águia: Final...

Terceiro Anel: Antevisão...

Cadomblé do Vata


"1. Peço desculpa pelo atraso na crónica, mas ontem não tive tempo... passei a noite a correr as farmácias de serviço do Algarve para comprar todo o stock de Rennie disponível.
2. Empatamos contra uma equipa da II Liga, com um "guarda redes de engate"... foi o que normalmente se apelida de Revenge of the 90's.
3. Numa altura em que se fala de acordo para a renovação do Vlachodimos, o Benfica devia fazer marcha atrás nesse negócio e contratar Kewin ao Moreirense... aparentemente, este Passinato é suplente deste Buffon.
4. Draxler é uma selfie do Aursnes tirada contra um espelho... o lado direito fica à esquerda, o lado esquerdo fica à direita, a capacidade para jogar bem em qualquer posição fica capacidade para jogar mal em qualquer posição.
5. O Benfica schmidtiano revela muitas dificuldades para jogar fora contra equipas de escalões inferiores... isto é especialmente preocupante porque ainda temos de ir, pelo menos, a casa do Varzim, do Paços de Ferreira e do Marítimo."

O Benfica Somos Nós S02E34 - Moreirense...

Bigodes: Moreirense...

BI: Moreirense...

Águia: Moreirense...

5 minutos: Moreirense...

18 de Dezembro